Os 17 Melhores Livros de Stephen King, Mestre do Horror

Conhecer os melhores livros de Stephen King implica em se aproximar da obra de um autor profícuo, que publicou mais de meia centena de livros em quase 50 anos de carreira.

Stephen King nasceu, em 1947, no Maine, Estados Unidos, tendo estreado na literatura com o livro “Carrie, a estranha”, em 1974 – lançado quando o autor tinha 27 anos. Dois anos depois, a história seria adaptada ao cinema, dando início à sua merecida fama.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, uma breve lista com alguns dos melhores textos produzidos por Stephen King. Não perca!

Vamos nos aprofundar nas obras de Stephen King?

Gostou da nossa seleção? Então, confira a seguir mais detalhes sobre os livros de Stephen King. Você não vai se arrepender dessas leituras!

1. O Pistoleiro: série “Torre negra”, volume 1

ivro o pistoleiro

Os leitores são apresentados, em “O pistoleiro”, de Stephen King, ao personagem Roland Deschain. Ele é o último integrante do clã Gilead e o derradeiro descendente de uma linhagem composta por pistoleiros implacáveis.

Todos desapareceram quando o “Mundo Médio”, local em que viviam, “seguiu adiante”.

Visando impedir a destruição completa de um mundo agonizante e vazio, Deschain necessita chegar à “Torre negra”. Esta funciona, na narrativa de Stephen King, como uma espécie de “eixo”, pois, dela dependem tanto o tempo quanto o espaço.

Por isso, a torre negra se torna sua única obsessão e verdadeira razão de viver. Deschain crê que uma pessoa misteriosa, que ele chama de “Homem de preto”, é capa de revelar os segredos que podem ajudá-lo na sua busca.

Stephen King conta como o pistoleiro, então, passa a persegui-lo sem descanso.

No caminho, encontra algumas pessoas que estão intimamente ligadas ao seu destino e à torre negra. Entre elas, está Alice, que Deschain encontra junto à destruída cidade de Tull (genial criação de Stephen King), bem como Jake Chamber, um rapaz que foi transporta a esse mundo após morrer sob trágicas circunstâncias na cidade de Nova York.

No entanto, a aventura se estende a outros locais distantes do Mundo Médio. Dessa forma, o nosso herói desvenda realidade que nunca imaginara. Essa é o primeiro volume da série “A torre negra”, de Stephen King combinando elementos de fantasia épica e terror.

2. À espera de um milagre, destaque entre as melhores obras de Stephen King

livro a espera de um milagre

Neste livro, “À espera de um milagre”, de Stephen King, você conhecerá o presídio Cold Mountain, que abriga assassinos esperando por sua vez de caminhar no corredor da morte, em direção à cadeira elétrica.

O contexto do livro “À espera de um milagre”, de Stephen King é a Grande Depressão da década de 1930, que abalou a economia mundial e criou, em consequência, um cenário de franco desespero. A obra relata a história do prisioneiro John Coffrey e seu relacionamento com o guarda da penitenciária, Paul Edgecombe.

Este já presenciara diversas coisas bizarras ao longo de sua carreira, mas Coffrey – um homem enorme com mentalidade infantil – é um dos condenados mais estranhos que ele já conheceu e que Stephen King já introduziu em suas histórias. Certamente, isso é marcante em “À espera de um milagre”.

Será que Coffrey é, na realidade, uma encarnação do mal? Afinal de contas, ele foi acusado de matar brutalmente e estuprar duas meninas. Stephen King leva os leitores a acompanharem essas dúvidas. Porém, à medida que os dois se conhecem melhor, Edgecombe se pergunta se o preso não seria algo totalmente diferente.

Na iminência de descobrir assombrosas e terríveis verdades que colocarão em xeque tudo em que acredita, a obra de Stephen King se torna um clássico instantâneo, sendo impossível interromper a leitura antes de chegar ao final.

Curiosamente, “À espera de um milagre” foi publicado originalmente, por Stephen King, em 6 partes, intitulado “O corredor da morte”. Após a adaptação para o cinema – a cargo do diretor Frank Darabont e com o genial Tom Hanks no papel de Edgecombe – a publicação passou a ser comercializada em volume único.

