Os 22 Melhores Livros sobre Investimentos

melhores livros de investimentos

A leitura dos melhores livros sobre Investimentos é uma ótima forma para entender o mercado, fazer as melhores escolhas de investimentos e aumentar o patrimônio.

Livros que são referências da área de negócio proporcionam o conhecimento de técnicas e estratégias diferenciais para se destacar no mercado.

Outro incentivo para se dedicar a esse tipo de leitura é que os maiores investidores costumam incluir sem falta nas suas atividades leituras relacionadas ao tema.

Incentivos é que não faltam, os benefícios são diversos e obras de qualidade sobram nas prateleiras. O que mais precisa para mergulhar de cabeça nos melhores livros sobre investimentos? Confira a nossa lista!

Gostou da seleção dos melhores livros sobre investimentos?

Então, confira a seguir mais detalhes sobre cada uma das obras citadas para escolher as suas prioridades de leitura!

E, claro, se prepare para adicionar na sua lista uma fileira de clássicos das antigas e também joias contemporâneas.

1.  Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker, dentre os excelentes livros de investimentos

ivro os segredos da mente milionaria

Iniciamos a seleção de melhores livros sobre investimentos com um livro indicado para iniciantes.

Neste livro best-seller de T. Harv Eker, o leitor é apresentado às características e comportamentos que diferenciam pessoas ricas. O volume ainda fornece as principais ferramentas para substituir hábitos nocivos que comprometem as finanças.

A obra é um verdadeiro guia para conhecer os principais hábitos das pessoas mais poderosas e bem-sucedidas do mercado financeiro.

2. Pai Rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki

livro pai rico pai pobre

Outro ótimo livro de investimentos para iniciantes. Um clássico obrigatório em qualquer lista séria sobre o assunto. Mesmo que não tenha lido, você já deve ter ouvido falar, pois foi um dos primeiros best sellers do gênero a conquistar projeção mundial.

Na obra de Robert Kiyosaki, o leitor aprende a desenvolver inteligência financeira ao ter como base as experiências vividas pelo próprio autor.

O pai pobre do título se refere ao pai biológico de Kiyosaki, já o pai rico se refere ao pai de um de seus amigos, uma pessoa bem-sucedida na área de negócios e que forneceu ensinamentos valiosos ao autor para gerenciar o próprio dinheiro.

“Os segredos da mente milionária” e “Pai rico, pai pobre” são leituras obrigatórias para os iniciantes no mundo dos investimentos.

3. O investidor inteligente, de Benjamin Graham, uma leitura poderosa dentre os maiores livros de investimentos

livro o investidor inteligente

Uma obra referendada por Warren Buffett, uma das pessoas mais bem-sucedidas na área de finanças, um verdadeiro magnata que fez fama com o seu sucesso espantoso.

Warren Buffett comentou em certa ocasião que o livro de investimento “O investidor inteligente”, de Benjamin Graham, é o melhor livro da história sobre o assunto.

A obra, aliás, já foi definida como o “jeito Warren Buffett de investir”.

Em sua obra-prima, Graham ensina fundamentos de análise fundamentalista, indispensáveis para qualquer investidor que precisa aplicar dinheiro em renda variável.

Para explicar os seus conceitos, Graham usa de relatórios de eventos históricos.

Um livro imperdível para qualquer pessoa interessada em ter mais domínio de mercado de ações, bolsa de valores a longo prazo.

4. Como enriquecer na bolsa com Warren Buffet, de Mary Buffett e David Clark

livro como enriquecer na bolsa com warren buffet

Já que citamos o magnata do mundo dos negócios, Warren Buffett, continuamos mais um pouco com ele para indicar um livro de investimento que o tem como principal voz.

Definitivamente Buffett sabe do que fala e nesse livro expõe de maneira clara e inteligente as ferramentas para os primeiros passos em investimento.

A obra é dividida em duas partes. Na primeira, apresentam-se os segredos dos maiores investidores e onde investir. Na segunda parte do livro, o foco volta-se para instrumentos mais sofisticados e complexos do mercado de ações.

5. Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffet, de Mark Tier

livro investimentos

Novamente ele, Warren Buffett, doutrina quando assunto é bolsa de valores, bons investidores. Mas dessa vez faz companhia com outro ás do mundo dos investimentos: George Soros.

