Ordem dos livros de Sherlock Holmes: A Sequência Correta para Leitura Cronológica

Por mais incrível que pareça, o primeiro livro da série Sherlock Holmes, de autoria do inigualável escritor Sir Arthur Conan Doyle, completa, no ano de 2021, 134 anos desde sua primeira publicação!

Dividido em 4 romances e 5 contos, a franquia de Sherlock Holmes vem intrigando e emocionando os leitores há mais de um século.

Se você deseja realizar a magnífica leitura dessas obras da forma correta, leia nossa lista abaixo que apresenta a ordem dos livros de Sherlock Holmes!

Vamos nos aprofundar nas obras de Sir Arthur Conan Doyle?

Gostou da nossa lista? Confira a seguir mais detalhes sobre os livros.

1. Um estudo em vermelho (romance)

Publicado pela primeira vez em 1887, “Um estudo em vermelho” é o livro que marcou a aparição do detetive mais emblemático e querido de toda a literatura mundial.

Neste livro, o Dr. John Watson, ao procurar um apartamento para dividir o aluguel e as despesas, acaba tendo seu destino cruzado com o detetive Sherlock Holmes.

Não demorou muito para que Watson percebesse a inteligência e o alto poder de dedução do companheiro que habitava sua casa.

Logo no começo da história, um corpo de um homem morto é encontrado em uma casa abandonada.

Apesar da cena do crime apresentar sinais de sangue, o cadáver não apresentava nenhum sinal claro de ferimentos.

A partir desse momento, cabe a Watson e Holmes embarcar em uma aventura para descobrir a verdadeira solução desse misterioso caso.

2. O sinal dos quatro (romance)

A segunda edição na cronologia, lançada no ano de 1890, também conhecida como “O signo dos quatro”, conta a história de uma personagem chamada Mary Morstan, que busca a ajuda do detetive Sherlock Holmes e seu amigo Watson para descobrir a verdade que se escondia por trás da morte de seu pai, que ocorrera uma década antes.

Mary começou a receber uma joia de grande valor por ano. Após seis anos se perguntando quem seria o misterioso remetente, a jovem finalmente é convidada para conhecer o homem que a enviava os presentes.

Como é de se esperar, a genialidade de Sir Arthur Doyle nessa obra abriu uma nova fronteira no gênero romance policial escrito em inglês.

Não perca uma das histórias mais emocionantes de Sherlock Holmes e seu parceiro Watson!

E, se você gosta de romances, confira também nossa lista com os melhores romances de todos os tempos.

3. As aventuras de Sherlock Holmes (contos)

Diferente das duas primeiras publicações de Sir Arthur Conan Doyle, o terceiro livro da ordem de leitura chamado de “As aventuras de Sherlock Holmes” não foi construído em forma de romance, mas na forma de uma coletânea de contos.

Dentro desse livro, você encontrará 12 contos com alguns crimes de arrepiar os cabelos! Conheça um pouco mais das histórias que compõem essa imperdível leitura:

  • Um escândalo na Boêmia: O rei da Boêmia precisa da ajuda de Sherlock Holmes para recuperar algo constrangedor da mão de uma ex-amante.
  • A liga dos cabeças vermelhas: Jabez Wilson, um homem de cabelos vermelhos, consegue um bom trabalho como escritor de artigos. O que ninguém esperava era que existiam alguns segredos a serem descobertos por trás dessa contratação.
  • Um caso de identidade: Após o intrigante sumiço de seu noivo, Mary Sutherland contrata os serviços do detetive Sherlock Holmes na tentativa de encontrar seu amado.
  • O mistério do vale Boscombe: Todos acreditavam que o fazendeiro Charles McCarthy havia sido morto pelo seu próprio descendente, mas Holmes não tinha tanta certeza.
  • As cinco sementes de laranja: Essa história diz respeito a uma família que era perseguida pela KKK (Ku-Klux-Clan).
  • O homem da boca torta: Após o aparente assassinato de Neville St. Clair, a polícia adentra o local do crime e encontra apenas um mendigo com a boca torta usando as roupas do falecido. Após a prisão do mendigo, Sherlock Holmes e Watson partem em busca do verdadeiro culpado.
  • O carbúnculo azul: Após o preparo de um ganso aparentemente normal para a ceia de Natal, Peterson encontra uma valiosa joia procurada por toda Europa presa no pescoço do animal.
  • A banda malhada: Um dos contos mais famosos criados pelo autor, essa história conta sobre quando uma jovem chamada Helen Stoner entra em contato com Sherlock Holmes e Dr Watson para conseguir ajuda em deter os planos maléficos do seu padrasto Grimesby Roylott.
  • O polegar do engenheiro: Após ser chamado para o conserto de uma máquina em um local estranho durante a madrugada, um engenheiro consegue fugir de uma tentativa de assassinato, mas uma coisa é deixada para trás: seu dedo.
  • O nobre solteirão: Holmes trabalha para solucionar o desaparecimento da esposa de Lorde St. Simon.
  • A coroa de Berilos: Ao receber uma valiosa coroa como penhor, o dono de um banco encontra a coroa nas mãos de seu filho durante a madrugada, porém, com algumas pedras em falta.
  • As falas acobreadas: Violet recebe uma proposta de trabalho com um salário alto em uma casa misteriosa, com medo e desconfiada, pede a ajuda de Sherlock Holmes.

