Os 20 Melhores Livros sobre Autoconhecimento

Já parou para pensar em si mesmo? Ainda não? Pois anote aí: esta é uma das tarefas para quem quer ter um pouco mais de autoconhecimento.

O autoconhecimento é o processo de conhecimento de si mesmo, ou seja, é sobre ter conhecimento da sua consciência e de sua autoimagem.

Com a prática de se conhecer melhor, você vai ter mais controle sobre suas emoções, sejam elas positivas ou não.

Sei que tenho qualidades e isso é ótimo. No entanto, sei que tenho minhas falhas e defeitos e, se eu conhecer todos esses pontos, vou conseguir controlá-los com o objetivo de viver melhor. Melhorarei para mim e para os que estiverem à minha volta.

Se a felicidade plena não existe, pelo menos poderemos caminhar para onde possamos encontrar momentos felizes. Com sua consciência como ser humano, este encontro será muito mais fácil.

E então? Vamos nos conhecer com os melhores livros sobre o autoconhecimento?

Fomos buscar o que há de melhor em livros sobre autoconhecimento.

Esperamos que você goste das nossas dicas de livros e que possa logo dizer “muito prazer” para si mesmo. Conheça-se!

1. Mais esperto que o diabo: o mistério revelado da liberdade e do sucesso, de Napoleon Hill

livro mais esperto que o diabo

O ano era de 1938 e o mundo acabara de sair da maior recessão econômica de todos os tempos, com a quebra da bolsa de Nova Iorque e, para completar, iria logo a seguir entrar em uma guerra de proporções mundiais.

Seria impedimento? A maioria das pessoas poderiam achar que sim. Mas não. Alguém foi lá e escreveu uma obra de auto ajuda que está viva até hoje, mais de 80 anos depois.

Napoleon Hill é o autor. Segundo ele, a ideia é ajudar as pessoas a descobrir seu potencial, mostrando as armadilhas mentais que os seres humanos acabam por criar para si mesmos.

Se, através do autoconhecimento, conseguirem se libertar das amarras, poderão ir ao encontro de seu desenvolvimento pessoal, da liberdade, riqueza e da felicidade.

2. Senhora dos ares: a jornada de um jovem em busca de autoconhecimento e fé, de Pedro Siqueira

livro senhora dos ares

Em mais um dos livros de autoconhecimento, uma de nossas melhores dicas, a história conta que, durante a Segunda Guerra Mundial, em missão na Itália, dois pilotos americanos não conseguiam completar suas missões, pois na hora de bombardear seus alvos, um fenômeno sobrenatural acontecia, fazendo com que eles voltassem para suas bases.

Passada a guerra e tentando entender o que teria acontecido, um deles, Connors, vai até o local dos fatos. Passa-se o tempo e, prestes a morrer, Connors chama o filho e lhe entrega um envelope pedindo que seja aberto após sua morte.

Após a morte do pai, com o envelope aberto, há um pedido para que ele siga para uma cidade desconhecida onde deve procurar o verdadeiro caminho.

É aqui que começa a grande viagem de autoconhecimento de seu filho, que vai em busca da espiritualidade e religiosidade.

3. Uma página de cada vez, de Adam J. Kurtz

livro 1 pagina de cada vez

Autoconhecimento com muita diversão. Uma das grandes dicas. Um livro que vai fazer você, que busca livros de autoconhecimento, rir muito – com certeza.

A proposta do autor é fazer com que você interaja com sua leitura, provocando sua reação ao agir sobre as propostas do autor.

Kurtz é um artista gráfico e, acima de tudo, um ser humano que sabe como demonstrar a teoria na prática, naquela história de… “quer que eu desenhe?”

Mas com muita criatividade e humor, claro!

4. Propósito – a coragem de ser quem somos, de Sri Prem Baba

livro o proposito

Jaderson Fernandes é o nome de batismo deste que é chamado de guru dos famosos, Sri Prem Baba.

Em “Propósito”, Sri Prem Baba, o mestre, propõe o aumento do diálogo do amor, algo que ele lida desde sempre, buscando temas que atingem o mais íntimo do ser humano em sua vida.