Se hoje ele é um nome presente em teorias conspiratórias malucas, isso se deve ao fato de ser um investidor de mega sucesso que não tem dor de cabeça para pôr a mão no bolso e financiar causas e instituições que acredita.

Mark Tier apresenta neste trabalho os princípios adotados por grandes investidores como Buffett e George Soros.

Narra a trajetória de cada um deles e aponta as principais estratégias que os levaram ao topo de suas bem-sucedidas carreiras.

6. Os axiomas de Zurique, de Max Gunther, uma grande educação financeira

livro os axiomas de zurique

Mais um clássico de educação financeira para investidor iniciante. “Os axiomas de Zurique”, do anglo-americano Max Gunther, é formado por 12 axiomas principais e mais 16 secundários que juntos prometem algo ambicioso: responder a todas as dúvidas que um especulador pode se deparar em suas atividades.

O título do livro faz referência às táticas usadas pelos grandes bancários suíços para alcançar o sucesso no mundo dos negócios.

Sem dúvida, um dos maiores clássicos do gênero que não pode faltar na sua lista.

Quer saber mais sobre livros e dicas de leitura? Então, clique aqui e confira também nossa seleção com os melhores livros brasileiros.

7. O homem mais rico da babilônia, de Geroge S. Clason, outro destaque dentre os melhores livros de investimentos

livro o homem mais rico da babilonia

Agora vamos falar sobre um guia para conquistar a independência financeira, escapar da forca das dívidas e evitar falta de dinheiro para garantir o sustento da família.

Geroge S. Clason parte dos segredos do antigo povo da rica e próspera cidade da Babilônia para nos passar lições valiosas sobre gestão de finanças, administração de contas a pagar, renda para o futuro e como evitar os cofres vazios.

Um livro sobre investimentos saborosíssimo, repleto de conteúdo histórico e ensinamentos de economia básica muito úteis para empreendedores de todos os tipos e tamanhos.

“O homem mais rico da Babilônia” é um verdadeiro fenômeno de vendas, com mais de dois milhões de cópias vendidas no mundo todo e atualmente é o livro mais vendido na categoria autoajuda da Amazon.

Aliás, por falar nisso, você também pode gostar de conferir nossa lista de melhores livros de autoajuda.

8. Os grandes investidores, de Glen Arnold

livro os grandes investidores

Um dos maiores clássicos do gênero, uma série de livros em que Glen Arnold brinda o leitor descrevendo as filosofias de pessoas bem-sucedidas, ótimos investidores como Benjamim Graham.

“Os grandes investidores” é o mapa da mina para a conquista da independência financeira, mostrando detalhes de como acumular riqueza. Além disso, passa lições e dicas de como ser um vencedor no mercado de ações.

Na série de livros você vai conhecer o que pensam as figuras mais bem-sucedidas do mercado de finanças, os mestres da bolsa de valores como Warren Buffett, Charles Munger, entre muitos outros.

9. A jogada do século, de Michael Lewis

livro a jogada do seculo

Continuando a seleção de livros de investimentos, uma obra que se destaca por ser uma das primeiras a abordar esse universo de forma não teórica.

Michael Lewis constrói uma crônica que somente um jornalista de economia que viu de perto e relatou o caos econômico de 2008 poderia escrever. Ele narra os eventos do colapso financeiro que abalou os EUA e o mundo, revelando os principais personagens de Wall Street envolvidos na crise.

Com uma escrita ágil, clara e de humor ácido, Lewis consegue entregar uma narrativa instigante, reveladora e esclarecedora sobre as causas que levaram à maior crise econômica desde a quebra da bolsa de 1929.

A obra despertou atenção de Hollywood e acabou virando filme em 2015, contando com um elenco estrelado. Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt, entre outros. O longa foi indicado a melhor filme do ano, mas acabou recebendo a estatueta de melhor roteiro adaptado.

De fato, se trata de uma ótima adaptação do livro, pois conseguiu captar o seu estilo ágil e bem humorado, mas sem abrir mão da contundência e conseguindo o feito de abordar questões técnicas de economia com uma linguagem palatável e assertiva ao grande público.

10. Ações comuns, lucros extraordinários, de Philip Fisher, um clássico dentre os livros de investimento

livro acoes comuns lucros extraordinarios

Seguindo com a listagem dos maiores clássicos sobre investimentos, um dos livros do setor mais apreciados de todos os tempos.

