Como Estudar a Bíblia Sozinho em 3 Passos Simples

como estudar a bíblia sozinho

Uma das perseguições mais nobres que um filho de Deus pode embarcar é conhecer e compreender melhor a Deus.

A melhor maneira de conseguirmos isso é olhar cuidadosamente para o livro que Ele escreveu, a Bíblia, que comunica quem Ele é e Seu plano para a humanidade.

Há várias maneiras de estudar a Bíblia, mas uma das abordagens mais eficazes e simples para ler e compreender a Palavra de Deus envolve três passos simples:

Passo 1: Observação – O que diz a passagem?
Passo 2: Interpretação – O que significa a passagem?
Passo 3: Aplicação – O que eu vou fazer com relação ao que a passagem diz e significa?

Anúncios

Como Estudar a Bíblia Sozinho em 3 Passos

Passo 1: Observação

A observação é o primeiro e mais importante passo em como estudar a Bíblia. Ao ler o texto bíblico, você precisa olhar cuidadosamente para o que é dito, e como é dito.

Para isso, vale a pena prestar atenção a alguns detalhes de leitura como termos, estrutura, ênfase, repetição, entre outros:

Termos, não palavras.

Palavras podem ter muitos significados, mas termos são palavras usadas de uma maneira específica em um contexto específico.

Por exemplo, a palavra tronco pode se aplicar a uma árvore, um carro ou uma caixa de armazenamento. No entanto, quando você lê, “Essa árvore tem um tronco muito grande”, você sabe exatamente o que a palavra significa, o que a torna um termo.

Estrutura.

Se você olhar para a sua Bíblia, verá que o texto tem unidades chamadas parágrafos (recuados ou marcados com ¶). Um parágrafo é uma unidade de pensamento completa. Você pode descobrir o conteúdo da mensagem do autor anotando e compreendendo cada unidade de parágrafo.

Ênfase.

A quantidade de espaço ou o número de capítulos ou versículos dedicados a um tópico específico revelarão a importância desse tópico (por exemplo, note a ênfase de Romanos 9 e Salmos 119).

Repetição.

Esta é outra maneira que um autor demonstra que algo é importante.

Uma leitura de 1 Coríntios 13, onde o autor usa a palavra “amor” nove vezes em apenas 13 versículos, nos comunica que o amor é o ponto focal desses 13 versículos.

Esse recurso é muito comum aparecer nos textos bíblicos pois ajuda a mostrar o que merece mais atenção durante a leitura.

Relações entre ideias.

Preste muita atenção, por exemplo, a certas relações que aparecem no texto:

Por causa e efeito: “Bem feito, servo bom e fiel; tu foste fiel sobre algumas coisas, eu te farei dominar sobre muitas coisas” (Mateus 25:21).

Diz-se e diz-se: “Se o Meu povo, que é chamado pelo Meu nome, se humilhar, e orar e buscar a Minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei do céu e perdoarei os seus pecados e curarei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).

Perguntas e respostas: “Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e poderoso” (Salmos 24:8).

Comparações e contrastes. Por exemplo, “Ouvistes que foi dito… mas Isai-vos…”. (Mateus 5:21).

Forma literária.

A Bíblia é literatura, e os três principais tipos de literatura na Bíblia são discurso (as epístolas), prosa (história do Velho Testamento) e poesia (os Salmos).

Considerar o tipo de literatura faz uma grande diferença quando você lê e interpreta as Escrituras.

Atmosfera.

O autor tinha uma razão ou carga particular para escrever cada passagem, capítulo e livro. Certifique-se de que você percebe o humor ou tom ou urgência da escrita.

Depois de ter considerado essas coisas, você estará pronto para fazer as perguntas “5W2H“.

Quem? O quê? Onde? Quando?

Quem são as pessoas nesta passagem? O que está acontecendo nesta passagem? Onde está acontecendo essa história? Quando no tempo (do dia, do ano, da história) está acontecendo?

Fazer estas quatro perguntas “5W2H” pode ajudá-lo a perceber os termos e identificar a atmosfera. As respostas também permitirão que você use sua imaginação para recriar a cena sobre a qual você está lendo.

