Os 15 Melhores Livros Policiais (Agatha Christie, J. K. Rowling e muito mais)

melhores livros policiais

Quando se trata de um gênero literário querido por muitos leitores das mais diversas idades, o romance policial com certeza se destaca entre os demais.

Causando diversas sensações como aflição, medo, curiosidade, alegria e tristeza, esses livros provocam o imaginário das pessoas de maneira extremamente eficiente.

Por isso, os romances policiais atraem uma grande gama de aficionados que buscam ler cada vez mais e mais livros do gênero.

Pensando nisso, vamos contar na lista abaixo quais são os melhores livros policiais que já foram escritos no mundo todo, com um breve resumo de cada história.

Não importa se você é novato ou experiente na leitura de um livro policial, garantimos que você não vai se arrepender de acompanhar nossa lista!

Vamos nos aprofundar nos melhores livros policiais?

Confira mais detalhes dessas obras escritas pelos mais renomados autores do gênero.

Após ler as nossas recomendações, você será praticamente um especialista no assunto!

Vamos começar nossa jornada?

1. E não sobrou nenhum, de Agatha Christie

livro e nao sobrou nenhum

Não poderíamos iniciar a nossa lista sem citar o livro policial e de mistério chamado no Brasil de “E não sobrou nenhum”, da célebre escritora Agatha Christie, também conhecida como “rainha do crime”, referência universal do gênero.

Trata-se do livro da autora mais vendido da história, vendendo no decorrer dos anos mais de 100 milhões de cópias, com traduções em inúmeras línguas no mundo todo.

Esse gigantesco sucesso literário foi lançado no dia 6 de novembro de 1939, revolucionando toda a literatura mundial.

Com cerca de 400 páginas que revelam toda a maestria da autora, essa obra prende os leitores do começo ao fim, sem deixar a desejar em ponto algum.

Conheça os personagens principais que participam da constituição dessa inigualável história:

  • Vera Claythorne
  • Anthony Marston
  • John MacArthur
  • Lawrence Wargrave
  • Edward Armstrong
  • Emily Brent
  • William Blore
  • Philip Lombard

A trama do livro se inicia quando oito personagens que, à primeira vista, não se conheciam, são convidados a comparecer à misteriosa Ilha do Soldado, por meio de uma carta assinada por um homem chamado de Ulick Norman.

Ao chegarem no local combinado, os convidados são recebidos por um casal de mordomos, que relatam o atraso dos anfitriões que os receberiam na mansão.

Já no término do jantar, os convidados escutam uma série de graves acusações que estavam relacionadas à vida de cada um deles.

Indignados com tal situação, os 8 personagens perguntam aos mordomos quais as identificações dos anfitriões. Os mordomos assumem, no entanto, não terem conhecimento sobre quem eles eram, já que os pobres coitados também haviam sido contratados por meio de uma carta.

Os convidados decidem então ir embora na manhã seguinte, porém, como o acesso à ilha é extremamente difícil, eles se encontram presos no lugar.

Serão eles capazes de sobreviver até o final? Leia e descubra todos os segredos desse romance!

2. Sherlock Holmes em “Um estudo em vermelho”, de Arthur Conan Doyle, destaque entre os autores de livros policiais

livro sherlock holmes em um estudo vermelho

Poucas são as pessoas que nunca ouviram o nome do detetive mais amado da literatura mundial: Sherlock Holmes.

O primeiro livro da série, “Um estudo em vermelho”, publicado no ano de 1887, marca a aparição de Sherlock Holmes e seu parceiro, Dr. Watson.

Esse romance policial conta a história de um homem que foi encontrado já sem vida dentro de uma casa abandonada.

Muito embora houvesse alguns sinais de sangue no local, o corpo do pobre homem não possuía grandes ferimentos.

Ao encontrarem essa cena, o genioso detetive Sherlock Holmes e seu parceiro Watson devem usar de toda sua inteligência para desvendar os segredos que giravam por trás do caso.