Publicado originalmente em 1958, até hoje se mantém como uma referência e atrai leitores ao redor do mundo. Uma boa leitura com ótimos conceitos sobre investimentos e ações.

11. A lógica do cisne negro, de Nassim Nicholas Taleb

livro a logica do cisne negro

Qual a influência do acaso e da aleatoriedade para o sucesso de uma pessoa? Além disso, quais os vieses que devemos tomar cuidado para não nos deixar enganar?

São essas premissas abordadas e discutidas em “A lógica do cisne negro”, obra do autor Líbano-americano Nassim N. Taleb.

Ele nos mostra, por exemplo, o viés do sobrevivente, teoria na qual tendemos nos lembrar daqueles que alcançaram sucesso profissional, mas sempre nos esquecer daqueles que ficaram pelo caminho e cuja trajetória pode ter ensinamentos mais valiosos para o sucesso do que a apresentada pelo sobrevivente sem grandes méritos.

Taleb ainda expõe a tendência dos humanos de criar narrativas para encontrar padrões e racionalizar eventos que nada mais são do que frutos de mero acaso.

Mostra como tentamos reproduzir hábitos de pessoas bem-sucedidas ignorando que esses mesmos hábitos foram repetidos à exaustão por pessoas que fracassaram em seus projetos.

Definitivamente esquecemos do papel da aleatoriedade na vida de pessoas bem-sucedidas.

O que o livro tenta nos mostrar é que não devemos olhar somente para a ponta do iceberg, os ricos e seus hábitos, mas para uma amostra expressiva de quantas pessoas praticaram determinadas ações e quantas tiveram sucesso de fato.

Imperdível.

12. Crash: Uma breve história da economia, de Alexandre Versignassi

livro crash

Está procurando por uma obra que te proporcione uma viagem única pela história da economia? Desde o Mundo Antigo até os tempos atuais? Acaba de encontrar o que queria.

É exatamente essa a proposta de “Uma breve história da economia”, de Alexandre Versignassi.

Narra como se deu a criação do dinheiro e os objetos usados para representá-los e o longo caminho até chegar ao sistema na qual temos mais familiaridade: uso de papel e contas eletrônicas.

Mas, não só. Verginassi também elenca os principais “Crashs” econômicos da história e seus principais atingidos. Não teve moleza nem para o pai da gravidade, Isaac Newton, que em sua época se deu muito mal na bolsa de valores.

Uma leitura enriquecedora, abrangente e educativa especialmente para iniciantes em investimentos e que pretendem se tornar especialistas a longo prazo. Adicione na sua lista de leituras!

13. Faça fortunas com ações antes que seja tarde, de Décio Bazin, leitura excelente para quem se interessa pelo tema

livro faca fortuna com acoes antes que seja tarde

Estava na hora de um nacional pintar nessa lista de livros de investimento. Sem dúvida nosso país está bem representado com esse excelente trabalho de Décio Bazin, “Faça fortunas com ações antes que seja tarde demais”.

É um verdadeiro clássico nacional sobre investimentos que apresenta relatos sobre como funcionava o mercado de ações nas décadas de 1960 e 1990. Décio ainda brinda o leitor fornecendo a “fórmula” que usava para fazer suas aplicações.

Uma obra elucidativa sobre a dinâmica e o processo histórico do mercado de finanças ao longo das décadas e das melhores práticas para dominá-lo.

Mais um livro obrigatório para os iniciantes em investimentos.

14. The DAO of capital, de Mark Spitznagel

livro de dao of capital

Você não é um investidor iniciante? Então chegou a sua vez, porque temos uma dica de leitura que não é para amadores ou recém-iniciados na bolsa de valores: “The DAO of capital”, de Mark Spitznagel.

A obra traz a visão sobre o mercado de investimentos de um dos maiores especialistas vivos sobre o assunto: o fundador do Hedge Fund Universa.

Ao longo da narrativa, o autor apresenta metodologias de investimento e explicações de como aproveitar turbulências econômicas para obter retornos de capital.

A obra ainda contrabalanceia os prós e contras de pensamento de curto prazo, como podem tornar as pessoas míopes para estratégias de longo prazo, trazer prejuízos pequenos, mas que também podem levar até o resultado esperado.

Leitura que vai fazer a diferença para os mais experientes em investimentos.

15. O desafio dos deuses: a fascinante história do risco, de Peter Bernstein

livro desafio aos deuses

O perfil de leitura que está procurando diz respeito aos riscos e tomadas de decisão nos investimentos?

