Os 28 Melhores Livros de Xadrez

melhores livros xadrez

Xadrez é um esporte, uma ciência, uma arte.

Considere como você achar melhor ou por sua maneira de se envolver no jogo.

O jogo de xadrez é um jogo recreativo ou competitivo, de tabuleiro, para dois jogadores. O xadrez ocidental ou internacional é conhecido desta forma para que possamos distingui-lo de seus antecessores e também de determinadas variantes atuais.

É composto por 16 peças para cada jogador, que são movimentadas em um tabuleiro de 64 casas. Cada peça é representada por figuras como os peões, as torres, os cavalos, os bispos, um rei e uma rainha.

O objetivo principal é conquistar o rei do oponente.

A origem do xadrez remonta ao século VI, na Índia, com o nome de chaturanga, o que em sânscrito significa “os quatro elementos de um exército”.

Andou pela China e Pérsia e, de sua palavra “shah”, cuja pronúncia é “xá”, que significa rei em Persa, derivou-se a palavra xadrez.

O xadrez foi trazido para o Brasil em 1808, por Dom João VI, com um exemplar de um estudo sobre o jogo. No entanto, a primeira competição oficial ocorreu somente 78 anos após este evento.

Então, o que você acha?

Ainda não sabe jogar e quer aprender? Quer melhorar suas técnicas e estratégias? Já é um expert? Para todos os níveis, há sempre uma boa publicação a respeito.

Vamos conferir a lista das melhores?

#1

Xadrez Básico
Danilo Soares Marques

Ver Preço ➞

Vamos nos aprofundar nos melhores livros de xadrez?

Para você pode aproveitar melhor cada leitura, fizemos um pequeno resumo sobre cada obra selecionada. Confira a seguir.

1. Xadrez Básico, de Danilo Soares Marques

livro xadrez basico

Considerado pela crítica especializada como um dos melhores livros de xadrez e muito esclarecedor para os iniciantes. O autor oferece, nesta obra, seus melhores conhecimentos, de maneira clara e de fácil compreensão. Confira os resultados.

2. Xadrez para Leigos, de James Eade

livro xadrez para leigos

Após a leitura deste livro, você vai deixar de lado aquela ideia de que xadrez é um jogo difícil e complicado.

Esta obra vai ajudar você a compreender as principais regras do jogo, suas peças e seus melhores movimentos. Aqui você começa a estudar para ser um verdadeiro campeão.

3. Meu Sistema: o primeiro livro do ensino de xadrez, de Aaron Nimzowitsch

livro meu sistema

Quem poderia imaginar?

Um livro de xadrez, escrito em 1925 por este dinamarquês, nascido em Copenhague, em 1886, ficou atual até os dias de hoje e com perspectiva de continuar assim por muitos anos, sem que uma nova publicação possa superá-lo em seu conteúdo.

Regras definidas e estratégias inteligentes não devem mudar nunca. É incrível que esta obra só tenha sido traduzida para o Português em 2007.

Um guia de xadrez para iniciantes e também para os famosos.

4. Xadrez Passo a Passo, de Márcio Lazzarotto

livro xadrez passo a passo

Para quem vai começar, é importante conhecer as regras básicas, e, aos poucos você poderá jogar com seus colegas e amigos, ir gradualmente melhorando sua maneira de jogar e, quem sabe, até participar de um pequeno campeonato.

O livro oferece um xadrez básico, é para iniciantes, mas abrange todas as fases de uma partida.

5. Para Ensinar e Aprender Xadrez, de Adriano Caldeira

livro para ensinar e aprender xadrez na escola

Este brasileiro, mineiro, professor de xadrez, começou a jogar aos 11 anos de idade e, aos 13, já vencia um grande campeonato.

Publicou este livro onde ensina todos os tipos de jogadas, desde as mais básicas até as mais complicadas.

Certamente, este livro é um grande incentivo ao xadrez para iniciantes e para os que querem aprender a arte de jogar.