Com certeza, é um livro que vale a pena ser lido, especialmente se você gosta de histórias repletas de investigação policial.

Interessado nas obras de Sir Arthur Conan Doyle, mas não sabe por onde começar? Conheça a nossa lista que conta em detalhes sobre a ordem dos livros de Sherlock Holmes!

3. O silêncio dos inocentes, de Thomas Harris

livro o silencio dos inocentes

Lançado pela primeira vez no dia 19 de maio de 1988, o livro “O silêncio dos inocentes”, de Thomas Harris, se tornou um fenômeno mundial pouco tempo após o seu lançamento.

Essa obra foi usada como inspiração para a produção de um dos filmes mais premiados do mundo, filme esse que recebeu o mesmo nome da obra literária.

“O silêncio dos inocentes” conta a história de um assassino em série chamado de Buffalo Bill, que matou de forma brutal 5 mulheres em diferentes cidades dos Estados Unidos.

As forças policiais devem então fazer uma investigação muito ampla, a fim de evitar que Buffalo Bill cometa mais crimes hediondos como esse.

Para isso, a novata do FBI Clarice Starling é chamada pelo chefe do setor de ciências comportamentais Jack Crawford, que a instrui a interrogar o psiquiatra e psicopata Hannibal Lecter.

Hannibal era mantido preso em uma instalação para doentes mentais e nunca antes havia concordado em ajudar a polícia.

Porém, a jovial Clarice Starling desperta o interesse do homem, que concorda em ajudá-la apenas com uma condição: que Clarice contasse mais sobre ela mesma para ele.

Com as dicas de Hannibal Lecter, Clarice avança no caso Buffalo, mas será ela capaz de impedir um novo assassinato?

Este com certeza é um dos melhores livros policiais já escritos, sendo capaz de prender o leitor do começo ao fim.

Não perca tempo e conheça mais dessa eletrizante obra! Você vai amar o personagem Hannibal Lecter.

4. Suicidas, de Raphael Montes, boa escolha dentre os livros policiais

livro suicidas

É claro que, quando falamos de autores renomados de romance policial, não poderíamos deixar de citar o estimado e altamente premiado escritor e roteirista brasileiro Raphael Montes.

Detentor de vários romances do gênero, Raphael nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1990.

Em sua obra “Suicidas”, o autor convida o leitor a conhecer a história de Alê e seus amigos, jovens da elite carioca que foram achados mortos em um sítio, sob algumas condições muito misteriosas, que indicavam que os jovens haviam participado do famoso e altamente periculoso jogo chamado popularmente de roleta russa.

Os personagens do livro devem então descobrir os motivos que levaram os jovens a ir de encontro a um destino tão trágico.

As investigações descritas nas páginas deste livro geram um suspense cada vez maior no leitor, tornando a leitura dessa obra muito prazerosa.

Embarque de vez nessa emocionante obra e conheça mais sobre nosso escritor brasileiro Raphael Montes!

5. O chamado do cuco, de J. K. Rowling

livro o chamado do cuco

J. K. Rowling é muito conhecida por ser autora da saga de livros Harry Potter, fenômeno mundial de vendas.

Entretanto, a autora também possui romances policiais, como seu livro intitulado como “O chamado do cuco”, lançado pela primeira vez em abril de 2013.

Por vezes, a autora pode aparecer com o pseudônimo de Robert Galbraith, por isso, é sempre bom ficar atento.

Saiba quais são os personagens principais que você encontrará durante a leitura deste livro:

  • Cormoran Strike
  • Robin Venetia Ellacott
  • Lula Landry
  • John Bristow
  • Charlie Bristow

A trama se desenvolve a partir da visão do enigmático detetive Cormoran Strike, ex-soldado americano que perdeu uma perna em uma explosão no Afeganistão.

Strike é responsável pela investigação de um suposto suicídio realizado por uma modelo local.

Porém, a irmã de Strike, Lula Landry, havia morrido a poucos meses, após cometer também cometer suicídio, segundo a polícia.

