Os 11 Melhores Livros de Harlan Coben

melhores livros harlan coben

Você é fã de livros de suspense? Então, os livros do autor Harlan Coben, o “mestre das noites sem dormir”, são leitura obrigatória!

Se você nunca leu nenhum livro do autor, ou está procurando algum para ler, confira a seguir a nossa lista com as 11 melhores obras de Harlan Coben.

Harlan Coben, o mestre das noites em claro

Harlan Coben é o único escritor vencedor dos três prêmios mais importantes da literatura policial americana (o Edgar Allan Poe, o Anthony, e o Shamus) graças à série Myron Bolitar. Além disso, o autor já teve seus livros traduzidos para mais de 45 idiomas, tem mais de 75 milhões de exemplares vendidos e é best-seller em vários países.

Os livros de Harlan Coben são do gênero mistério, geralmente romance policial que envolve eventos do passado. Suas histórias são tão fascinantes que várias delas já foram adaptadas para o cinema e séries em diversos países.

No Brasil, seus livros são distribuídos pela editora Arqueiro desde os anos 2000. Por isso, muitas das suas obras, como “Jogada mortal”, e seus personagens, como Terese Collins e John Asselta, são um grande sucesso!

Além de escritor, Coben também é criador e produtor executivo de várias séries da Netflix, incluindo “The stranger”, The five”, “The woods” e “Safe”, que foi protagonizada por Michael C. Hall. Ele já foi showrunner e produtor executivo de duas mini séries francesas: “Une chance de trop” e “Juste un regard”.

Um dos seus romances mais conhecidos, “Não conte a ninguém”, também foi transformado num filme francês muito famoso estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet. Inclusive, ele se tornou o filme de língua estrangeira com a maior bilheteria nos Estados Unidos, ganhou o Lumière, foi indicado a 9 Cesars e venceu 4.

Outros prêmios que Coben recebeu por suas excelentes obras foram:

  • Vermeil Medal of Honor;
  • El Premio del Novela Negra RBA;
  • Grand Prix de Lectrices;
  • CWA/ITV3 Bestseller Dagger.

Outro marco importante da carreira de Harlan Coben é que ele foi o primeiro escritor em mais de 10 anos a ser convidado pelo New York Times a escrever ficção para a página de opinião editorial do jornal americano.

Por tudo isso, já dá para imaginar como as histórias de Harlan Coben são incríveis. Vamos conhecer suas 11 obras mais incríveis?

Conheça os 11 melhores livros do Harlan Coben

Embora o autor faça sucesso internacionalmente desde a década de 1990, ele só ficou conhecido no Brasil a partir dos anos 2000 quando a Editora Arqueiro começou a investir nos títulos do autor.

Ao todo, Harlan Coben já escreveu 33 livros, sendo que 11 são da série Myron Bolitar, 3 da série Mickey Bolitar e 19 independentes. Se você quiser ler todos eles, com certeza não vai se arrepender!

Mas, se você quiser começar os melhores livros de Coben, confira a nossa lista a seguir.

1. Não conte a ninguém

livro nao conte a ninguem

“Não conte a ninguém” foi a primeira obra de Coben a entrar na lista dos mais vendidos do New York Times.

Geralmente, esse livro é sempre a primeira indicação para quem quer conhecer o estilo de escrita do autor, pois ele é uma obra independente e é um dos melhores livros de suspense de todos os tempos.

“Não conte a ninguém” fala sobre a história de David Beck, um médico que teve sua esposa assassinada por um serial killer. Oito anos após o crime, a polícia encontra dois corpos perto do local onde David e sua esposa foram atacados, ao lado da arma do crime, o taco de beisebol.

Ao mesmo tempo, o médico recebe um e-mail que só pode ter sido enviado por sua esposa.

Então, procurado pelo FBI e por um assassino de aluguel, David Beck descobre que pode contar apenas com a ajuda de sua melhor amiga, de um traficante e de sua advogada para descobrir a verdade.

2. Confie em mim

livro confie em mim

Outro livro independente de Harlan Coben que vale a pena ser lido é “Confie em mim”. Sem dúvida, essa é a obra mais emocionante e com a história mais humana do autor que nos faz refletir sobre o limite da confiança entre pais e filhos.

Basicamente, a história de “Confie em mim” é dividida em núcleos com personagens, contextos e problemas diferentes que vão se entrelaçando e formando uma narrativa surpreendente e repleta de plot-twists.

O livro “Confie em mim” conta a história do Dr. Mike Baye, sua esposa Tia e seu filho Adam. Depois que o melhor amigo do filho deles, Spencer Hill, se suicida, eles decidem instalar o programa de monitoramento no computador de Adam.