Quando você responder as perguntas “5W2H” e imaginar o evento, você provavelmente terá algumas perguntas próprias.

Fazer essas perguntas adicionais para compreensão ajudará a construir uma ponte entre a observação (o primeiro passo) e a interpretação (o segundo passo) do processo de estudo bíblico.

como estudar a bíblia sozinho

Passo 2: Interpretação

Interpretação é descobrir o significado de uma passagem, o pensamento ou ideia principal do autor.

Responder às perguntas que surgem durante a observação o ajudará no processo de interpretação.

Cinco pistas (chamadas “os cinco C’s”) podem ajudá-lo a determinar o(s) ponto(s) principal(is) do autor:

Contexto.

Você pode responder 75% das suas perguntas sobre uma passagem ao ler o texto.

Ler o texto envolve olhar para o contexto próximo (o versículo imediatamente antes e depois) assim como para o contexto distante (o parágrafo ou o capítulo que precede e/ou segue a passagem que você está estudando).

Referências cruzadas.

Deixe a Escritura interpretar a Escritura.

Ou seja, deixe outras passagens da Bíblia iluminarem a passagem que você está olhando. Ao mesmo tempo, tenha cuidado para não assumir que a mesma palavra ou frase em duas passagens diferentes significa a mesma coisa.

Cultura.

A Bíblia foi escrita há muito tempo, então quando a interpretamos, precisamos entendê-la a partir do contexto cultural dos escritores.

Isso significa que algumas passagens precisam ser entendidas dentro do tempo em que foram escritas e adaptadas para a nossa realidade atual.

Conclusão.

Tendo respondido suas perguntas para compreensão por meio de contexto, referência cruzada e cultura, você pode fazer uma declaração preliminar do significado da passagem.

Lembre-se que se sua passagem consiste em mais de um parágrafo, o autor pode estar apresentando mais de um pensamento ou ideia.

Consulta.

Ler livros conhecidos como comentários ou ainda boas bíblias de estudo (com comentários), que são escritos por estudiosos da Bíblia, pode ajudá-lo a interpretar as Escrituras.

Esses materiais complementam o estudo da Bíblia e podem, inclusive, iluminá-lo quanto a algumas questões que passaram despercebidas na sua leitura tradicional.

Passo 3: Aplicação

A aplicação é a razão pela qual estudamos a Bíblia.

Queremos que nossas vidas mudem, queremos ser obedientes a Deus e crescer mais como Jesus Cristo.

Depois de termos observado uma passagem e a termos interpretado ou compreendido da melhor forma possível, devemos então aplicar a sua verdade à nossa própria vida.

Você vai querer fazer as seguintes perguntas sobre cada passagem da Escritura que você estudar:

  • Como a verdade revelada aqui afeta meu relacionamento com Deus?
  • Como essa verdade afeta meu relacionamento com os outros?
  • Como essa verdade me afeta?
  • Como essa verdade afeta minha resposta ao inimigo, Satanás?

O passo de aplicação não se completa simplesmente respondendo a estas perguntas.  A chave é colocar em prática o que Deus lhe ensinou no seu estudo.

Embora a qualquer momento você não possa estar aplicando conscientemente tudo o que está aprendendo no estudo bíblico, você pode estar aplicando conscientemente algo.

E quando você trabalha na aplicação de uma verdade à sua vida, Deus abençoará seus esforços, como observado anteriormente, conformando-o à imagem de Jesus Cristo.

Adaptado e traduzido: Bible Study Tools

Para concluir, estudar a Bíblia sozinho é uma ótima maneira de aprofundar seu conhecimento da Palavra de Deus. Se você seguir os três passos simples acima, você pode começar a desenvolver um relacionamento mais profundo com Deus e aproveitar ao máximo o tempo que você tem para estudar a Bíblia. Se você estiver disposto a dedicar tempo e esforço, você poderá desfrutar de uma experiência de estudo da Bíblia que lhe trará grandes recompensas.