Há um horizonte previamente traçado, o qual se pode visualizar. O leitor vai por sua trajetória que se descortina através da leitura.

O livro é dividido em sete partes, sendo da primeira até a sexta, relacionadas com o nascimento, vida, até a morte e, a sétima parte, relacionada ao autoconhecimento e ao amor.

5. Terapia de bolso: 100 perguntas para autoconhecimento, de Regina Lopes

livro terapia de bolso

Há uma maneira bastante interessante de começar a se conhecer melhor. Comece a perguntar a si mesmo.

Pode ir por esse caminho, perguntas que podem ser feitas em seu momento só ou acompanhadas por um terapeuta habilitado, um profissional de sua confiança.

Deixe aflorar todas as suas angústias, medos e outros sentimentos que podem atingir a todos nós, seres humanos.

Lembrando que não se trata de um livro para um tratamento psicanalítico, mas sim uma obra para auto ajuda, para melhorar o autoconhecimento, algo para seu bem-estar.

Aliás, você pode gostar também da nossa seleção de livros de auto ajuda. Confira aqui!

6. Quem é você? 100 perguntas para aprimorar o autoconhecimento e planejar o futuro, de Wellington Santos e Marcelo Costa

livro quem e voce

O interessante deste livro começa por sua apresentação que vem em forma de uma caixinha. O propósito dele é fazer com que o leitor se prepare para um planejamento estratégico, o que, para muitos especialistas, vai fazer com que as pessoas possam cumprir mais e melhor todas as etapas de suas vidas.

Estamos falando de qualidade de vida, desenvolvimento humano, profissional e pessoal.

7. Um novo mundo – o despertar de uma nova consciência, de Eckhart Tolle

livro um mundo novo

Segundo o autor desta obra, este é o momento em que o mundo está despertando para uma nova consciência. Eckhart Tolle prega que temos que nos livrar de nosso próprio ego, pois é nele que reside todo o sofrimento do ser humano.

Nosso ego nunca deixará que vejamos a dor que impomos a nós mesmos e aos outros. O autor propõe que seja promovida uma mudança total em nós mesmos.

8. Mulheres que correm com lobos, de Clarissa Pinkola Estés

livro mulheres que correm com lobos2

Os lobos sempre foram os grandes vilões das histórias e sempre andavam assustando as menininhas indefesas.

Mas, a autora quer apresentar essa história sob outro ponto de vista: que os lobos nem sempre foram estas figuras assustadoras, as quais são apresentadas pelos homens.

Segundo a autora, as mulheres foram, aos poucos, sendo transformadas em seres domesticados, de onde tiraram seus instintos mais naturais.

Uma verdadeira loba: é assim que a escritora vê cada mulher, que precisa ter muito de autoconhecimento para ressurgir e se apresentar como de fato é.

9. Mente limpa: práticas mentais, espirituais e de autoconhecimento para curar seu interior, de Rossano Sobrinho

livro mente limpa

Há várias maneiras de ir fundo no psiquismo humano.

Se você quer partir para um ressignificado de velhos hábitos e práticas, venha conosco nesse estudo que apresenta várias formas para alcançar o autoconhecimento, abordando psicológica e espiritualmente os segredos da mente.

Assim como um exercício físico pode melhorar nossa performance nos momentos em que possamos precisar nos esforçar um pouco mais, nosso cérebro vai precisar de exercícios mentais para um bom desempenho em momentos de necessidade de autocontrole, de mudanças de hábitos, de autoconhecimento.

10. O eneagrama completo: o mapa definitivo para o autoconhecimento e a transformação pessoal, de Beatrice Chestnut

livro o eneagrama completo

Como entender de maneira completa e substancial a psique humana? Através do eneagrama.

É com ele que entramos em contato de maneira bastante profunda com quem somos. Não basta mapear o que fazemos, mas temos que rastrear o porquê.

É o eneagrama quem vai nos dizer de maneira bastante clara e profunda as verdadeiras razões de nosso comportamento.

