As 22 Melhores Biografias do Mundo Para Você Ler

melhores biografias do mundo

As biografias e as autobiografias são gêneros literários de não ficção que contam a história da vida de uma pessoa. Normalmente, esses livros falam sobre a vida de pessoas que superaram uma grande dificuldade ou que aprenderam lições importantes com as suas experiências.

Por isso, as melhores biografias sempre são muito inspiradoras!

Algumas biografias e as autobiografias também retratam acontecimentos históricos de diferentes pontos de vista. Assim, elas são uma forma divertida de aprender.

Já pensou pode aprender lições de empreendedorismo com Steve Jobs, ver de perto a vitória de Nelson Mandela na primeira eleição multirracial na África do Sul ou entrevistar uma sobrevivente do Holocausto?

Isso é o que as biografias nos permitem fazer!

Agora, vamos conferir as melhores biografias que são leitura obrigatória para pessoas que querem se inspirar e aprender!

Explorando as melhores obras

Gostou das ideias? Que tal se aprofundar em cada um delas? Confira os detalhes em seguida e escolha sua favorita.

1. Steve Jobs, de Walter Isaacson

livro steve jobs

Sem dúvida, uma das melhores biografias para quem quer se inspirar a inovar, empreender e liderar é a de Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson.

Essa obra, que foi feita em colaboração com o próprio Steve Jobs, fala sobre a sua vida atribulada e como a sua paixão pela perfeição o levou a revolucionar seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital.

De fato, Steve Jobs transformou para sempre o mundo em que vivemos!

2. A longa caminhada até a liberdade, de Nelson Mandela

livro a longa caminhada ate a liberdade

Nelson Mandela é considerado um dos grandes líderes políticos e morais do mundo. Além de presidente do Congresso Nacional Africano e líder do movimento antiapartheid, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1993.

Em sua autobiografia, “A longa caminhada até a liberdade”, Nelson Mandela conta a história da sua vida em detalhes, desde o desenvolvimento de sua consciência política e sua condenação à prisão perpétua à sua vitória na primeira eleição multirracial realizada na África do Sul.

3. Minha história, de Michelle Obama, um dos livros mais inspiradores que você poderá ler

livro minha historia

Outra autobiografia que mostra como uma pessoa pode mudar para melhor a forma como os outros levam suas vidas é “Minha história”, de Michelle Obama.

Em seu livro, a advogada, escritora e primeira mulher negra a ocupar o cargo de primeira dama dos Estados Unidos fala sobre como suas experiências na vida a moldaram e como ela conseguiu equilibrar a vida pública, profissional e pessoal.

Com certeza, essa autobiografia vai te inspirar a desafiar todas as suas expectativas! É uma grande obra, cheia de personalidade e emoção.

4. Bilionários por acaso, de Ben Mezrich

livro bilionarios por acaso

“Bilionário por acaso”, escrito por Ben Mezrich, mostra como dois estudantes de Harvard criaram o Facebook e revolucionaram a forma como milhões de pessoas ao redor do mundo se relacionam e trabalham.

Nessa biografia que inspirou o filme “A rede social”, Ben Mezrich fala como o norte-americano Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin acabaram criando uma das redes sociais e uma das empresas mais poderosas do mundo “por acaso”.

5. Oprah, de Kitty Kelley

livro oprah

Sem dúvida, a mulher que revolucionou a programação diurna da TV americana, conquistou a maior audiência de todos os tempos e se tornou a maior filantropa negra do mundo merece ter uma das melhores biografias.

Escrita pela biógrafa Kitty Kelley, a biografia da famosa Oprah Winfrey revela como ela conseguiu conquistar o título de apresentadora mais bem paga da televisão estadunidense apesar da discriminação racial, traumas de abusos sexuais, pobreza e falta de um diploma de prestígio. Vale a pena ler e conhecer a história de uma das mulheres mais revolucionários de nossos tempos.

6. A loja de tudo, de Brad Stone

livro a loja de tudo

De acordo com o Financial Times/Goldman Sachs, a biografia “A loja de tudo” foi considerada o melhor livro de negócios de 2013.

A obra de Brad Stone também esteve entre as seleções de melhores títulos do ano do The Washington Post e da Forbes.

“A loja de tudo” conta em detalhes a vida de Jeff Bezos como um gigante do comércio online em um mundo extremamente competitivo. Ademais, o livro também é uma biografia da Amazon, startup que mudou a nossa forma de ler e comprar.

7. A origem dos Meus Sonhos, de Barack Obama, uma das melhores biografias de nossos tempos

livro a origem dos meus sonhos

Sem dúvida, Barack Obama se tornou um fenômeno norte-americano, atingindo vários marcos históricos.