6. Mequinho: o xadrez de um grande mestre, de Adriano Caldeira

livro mequinho

Henrique Costa Mecking, gaúcho de Santa Cruz do Sul, ex campeão mundial, hoje com 69 anos, detém o título de Grande Mestre de Xadrez, teve o privilégio de ser um dos primeiros a incentivar esta modalidade de esporte no Brasil, depois que venceu inúmeros campeonatos nacionais e internacionais.

Ele despertou, nas pessoas de todas as idades, mas principalmente nos jovens, o interesse pela arte de jogar xadrez.

Não perca a oportunidade de conhecer a história deste grande enxadrista, grande jogador, contada por ele mesmo.

7. Lições de Estratégia no Xadrez, de Valeri Bein

livro licoes de estrategia no xadrez

Busca confiança nas jogadas e quer compreender bem o jogo? Você sabe apenas o xadrez básico?

Instrua-se nas páginas deste livro de Valeri Bein, o austríaco e israelense, nascido na Rússia em 1950, que apresenta seu livro sobre importantes lições sobre o xadrez, lições estas que são básicas e que todos devem aprender.

8. Paul Morphy – a genialidade no xadrez, de Luiz Roberto da Costa Júnior

livro paul morphy

Paul Charles Morphy nasceu em New Orleans, Louisiana, Estados Unidos, em 1837 e, para ele, o clima não poderia ser mais propício. Em sua casa, aos finais de semana, a família se reunia para curtir duas grandes paixões: a música e o xadrez.

O jovem falava fluentemente Francês, Alemão, Espanhol e, claro, seu idioma natal, Inglês. Foi, sem a menor sombra de dúvida, o melhor jogador de xadrez de sua época, tendo, em 1857, ganho em New York o campeonato americano.

Na Inglaterra e na França, venceu inúmeras partidas e, ao voltar para os Estados Unidos, foi consagrado campeão mundial.

O gênio morreu aos 47 anos de um acidente vascular cerebral. O livro ensina suas principais estratégias de jogo.

9. Táticas de Xeque Mate, de Garry Kasparov

livro taticas de xeque mate

Kasparov, grande mestre e ex-campeão mundial de xadrez, nasceu em 1963 no Azerbaijão, República Soviética, e tem hoje 58 anos. É considerado o maior jogador de xadrez de todos os tempos.

Se você quer aprender como vencer taticamente uma partida de xadrez, este é o seu livro.

O dinamismo gráfico exerce uma atração especial nos leitores. Aprenda com o campeão, aprenda com o melhor do mundo.

10. Minhas Melhores Partidas de Xadrez – 1908 – 1923, de Alexander Alekhine

livro minhas melhores partidas de xadrez

Com uma família de boa posição social em uma Rússia pré-revolução, quando menino, foi, junto ao seu irmão, ensinado pela mãe a jogar xadrez.

Este livro nos traz mais de uma centena de partidas disputadas por Alexander Alexandrovich Alekhine, que nasceu em Moscou, em 1892, e que aos 17 anos já havia se consagrado campeão russo de xadrez para amadores.

O torneio foi disputado em São Petersburgo, em paralelo a um certame entre profissionais.

Com comentários do próprio autor sobre as partidas, ele nos mostra os jogos sob sua perspectiva. Um livro inspirador, entre tantos livros de xadrez.

11. Minhas Melhores Partidas de Xadrez – 1924 – 1937, de Alexander Alekhine

minhas melhores partidas de xadrez2

O grande campeão descreve com pormenores agora, neste livro, mais um de uma série, suas partidas e suas conquistas durante este longo período de sua carreira. O importante neste livro é que o jogador coloca suas próprias impressões, tecendo adequadamente comentários sobre si mesmo.

Alekhine não teve outra ocupação na vida. Viveu exclusivamente do xadrez, ainda que pairassem sobre ele suspeitas, não comprovadas, de ter trabalhado como espião para a Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

Neste livro, há detalhes sobre recordes que, até a presente data, nunca foram superados.

Quem compra este livro, um dos melhores livros de xadrez, leva também um extra-bônus com as informações pessoais de todos os seus oponentes, em todas as partidas disputadas.

O autor tem muitos outros livros, tanto em português como em outros idiomas.