Logo o Dr. Baye encontra uma mensagem muito suspeita no computador do filho. Além disso, a mãe de Spencer encontra uma foto que revela que seu filho não estava sozinho na noite do suicídio. E, para piorar a situação, Adam some de repente.

Então, acreditando que seu filho está em perigo, Mike sai em busca de respostas para salvá-lo.

3. Quebra de confiança, primeiro livro da série Myron Bolitar

livro quebra de confianca

Em “Quebra de confiança”, o primeiro na ordem da série, Bolitar é um ex-agente do FBI que criou seu próprio escritório para agenciar jovens esportistas após sair da agência. Porém, diversas situações da sua vida fazem com que ele precise usar as habilidades que adquiriu como agente federal.

Em “Quebra de confiança”, Bolitar investiga o que aconteceu com a noiva de um dos atletas de futebol americano que ele agencia. Mais de 1 ano após seu sumiço, ela aparece num anúncio de disque-sexo. Além disso, o pai dela é encontrado morto.

Para lidar com magnatas poderosos, o submundo da indústria do sexo e as grandes negociações com atletas, Bolitar conta com a ajuda de seu amigo fiel, Windsor Horne Lockwood III, um milionário excêntrico beirando a psicopatia.

De forma geral, todos os livros da série Myron Bolitar são um suspense bem construído, cheios de referências e humor bem leve. Porém, eles não seguem uma ordem cronológica.

4. Não fale com estranhos, destaque entre os melhores livros

livro nao fale com estranhos

Você já parou para pensar como os segredos e as mentiras podem mudar a vida das pessoas de uma hora para outra?

É sobre isso que Harlan Coben fala em “Não fale com estranhos”.

Adam Price tinha uma vida perfeita, com sua esposa e seus dois filhos. Porém, quando um estranho o aborda na rua e conta um segredo terrível sobre Corinne, sua mulher, ele percebe que tudo não passava de grande mentira.

Então, quando Adam decide confrontar sua esposa para descobrir a verdade, tudo ao seu redor começa a desmoronar e ele se envolve em um universo sombrio, cheio de chantagens, mentiras e assassinatos.

De fato, ao ler esse livro, você vai entender o porquê de Coben ser chamado de “o mestre das noites sem dormir”.

5. Até o fim

livro ate o fim

“Até o fim” conta a história do detetive Nap Dumas que teve sua vida transformada enquanto ainda era bem jovem.

Em seu último ano no colégio, o seu irmão e a namorada foram encontrados mortos nos trilhos de uma ferrovia. Além disso, a namorada de Nap, Maura, termina o relacionamento e some sem dar explicações.

Então, depois de 15 anos procurando por respostas, o detetive encontra as digitais de Maura no carro de um suspeito de assassinato. Enquanto investiga essa pista, Nap logo descobre que o assassinato do seu irmão é muito mais sombrio do que ele imaginava.

Em vez de respostas, a investigação traz ainda mais dúvidas sobre sua ex-namorada, seus amigos de infância e sobre uma antiga base militar próxima de sua casa.

6. A grande ilusão, uma das melhores histórias da Editora Arqueiro

livro a grande ilusao

Outra obra de arte de Harlan Coben, tão boa quanto “Não conte a ninguém”, é “A grande ilusão”.

Neste livro, o autor fala sobre Maya Sterm, uma ex-piloto de operações especiais que acabou de voltar da guerra. Um certo dia ela vê algo que a faz questionar sua própria sanidade: uma foto que foi tirada de dentro da sua casa com a sua filha de dois anos brincando com o pai que morrera há duas semanas, vítima de um assassinato.

Então, em sua luta para descobrir a verdade e manter sua sanidade mental, Maya só encontra mais perguntas não respondidas. Por isso, ela precisa aprender a lidar com seus segredos do passado para descobrir a verdade sobre seu marido e sobre si mesma.

7. Volta para casa, o 11º livro na ordem de lançamento da série de Myron Bolitar

livro volta para casa

Mais um dos livros do personagem Myron Bolitar que merece estar na lista dos melhores é “Volta para casa”, o 11º volume da série.

Combinando um drama familiar com uma trama engenhosa, “Volta para casa” nos conta a investigação de um sequestro de duas crianças de seis anos de idade.

Os meninos foram raptados enquanto brincavam na mansão em que um deles morava, em Nova Jersey. Porém, as famílias nunca mais tiveram notícia dos sequestradores e das crianças depois do pedido de resgate.

Dez anos depois, Myron e seu amigo Windsor acreditam ter encontrado um dos meninos. Por isso, eles fazem de tudo para resgatá-lo e descobrir a verdade sobre o sequestro.

Sem dúvida, esse suspense vai te comover profundamente com sua narrativa sobre família, amizade e o real significado de lar!