Temos o que precisa. Em “O desafio dos deuses”, Bernstein narra toda a trajetória da humanidade para se libertar das amarras de oráculos e adivinhos para a tomada espontânea de decisões.

Para esse fim, o livro se propõe a esclarecer temas como amostragem e probabilidade, além de detalhar como opera a tomada de decisões irracional e racional.

Um livro essencial para quem deseja sair do achismo, da especulação estéril e começar a entender de fato como funciona a administração de riscos.

16. Fora da curva, de Pierre Moreau, Florian Bartunek e Giuliana Napolitano, ótima escolha de leitura sobre o mercado financeiro

livro fora da curva

Esse trio se reuniu para fazer um dos maiores clássicos de livros sobre investimentos: “Fora da curva”. Sem dúvida, o diferencial dessa obra é a experiência de mercado financeiro de seus autores que propiciam aos leitores verdadeiras aulas a serem lidas com fervor religioso.

O livro publicado pela Editora Penguin, em 2016, revela os principais segredos dos maiores investidores brasileiros que fizeram fama e fortuna, não necessariamente nessa ordem, no mar tipicamente repleto de tubarões do mercado financeiro.

“Fora da curva” traz lições valiosas proferidas por nomes da estirpe de Guilherme Affonso Ferreira, André Jakurski, Luís Stuhlberger, entre muitos outros.

Corra agora na Amazon e garanta o seu! E se você tem dúvidas se é seguro comprar na Amazon, é só conferir o artigo que publicamos aqui no Mural dos Livros.

17. O jeito Peter Lynch de investir, de Peter Lynch e John Rothschild

livro o jeito peter lynch de investir

Claro que em uma lista dos maiores clássicos de livros de investimentos não poderia faltar uma obra escrita por um dos maiores ícones do mercado financeiro: Peter Lynch. Ele é considerado como um dos investidores mais importantes e bem-sucedidos da história, sendo visto como um gênio da gestão de fundos de investimentos.

Hoje aposentado, foi gestor do Fidelity Magellan Fund, simplesmente o maior fundo de ações do planeta. Ele iniciou na Fidelity, em 1966, como estagiário, e se tornou gerente em 1977.

Sob seu comando, o fundo saltou de US$ 18 milhões em ativos para US$ 14 bilhões em 1990.

Ele conseguiu média de 29% de retorno anual.

Nada mal, certo?

Seu sucesso foi tamanho que ele pôde se aposentar com apenas 46 anos de idade, mas até hoje se mantém ligado ao fundo como vice-presidente.

Ou seja, quando esse homem resolve falar do assunto, é interessante parar para ouvir. No caso, para ler. Foi o que decidiu fazer em parceria com o jornalista John Rothschild e juntos lançaram a obra que já se tornou verdadeira referência do gênero: “O jeito Peter Lynch de investir”.

Na obra, Lynch tenta demonstrar a validade de um de seus lemas, de que todo pequeno investidor pode se tornar um especialista em finanças e demonstrar a mesma competência que os grandes figurões de Wall Street.

Para demonstrar esse ponto, expõe ao longo da narrativa as suas principais táticas para ter se tornado um ás da gestão de fundos de investimentos.

A considerar o número de cópias vendidas, o fato de ter virado um best seller e recebido ótimas críticas, e, claro, considerando o autor por trás da obra, pode-se dizer que Lynch conseguiu demonstrar o seu ponto com louvor. Mais uma vitória a sua trajetória de enorme sucesso.

18. O milionário mora ao lado, de Thomas J. Stanley & William D. Danko, destaque dentre os bons livros do gênero

livro o milionario mora ao lado

Mais uma boa fonte de ideias para investimentos inteligentes. Em “O milionário mora ao lado”, os autores partem de uma premissa que não é tão óbvia para muitas pessoas: há um número grande de milionários do mundo. Como será que eles se comportam? Quais são os seus gastos, o que fazem para multiplicar a fortuna que já possuem?

Na obra fica evidenciado que existe uma visão distorcida sobre os milionários e seus hábitos, visão erigida em razão de exemplos exóticos ou fantasiosos propagados por veículos de informação de massa, mas que sem dúvida não representam os hábitos de consumo da maioria dos endinheirados em escala global.

O livro desmistifica algumas ideias e mostra exemplos concretos sobre os gostos e costumes dos que ocupam o topo da cadeia alimentar na sociedade capitalista de nossos tempos.