Não deixe de acompanhar as incríveis histórias de Sherlock Holmes e as aventuras que recheiam esse livro!

4. As memórias de Sherlock Holmes (contos)

Mantendo a sua impecável construção de personagens, o terceiro livro que faz parte da nossa sequência relacionada à cronologia das obras de Sir Arthur Conan Doyle também é uma coletânea de contos e histórias que relatam os casos de Sherlock Holmes.

Com a sua publicação marcada no ano de 1894, confira algumas das histórias presentes nesse livro:

  • O estrela de prata
  • A caixa de papelão
  • A face amarela
  • O escriturário da corretagem
  • A tragédia de Gloria Scott
  • O ritual Musgrave
  • O enigma de Reigate
  • O corcunda
  • O paciente internado
  • O intérprete grego
  • O tratado naval
  • O problema final

Vai deixar de conhecer as imperdíveis e excitantes aventuras de Sherlock Holmes? Conheça e desvende todos os enigmas presentes em “As memórias de Sherlock Holmes”!

5. O cão dos Baskerville (romance)

A quinta edição e terceiro romance na cronologia de autoria de Sir Arthur Conan Doyle marca a volta de Sherlock Holmes e suas aventuras em forma de romance.

A obra foi lançada em 1902 e possui 359 páginas lindamente ilustradas por Sidney Paget, famoso ilustrador britânico reconhecido por desenhar diversos contos na sua época.

“O cão dos Baskerville”, quinto livro da nossa lista, conta a história da família Baskerville, que era possuidora de um passado um tanto quanto obscuro.

As pessoas da época diziam que essa família era assombrada por um terrível cão diabólico, que foi responsável pela morte de Hugo Baskerville, dono do solar em que a família morava durante a guerra civil.

Desde então, esse cão assassinava todos os membros da família que tivessem a ousadia de colocar os pés no solar.

O detetive Sherlock Holmes é então contratado para desvendar o mistério do cão que matava os membros da família que desejavam morar no solar.

Holmes deve utilizar de toda sua inteligência e perspicácia para solucionar o caso antes que o lendário e temível cão tire a vida do mais novo morador do solar, Sir Henry Baskerville.

Essa é uma das leituras mais gostosas de nossa lista. Dotada de horror e mistério, o entretenimento é garantido do começo ao fim!

6. A volta de Sherlock Holmes (contos)

Outro livro que guarda em seu interior uma coletânea de contos que narram as incríveis aventuras e histórias de Sherlock Holmes.

O sexto livro da nossa ordem foi publicado no ano de 1905, possui cerca de 403 páginas e é formado por 13 incríveis contos escritos pelo nosso querido Arthur Conan Doyle! Confira as histórias que fazem parte do livro:

  • A casa vazia
  • O construtor de Norwood
  • Os dançarinos
  • A ciclista solitária
  • A escola do priorado
  • Pedro negro
  • Charles Augustus Milverton
  • Os seis bustos de Napoleão
  • Os três estudantes
  • O pince-nez de ouro
  • O jogador desaparecido
  • Abbey Grange
  • A segunda mancha

Lembrando que todos os livros que contam as aventuras de Sherlock Holmes também estão disponíveis em sua língua original para você que é estudante de inglês! Se for o seu caso, não deixe de conferir nossa lista que conta quais são os melhores livros para aprender inglês!

