Os 20 Melhores Livros de Gastronomia

melhores livros gastronomia2

Você está começando no mundo da culinária, ou já é um profissional na cozinha que busca se aperfeiçoar? Então a dica de hoje é sobre os melhores livros de gastronomia, que vão muito além de um livro de receitas.

Até porque toda boa receita de culinária tem uma história para contar, além das melhores técnicas de preparo das receitas e os processos nelas envolvidos.

E um bom chef de cozinha sabe bem o que está por trás de uma comida incrível, não é?

Mas, como dissemos, você pode ter começado no ramo da culinária ou ser apenas um curioso querendo impressionar na cozinha.

Não importa! Vamos apresentar uma seleção com os melhores livros de gastronomia, muito bem recomendados e que já dão água na boca só de olhar. Vamos conferir?

#1

Chef profissional
Instituto Americano de Culinária

Ver Preço ➞

Livros de gastronomia: os melhores e mais recomendados livros de culinária

Gostou da nossa seleção com os melhores livros de gastronomia? Então, confira abaixo os detalhes sobre cada obra.

1. Chef profissional, do Instituto Americano de Culinária, para abrir nossa lista de melhores livros de gastronomia

livro chef profissional

Um guia completo feito pelo Instituto Americano de Culinária traz muito mais que receitas de cozinha; é um guia importante para chefs ou para aspirante a chef de culinária.

“Chef profissional” é o nosso primeiro livro de gastronomia da lista por trazer informações sobre nutrição, equipamentos de cozinha, segurança alimentar e, claro, receitas.

São mais de 600 receitas e capítulos dedicados a molhos, carnes, sopas, grãos, café da manhã etc.

Sendo você chef ou não, vale muito a pena se aperfeiçoar com esse guia completo de gastronomia.

2. Todas as Receitas Culinárias, Le cordon bleu, de Jec Treuille e Jeni Wright, um guia completo do cozinheiro

livro todas as receitas culinarias2

Estamos diante de uma verdadeira bíblia da escola de culinária, um livro de gastronomia que todo bom chef precisa ter: “Le cordon bleu”.

Ele contém “Todas as técnicas de culinária”, como propõe a capa do livro, com mais de 800 métodos secretos para preparação de pratos simples e avançados.

São técnicas e ingredientes dos tops chefs da escola, incluindo dicas e receitas que vão desde a cozinha francesa até a oriental. Um verdadeiro clássico que não poderia faltar à nossa lista.

3. Comida e cozinha, de Harold McGee, aclamado livro de gastronomia

livro comida e cozinha2

Quer entender a culinária de uma forma científica e didática? O livro “Comida e cozinha” fala sobre origem, preparo dos alimentos e técnicas incríveis para você melhor absorver todo o conteúdo.

Aclamado por revistas e chefs de grande renome (como Jamie Oliver), esse livro de Harold McGee explora os ingredientes específicos e explica com didatismo a ciência culinária. Um grande clássico para os amantes da culinária!

4. 200 técnicas culinárias essenciais: tudo passo a passo para você se tornar um mestre na cozinha, de Eric Treuille

livro 200 tecnicas culinarias essenciais2

Um guia ilustrado para iniciantes e profissionais de cozinha que ensina técnicas de corte e preparo de alimentos. Dessa forma, suas receitas vão ficar ainda mais incríveis!

Você vai aprender a preparar todo tipo de comida, como temperos, grãos, sopas, frutos do mar, bolos, doces, massas, e mais uma infinidade de pratos.

Além disso, o livro “200 Técnicas culinárias essenciais” ainda traz dicas de chefs e fotos ilustrativas para facilitar o aprendizado.

Sendo você amante da cozinha ou não, esse guia da gastronomia é perfeito para você ter em mãos sempre que precisar.

5. Misturando sabores, de Renato Freire de Oliveira, Nelusko Linguanotto Neto e Maria Isabel Lacerda

livro misturando sabores2

Na nossa lista de melhores livros de gastronomia também não pode faltar “Receitas e harmonização de ervas e especiarias”, do livro “Misturando sabores”.

O guia aborda os 59 tipos de ervas e especiarias utilizadas no Brasil, e como harmonizá-las em suas receitas.

Mas não pense que somente receitas de almoço e janta são o foco deste livro. O trio de escritores do “Misturando sabores” também indica receitas de sobremesas e acompanhamentos.