8. A promessa, melhor livro de Harlan Coben de acordo com The New York Times

livro a promessa

No livro “A promessa” (8º da série Myron Bolitar), o mestre das noites sem dormir conduz a história de forma diferente. Em vez de focar no protagonista, o autor apoia a história nas pressões reais da vida moderna.

Depois de se colocar à disposição para ajudar duas garotas a resolver qualquer problema que não tivessem coragem de recorrer aos pais, Myron recebe uma ligação de uma delas, Aimee Biel, pedindo para levá-la para a casa de uma “amiga” no meio da madrugada.

Logo após deixar a garota em frente a uma casa deserta e honrar sua promessa de não fazer perguntas, Aimee Biel some. Por isso, Bolitar se torna o principal suspeito do seu desaparecimento.

Sozinho e tomado pela raiva, Myron começa a investigar o caso por conta própria. Porém, essa busca envolve muito mais do que o sumiço de uma adolescente: é uma busca pela verdade em seu lado mais sombrio.

9. A falta que você me faz, um dos melhores livros sobre traumas do passado

livro a falta que voce me faz

Kat Donovan, a protagonista de “A falta que você me faz”, é uma detetive que nunca conseguiu superar os dois traumas do seu passado: o término doloroso com seu noivo e o assasinato brutal do seu pai que nunca foi resolvido.

Dezoito anos depois, Kat fica sabendo que o assassino do seu pai vai ser executado e decide falar com o ele para esclarecer o caso. Mas, ele nega o crime e diz que foi obrigado a confessar.

Tudo fica ainda mais confuso quando ela começa a investigar o desaparecimento de uma mulher e descobre que seu ex-noivo e um site de relacionamentos podem estar relacionados ao crime.

Sem dúvida, Harlan Coben é um dos autores que têm a habilidade de nos prender a história do início ao fim.

10. Desaparecido para sempre, o tipo de leitura que te surpreende do começo ao fim

livro desaparecido para sempre

“Desaparecido para sempre” é um suspense denso e cheio de revelações surpreendentes da primeira à última página. Nele você descobre que a verdade nunca é o que parece ser – e raramente é o que gostaríamos.

O livro “Desaparecido para sempre” conta a história de Will Klein, um jovem que levava uma vida tranquila em Nova Jersey até que seu irmão mais velho, Ken, some após ser acusado de estuprar e assassinar sua vizinha, Julie Miller. Por isso, Will prefere acreditar que seu irmão está morto e aceitar que ele é um criminoso.

Contudo, 11 anos depois, a mãe de Will Klein que está prestes a morrer faz uma revelação: Ken está vivo.

Porém, as surpresas não param por aí. Enquanto ele investiga o caso do seu irmão, sua namorada some e sua digital é encontrada cena de um crime no Novo México, fazendo que ele fique na mira de um dos agentes mais poderosos do FBI.

Para piorar a situação, Will começa a ser perseguido por um psicopata que ressurge do seu passado.

11. Alta tensão, para fechar a lista de leitura dos melhores livros com chave de ouro

livro alta tensao

Sem dúvida, “Alta tensão” é a aventura mais difícil de Myron Bolitar, pois o detetive precisa mexer em feridas do passado. Nele, nós também somos apresentados a Mickey Bolitar, que depois ganha seu próprio spin off com três livros.

A história do livro “Alta tensão” começa com uma mensagem anônima deixada no Facebook de Suzze T, uma ex-estrela de tênis que está grávida de 8 meses. Esse post misterioso coloca em dúvida a paternidade de seu filho, o que faz com que seu marido Lex Ryder saia de casa.

Para descobrir onde está Lex e achar o responsável pela mensagem, Suzze pede ajuda de seu amigo e agente Bolitar. Mas, essa é uma tarefa fácil para um ex-agente do FBI e logo ele o localiza.

Porém, na mesma boate onde encontra Lex, Bolitar vê a mulher que fugiu com seu irmão mais novo e o afastou de toda a família.

Então, enquanto tenta ajudar sua amiga e reencontrar seu irmão, Myron fica cada vez mais envolvido em segredos obscuros que põem em risco a vida das pessoas que ele mais ama.

Gostou de conhecer os melhores livros de Coben?

Gostou da nossa seleção de livros de Harlan Coben? Então, escolha um dos livros e comece a ler hoje mesmo!

Aproveite para conhecer, também, outras seleções que já publicamos aqui no livro:

  • Os 16 Melhores Livros de Suspense (veja aqui)
  • Os 18 Melhores Livros sobre Serial Killers (veja aqui)
  • Os 15 Melhores Livros Policiais: Agatha Christie, J. K. Rowling e muito mais (veja aqui)