Os 15 Melhores Livros de Administração

melhores livros administracao

Por que as pessoas se interessam tanto pelos melhores livros de administração de empresas?

Quando se fala em exercitar a habilidade da administração, ter um conhecimento robusto na área faz muita diferença.

Dessa forma, aprendemos como tomar decisões importantes a fim de gerir melhor a empresa, lidar com funcionários, as pessoas ao redor e até com a própria vida.

Nesse sentido, os livros de administração são grandes aliados. 

Por isso, preparamos um conteúdo com os melhores livros de administração para você que está começando seu negócio ou pensa em fazer isso e precisa desse conhecimento.

Vale a pena mesmo aprender com os melhores livros de administração de empresas?

Tenha em mente que, independente de você ser empreendedor, administrador, estudante de administração ou até mesmo atuar em outra área, em algum momento da sua vida, será necessário utilizar os conhecimentos adquiridos com um livro dessa categoria.

Afinal, independente do segmento que cada pessoa atue, se manter informado e praticar leituras sobre as tendências do mercado amplia os horizontes de modo geral.

Ademais, essa é uma forma de entretenimento que traz mais sucesso para seus negócios e para a sua vida pessoal também.

Confira nossa lista com as nossas melhores recomendações de livros de administração

Antes de informar sobre quais são os melhores livros de administração, saiba que nesse conteúdo há livros de administração com foco para diversas categorias e áreas distintas.

Pensando nisso, não esqueça que o importante aqui é proporcionar a você acesso a uma literatura que te ajude a desenvolver uma boa gestão do conhecimento.

Sem mais delongas, confira a lista com os melhores livros logo abaixo!

1. Planejamento estratégico na prática, de Adalberto Fischimann e Martinho de Almeida

livro planejamento estrategico na pratica

Não tem como iniciar essa lista de livros de administração sem falar de planejamento.

Essa é uma premissa fundamental na administração profissional e, até mesmo, em nossa vida.

A obra dos autores Adalberto Fischimann e Martinho de Almeida apresenta o modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter.

São elas: a rivalidade dos concorrentes; o poder de negociação com os clientes; a ameaça de entrada de novos concorrentes; e ameaça de produtos substitutos.

Além disso, o livro “Planejamento estratégico na prática” traz algumas particularidades do planejamento estratégico para diversos tipos de organização. Isso envolve tanto a administração de empresas, quanto a gestão de ONGs e negócios sociais.

Esse é um dos livros que é indicado para estudantes que buscam aprender sobre gestão e ter conhecimentos mais voltados para o planejamento e implementação de estratégia empresarial.

2. Gestão de relacionamento & customer experience, de Roberto Madruga

livro gestao de relacionamento e customer service

A união entre a gestão do relacionamento com clientes e o customer experience

tem modificado o trabalho de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Nesse contexto, a obra dá uma abordagem aprofundada ao conceito Customer Journey Mapping, que é o mapeamento da jornada do cliente.

Mais indicado para quem está na categoria de consumidor, esse é um dos livros que mostra um estudo sobre os modelos de experiência do cliente. A obra também discute o comportamento deles em redes sociais e faz um bom mapeamento de como funcionam as plataformas de compras on-line.

Por meio desse livro de administração, o autor revolucionou a forma de se fazer a gestão do relacionamento e colocou o cliente como foco dos negócios.

3. Gestão de pessoas: realidade atual e desafios futuros, de Joel Dutra, Tatiana Dutra e Gabriela Dutra (ótimo para setor de recursos humanos)

livro gestao de pessoas

Nessa obra, os autores também seguem a linha do funcionamento e processo de administração, porém, pela ótica interna das empresas através da área de recursos humanos.

O objetivo do livro é mapear os temas mais atuais e relevantes da gestão de pessoas e oferecer ao leitor uma visão real da realidade das organizações. Ele sinaliza os desafios enfrentados hoje nessa área e problemas que podem surgir no futuro.