3. Carrie, a estranha

livro carrie a estranha

A personagem-título deste livro de Stephen King é uma jovem solitária e tímida.

Aos 16 anos, se sente dominada completamente por sua mãe – uma religiosa fanática que se dedica a reprimir todas as descobertas e vontades típicas às adolescentes de sua faixa etária.

Tudo é pecado para Carrie, a estranha. De tal sorte que viver consiste em enfrentar, diariamente, o peso terrível da culpa, admiravelmente descrito por Stephen King.

Aos olhos de seus professores e colegas de escola, ela é uma garota muito estranha, incapaz de uma convivência harmoniosa com os outros. Crescentemente isolada, a protagonista do rei do terror, Stephen King, padece com o deboche e o sarcasmo dos companheiros de estudo.

Entretanto, existe um segredo escondido sob o manto de sua frágil aparência: Stephen King narra como a jovem conta com poderes sobrenaturais, sendo capaz de movimentar objetos apenas com a força de sua mente.

Na festa de formatura, ela é surpreendida por Tommy, o belo rapaz que a convida para a festa. Na ocasião, Stephen King demonstra como Carrie, a estranha, tem a oportunidade de se enxergar de outro modo – pela primeira vez em sua vida.

Não obstante, a crueldade que ocorre no salão de baile desencadeia uma reviravolta plena de destruição e terror. É chegada a hora de acertar as contas. Não por acaso, “Carrie, a estranha” tem sido considerado um dos mais importantes clássicos do gênero de terror, com a inconfundível assinatura de Stephen King.

4. Escolha dos três – série “Torre negra”, volume 2

livro a escolha dos tres

A continuação da série “Torre negra”, de Stephen King, envia Roland Deschain ao século XX. Ele se aproxima dessa época à medida que fica mais perto de sua preciosa torre negra, o local que controla o continuum espaço-tempo.

Depois da morte do famigerado Homem de preto, Deschain se vê perante 3 portas que lhe conferem acesso à cidade de Nova York, em 3 diferentes períodos. No ano de 1987, a criatividade de Stephen King faz com que ele encontre o viciado em heroína Eddie Dean, que tenta entrar em Manhattan transportando nada menos que 1 kg de cocaína.

Em 1964, ele descobre Odetta Holmes, uma mulher paraplégica e engajada ativista da luta pelos direitos civis. A mente de Holmes abriga, ainda, a maligna Detta Walker. Com o auxílio de Deschain e Eddie, essas 2 personalidades confluíram para se tornar Susannah Dean que, por sua vez, se unirá ao destino do pistoleiro (ou “ka-tet”, na terminologia criada por Stephen King).

A terceira porta leva Deschain a 1977. Nesse ano, ele confrontará o terrível Jack Mort, um psicopata que foi o responsável pelo assassinato de Jake Chambers e, ainda, pela dupla personalidade (conceito brilhantemente trabalhado por Stephen King) desenvolvida por Susannah Dean.

5. A dança da morte, um dos melhores livros de Stephen King de todos os tempos

livro a danca da morte

Depois que um erro computacional foi cometido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, um vírus letal é liberado.

Desse modo, 1 milhão de pessoas que, de uma forma ou outra, estabeleceram algum tipo de contato casual, formam uma verdadeira cadeia da morte.

O mundo acaba assim. Em seu lugar, surge um ambiente árido, desprovido de sua população (apenas 1% restou) e instituições. Nessa realidade, sobreviventes apavorados escolhem os seus lados (em alguns casos, são escolhidos).

Mãe Abigail, com 108 anos, oferece seus frágeis ombros para apoiar os bons. O mal, por seu turno, é incorporado por uma pessoa com poderes incríveis, apelidada de “Homem escuro”. Seu verdadeiro nome, porém, é Randall Flagg.

Nesse livro, Stephen King elabora uma épica história acerca do fim da civilização, partindo da eterna luta entre o mal e o bem. Dotada de uma rara complexidade moral, variedade incrível de personagens e ritmo eletrizante, “A dança da morte” fez por merecer um lugar de destaque entre os melhores textos contemporâneos.

Aproveite para ler também nossa seleção de melhores livros de suspense.