Você certamente vai se surpreender com algumas constatações e tirar muitas lições que poderá aplicar na sua vida mesmo que faltem ainda muitos zeros para se igualar ao grupo seleto, mas gordo, de milionários no mundo.

Sem dúvida, uma leitura interessante e muita instrutiva. Vale um espaço na sua lista de livros sobre investimentos.

19. Filosofias de investimento, de Aswath Damodaran

livro filosofias de investimento

Essa é uma obra que aborda análise fundamentalista e estratégias de investimentos inteligentes.

O autor é uma grande referência desses dois tópicos, por isso não impressiona que seu livro seja recheado com enorme quantidade de informações sobre esses temas. Na verdade, impressiona sim. É muita informação para fazer qualquer pessoa se sentir ter feito um curso completo ao término da leitura.

Com a leitura de “Filosofias de investimento” sem dúvida o leitor se sentirá mais seguro para encarar o mercado financeiro com toda a sua complexidade.

Por isso, é importante ter em mãos algum bloco de notas, virtual ou físico, ao longo da leitura, para fazer anotações, pois acredite: muitas dicas serão extremamente úteis para escapar das armadilhas da bolsa de valores e acertar em cheio nas suas apostas.

20. Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos, de Nassim N. Taleb

livro anti-fragil

Nassim Taleb emplaca mais um livro na nossa seleção de livros de investimentos.

Ele, sem dúvida, é um dos grandes autores sobre finanças de nossa geração e muito prolífico. É autor de várias obras, por isso vale a pena anotar não só os seus livros como incluir o autor como referência quando o assunto é finanças, investimentos inteligentes.

A obra da vez que destacamos é “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”. Com esse título curioso, Nasseb se propõe a dar a solução para um problema que levantou em títulos anteriores: somos influenciados pelo acaso, por isso, iludidos.

Aqui, Taleb mostra que o acaso nem sempre é um vilão, mas pode ser uma ótima companhia, algo que podemos aproveitar bem a nosso favor.

Ele lembra que um dos segredos dos maiores investidores é saber se expor a grandes ganhos sem se expor a grandes perdas e muitas vezes essa exposição se deve ao acaso. Devemos saber reconhecer boas oportunidades quando elas nos aparecem em uma embalagem curiosa chamada acaso.

Para passar seu ponto, ele nos apresenta a teoria do antifrágil, que nos investimentos representa aquilo que oferece um potencial de ganho muito maior do que o de perda.

Sem dúvida, mais uma leitura obrigatória para aqueles que querem entender os meandros do mercado de finanças e como estar atento às oportunidades imprevistas que surgem pelo caminho.

21. Dominando ciclos de mercado, de Howards Marks

livro dominando o ciclo de mercado

Esse é um livro mais avançado para entender o funcionamento do mercado financeiro.

Em “Dominando ciclos de mercado”, Howard Marks esmiúça os ciclos econômicos que marcaram a história da economia e explica como entende-los é importante para obter bom desempenho e se aproveitar dos movimentos do mercado.

Você, interessado no mundo de investimentos, talvez já tenha se perguntado como os experts da área conseguem medir a temperatura do mercado, quando ajustam sua exposição para mais ou menos agressiva a depender do contexto e assim se manterem imune aos efeitos da crise ou conseguir surfar ondas fabulosas.

Nesse livro você vai tirar essas dúvidas, entender os sinais de que uma tempestade se avizinha ou em quais lugares o mar está para peixe.

22. Opções, futuros e outros derivativos, de Jonh C. Hull, encerrando essa seleção de livros sobre investimentos com chave de ouro

livro opcoes futuros e outros derivativos

Fechando a lista de melhores livros sobre investimentos, uma leitura obrigatória para estudantes da área financeira ou mesmo para profissionais. Isto porque em “Opções, futuros e outros derivativos”, John C. Hull aborda questões centrais do mercado norte-americano e também fala sobre o mercado de finanças no Brasil.

O livro foca especialmente no mercado de derivativos ao comentar sobre o Brasil, por isso trata de questões que são do interesse para quem pretende investir e fazer carreira no país.

Importante: o capítulo exclusivo sobre produtos derivativos do mercado financeiro brasileiro está incluso na última edição do livro. Edição que também traz as novidades publicadas na edição norte-americana a respeito de seu mercado.