Além disso, a obra é considerada um dos melhores livros de administração por ter muitos recursos didáticos. São exemplos os casos comentados, exercícios e videoaulas, que trazem uma abordagem panorâmica sobre os temas.

4. Pesquisa de marketing: foco na definição do problema e sua resolução, de Egydio Barbosa

livro pesquisa de marketing

Quem tinha alguma dúvida de que existe uma relação entre administração e marketing,  com certeza, não terá mais questionamentos depois de ler a obra de Egydio Barbosa.

“Pesquisa de marketing: foco na definição do problema e sua resolução” aborda a pesquisa de marketing de uma maneira prática. Assim, o autor explica as etapas de um projeto de investigação de mercado.

De forma geral, esse é um dos livros que podem ajudar um estudante, por exemplo, a seguir uma rota segura na hora de administrar uma empresa. Tudo por meio de uma pesquisa consistente e profissional no campo do marketing.

Esse livro é muito indicado para estudantes dos cursos de administração, comunicação e publicidade.

5. Merchandising e promoção de vendas: como os conceitos modernos estão sendo aplicados no varejo físico e na internet, de Wagner Ladeira e Fernando Santini

livro merchandising e promocao de vendas

Os autores Wagner Ladeira e Fernando Santini são administradores e especialistas no mundo das vendas. Eles desenvolveram esse livro de administração pensando naquele profissional ou empresa que quer ter sucesso nas vendas.

A obra contém informações que vão deixar qualquer profissional atualizado nas últimas tendências do meio empresarial. Além disso, ensinarão estudantes sobre como serem competitivos no mercado de trabalho.

O livro também discute os negócios no mundo digital e traz conhecimentos sobre como ter grandes resultados na internet utilizando ferramentas de merchandising.

Para finalizar, vale destacar que esse é um dos livros que traz uma linguagem interativa e acessível. Por esse motivo, trata-se de um compilado didático de conceitos modernos que são empregados no varejo em diversas partes do Brasil e do mundo.

Quando utilizado na faculdade, esse livro é uma boa opção para cursos de graduação e pós-graduação em administração ou marketing.

6. Administração de vendas: planejamento, estratégia e gestão, de Luciano Thomé e Marcos Fava

livro administracao de vendas

Esse é outro livro de administração indicado para quem se interessa pela área de vendas.

É importante bater nessa tecla porque com a crescente exigência dos clientes e da concorrência, o papel de um administrador ou empresa que tem foco em vendas também tem mudado. E é justamente nesse ponto que a obra se aprofunda, já que é importante saber como proceder diante das novidades constantes.

O livro traz exemplos de alguns trabalhos de planejamento e gestão de vendas em grandes empresas brasileiras. Ele possui uma leitura que segue uma sequência estruturada de decisões cruciais que você deve tomar atuando no campo da administração.

Em suma, a obra aborda: como entender as necessidades de um cliente; o papel estratégico de vendas e a importância desses fatores no marketing da empresa. Adicionalmente, esse é um dos livros que traz raciocínios interessantes sobre como analisar a concorrência.

Ademais, o material conta com uma parte sobre o uso de representantes comerciais autônomos. Se você é estudante, ainda consegue aprender como deve ser um plano de remuneração em vendas e como mensurar os resultados de vendas.

7. Inteligência emocional, de Daniel Goleman

livro inteligencia emocional

Não tem como falar dos melhores livros de administração sem mencionar o livro “Inteligência emocional”, de Daniel Goleman.

Escritor e jornalista, Goleman estudou e escreveu por anos sobre o cérebro e as ciências do comportamento.

Neste livro, o autor transforma a maneira de pensar a inteligência, gera novos olhares sobre as práticas de educação e altera a forma de ver o mundo dos negócios.

Essa obra é muito importante dentro da bolha dos livros de administração, pois ela não fala se concentra apenas em como ter sucesso nas empresas, mas foca na inteligência emocional do indivíduo e como isso pode afetar sua produção.

O autor descreve casos cotidianos e mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode arruinar com carreiras promissoras, destruindo vidas.