6. It: a coisa

livro it a coisa

Esta é uma obra literalmente grande: dividida em cinco partes, ela conta com mais de mil e cem páginas. A primeira parte funciona como uma enorme ambientação e introdução de todo o cenário da história que se seguirá.

Os leitores, então, são apresentados ao menino George Denbrough, de 6 anos. Em um certo dia chuvoso, o garotinho sai para brincar ao lado de seu barquinho de papel feito por Bill, o irmão mais velho.

Novamente, o enredo se passa no estado do Maine, em 1957. Dessa vez, porém, a cidade é Derry. O que ocorre é algo tão aterrorizante que o próprio menino crê ter saído dos seus pesadelos.

Trata-se de um palhaço posicionado na galeria subterrânea de esgoto que resgata o seu brinquedo após ser levado pela correnteza. Na verdade, o palhaço mata George de uma forma absolutamente macabra: arrancando o bracinho do menino.

7. Terras devastadas – série “Torre negra”, volume 3

livro terras devastadas

Nesse emocionante enredo, Roland Deschain, o último pistoleiro, chega ainda mais perto da famigerada torre negra que habita seus pesadelos e sonhos. Enquanto isso, atravessa um deserto macabro em um mundo amaldiçoado que, de certo modo, é um reflexo distorcido do nosso.

Ao lado de Deschain seguem os 2 companheiros que ele trouxe para esse universo: Susannah, a nova identidade de uma mulher que, conforme mencionado, reúne 2 personalidades distintas em um mesmo corpo, e Eddie Dean, o ex-dependente químico.

Diante dele, encontram-se revelações extraordinárias acerca de quem ele é, bem como as reais motivações de sua busca. Contra Deschain perfila-se uma numerosa legião de inimigos (nem todos, humanos).

À medida que o perigo, a descoberta e a ação se aceleram, os leitores são irremediavelmente absorvidos por um drama que é, simultaneamente, espetacular, assustador e estranhamente familiar.

8. A hora do vampiro, boa opção para quem quer começar a ler Stephen King

livro a hora do vampiro

Originalmente publicado em 1975, “A hora do vampiro” é um livro inspirado na famosa obra de Bram Stoker, “Drácula”. Este é o segundo texto da carreira de Stephen King. A história deu origem ao longa-metragem “Os vampiros de Salem”.

O romance, ambientado na pequena cidade de Jerusalem’s Lot, no estado da Nova Inglaterra, narra a história de 3 forasteiros. O primeiro deles é o escritor Bem Mears, que residiu no local por alguns anos de sua infância e se mostra disposto a resolver questões importantes de seu próprio passado.

O segundo personagem, Mark Petrie, é um garoto obcecado por filmes de terror e monstros. Por último, temos a misteriosa figura do senhor Barlow, que decide começar um negócio, abrindo sua loja na cidadezinha.

Depois da chegada desses forasteiros, alguns fatos inexplicáveis começam perturbar a pacata rotina da localidade. Por exemplo, habitantes desaparecem sem deixar rastros, uma criança é (sem causas aparentes) encontrada morta, as pessoas contraem uma doença estranha, dentre outros.

A morte envolve Jerusalem’s Lot com o seu toque maléfico. Sendo assim, Mears e Petrie são forçados a optar pelo único caminho disponível aos sobreviventes dessa praga: fugir. Infelizmente, porém, isso não é tão simples.

9. Mago e vidro – série “Torre negra”, volume 4

livro mago e vidro

A inesquecível e estranha odisseia de Roland Deschain em busca de sua “torre negra” prossegue no quarto volume da série.

Aqui, novos perigos ameaçam seu destino. Desse modo, a trama presente em “Mago e vidro” reacende a narrativa eletrizante que fora interrompida no volume precedente.

Após enfrentar a ameaça terrível do monotrilho Blaine, Deschain e seus seguidores chegam ao estado do Kansas, desembarcando em Topeka. Nessa cidade, convivem com uma realidade na qual uma espécie de vírus devastou os habitantes da Terra.

Sem alternativas, o grupo decide retomar o caminho através do “feixe de luz”, a fim de serem conduzidos à torre negra. Ao trilharem uma estrada deserta, alcançam um inimaginável palácio de vidro.