7. O vale do medo (romance)

O último dos romances escritos por Arthur Conan Doyle, “O vale do medo” tem a sua publicação estimada entre setembro de 1914 e maio de 1915 e é composto por cerca de 184 páginas.

Neste livro, Sherlock Holmes chega a Scotland Yard (sede da polícia metropolitana de Londres) para ajudar os policiais a desvendarem um dos crimes que pareciam não ter solução.

Um homem foi encontrado morto por um tiro em uma casa antiga que era cercada por um fosso.

A única entrada possível na casa era por uma ponte levadiça que aparentemente estaria levantada na hora do assassinato.

A polícia achava curioso o fato de que nenhum vizinho tenha escutado o tiro que ceifou a vida do pobre homem.

Será que o detetive mais competente do mundo será capaz de desvendar o terrível mistério que a morte desse homem abriga? Faça a leitura dessa emocionante obra e descubra!

8. O último adeus de Sherlock Holmes (contos)

A penúltima coletânea de contos na nossa ordem de leitura foi publicada na revista Strand Magazine entre os anos de 1908 a 1917 e contava com cerca de 320 páginas divididas em 8 contos.

Confira a seguir as histórias dos livros com um breve resumo!

  • A aventura da casa das Glicínias: Scott Eccles, um típico britânico, é convidado para passar a noite na casa de um homem de origem Hispânica, chamado Garcia. Ao acordar no dia seguinte, Scott se surpreende em estar sozinho com a casa completamente vazia. Holmes então deve descobrir o paradeiro de Garcia a todo custo.
  • A aventura da caixa de papelão: Sherlock Holmes obteve a informação de um caso tão absurdo que gerava dúvidas sobre sua veracidade aos policiais da Scotland Yard. Uma senhora de quase 50 anos, que vivia uma vida nada agitada, recebe um presente nada agradável em uma caixa de papelão: um par de orelhas humanas.
  • A aventura do círculo vermelho: Um homem misterioso faz o aluguel de um quarto na casa da senhorita Warren, pagando o dobro do preço proposto, porém, já na primeira noite o homem desaparece. Seria Holmes capaz de desvendar esse mistério?
  • Os planos para o submarino Bruce-Partington: Nessa história, sete de dez importantes documentos que continham informações sobre o submarino Bruce-Partington são furtados. Posteriormente, os documentos são encontrados nos bolsos de um rapaz que morreu ao cair de um trem. Holmes acredita que existem fatos mal esclarecidos e parte em busca da verdade.
  • A aventura do detetive moribundo: Nessa história, Holmes está muito doente e a única pessoa que pode salvá-lo é seu melhor amigo Dr. Watson. Seu fiel escudeiro será capaz de salvar sua vida?
  • O desaparecimento de Lady Frances Carfax: Lady Frances Carfax é uma boa senhora que desaparece da face da terra sem deixar rastros. Holmes se empenha para achá-la de uma vez por todas.
  • A pata do Diabo: Holmes e Watson estão aproveitando as suas merecidas férias na Cornualha, porém, o trabalho não dá trégua. Os dois amigos se deparam com um caso onde as pessoas eram submetidas a bárbaros ataques de insanidade e alucinação antes de falecerem. Os dois têm que trabalhar juntos para desvendar esse mistério.
  • O último adeus de Sherlock Holmes: O último encontro de Holmes e Watson é marcado por muitas reviravoltas. Emoção do início ao fim!

9. Histórias de Sherlock Holmes (contos), última obra da ordem dos livros

A última coletânea de contos do mestre de Baker Street reúne diversas histórias e aventuras de Sherlock Holmes, narradas pelo seu querido companheiro Watson. “Os últimos casos de Sherlock Holmes” teve sua publicação original no ano de 1927 e possuía cerca de 320 páginas.

Composto por 12 contos que não deixam a desejar em nenhum momento sequer, a leitura desse livro é quase obrigatória! Confira os contos que fazem a composição desse livro:

  • A Aventura de um cliente Ilustre
  • A Aventura do Soldado Livido
  • A Aventura da Pedra Mazarino
  • A Aventura das Três Empenas
  • A Aventura do Vampiro de Sussex
  • A Aventura dos Três Garridebs
  • O Problema da Ponte de Thor
  • O Homem que andava de Rastros
  • A Juba do Leão
  • A inquilina de Rosto Coberto
  • O Velho Solar de Shoscombe
  • O Negro Aposentado

Gostou de algum dos títulos? Não deixe de conferir a obra completa!

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.