O detetive, no entanto, não acreditava que sua irmã tivesse atentado contra a própria vida, mas que a mesma havia sido vítima de um crime bárbaro.

Strike então tenta criar uma relação entre os casos, descobrindo então um jogo muito sujo entre a alta sociedade.

Uma obra diferente de todas que você já leu. Você não vai se arrepender dessa leitura!

Se você já é fã da autora e busca entender mais sobre suas obras, uma das nossas listas conta para você tudinho sobre a sequência de livros Harry Potter. Confira!

6. O nome da rosa, de Umberto Eco, clássico dentre os melhores livros policiais

livro o nome da rosa

Publicado pela primeira vez no ano de 1980, “O nome da rosa” é um clássico da literatura mundial desde o seu lançamento.

O livro conta a história de um mosteiro franciscano italiano, que durante o final do ano de 1327, foi palco de diversos assassinatos inexplicáveis.

A partir desse momento, o frei Guilherme de Baskerville é enviado ao mosteiro para realizar uma minuciosa investigação acerca das mortes ocorridas no local.

Porém, o personagem não imaginava a quantidade de horrores e mistérios que o aguardavam naquele isolado mosteiro.

Esse livro retrata com maestria diversos pontos que ocorriam costumeiramente durante todo o período da Idade Média, sendo ideal para aqueles leitores que, além de amar ficções policiais, também têm grande apego pelos aspectos históricos da obra.

Aliás, você tem interesse em livros de história? Não deixe de conhecer a nossa lista que fala sobre os 19 melhores livros de história. Você vai se apaixonar!

7. Boneco de neve, de Jo Nesbø

livro boneco de neve

Comparado ao “Silêncio dos inocentes” pelo jornal The New York Times, o best seller “Boneco de neve” é considerado uma das obras-primas de Jo Nesbø.

Essa obra de ficção fala sobre a história de Birte Becker, uma bonita mulher que vivia uma vida tranquila em Oslo, na Noruega.

Ao chegar do trabalho durante a primeira neve do ano, Birte elogia seu marido e seu filho pela construção do boneco de neve em frente à sua casa.

Os dois ficam muito surpresos pelas palavras da mulher, já que eles não haviam feito boneco nenhum.

O suspense que paira sobre a misteriosa figura é aumentado quando um dos melhores detetives da cidade, Harry Hole, recebe uma carta assinada pelo tal boneco de neve.

O detetive começa a perceber que os crimes que aconteciam na cidade possuíam um caráter semelhante entre si, pois os mesmos só atingiam mulheres casadas e com filhos.

Harry Hole então deve descobrir toda a verdade relacionada aos assassinos do lugar, antes que a família pague o preço com as suas vidas.

Jo Nesbø com certeza ocupa uma posição entre os melhores escritores dos gêneros policiais e de horror, por isso, não deixe de conhecer esse aclamado livro!

Você curte livros de terror daqueles que arrepiam todos os cabelos e pelos do corpo? Então não deixe de ler a nossa lista que fala sobre os 25 melhores livros de terror: informação de qualidade garantida!

8. Assassinato no expresso oriente, de Agatha Christie

livro assassinato no expresso oriente

Mais um livro de enorme sucesso da autora Agatha Christie, “Assassinato no expresso oriente” foi publicado pela primeira vez no dia primeiro de janeiro de 1934.

Com cerca de 240 páginas de puro mistério e entretenimento, esse livro vem encantando os leitores há mais de 87 anos!

Nesta história, o detetive Hercule Poirot recebe um telegrama de urgência solicitando sua volta para Londres.

Na tentativa de voltar o mais rápido possível, o detetive embarca no famoso expresso oriente, que estava inexplicavelmente cheio, fato bastante incomum para aquele período do ano.

Entretanto, durante uma forte nevasca, o trem é obrigado a parar durante a noite, para que nenhum acidente acontecesse.

Ao nascer o dia, todos os passageiros ficam perplexos ao encontrarem um homem morto a facadas.