É uma opção de leitura para melhorar suas técnicas e enriquecer seus pratos. Vale a pena conferir!

6. Sal, gordura, ácido calor: os elementos da boa cozinha, de Samin Nosrat

livro sal gordura acido calor

Com mais de 100 receitas e dezenas de variações, o livro de gastronomia “Sal, gordura, ácido e calor” traz receitas simples com esses quatro elementos.

Com ele, é possível preparar uma comida simples, como salada, ou mesmo algo mais sofisticado, sempre adotando os elementos do título.

Não à toa, o livro de culinária de Samin Nosrat foi ganhador do prêmio James Beard 2018 e inspirou série na Netflix.

É um guia prático que ajuda a transformar qualquer receita em um prato delicioso.

7. O que tem na geladeira, de Rita Lobo

livro o que tem na geladeira

Quantas vezes você preparou miojo na janta, porque não tinha uma ideia melhor? Longe de nós querermos causar discórdia com a comida mais comum na hora do “não sei o que fazer”, mas Rita Lobo trouxe uma solução.

“O que tem na geladeira” é um livro com soluções práticas e saudáveis com alimentos que você tem na geladeira.

Rita Lobo tem um canal no YouTube chamado “Panelinha”, e ela trouxe nesse livro 200 receitas com técnicas de corte e combinações de alimentos. Além disso, a autora destaca um alimento em cada um dos 30 capítulos da obra.

Tudo isso para mostrar que uma receita não precisa ser feita com técnicas exuberantes e complicadas para ficar uma delícia!

8. A arte culinária, de Julia Child

livro a arte culinaria de julia child

De pratos simples a complexos, assim podemos definir o livro “A arte culinária de Julia Child”. Você vai conhecer melhor a cozinha doméstica e soluções práticas para se aperfeiçoar em suas receitas com a chef estadunidense Julia Child.

Também é um excelente livro para quem busca truques culinários e dicas para usar utensílios de cozinha de uma forma diferente do habitual.

9. Larousse gastronomique, de Prosper Montagné, a referência da culinária clássica do mundo

livro larousse gastronomique

Lançado originalmente em 1938, o livro de gastronomia “Larousse gastronomique” é uma referência da culinária clássica mundial.

Resistindo ao tempo, o livro já ganhou novas edições, com fotografias coloridas e mais de 80 biografias de chefs de cozinha.

O livro é essencial para todo e qualquer cozinheiro, pois é fonte inestimável de informações, e com certeza será uma excelente compra. É o clássico dos clássicos!

10. Cozinha prática, de Rita Lobo, perfeito para iniciantes

livro cozinha pratica

Esse é ideal para quem é iniciante na cozinha e tem receio de perder ingredientes na hora de preparar uma receita. “Cozinha prática” é um guia repleto de informações e truques, basicamente um curso de culinária ao seu alcance.

Ao todo, são 60 receitas em apenas 13 capítulos que te ajudam a entrar na cozinha sem medo.

E mesmo que você não seja iniciante, vale a pena acompanhar o universo prático de Rita Lobo, afinal, sempre podemos aprender alguma coisa.

11. Ervas e especiarias: origens, sabores, cultivos e receitas, de Jill Norman

livro ervas e especiarias

Quem já tem alguma prática na culinária deve saber que uma erva é capaz de realçar o sabor de um prato, não é? Com isso, uma receita simples se torna uma opção deliciosa e sofisticada.

É sobre isso que a escritora Jill Norman aborda em mais um dos livros de gastronomia. “Ervas e especiarias” entrega características de cada aroma e sabor, além de te ajudar a cultivá-las para sempre tê-las em mãos.

Ademais, você vai saber como comprar, armazenar e combinar ervas com outros pratos, e obter o passo a passo para cortar, macerar, picar, ralar especiarias.

Tudo isso para deixar seus molhos, marinadas, e outros alimentos ainda mais deliciosos.

12. Facas e cortes. Técnicas para cortar, trinchar, picar e filetar legumes, peixes, carnes e frutas, de Shaun Hill

livro facas e cortes

Você até pode achar estranho alguém ensinar a cortar ou picar algum alimento, mas saiba que isso pode fazer a diferença no sabor.