Portanto, todos vão sentir e adquirir conhecimentos e dicas importantes com esse livro.

8. Mentes brilhantes, de Alberto Dell’isola

livro mentes brilhantes

O escritor Alberto Dell’isola é um dos escritores que trazem para seus livros a proposta de ajudar os leitores a manifestar sua capacidade de inovação. Para isso, nesta obra, ele apresenta dicas bem valiosas para incentivar a criatividade, encarar a rejeição, formular mapas mentais e criar projetos de alto impacto.

“Mentes brilhantes” se diferencia de outros livros de administração por buscar ensinar profissionais a serem mais produtivos. Além disso, mostra dicas de como criar apresentações profissionais de alta qualidade, ter uma leitura dinâmica e absorver as informações com mais velocidade.

Vale lembrar que o conhecimento, independente da área, é peça-chave para o sucesso. Nesse sentido, a facilidade de alguém assimilar dados e tendências se tornou primordial para encarar a concorrência com sabedoria e vencê-las.

9. A arte da negociação: como improvisar acordos em um mundo caótico, de Michael Wheeler

livro a arte da negociacao

Se tem uma característica que deve estar no cotidiano dos administradores, é a arte da negociação.

Afinal, convencer funcionários a seguir novos métodos ou até mesmo fechar novos contratos com fornecedores, por exemplo, exige um grande poder e várias estratégias de persuasão.

Por isso que o autor Michael Wheeler defende em um de seus livros a importância de os administradores terem esse talento e se adaptarem a novos cenários.

Esse livro de administração ensina, com muita clareza, aspectos de como chegar a um acordo que favoreça seu perfil profissional, sua carreira ou a da sua empresa, mesmo em situações complexas.

O escritor fornece ainda exemplos e conceitos didáticos de como administradores e empreendedores podem criar uma empresa e ter sucesso no mercado nesse processo. Além disso, apresenta lições sobre agilidade e criatividade a partir de áreas da cultura, como a música, esporte, teatro e a ciência militar.

10. Como Steve Jobs virou Steve Jobs, de Brent Schlender e Rick Tetzeli

livro como steve jobs virou steve jobs

Este é, sem dúvidas, um dos livros de administração de empresas preferidos de quem gosta de tecnologia. Ele retrata a vida do gênio Steve Jobs, fundador e CEO da Apple.

Na obra, os autores Brent Schlender e Rick Tetzeli mostram os acertos e os erros da trajetória desse fenômeno da história da tecnologia da informação.

A obra consegue comprovar que Steve Jobs é um grande exemplo quando o assunto é administração, porque soube conviver com as dificuldades e revertê-las com seu conhecimento. Ele fez isso até alcançar o sucesso.

Portanto, para quem está em busca de livros de administração, essa é uma boa opção de leitura tanto para profissionais, empreendedores, estudantes e para quem deseja uma carreira de sucesso.

11. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, de W. Chan Kim

livro a estrategia do oceano azul

Esse livro de administração, escrito  por  W. Chan King e Renée Mauborgne, é uma versão estendida do best seller Internacional. Não é à toa que o título virou um fenômeno mundial com mais de 3 milhões de exemplares de livros vendidos.

O motivo de tanto sucesso? Contamos agora!

Boa parte da produção do livro foi toda debruçada em trazer novidades e realizar um estudo relevante sobre administração e marketing com foco em segmentar clientes. Os autores mostram estratégias que comprovam como o ato de criar nichos é fundamental para as empresas vencerem seus concorrentes.

A obra é super necessária nos tempos atuais, levando em conta que ela ensina técnicas para encontrar o “oceano azul” da sua empresa e obter, dessa forma, sucesso no nicho escolhido.

Nesse sentido, profissionais, estudantes ou empresas que desejam investir na área de marketing e administração de negócios podem gostar muito do livro.

É importante não esquecer que, caso não haja um planejamento ou uma produção focada em atingir resultados expressivos, nenhuma companhia ou profissional será capaz de bater metas de produção.

12. Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki

livro pai rico pai pobre

Nessa produção, o escritor Robert Kiyosaki dá uma aula sobre como possuir inteligência financeira, uma característica essencial para empreendedores e quem atua na área de administração.

Independentemente do segmento ou carreira que você pretende seguir, o livro mostra que é preciso saber a forma de investir e como investir para atingir um desempenho cada vez mais relevante no seu negócio.

Além disso, essa é uma das obras que mostram como a organização e gestão das finanças têm um grande diferencial na vida das pessoas e das corporações dentro e fora do Brasil.

“Pai rico, pai pobre” tem mais de 9 milhões de exemplares vendidos e é um dos livros de administração que mais traz informações e gera diversos conhecimentos para a formação dos alunos – informações essas que servem de lições para a vida pessoal e profissional.

13. O monge e o executivo – uma história sobre a essência da liderança, de James C. Hunter (recomendação ótima para gestão de pessoas)

livro o monge e o executivo

Quando se fala em administração com  foco na liderança dentro das empresas, a leitura dessa obra ganha destaque. O autor James C. Hunter descreve sobre um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos, Leonard Hoffman.

Ao narrar a história de Leronard Hoffman, um empresário famoso que jogou fora sua carreira para ser monge em um mosteiro beneditino, o autor ensina os aspectos fundamentais que nos tornam verdadeiros líderes.

Portanto, se você é um profissional com dificuldades na administração envolvendo a gestão de pessoas e liderança, esse é um livro de administração ideal para você adquirir.

Nele, você encontrará personagens, discussões e ideias que vão servir para abrir um novo horizonte de raciocínios que, por sua vez, ajudarão você e outros profissionais a aprimorar a forma de lidar com os outros.

14. Estratégia competitiva – técnicas para análise de indústrias e da concorrência, de Michael Porter

livro estrategia competitiva

Empreendedor, professor do curso de administração na escola de Harvard e escritor nas áreas de negócio, economia e finanças, Michael Porter coleciona diversos livros autorais. Dentre a sua gama de livros de administração escritos, está o de “Estratégia competitiva – técnicas para análise de indústrias e da concorrência”, um dos mais conhecidos do autor.

Essa produção tem como público-alvo indústrias, empreendedores,  profissionais ou pessoas que planejam traçar planos para seu negócio.

Ela contém uma abordagem que analisa como funciona o complexo de competição e gera ainda uma perspectiva nova de como o lucro é criado e dividido.

Dessa forma, essa obra se torna uma grande aliada se seu objetivo for debater estratégias de custo, finanças, lucros, foco e diferenciação de preço do seu negócio. Inclusive, é uma boa dica também para o estudante que quer aprender mais sobre o assunto.

15. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática, de José Osmir Fiorelli

livro psicologia para administradores

Por último, mas não menos importante, o livro “Psicologia para administradores: integrando teoria e prática” é também uma produção muito indicada.

O autor do livro, que se formou em São Paulo, no ITA, analisa o comportamento humano dentro do ambiente organizacional pela ótica da Psicologia. Assim sendo, essa produção colabora, sobretudo, com o trabalho dos profissionais de administração que atuam no setor de recursos humanos.

A novidade desse livro é que, diferente de muitas outras obras e livros de administração, o  objetivo principal dele é transmitir aos leitores não apenas conhecimentos técnicos, mas fazer com que eles reconheçam fatores que influenciam o comportamento humano.

Assim, o livro ensina a atuar de maneira eficiente na aplicação da psicologia nas organizações sob a perspectiva do administrador. Vale frisar que ele é ideal para pessoas que fazem cursos de psicologia e administração.

Gostou das dicas de livros sobre administração que trouxemos?

Preparamos a lista considerando alguns dos principais livros de administração de maior destaque no mercado.

Esperamos que, a partir dessas dicas, você faça ótimas leituras e, se for o caso, torne-se um dos ótimos profissionais da área da administração.

Para continuar lendo a respeito de melhores obras e materiais didáticos em diferentes categorias, acesse nosso blog e confira as demais publicações.