12. Tratado General de Ajedrez – rudimentos, de Roberto Grau

livro tratado general de ajedrez

Este livro, em sua edição em Espanhol, é o primeiro de uma série de quatro, onde são abordados diversos temas e fases do jogo de xadrez.

Depois teremos o mesmo autor e sob o mesmo assunto: “Tratado”, virão as Configurações dos Peões, Tática e Estratégia e Estratégia Superior. Para compreender o conjunto da obra, é necessário que se inicie por esta que é a abertura da coleção.

Esta edição está em Espanhol e não há tradução para a língua Portuguesa.

13. The Shereshevsky Method to Improve in Chess – from club player to master, de Mikhail Shereshevsky

livro the shereshevsky method to improve in chess

Este livro, em sua edição em Inglês, mostra que no esforço de reviver o xadrez na Rússia, foi criada uma comissão que deu ao autor a incumbência de resumir, em um livro, suas jogadas, estratégias e maneiras de treinar.

De dois de seus clássicos, o autor criou o Método Shereshevsky, um guia que dará uma ampla visão, tanto para os iniciantes quanto aos já conhecedores do assunto.

14. Meus Grandes Predecessores – volume 1, de Garry Kasparov

livro meus grandes predecessores

Garry Kasparov é o décimo terceiro dos campeões mundiais de xadrez e, neste livro, faz uma análise de todos os doze campeões que o precederam e seus respectivos oponentes em cada uma das partidas decisivas.

Nas obras que falam sobre xadrez, não há nenhuma que se assemelhe a esta, em seu conteúdo que conta a história dos campeonatos mundiais de xadrez disputados nos últimos 180 anos, apresentando seu desenvolvimento nos séculos XIX e XX.

15. Duelos de Xadrez – Minhas partidas com os campeões mundiais, de Yasser Seirawan

livro duelos de xadrez

Ele não ganhou todas, apenas algumas, mas o livro conta os momentos em que o autor esteve frente a frente com grandes campeões mundiais e a maneira como as partidas ocorreram.

Este americano, de origem Síria, nascido em Damasco, viveu em Noottingham, Inglaterra até seus sete anos de idade, quando seus pais imigraram para Seattle, nos Estados Unidos.

Ganhou o campeonato nacional americano, foi comentarista e tem várias publicações importantes sobre o jogo.

Este é um importante livro para sua biblioteca pois nele temos em uma importante análise, os pontos de vista de um ganhador e, ao mesmo tempo, o aprendizado de quem um dia também perdeu.

16. Dominando Aberturas no Xadrez, de E.G.N. Kalinichenko

livro dominando aberturas no xadrez

Esta publicação vai ajudar você a melhorar o desenvolvimento dos movimentos de abertura.

Aquele que participa de um certame e quer lembrar de sua abertura predileta tem, necessariamente, que rever o Dominando Aberturas no Xadrez, seu importante guia para o início das jogadas.

17. Bobby Fischer Teaches Chess, de Bobby Fischer

livro bobby fischer teaches chess

Robert James Fischer, o excêntrico jogador norte-americano, nasceu em Chicago, Illinois, Estados Unidos, em 1943.

Conhecido como Bobby Fischer, ganhou a fama de excêntrico principalmente devido ao fato que costumava reclamar de tudo, desde o barulho vindo da plateia até o material ou a qualidade das peças do jogo.

Em pleno período da guerra fria, derrotou o campeão soviético Boris Spassky, ficando com o título mundial.

Seu livro tem uma maneira peculiar de se apresentar entre tantas obras sobre xadrez.

Através de pequenos exercícios, o jogador é desafiado a responder questões sobre o que está sendo abordado no livro. Uma vez que a resposta esteja certa, o estudo pode continuar. Caso a resposta esteja errada, a edição programada fará com que o leitor retorne, reveja e volte novamente à pergunta.

É um método programado de ensino. O livro está em Inglês e, até o presente momento, não há traduções disponíveis em Português.

18. Gigantes do Xadrez Agressivo – Aprenda com Topalov, Geller, Bronstein, Alekhine e Morphy, de Neil Mcdonald

livro gigantes do xadrez agressivo

Você está preparado? É uma pessoa dinâmica? Consegue estudar psicologicamente seu oponente? Quer deixá-lo constantemente pressionado?