É o que explica os chefs de cozinha Shaun Hill, Charles Trotter, Lyn Hall e Marcus Wareing em “Facas e cortes. Técnicas para cortar, trinchar, picar e filetar legumes, peixes, carnes e frutas”.

Neste livro de gastronomia, você vai aprender que todo alimento tem um jeito certo para cortar, e que isso pode resultar em receitas mais eficientes.

Então, se você deseja mostrar que é um profissional antenado, com conhecimentos diversos sobre o ramo culinário, este livro é para você.

13. O grande livro dos ingredientes, de Publifolha

o grande livro dos ingredientes

Em mais um dos livros de gastronomia da nossa lista, temos uma obra obrigatória para quem sonha em ser chef de cozinha: “O grande livro dos ingredientes”.

O livro reúne mais de 2500 fotos de ingredientes de vários países. Desde o ingrediente comum até o mais exótico.

Trata-se de um conteúdo rico, cheio de descrições, variedades e espécies similares. O livro também explica sobre conservação de alimentos e técnicas de preparo com mais de 200 receitas.

14. Panelinha, receitas que funcionam, de Rita Lobo

livro panelinhas

Mais uma da Rita Lobo na nossa lista de gastronomia —  e não é por acaso. A chef de cozinha que lançou o site “Panelinha” nos anos 2000 tem um olhar para a culinária prática e saudável.

O resultado é um livro repleto de receitas para qualquer tipo de situação: jantar, almoço, comida para criança, pães integrais, pratos com peixes, aves e carnes, e outras opções variadas.

É um guia de como é possível comer bem e com saúde. A propósito, é um dos livros de gastronomia mais bem recomendados.

15. Garde manger: a arte e o ofício da cozinha fria, do Instituto Americano de Culinária

livro garde manger

Preparar e conservar uma culinária fria é um desafio, mas muitos chefs de cozinha estão dispostos a isso.

“Garde manger” traz o contexto de dominar a cozinha fria, isto é, pensar em todos os detalhes da comida, harmonizar cores e brincar com texturas e sabores.

O livro versa entre vários tipos de comida fria, como molhos, sopas, produtos embutidos, queijos, aperitivos e sanduíches.

Você também vai conhecer a disposição desses pratos em um buffet, tornando a apresentação dessa culinária bem mais atraente.

16. Na cozinha com Nigella, de Nigella Lawson

livro na cozinha com nigella

Seu dia a dia é agitado e você nunca sabe como improvisar na cozinha para fazer pratos em pouco tempo? A chef Nigella Lawson traz boas sugestões para você.

O livro foi desenvolvido tanto para quem quer elaborar pratos mais demorados quanto para pessoas que não têm muito tempo para cozinhar.

Além disso, há técnicas para reaproveitar sobras e dicas sobre o que fazer com alimentos velhos.

Então, se você é daquelas pessoas que esquece um legume na geladeira com cara de que não pertence mais a esse mundo, as dicas da Nigella são um prato cheio!

17. O livro das especiarias, de John Gregory-Smith

livro o livro das especiarias

Mais um dos livros de gastronomia sobre especiarias. Nele, você vai encontrar receitas que podem ser feitas com até cinco temperos diferentes.

De refrescantes a apimentados, mesmo quem não é cozinheiro de mão cheia vai perceber a diferença que eles fazem nos pratos.

Você pode misturar sabores, complementar receitas e descobrir novas opções de comida. A culinária fica mais interessante quando adicionamos um sabor a mais.

18. Kitchen secrets, de Raymond Blanc

livro kitchen secrets2

A receita que você tentou fazer não deu certo e a culpa recaiu sobre algum ingrediente ou da sua falta de técnica? Pois talvez o problema é aquele segredinho que nem todo mundo conta, mas o chef Raymond Blanc, sim!

Em “Kitchen secrets” você vai descobrir o segredo das receitas de sucesso e como uma simples explicação pode tornar sua comida maravilhosa.

São mais de 100 receitas, desde clássicas até as mais criativas para você impressionar seus amigos e parentes.

19. Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu, de Roberta Sudbrack

livro eu sou do camarao ensopadinho com chuchu2

O livro não tem esse nome engraçadinho à toa. Trata-se muito mais do que um livro de gastronomia, “Eu sou do camarão…” é uma história de vida da chef Roberta Sudbrack.