Hercule Poirot deve então desvendar o caso e encontrar a verdade por trás da morte daquele homem, antes que outra pessoa se torne vítima do perigoso assassino.

9. Os homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson

livro os homens que nao amavam as mulheres

Esse é o primeiro livro da série de livros Millennium, trilogia que fez e faz grande sucesso no gênero romance policial.

Publicado pela primeira vez no ano de 2005, esse livro conta com aproximadamente 528 páginas extremamente envolventes, capazes de seduzir até o leitor mais exigente.

A trama desse livro se inicia a partir do misterioso desaparecimento de Harriet Vanger, uma jovem muito rica que era herdeira de muitas indústrias.

Porém, desde o seu desaparecimento, seu pai Henrik Vanger começa a receber uma flor emoldurada, presente característico de sua filha.

40 anos se passam e o velho decide contratar o jornalista Mikael Blomkvist para fazer uma investigação particular sobre o caso da jovem.

Mikael Blomkvist conta então com a ajuda da excêntrica Lisbeth Salander, uma jovem muito talentosa capaz de resolver os crimes mais enigmáticos.

A verdade poderá ser descoberta?

10. O sono eterno, de Raymond Chandler

livro o sono eterno

Raymond Chandler foi um romancista e roteirista nascido no ano de 1888, em Chicago, nos Estados Unidos.

Raymond exerceu uma influência gigantesca no gênero romance policial, sendo considerado um dos grandes transformadores da literatura.

Em “O sono eterno”, Philip Marlowe, detetive particular na cidade de Los Angeles, recebe uma convocação para comparecer à mansão do general Sternwood, para investigar um possível caso de chantagem, fato muito comum na época.

Porém, Marlowe percebe que muitos segredos se escondiam por trás do pedido, logo, o detetive percebe que as filhas do general Sternwood eram muito mais perigosas do que sua aparência demonstrava.

Em pouco tempo, Philip Marlowe se vê dentro de um antro repleto de pornografia ilegal e máfia de jogos, onde o protagonista deverá dar tudo de si para descobrir as terríveis verdades do lugar.

Essa é a primeira das aventuras narradas por Raymond, um dos grandes autores da literatura mundial.

Por isso, esse livro merece estar na nossa lista de melhores livros policiais.

11. Assassinatos na rua Morgue, de Edgar Allan Poe

livro assassinatos na rua morgue

Edgar Allan Poe é indiscutivelmente um dos autores mais influentes do mundo, sendo considerado precursor de vários gêneros dentro da literatura.

Edgar nasceu na cidade de Boston, no ano de 1809, tendo falecido ainda muito novo, aos 40 anos de idade, em Baltimore.

Acredita-se que o livro “Assassinatos na rua Morgue” tenha influenciado na escrita de personagens icônicos, como Sherlock Holmes e Hercule Poirot.

A trama desta obra gira em torno de um detetive que possui um senso de dedução sobre-humano, sendo capaz de praticamente ler os pensamentos das pessoas, apenas com uma profunda observação dos fatos.

Com todas essas qualidades, o detetive deve desvendar um dos casos mais tenebrosos de toda a França: o assassinato de uma mãe e de sua filha que moravam em um apartamento localizado na rua Morgue.

Esse é um dos romances policiais mais relevantes do gênero. Pensando nisso, não de ler essa magnífica obra!

12. O código da Vinci, de Dan Brown

livro o codigo da vinci

Esse livro best seller deu origem ao famoso filme de mesmo nome, que rendeu aos produtores um lucro de mais de 600 milhões de dólares.

Se você procura um romance policial lotado de suspense e de mistério, essa obra de Dan Brown, definitivamente foi feita para você!

Lançada pela primeira vez no ano de 2003, essa obra-prima encantou os leitores logo de cara, transformando-se em um sucesso mundial.

Esse livro contém cerca de 432 páginas, onde a trama se inicia a partir de um misterioso assassinato cometido dentro do museu do Louvre, na França.

Essa morte é cercada por uma grande conspiração religiosa, que teve início desde os tempos de Jesus Cristo.

A vítima do terrível assassinato, Jacques Sauniêre, marcou em seu corpo antes de sua morte uma mensagem criptografada, que só poderia ser desvendada pelo simbologista Robert Langdon e pela criptógrafa Sophie Neveu.

A partir das dicas dessa mensagem, a dupla deve se embrenhar em uma série de teorias conspiracionistas para que o segredo da morte de Jacques seja finalmente revelado.

Este é um dos livros que podem te arrepiar da cabeça aos pés, portanto, não deixe de lê-lo!

13. Eu, Alex Cross, de James Patterson

livro eu alex cross

James Brendan Petterson, nascido no ano de 1947, é um grande romancista do gênero romance policial.

É bastante conhecido por ser o autor da série de livros sobre o psicólogo forense Alex Cross, série essa que vendeu centenas de milhões de livros no mundo todo.

Em “Eu, Alex Cross”, o personagem Alex está comemorando o seu aniversário, quando recebe a terrível notícia sobre o brutal assassinato de sua queria sobrinha, Caroline Cross.

Durante as investigações, Alex e sua namorada Brianna Stone descobrem que Caroline Cross estava envolvida em um perverso mundo de prostituição e drogas.

Porém, Caroline não era a única vítima dos assassinos. Alex descobre que diversas garotas que trabalhavam no clube haviam desaparecido de maneira misteriosa e inexplicável.

Alex deve usar todos os seus conhecimentos em psicologia criminal para resolver o caso, porém, ele deve enfrentar uma classe economicamente muito poderosa para isso.

14. Bom dia, Verônica, de Ilana Casoy e Andrea Killmore

livro bom dia veronica

Voltamos a apresentar em nossa lista dois grandes escritores brasileiros de romances policiais.

O livro “Bom dia, Verônica” recebeu uma adaptação pela Netflix no ano de 2020, tamanho o sucesso da obra.

Nesta história, a secretária de polícia Verônica Torres vivia uma vida muito tranquila, sem muitas agitações ou perigos, até que tudo muda repentinamente.

Em uma mesma semana, Verônica presencia um suicídio completamente inesperado e recebe uma ligação de uma mulher pedindo socorro.

Verônica então decide colocar todos os seus conhecimentos em prática, debruçando-se sobre os dois casos na tentativa de resolvê-los.

Porém, a singela investigadora não contava com os horrores que ainda seriam descobertos, horrores esses que demonstram o lado mais sombrio e frio do coração humano.

Uma obra de escritores brasileiros que, com certeza, vale a pena ser lida!

15. Arsène Lupin, o ladrão de casaca, de Maurice Leblanc

livro arsene lupin

Para fechar nossa lista, apresentamos mais um fenômeno de vendas, “O ladrão de casaca”.

Arsene Lupin ganhou recentemente uma adaptação pela plataforma Netflix, acentuando ainda mais o grande volume de vendas que a obra já possuía em seu currículo.

Seu autor, Maurice Leblanc, foi um romancista francês e escritor de contos, nascido no ano de 1854.

Arsene Lupin é um personagem fictício extremamente esguio, possuindo muitas qualidades como brilhantismo, sedução e geniosidade.

Lupin é um ladrão anarquista que vive a vida da maneira que ele acha correto, sem se importar com o que outras pessoas pensam.

Alguns leitores dizem que o personagem se assemelha até a Robin Hood, por ajudar as pessoas roubando dos ricos.

Esse livro é composto pelos primeiros 9 contos de Lupin, que são:

  • A prisão de Arsene Lupin
  • Arsene Lupin na prisão
  • A fuga de Arsene Lupin
  • O viajante misterioso
  • O colar da rainha
  • O sete de copas
  • O cofre de madame Imbert
  • A pérola negra
  • Herlock Sholmes

Todos esses contos retratam aventuras imperdíveis. Não deixe de conhecer.

E aí, curtiu a nossa lista sobre os melhores livros policiais? Suspenses, crimes e muitos mistérios aguardam você nessas leituras.