Veja então, nesta obra, as táticas que este jornalista canadense nos apresenta.

O autor reúne, em um livro, os cinco principais jogadores mais agressivos da história dos campeonatos de xadrez, analisa seus comportamentos em todas as suas sutilezas para entregar a você o que pode haver de melhor na técnica de cada um deles.

A ideia é mostrar ao leitor como funciona, qual a mentalidade de cada um dos jogadores e como eles usam seu raciocínio.

Coloque este livro em sua próxima lista de compras.

19. Como Vencer no Xadrez Rapidamente, de Simon Williams

livro como vencer no xadrez rapidamente

Já tem alguma experiência, mas ainda comete deslizes nas aberturas e no meio-jogo? Este livro é um guia e um orientador constante para que você não volte a cometer os mesmos enganos.

Simon Kim Williams, enxadrista inglês de 49 anos, ensina as melhores táticas e pode ser encontrado pelos jogadores nas redes sociais também como Ginger GM.

Certamente, este livro deve ir para sua lista.

20. Xadrez Tratado Geral em 03 Volumes – Volume 1 – Teoria geral, de Paulo Giusti

livro xadrez tratado geral1

O primeiro da série de três livros para as pessoas que já tem conhecimento do esporte. O livro de xadrez para quem quer ter um conhecimento melhor do assunto e se aprofundar nele.

Não apresenta táticas nem exercícios, apenas o tema de forma geral. Fala da arte do jogo, para aqueles que querem melhorar seu entendimento. Podemos dizer que seu treinamento começa aqui.

De fácil leitura, o primeiro dos livros é ideal para os já letrados no assunto.

21. Xadrez Tratado Geral em 03 Volumes – Volume 2 – Abertura e meio jogo, de Paulo Giusti

livro xadrez tratado geral2

Dando sequência ao treinamento, o segundo da série de três livros para as pessoas que já têm conhecimento do esporte.

O livro de xadrez para quem está buscando melhorar seu entendimento sobre o esporte.

Este livro trata da abertura e meio-jogo e, sob este tema, apresenta várias aberturas inéditas e consideradas pouco comuns nas jogadas.

A estrutura dos peões, a passagem do meio-jogo para o final e as táticas e estratégias para um melhor resultado são abordadas neste livro.

22. Xadrez Tratado Geral em 03 Volumes – Volume 3 – Finais, de Paulo Giusti

livro tratado geral3

Esse é o terceiro da série de três livros para as pessoas que já têm conhecimento desta arte e querem se aprofundar um pouco mais em seu entendimento.

Aqui, o autor vai tratar das mais variadas formas de finais, complementando com este tema o que já foi visto nos dois volumes anteriores.

Um excelente livro de xadrez para todos os leitores mas, principalmente, para os que leram as publicações do mesmo autor que falam das regras básicas, aberturas e demais fases da partida.

Podemos dizer que este volume dá sua parte de contribuição no treinamento e complementa o que o leitor necessita mesmo saber.

Junte os 3 volumes e boa leitura.

23. One Hundred Selected Games, de Mikhail Botvinnik

livro one hundred selected games

Este soviético, nascido em 1911 em uma parte do território russo, pré-revolução, destacou-se e começou a aparecer no mundo do xadrez quando tinha apenas 16 anos. Ter como objetivo aprender com um campeão pode ser de fácil alcance.

Veja as anotações que o próprio autor fez em “One Hundred Selected Games”, feitas a partir dos jogos dos quais ele mesmo participou – tendo grandes jogadores, campeões mundiais, como oponentes.

As suas teorias são minuciosamente explicadas. Mostra como o xadrez russo se desenvolveu e faz um belo estudo de pelo menos seis finalizações.

O livro, disponível na Amazon, é editado em Inglês e, até o presente momento, não há traduções para o Português.

24. Endgame Strategy, de Mikhail Shereshevsky

livro endgame strategy

O autor, que fez parte de uma comissão para o reavivamento do xadrez na Rússia, mostra em seu livro de xadrez estratégias para a finalização, o final do jogo, onde fala e demonstra, entre outras táticas, como fazer a centralização do rei, fala claramente do papel exercido pelos peões, os pontos fracos do jogo e muito mais.