A palavra está sendo disseminada através da escrita, com a intenção de instruir pessoas e colaborar para o seu desenvolvimento pessoal, através da experiência de livros de autoconhecimento.

11. O poder do silêncio, de Eckhart Tolle

livro o poder do silencio

O autor nos mostra nesta obra a importância de ficar em silêncio em determinadas ocasiões. Usar do poder de forças especiais para silenciar nossa mente. Controlar nossas emoções. O momento em que vivemos assim o exige.

Momentos de felicidade, os quais só poderemos encontrar com o poder do agora, virão através do silêncio de nossa mente e espírito e da meditação.

O objetivo é que nos livremos do passado e também do futuro, de todos os pensamentos que trazem nossas angústias e medos para focar no presente, pois é aqui que vamos descobrir quem realmente somos.

Neste livro, o autor optou por escrever através de pequenas frases que mostram toda sua filosofia e que exemplificam as regras e os princípios de alcance moral.

12. Para todas as pessoas intensas, de Iandê Albuquerque

livro para todas as pessoas intensas

Será que você se conhece o suficiente para dizer que é intenso? A autoajuda e o autodesenvolvimento só poderão tomar seu lugar a partir de seu próprio autoconhecimento.

Quem sabe assim você poderá ser intenso o suficiente para uma entrega total, daquelas que muitos têm tanto medo…

Estamos falando sobre autoconhecimento e será ele quem permitirá que você viva intensamente, ame intensamente e que finalmente encontre os tão desejados momentos de felicidade.

13. Seja a solução de seus problemas, de José Roberto Marques

seja a solucao de seus problemas

Sem a menor dúvida, nossa vida é sempre cheia de problemas, sejam eles financeiros, pessoais ou profissionais.

Em determinados momentos, parece que estão todos contra você e que seria preciso um milagre ou então muita sorte para se livrar deles todos.

José Roberto Marques, em sua obra, questiona se todos eles são mesmo reais ou se não estaríamos superestimando nossos problemas e consequentemente sofrendo por antecipação.

Outra grande pergunta do autor é se você já praticou o perdão.

Pronto para se deixar ser ajudado? Venha para esta interessante leitura.

14. Por que fazemos o que fazemos, de Mario Sergio Cortella

livro por que fazemos o que fazemos

Quantas são as vezes que você acorda e diz para si mesmo que hoje não seria o dia de ir trabalhar? Enfrentar trânsito, barulho, poluição e acima de tudo a grande preguiça que está nos atacando.

Vale a pena? Melhor começar a analisar o que está tirando o nosso prazer no dia a dia.

Seu trabalho, emprego, sustento, é o principal foco deste livro. Como todos, devemos ter um propósito bem definido em nossa vida e este assunto Mario Sergio Cortella aborda de maneira muito esclarecedora.

Este livro de autoconhecimento vai mostrar para você o ponto de equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

15. A arte da felicidade: um manual para a vida, de Dalai Lama

livro a arte da felicidade

Que tal começar a mudar sua vida com este livro sobre autoconhecimento que foi inspirado nas lições tiradas dos 2500 anos de meditações budistas, mas com uma boa dose de realidade e bom senso?

Esta é a proposta deste livro do atual Dalai Lama, o décimo quarto deles, e líder espiritual do budismo tibetano.

Alterar suas atitudes para vencer a contrariedade, dar sentido à nossa vida, os momentos em que estamos ansiosos ou quando nos sentimos inseguros ou ainda desmotivados em enfrentar nosso dia a dia.

Ainda mais, buscar a riqueza ou conformar-se com a perda dela, como lidar com a perda de um relacionamento ou de uma pessoa querida.

Tem coisas que só mesmo o Buda para fazer por você. Dalai Lama vai colocar seus sentimentos em ordem.

16. Inteligência emocional, de Daniel Goleman

livro inteligencia emocional

Um dos livros de autoconhecimento que mudou completamente a forma de se analisar a inteligência dos indivíduos, mudando os rumos de grandes negócios e a maneira de ensinar nas escolas. Foi o que aconteceu com o lançamento deste livro em 1995 nos Estados Unidos.