Além de advogado, ele foi o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e o que recebeu mais votos na história do país (e o segundo mais votado no mundo).

Em sua autobiografia, o ex-presidente Obama conta como ele se transformou de um adolescente revoltado para o homem que revolucionou a história da potência mundial.

8. Fome de poder, de Ray Kroc

livro fome de poder

Para quem quer se inspirar a abrir o seu próprio negócio, a autobiografia “Fome de poder”, de Ray Kroc, o fundador do McDonalds, é leitura obrigatória.

Em seu livro, o empresário Ray Kroc revela o homem por trás do império de fast-food e suas estratégias que ainda são válidas para nosso tempo.

Além disso, mostrando que nunca é tarde demais para começar, ele conta como suas revoluções em automação do serviço de alimentação, treinamento compartilhado e publicidade ajudaram a abrir sua primeira franquia aos cinquenta e dois anos de idade.

9. Elon Musk: como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro, de Ashlee Vance

livro elon musk

Sem dúvida, Elon Musk é o empreendedor mais ousado da atualidade, se tornando o responsável por comandar e revolucionar três indústrias ao mesmo tempo. Além disso, é um dos maiores bilionários da atualidade.

Por isso, a jornalista de tecnologia Ashlee Vance se empenhou em escrever uma das melhores biografias de todos os tempos.

Nessa biografia, Vance investiga com detalhes a trajetória das empresas de Musk e traça um retrato impressionante desse empresário tão completo e visionário.

10. O estilo Bill Gates de gerir, de Des Dearlove

livro o estilo bill gates de gerir

Já pensou em conhecer os segredos de liderança e gestão de Bill Gates?

Em sua biografia “O estilo Bill Gates de gerir”, escrita por Des Dearlove, nós temos a oportunidade de conhecer os dez segredos do homem que revolucionou o mundo digital ao fundar a Microsoft e a fazer crescer.

Sem dúvida, essa vai ser leitura riquíssima!

Quer aprender ainda mais sobre empreendedorismo? Então, leia também: “Melhores livros de empreendedorismo”

11. A marca da vitória, de Phil Knight

livro a marca da vitoria

Outra autobiografia sobre empreendedorismo é “A marca da vitória”, de Phil Knight, que conta a história do homem por trás da famosa marca Nike.

Com apenas vinte e quatro anos de idade, Knight decidiu que criaria algo próprio, dinâmico e diferente.

Então, com cinquenta dólares emprestados pelo pai, ele abriu uma empresa para importar tênis de alta qualidade e de baixo custo.

Porém, o caminho para que a Nike se tornasse uma das maiores marcas do mundo não foi nada fácil!

12. Eu sou Malala, de Malala Yousafzai e Christina Lamb

livro eu sou malala

Inspirar e modificar o mundo não é privilégio apenas de presidentes e grandes empresários. E uma prova disso é Malala Yousafzai, uma das mulheres mais incríveis de nosso tempo.

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, Malala, que era apenas uma garotinha, se recusou a ficar em silêncio e foi à luta pelo seu direito à educação, mesmo depois de quase ser morta ao voltar da escola.

Assim, quando tinha dezesseis anos de idade, Malala se tornou um símbolo mundial de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Em sua autobiografia, produzida em parceria com a jornalista Christina Lamb, nós temos a oportunidade de acompanhar Malala Yousafzai durante sua infância no Paquistão, uma região marcada pela desvalorização da mulher, desigualdade social e as dificuldades da vida sob o Talibã.

13. Aprendizados, de Gisele Bündchen

livro aprendizados

Recentemente, a autobiografia de Gisele Bündchen se tornou um dos livros mais procurados.

De fato, o seu livro está entre as melhores biografias porque ele mostra quem realmente é a mulher por trás do ícone internacional da moda.

Na biografia, além de apresentar a sua trajetória das quadras de vôlei até as passarelas das marcas mais influentes do mundo, Gisele mostra quem ela realmente é e quais ensinamentos a ajudaram a ter uma vida mais significativa.

14. Prólogo, ato, epílogo: memórias, de Fernanda Montenegro

livro prologo ato epilogo

De fato, Fernanda Montenegro é o nome artístico de uma das melhores atrizes brasileiras. Porém, em sua autobiografia “Prólogo, ato, epílogo: memórias”, ela também se mostrou uma excelente contadora de histórias.

No livro, escrito pela própria atriz, ela conta sobre as dificuldades de criar os filhos sobrevivendo como artista.

Além da constante busca pela qualidade e o inesperado sucesso internacional em meados de 1990, Fernanda Montenegro também enfrentou os anos de chumbo no Brasil.

Quer conhecer mais sobre a história e cultura do Brasil? Então, leia também nossa seleção de melhores livros brasileiros.

15. Na minha pele, de Lázaro Ramos, uma ótima autobiografia brasileira

livro na minha pele

Decerto, as biografias têm o poder de despertar o desejo de sermos pessoas melhores, quer moral ou profissionalmente.

Sem dúvida, isso pode ser observado com clareza na autobiografia de Lázaro Ramos, “Na minha pele”.

O diferencial dessa obra é que, além de falar sobre episódios íntimos da sua vida, Lázaro Ramos fala sobre a importância do diálogo e da luta pela aceitação, bem como divide conosco suas reflexões sobre gênero, ações afirmativas, família, efetividade, empoderamento e discriminação.

De fato, essa leitura vai mudar seu modo de pensar!

16. A inacreditável história da minha vida, de Arnold Schwarzenegger

livro a inacreditavel historia da minha vida

Você sabia que o ator Arnold Schwarzenegger já foi considerado o maior fisiculturista de todos os tempos e já foi eleito governador da Califórnia?

Em sua autobiografia intitulada “A inacreditável história da minha vida”, Arnold conta tudo sobre como o filho de um rígido policial que nasceu em uma pequena cidade na zona rural da Áustria se torna um campeão de fisiculturismo, astro de cinema e governador da sétima maior economia do mundo.

Com certeza, essa é uma das biografias mais surpreendentes e divertidas que você vai ler!

17. Guga: um brasileiro, de Gustavo Kuerten

livro guga um brasileiro

Gustavo Kuerten, mais conhecido como Guga, é considerado o melhor tenista masculino da história do Brasil.

Em sua autobiografia, Guga descreve suas memórias da infância e adolescência de forma divertida e modesta, assim como o próprio jogador.

A história de vida do tenista mostra a importância de uma forte base familiar, apoio irrestrito e confiança inabalável das pessoas que estão à sua volta, ajudando a superar qualquer dificuldade.

18. Walt Disney: O triunfo da imaginação americana, de Neal Gabler

livro walt disney

A biografia de Walt Disney, escrita por Neal Gabler, é o retrato definitivo de uma das mais importantes figuras da história do entretenimento dos Estados Unidos no século XX.

Dessa forma, essa biografia é o reflexo de uma pesquisa meticulosa de sete anos. Como Gabler teve acesso exclusivo aos arquivos de Disney, ele pode produzir uma das melhores biografias sobre a vida do cofundador da The Walt Disney Company.

19. Chaplin: Uma biografia definitiva, de David Robinson

livro chaplin uma biografia definitiva

Charlie Chaplin foi um dos maiores ícones da história do cinema, eternizando suas obras do cinema mudo.

Porém, a sua jornada até o sucesso foi repleta de drama.

Em sua biografia, escrita por David Robinson, nós temos a oportunidade de conhecer a trajetória de uma criança pobre de Londres que se tornou um multimilionário, até ser perseguido pelo FBI e passar por diversos escândalos pessoais e políticos.

20. Depois de Auschwitz, de Eva Schloss

livro depois de auschwitz

Passando de grandes personalidades do cinema para grandes eventos históricos, a autobiografia de Eva Schloss, “Depois de Auschwitz”, nos fala das lembranças de uma pessoa que sobreviveu ao Holocausto.

Dessa forma, o relato de Eva mostra como uma menina de quinze anos e sua mãe lutaram para sobreviver e encontrar seu pai e irmão após Auschwitz ser extinto.

Embora o livro traga a história de um passado terrível e doloroso, Eva consegue motivar as pessoas com sua mensagem de perseverança e respeito ao próximo.

21. O diário de Anne Frank, de Anne Frank

livro o diario de anne frank

Outra personalidade marcante do Holocausto foi Anne Frank.

Essa autobiografia foi construída a partir das anotações da jovem que foi morta pelos alemães, após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã.

“O diário de Anne Frank” é um dos livros mais lidos e mais importantes do mundo.

Nele, nós podemos encontrar o relato dos horrores cometidos durante a Segunda Guerra Mundial e os sentimentos de uma menina sensível e determinada que teve a sua vida interrompida cruelmente.

22. Olga, de Fernando Morais

livro olga

Por último, uma das melhores biografias brasileiras é a de Olga Benário, escrita pelo jornalista Fernando Morais.

Essa obra conta sobre a vida de uma militante comunista alemã de origem judaica que se uniu a Luís Carlos Prestes para promover a revolução comunista no Brasil.

Atualmente, estima-se que a biografia de Olga, relançada pela editora Companhia das Letras, tenha vendido mais de cento e setenta mil exemplares.

Ademais, essa biografia também foi adaptada para o cinema em 2004.

E então? Gostou da nossa lista de melhores biografias? Não perca outros conteúdos inéditos no Mural dos Livros.