Entre outras, o final de jogo faz parte da estratégia moderna do xadrez.

Endgame Strategy está disponível na Amazon. O livro está editado em Inglês, sem versão ou tradução para o Português por enquanto.

25. 100 Endgames You Must Know, de Jesus de La Villa

livro 100 endgames you must know

Temos uma boa notícia: as finalizações são relativamente poucas e tudo que você puder aprender e saber sobre elas encerrará este assunto.

Depois de aprendidas, nunca mais haverá necessidade de atualizações constantes. Nunca haverá uma desatualização de sua parte.

A má notícia é que você poderá estar do lado daqueles que não conseguem ter uma boa finalização e isto é terrível. Em outras palavras, você pode estar deficiente em suas finalizações.

100 Endgames You Must Know poderá elevar seu nível a outros patamares, e podemos dizer que a estratégia moderna do xadrez requer este esforço. Muitos diagramas, regras simples, detalhes super bem explanados.

Agora é com você. Compre este livro e dê um upgrade em sua jogada final.

Disponível na Amazon, o livro tem sua versão em Inglês e não há tradução para a língua portuguesa. Não se esqueça de anotar em sua lista!

26. Dvoretsky’s Analytical Manual, de Mark Dvoretsky

livro dvoretskys analytical manual

Mark Izrailovich Dvoretsky, escritor e jogador de xadrez, de nacionalidade russa, nasceu em Moscou, em 1947, vindo a falecer na mesma cidade em 2016.

Neste livro, o autor fala exclusivamente com a base de profissionais e mostra como resolver a maioria dos problemas que surgem para um jogador.

Dá especial ênfase no gerenciamento do tempo e procura mostrar que isto pode influenciar no estresse sofrido pelo jogador. Mostra também como calcular todas as variações.

O manual, um dos melhores livros de xadrez, é de grande utilidade para os adiantados no esporte.

O autor tem várias publicações, todas abrangendo uma grande gama de abordagens.

As publicações disponíveis na Amazon estão impressas em Inglês e não há traduções para o idioma Português.

27. Chess: a Beginner Guide, de Noel Stewart

livro chess a beginner guide

Vamos começar?

Este pequeno livro de apenas duzentas e setenta páginas é tudo que você vai precisar para iniciar seus bons conhecimentos de xadrez.

O livro, que pretende apresentar a teoria do estudo dos jogos, faz uma ampla explanação de todas as fases do jogo e propõe que você compre hoje para ganhar amanhã, de tão fácil que é.

Claro que, na prática, é outra história, por isso, temos que colocar nossas expectativas dentro de uma realidade plausível.

O livro é escrito em forma de entretenimento e traz uma série de diagramas e figuras ao longo de sua edição. Não distingue níveis de conhecimento, apenas discorre sobre o assunto, de maneira fácil e descontraída. Recebe críticas positivas em seu conteúdo que o colocam entre os melhores livros para iniciantes.

A edição está em Inglês e não há tradução para o Português.

28. Como Montar uma Programação de Treinamento de Xadrez, de Rafael Leitão

livro como montar uma programacao de treinamento de xadrez

Rafael Leitão e Nicolau Leitão trabalharam em conjunto nesta obra que se trata de uma transcrição de uma palestra proferida pelo Grande Mestre Internacional, Rafael Leitão.

A palestra foi dividida em três partes, cada uma delas abrangendo um nível diferente de conhecimento dos enxadristas, tendo sido esclarecido que ao se falar para um nível de audiência, não se afetará a outro, pois as informações passadas poderão ser úteis a todos.

Certamente um guia prático que poderá nos ajudar no planejamento e execução de cursos destinados aos que pretendem tomar aulas e se aprofundar na arte do jogo de xadrez.

Gostou dos melhores livros de xadrez que selecionamos?

Esperamos que esta seleção possa ser útil e que os seus objetivos possam ser alcançados o mais breve possível. Desejamos, a todos, boa sorte e bom jogo!

Leituras recomendadas: