A maioria dos cristãos, não importa sua denominação, terá algum tipo de Bíblia de estudo em sua estante. Se ela é usada ou não ou usada corretamente é outra questão.
Uma Bíblia de estudo pode parecer intimidante, talvez você a ache distrativa porque você passa mais tempo nas anotações…
Ou talvez você não queira usar nenhuma porque você sente que não pode confiar na interpretação.
O propósito de uma Bíblia de estudo é ajudá-lo a entender as Escrituras mais claramente à medida que você a lê e de acordo com a corrente teológica de cada uma.
Ela geralmente contém notas para interpretação bíblica, introduções de livros para fornecer contexto e mapas para imagens visuais de locais.
Mas há 4 coisas que você deve saber antes de ler ou comprar uma Bíblia de estudo e vou te explicar um pouco melhor agora:
1. Observe a linha horizontal
A primeira coisa que você pode notar sobre uma Bíblia de estudo é que há uma linha horizontal separando o texto bíblico das notas interpretativas abaixo.
Tudo acima da linha é inerrante e infalível. Tudo abaixo da linha está cheio de boas intenções, mas pode não ser verdade. Devemos ser como os nobres Bereanos que cruzaram o ensinamento que receberam com a Palavra autorizada de Deus.
Devemos ler as notas, mas tomar cuidado para não dar às notas a mesma autoridade que a Escritura tem.
Também é bom conhecer os editores de sua Bíblia de estudo; procure os nomes deles, e verifique se suas crenças estão alinhadas com o que você ou sua igreja acredita.
Em geral, cada editora possui uma linha religiosa e, portanto, edita os materiais conforme suas convicções e entendimentos da palavra bíblica.
Você também pode pedir ao seu pastor algumas sugestões de diferentes bíblias de estudo.
2. Faça mais do que apenas ler as notas
A segunda dica é “use sua Bíblia de estudo para mais do que apenas as notas”.
É fácil ser pego na seção de notas, mas as notas não devem tirar o tempo gasto na Palavra. No entanto, há outros benefícios em uma Bíblia de estudo além das anotações, como apresentações de livros.
Estou convencido de que as partes mais subutilizadas e ainda importantes de uma boa Bíblia de estudo são as introduções a cada livro bíblico.
Uma leitura cuidadosa da introdução o ajudará a ver o quadro geral. Use bem as introduções bíblicas de estudo, e será menos provável que você tire uma passagem fora do contexto.
As introduções de livros podem nos fornecer informações históricas sobre o autor do livro, o público original, o cenário/localização dos eventos no livro, e o tema e propósito do escrito.
Compreender o contexto de um livro ou passagem bíblica pode nos ajudar muito na nossa compreensão do significado original e aplicação para hoje.
Assim sendo, valorize o material que você tem em mãos e leia-o dentro do seu contexto!
3. Veja mais de uma Bíblia de estudo
A terceira dica é “usar mais de uma Bíblia de estudo”“.
Você pode encontrar uma Bíblia de estudo que realmente gosta, e pode querer usá-la como sua única fonte para interpretar o texto bíblico.
Mas embora isso possa ser conveniente, não lhe dará mais de uma visão.
Nem todas as Bíblias de Estudo são criadas iguais. Há algumas que eu altamente recomendaria e outras que eu altamente desencorajaria os cristãos de usar.
Faça alguma pesquisa para descobrir a posição teológica da Bíblia de estudo, quem escreveu e editou as notas, e se há um foco ou tema que ela está tentando colocar…
Existem algumas versões voltadas para a doutrina pentecostal, outras que seguem os dizeres do pregador Matthew Henry e por aí vai.
Os professores podem fornecer sabedoria piedosa, mas só porque você tem uma Bíblia de estudo não significa que você precisa descobrir tudo sozinho.
Não se esqueça que o Espírito Santo está lá para guiá-lo e ajudá-lo na sua compreensão.
4. Uma boa interpretação trará glória a Deus
Devemos usar nossas Bíblias de estudo para interpretar as Escrituras na comunhão dos santos.
Algumas pessoas opõem-se ao estudo das Bíblias. Afinal, nós precisamos de todas essas notas para nos dizer o que a Escritura realmente diz?
Mas como C.H. Spurgeon observou
Parece estranho, que certos homens que falam tanto do que o Espírito Santo revela a si mesmos, pensem tão pouco do que ele revelou a outros.
As principais Bíblias de Estudo não apresentam novas interpretações surpreendentes.
Elas colocam você em diálogo com os melhores intérpretes – professores que são dons de Deus para a igreja – para nos ajudar a lidar corretamente com a Sua Palavra. Quando o fazem, podemos verdadeiramente dizer: toda a glória somente a Deus.
Se a sua Bíblia de estudo está dando a você uma nova informação que você nunca ouviu antes e que não parece estar alinhada com o texto ou faz com que você questione ou duvide, consulte o Espírito Santo que está com você e peça a Ele para ajudá-lo a discernir o que é verdade.
A Escritura não é um quebra-cabeças para descobrir; não há nenhum segredo para descobrir.
Deus lhe deu a Sua Palavra para falar claramente a você, o Seu Espírito para guiá-lo e dar-lhe sabedoria, e os mestres para oferecer interpretações.
Então, além de ler as instruções de grandes mestres cristãos, faça a sua interpretação baseada naquilo que Deus queria passar de mensagem.
Agora que você entendeu o que é uma bíblia de estudo, pode começar a procurar pela opção que mais te agrada. Nós temos matérias disponíveis aqui no site.
Tradução e adaptação de: CrossWalk