Além de uma história inspiradora, a chef trouxe receitas clássicas do seu restaurante, fechado há algum tempo no Rio de Janeiro.

São receitas que possuem técnicas arrojadas e muito úteis, sendo considerado um livro de excelente leitura.

Gosta de biografias? Então conheça as 22 melhores biografias do mundo para ler.

20. 100 grandes chefs contemporâneos, do Senac São Paulo

livro 100 grandes chefs contemporaneos2

E para encerrar a nossa lista com 20 livros de gastronomia, não podia faltar uma obra rica sobre os maiores chefs contemporâneos da culinária, publicada pelo Senac São Paulo.

De diferentes partes do mundo, como Cingapura, Nova York, Hong Kong e Paris, os “100 grandes chefs…” foram selecionados por outros 10 chefs, são eles:

  1. Ferran Adrià;
  2. Mario Batali;
  3. Shannon Bennett;
  4. Alain Ducasse;
  5. Fergus Henderson;
  6. Yoshiro Murata;
  7. Gordon Ramsay;
  8. René Redzepi;
  9. Alice Waters;
  10. Jacky Yu.

Suas receitas são apresentadas como inovadoras e deliciosas, combinando diferentes ingredientes e apostando em comidas mais simples.

Vale dizer que a maioria das receitas são de restaurantes, portanto, podem ser difíceis de serem postas em prática por quem está começando.

Já escolheu seu livro de gastronomia?

Entre livros com receitas clássicas até as mais simples e práticas, fica realmente difícil saber qual levar para casa, não é? Mas antes de comprar um exemplar, é preciso identificar o seu perfil de leitor.

Você percebeu que na nossa lista gastronômica de livros, além de receitas, há também história, habilidades, conhecimento sobre cortes, origens e combinações?

É isso que difere o livro de receitas de um livro de gastronomia.

Para entender melhor esse conceito, veja o foco de cada um abaixo:

  • Livro de receitas: ingredientes, quantidades e forma de preparo da receita;
  • Livro de gastronomia: técnicas, estudos, pesquisas, origens e processos de uma receita.

Portanto, os livros de gastronomia são bastante técnicos, mas não deixam de ter receitas. Apenas que é um guia mais abrangente para estudantes, aspirantes a chefs e aos profissionais da área.

Melhores livros de gastronomia mais vendidos

Ainda tem dúvidas sobre quais desses livros de culinária você vai adquirir? Nós sabíamos que não seria fácil, portanto, fizemos outra lista.

Só que desta vez, com os livros mais vendidos no ramo da gastronomia na última década. Acompanhe abaixo:

  • “O que tem na geladeira”, Rita Lobo;
  • “Panelinha: receitas que funcionam”, Rita Lobo;
  • “Sal, gordura, ácido, calor”, de Samin Nosrat;
  • “Cozinha prática”, de Rita Lobo;
  • “Le cordon bleu”, de Jeni Wright e Eric Treuille;
  • “Na cozinha com Nigella”, de Nigella Lawson.

Como podemos ver, Rita Lobo aparece três vezes, provando que as pessoas estão em busca de uma culinária prática e mais saudável.

Preços dos livros de gastronomia

Os livros de gastronomia podem variar de preços, a depender de alguns fatores, tais como:

  • autor;
  • tipo de conteúdo;
  • editora;
  • número de páginas;
  • entre outros.

Há livros mais em conta, super acessíveis e que podem servir para o que você procura. Contudo, livros com abordagem mais técnica, com conhecimentos mais profundos e diversas receitas e combinações, o valor é mais salgado.

De qualquer maneira, não custa dar uma olhada e fazer uma pesquisa de preços, não é?

Considerações finais

Há livros de gastronomia para um público diverso, seja iniciante, estudante ou chef no ramo.

Conteúdos muito ricos e técnicos, que abrangem origens e histórias por trás de uma iguaria, devem ser evitados por quem busca praticidade.

Por outro lado, guias muito práticos, simples, que visam pessoas que não têm muito tempo na cozinha, podem não ter o conteúdo que profissionais almejam.

Em suma, tudo vai depender do que você precisa no momento. Sendo assim, escolha um dos 20 melhores livros de gastronomia presentes neste artigo. Temos certeza que um deles vai te agradar!