Ordem dos Livros The Witcher: A Sequência Correta para Leitura Cronológica

sequencia the witcher

The Witcher transformou-se em uma febre, quando foi lançada como série de TV, exibida na Netflix. A franquia também se tornou um sucesso através de jogos lançados pela CD Projekt Red.

Mas, na verdade, esta é uma série baseada em uma sequência de livros, escritos pelo escritor polonês Andrzej Sapkowski na década de 90.

De fato, a sequência dos livros pode parecer difícil e até mesmo confusa, dado que há saltos no tempo e isso pode acabar confundindo o leitor. Portanto, para facilitar a leitura dos livros, vamos indicar a ordem de lançamento da leitura dos livros, bem como a ordem cronológica dos livros.

Se você estiver interessado na série da Netflix, já avisamos: nada melhor do que a leitura dos livros, para entender esse sombrio mundo descrito em The witcher. Confira!

CARACTERÍSTICA PRODUTO

O Último Desejo
  • Andrzej Sapkowski
Verificar Preço →

A Espada do Destino
  • Andrzej Sapkowski
Verificar Preço →

O Sangue dos Elfos
  • Andrzej Sapkowski
Verificar Preço →

Tempo do Desprezo
  • Andrzej Sapkowski
Verificar Preço →

Batismo de Fogo
  • Andrzej Sapkowski
Verificar Preço →

A Torre da Andorinha
  • Andrzej Sapkowski
Verificar Preço →

A Senhora do Lago
  • Andrzej Sapkowski
Verificar Preço →

Tempo de Tempestade
  • Andrzej Sapkowski
Verificar Preço →

Como surgiu a história The Witcher? Conheça um pouco das inspirações do autor Andrzej Sapkowski

Em 1986, uma revista polonesa especializada em ficção científica e fantasia, Fantastyka, lançou um concurso de contos.

Então, o autor Andrzej Sapkowski resolveu participar desse concurso e acabou em terceiro lugar, com o conto  Wiedzmin (O bruxo).

A seguir, em 1990, o autor publicou a história no livro O Último Desejo, que trazia outros seis contos.

Ainda compõe The Witcher outros romances que compõe a coletânea de livros.

Qual é a história em The Witcher?

Para quem ainda não tem ideia sobre o que se trata a história The Witcher do escritor polonês Andrzej Sapkowski, a história é sobre o mutante Geralt De Rivia, o qual é um caçador de monstros, que luta para encontrar seu lugar em um mundo repleto de criaturas perversas.

Geralt De Rivia é contratado por um rei, para tentar reverter uma maldição.

Como é a ordem de lançamento dos livros de The Witcher?

Para entender a história em The Witcher, existem duas formas de se ler a história: na ordem que os livros foram lançados ou na ordem cronológica da história.

Embora muitas pessoas que acompanharam a série da Netflix possam ter ficado confusos com a maneira que a história foi retratada na série, estrelada pelos atores Henry Cavill, Anya Chalotra, Freya Allan e Joey Batey na primeira temporada, quando se trata da leitura dos livros, cada um pode ler os livros isoladamente, já que eles funcionam bem dessa forma.

Mas, se você prefere acompanhar a história do bruxo Geralt De Rivia e das demais criaturas da saga, então a sequência que os livros foram lançados é a que segue abaixo. Lembrando que o autor não lançou os livros em sequência cronológica da história.

Ordem de lançamento dos livros The Witcher

A grande vantagem de ler The Witcher na ordem de lançamento dos livros, proposta pelo autor, é que você consegue visualizar toda a história da mesma maneira que o autor pretendeu.

Assim, você se envolve nos mistérios e suspenses, inclusive ficando com dúvidas, com pistas propositadamente deixadas pelo autor para gerar dúvidas.

No Brasil, o conjunto de livros foi lançado sobre o nome “A Saga do Bruxo Geralt De Rivia” e é composta por 2 livros menores, de contos e 5 livros de romance.

1. O Último Desejo: A formação do caráter de Geralt de Rivia

livro the witcher o ultimo desejo

Em O Último Desejo, lançado em 1993, bem como no segundo livro de contos, há um panorama de pequenas histórias, que vão moldando o caráter do personagem principal.

Esse foi o primeiro livro, de fato, lançado no Brasil e no resto do mundo, o que, na verdade, foi uma decisão muito acertada das editoras. Dessa forma, é possível entender melhor as histórias e acontecimentos que moldarão a persona do bruxo Geralt.

Outra informação importante sobre esse livro é que a série da Netflix, interpretada no personagem principal por Henry Cavill, é fortemente inspirada nesse livro.

Compondo o Último Desejo temos o total de 7 contos: O bruxo, Um grão de veracidade, O mal menor, Uma questão de preço, Os confins do mundo e O último desejo.