Deschain revela aos seus companheiros a história do seu passado, narrando a trágica perda do seu grande amor na juventude, Susan Delgado. Repleto de aventuras fantásticas, o mestre do terror o deixará com vontade de ler ainda mais.

10. A zona morta, um excelente livro de Stephen King

livro a zona morta

John Smith acorda, após transcorridos mais de 4 anos, do coma ocasionado por um acidente automobilístico. Junto com sua consciência, o que Smith traz do limbo em que esteve são poderes incompreensíveis.

O futuro, o presente, o passado – nada está fora do seu alcance. As pessoas à sua volta consideram esses poderes como um “dom”. Mas, Smith se convence, cada vez mais, de que eles não passam de uma maldição.

A partir de um simples toque, ele consegue ver mais do que gostaria sobre qualquer pessoa. Smith nunca pediu por isso. Mesmo assim, é impossível se libertar dessas visões.

Nesse contexto, o que poderá fazer quando, depois de cumprimentar, com um aperto de mãos, um político no início de sua careira, ele prevê o que se parece com o fim desse mundo?

11. O cemitério

livro o cemiterio

Esta é a obra que inspirou o célebre filme intitulado “O cemitério maldito”. O jovem médico Louis Creed, de Chicago, crê ter encontrado o seu lugar em uma cidadezinha do estado do Maine.

A felicidade dos filhos, a alegria da esposa, o trabalho realizado na universidade e a boa casa são os elementos que lhe dão certeza de ter feito a melhor escolha possível.

Em um de seus primeiros passeios na região, a família Creed conhece um cemitério localizado em um bosque perto de sua residência.

Naquele local, gerações de crianças e adolescentes enterraram os seus amados animais de estimação. Todavia, além dos pequeninos túmulos, há outro cemitério. Trata-se de uma terra maligna, capaz de exercer grande poder de atração, mediante promessas sedutoras.

Esse universo regido por forças estranhas é capaz de realizar coisas que sempre pareceram impossíveis. A princípio, Creed se diverte ao ouvir os relatos fantasmagóricos de Crandall, seu vizinho.

Contudo, quando o gatinho de Eillen, a sua filha, morre atropelado e, de repente, retorna à vida, o médico nota a existência de algo que nem mesmo o seu domínio da ciência poderá explicar.

Quais mistérios estão escondidos no cemitério dos animais? Será que o ser humano pode interferir diretamente no mundo dos mortos? Creed é levado, à procura de respostas, por um enredo sobrenatural.

Na trama, os limites entre vida e morte são inexistentes. Quando o protagonista finalmente descobre a verdade, conclui que ela é ainda pior do que ele poderia supor. De fato, ela é pior que a morte (e muito mais poderosa).

12. Quatro estações, obra-prima do rei do terror

livro quatro estacoes

Originalmente publicado em 1983, o livro “Quatro estações” nos revela outro aspecto do mestre do terror. Na obra, temos 4 histórias que diferem sensivelmente das narrativas habituais do autor.

Nela, Stephen King constrói enredos fundamentados no cotidiano dos personagens e evidencia sua habilidade na criação de demônios sob novas perspectivas: eles surgem de forma subliminar, habitando permanentemente a natureza humana.

O escritor, em “Primavera eterna”, narra a condenação injusta de um homem que é destinado à prisão perpétua. Desse ponto de partida, King aborda o desejo inato pela liberdade.

Com efeito, a adaptação cinematográfica (com atuações de Morgan Freeman e Tim Robbins) produziu um dos melhores (livros) e filmes de toda a história de Hollywood, chamado no Brasil de “Um sonho de liberdade”.

Por sua vez, em “Outono da inocência”, a trama adquire novos contornos com a passagem da juventude à maturidade, por meio da história de alguns adolescentes que são confrontados com a realidade da morte quando se veem perante um cadáver. Essa história foi convertida no filme “Conta comigo”.

Em suma, é uma coleção “hipnótica”, com 4 histórias interligadas pela mudança de estações, cada qual narrando as jornadas de distintos personagens, em diferentes momentos de suas vidas.

Sem dúvida, “Quatro estações” é leitura obrigatória para todos os fãs.

Aliás, vale a pena conferir também nossa lista de melhores livros de terror.