Goleman acredita e mostra em seu livro que o fato de ser inteligente não depende de algum tipo de sorte ou mesmo de uma herança genética, mas que, sim, mentes são maleáveis e podem ser condicionadas em sua capacidade de se desenvolver adequadamente.

Sua teoria é que cada um de nós possui pelo menos cinco habilidades que poderão ser desenvolvidas para que consigamos êxito em nossas relações pessoais, profissionais e mesmo em nosso conforto físico e em nossa inteligência emocional.

17. As sete leis espirituais do sucesso: um guia prático para a realização de seus sonhos, de Deepak Chopra

livro as 7 leis espirituais do sucesso

O médico indiano, que reside em Nova Iorque, nos Estados Unidos, escreveu este best seller que ficou durante muitas semanas em primeiro lugar na lista dos livros campeões de venda.

“As sete leis espirituais do sucesso” vai nos mostrar, segundo Deepak Chopra, que a pessoa só poderá usufruir de plena felicidade quando entender e praticar o princípio de que os bens materiais não serão nunca o marco para medir o êxito de uma pessoa ou melhorar sua auto estima, lembrando que cada um de nós tem em si um potencial infinito que nunca é usado em sua totalidade.

Partindo da ideia de que as sete leis espirituais é que são determinantes para o sucesso e a felicidade, deixa de lado o conceito de materialidade e, segundo o pensamento do autor, não serão os bens materiais que trarão a paz interior e a realização plena das pessoas.

18. O poder do hábito, de Charles Duhigg

livro o poder do habito

O autor mostra nesse, que é um dos melhores livros, que as pessoas, ao mudarem seus hábitos tradicionais, poderão também promover uma mudança total de vida.

O poder do hábito, quando está arraigado na vida cotidiana com determinados procedimentos, nos deixa em uma zona de conforto da qual é difícil de sair, às vezes temos até que buscar ajuda externa. Livros de autoconhecimento podem ser uma opção.

São vários os casos de sucesso que vemos cotidianamente, lemos nos jornais ou vemos na televisão, em livros e revistas.

Livros sobre autoconhecimento, como este de Charles Duhigg, querem sempre mostrar que, às vezes, pequenas mudanças de hábito em ambientes que têm sua rotina consolidada podem causar pelo menos duas consequências.

A primeira, certa resistência de quem está dentro da rotina; a segunda, um sucesso radical na implementação e em nossa vida.

19. O poder do agora: um guia para a iluminação espiritual, de Eckhart Tolle

livro o poder do agora

Esqueça o passado pois sobre ele nada mais se pode fazer, a não ser aproveitar da experiência que pudermos ter tido. Como diz o ditado, o futuro a Deus pertence.

Então, que tal aproveitarmos o presente? 

Cujo próprio nome já diz, uma dádiva que é recebida por todos e dela todos devem poder usufruir. Segundo o autor, não faz sentido vivermos pensando no passado, planejando o futuro, mas nos esquecendo do presente.

Neste, que é um dos melhores livros de autoconhecimento, o autor combina uma série de tradições religiosas – o cristianismo, o budismo, o taoísmo, o hinduísmo -, sempre com o respeito que cada uma merece, potencializando-as para o nosso conhecimento interior, nossa autoconsciência, nossa vida.

20. Arrume a sua cama: pequenas coisas que podem mudar a sua vida… e talvez do mundo, de William McRaven

livro arrume a sua cama

Não são todos os livros que acabam ficando em primeiro lugar durante semanas na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times.

Apenas aqueles que fazem grande sucesso, como foi o caso deste livro escrito por um ex- oficial da marinha norte-americana que chegou a fazer parte do comando que capturou e matou o terrorista Osama Bin Laden.

São dez lições que podem mudar nossas vidas, tiradas de uma palestra que este almirante proferiu em uma aula inaugural na universidade do Texas, que foi parar nas redes sociais e acabou viralizando, com mais de dez milhões de visualizações.

Arrume sua cama: sua vida vai mudar.

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.