13. Misery: Louca obsessão

livro misery

O protagonista dessa história é Paul Sheldon, um escritor famoso pela série de livros (todos “best-sellers”) centrada no personagem Misery Chastain. Quando Sheldon termina de escrever seu novo manuscrito, resolve sair para celebrar, a despeito da forte nevasca.

Depois de derrapar com seu carro, o escritor sofre um acidente, sendo resgatado pelas mãos de Annie Wilkes, uma enfermeira aposentada que, por acaso, é uma de suas maiores fãs.

Contudo, o desfecho da última obra com a personagem Chastain desperta, em Wilkes, seu lado mais psicótico e sádico. Profundamente perturbada, a enfermeira isola Sheldon em um quarto e aplica diversas ameaças e torturas.

O castigo de “Louca obsessão” só terminará quando Sheldon reescrever a história, incluindo um final que ela considere mais adequado.

Debilitado e ferido, o escritor terá que utilizar toda a sua criatividade – dessa vez para salvar sua própria vida e, com sorte, fugir desse pesadelo.

14. Novembro de 63

livro novembro de 63

O mestre do terror investiu cerca de quarenta anos no amadurecimento da ideia de um personagem que viaja ao passado para impedir o assassinato de John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos.

No enredo, Jake Epping, um professor de inglês, é recrutado pelo proprietário de uma lanchonete, chamado Al, para atravessar o portal em sua despensa, que o levará para o ano de 1958.

Ao chegar na cidade de Jodie (estado do Texas), Epping inicia sua nova vida e começa a investigar para tentar evitar o crime.

15. O iluminado, um dos melhores livros de todos os tempos (inclusive, adaptado para o cinema)

livro o iluminado

Jack Torrance, ao ser admitido como zelador no Hotel Overlook, se muda com o filho e a esposa à procura da tranquilidade necessária para deixar o alcoolismo e os seus frequentes acessos de raiva.

À medida que o inverno se aprofunda, o hotel começa a parecer sinistro e remoto. A tal ponto que forças malignas existentes no local tentam tomar posse de Danny Torrance – o garoto possui enormes poderes sobrenaturais.

Assim, em meados da década de 1970, o autor se mudou, durante um breve período, para o Colorado com sua família recém-formada. O próprio Stephen King lutava para se libertar do alcoolismo nessa época.

Ele se hospedou, também, em um hotel que estava prestes a fechar (algo comum nas temporadas mais severas do inverno no hemisfério norte). Na ocasião, King passou a imaginar como se sentiria caso ficasse preso naquele local praticamente vazio ao longo de todo o inverno.

Dessa maneira nascia a ideia central da narrativa de “O iluminado”, convertido, por Stanley Kubrick, em um dos maiores clássicos do cinema, no ano de 1980.

16. Saco de ossos

livro saco de ossos

O romancista Mike Noonan tem sua vida repentinamente alterada pela morte de Jo, sua esposa. Após 4 anos transcorridos desde o fatídico evento, os sentimentos de angústia e depressão não o abandonam.

O escritor não consegue, sequer, dormir. Então, decide retornar à pequena Sara Laughs. A cidade, porém, já não é mais a mesma. Ao descobrir os motivos para isso você estará, em simultâneo, apreciando um dos melhores livros de Stephen King.

17. Cujo

livro cujo

Com Frank Dodd morta, Castle Rock – uma pacata e agradável cidade – pode ficar tranquila novamente. Afinal, tratava-se de um assassino em série que amedrontou a localidade por anos.

Agora, felizmente, Dodd é somente mais uma lenda urbana, utilizada para apavorar criancinhas. Bem, exceto para o personagem Tad Trenton. Para ele, Dodd não é “apenas uma lenda”.

Trenton vê, todas as noites, o espírito do serial-killer o observando da porta de seu closet. Nos limites do munícipio, o cachorro da família Camber, de nome Cujo (um são-bernardo que pesa cerca de 90 kg) se distrai durante uma perseguição a um coelho.

O cão é mordido, dentro do buraco em que se enfiara, por um raivoso morcego. A transformação do animal, a forma pela qual incorpora os piores pesadelos de Trenton e o modo como destrói a vida dos moradores de Castle Rock: eis alguns dos elementos que fazem desta obra uma das mais emocionantes e assustadores dentre todos os livros de Stephen King.

 

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.