Além disso, há pequenos elementos enigmáticos na história formando uma história extra, denominada A voz da razão.

2. A Espada Do Destino

livro the witcher a espadado destino

O segundo livro, também é formado por contos, com eventos que ocorrem depois da primeira obra.

Em A Espada Do Destino, lançado em 1993, temos os contos O limite do possível, Um fragmento de gelo, O fogo eterno, Um pequeno sacrifício, A espada do destino e Algo mais.

Um detalhe bastante importante: A Espada Do Destino foi lançado antes que o primeiro livro de contos na Polônia, porém em segundo na ordem no Brasil e no resto do mundo.

Dessa forma, também recomendamos que seja seguida a ordem cronológica mundial de lançamento dessas obras.

Aqui, Geralt deixa Yennefer por medo de comprometimento. Há também visões de Geralt, que mostram, por exemplo, com Jaskier.

Aqui, em Espada Do Destino, há a apresentação de uma personagem muito importante na saga: Ciri.

Além disso, em O Último Desejo e Em A Espada Do Destino, os dois primeiros livros de contos da saga, somos apresentados a outras duas personagens muito importantes da história: Yennefer e Jaskier.

3. O Sangue Dos Elfos

livro the witcher o sangue dos elfos

O Sangue Dos Elfos foi lançado em 1994 e é nesse livro que os contos são deixados para trás e a série ganha a notação de romance.

Se você não curte ler contos, sugerimos que inicie sua leitura da saga The Witcher por O Sangue Dos Elfos, dado que você conseguirá acompanhar bem a série, com uma leitura mais voltada ao enredo de trama política e pessoal da personagem Ciri.

Mais uma vez, a série da Netflix baseada em Geralt De Rivia se inspirou profundamente nos dois primeiros livros. Esse terceiro livro é a inspiração para a segunda temporada da série na Netflix.

Dando um pequeno resumo sobre o que acontece nesse livro, vemos a tomada de Cintra por Nilfgaard.

A única herdeira do trono, Cirilla, consegue fugir e inicia seu treinamento com Geralt. Ciri é criada entre outros bruxos importantes na história.

Porém, há diferenças significativas em relação à Ciri, como é retratada em O Sangue Dos Elfos e como é apresentada na versão de streaming da Netflix.

Não vamos contar quais são essas diferenças para não passar nenhum spoiler em relação ao livro! Mas, garanto que vale muito a leitura!

4. Tempo Do Desprezo

livro the witcher tempo do desprezo

O livro na sequência, Tempo Do Desprezo, demonstra o aprofundamento da relação entre Ciri e Yennefer.

Em Tempo Do Desprezo, lançado em 1995, nota-se a dedicação da feiticeira experiente Yennefer em tentar controlar as habilidades de Ciri.

Em adição a isso, vemos a consolidação da chamada Irmandade Dos Feiticeiros.

Por outro lado, em Tempo Do Desprezo, a guerra acaba chegando até a personagem Ciri, promovida por Nilfgaard. É importante destacar que a leitura é bastante marcada por tensões sociais e raciais.

5. Batismo De Fogo

livro the witcher batismo de fogo

Lançado em 1996, Batismo de Fogo, é o livro no qual o Geralt De Riva finalmente recebe seu título oficial.

Em Batismo De Fogo, Geralt se recupera de ferimentos da guerra, enquanto tenta impedir o casamento de Ciri com o imperador de Nilfgaard.

No caminho de Batismo de Fogo, o personagem principal encontra muitos personagens, tais como o vampiro Regis, a caçadora Milva e a Rainha Meve, por exemplo.

6. A Torre Da Andorinha

livro the witcher a torre da andorinha

Ciri acredita, em A Torre Da Andorinha, lançado em 1997, que Geralt e Yennefer estão mortos.

Assim, ela se lança em uma perigosa aventura. Ao mesmo tempo, Geralt ainda está a caminho de Nilfgaard, com desejo de vingança. Em A Torre Da Andorinha, inicia-se o fechamento desse enredo, o qual será finalizado no próximo livro, A Senhora Do Lago.

O que se nota, em A Torre Da Andorinha, é que embora tenha aprendido muito com Geralt e Yennefer, Ciri precisa seguir seu próprio destino.

7. A Senhora Do Lago

livro the witcher a senhora do lado

Esse é o livro final, que fecha a história de todos os personagens de The Witcher.

Em A Senhora Do Lago, livro lançado em 1999, Geralt encontra-se enfeitiçado, Yennefer presa e Ciri em uma dimensão paralela.

Assim, o leitor pode pensar que o livro encerrará de maneira a deixar muitas dúvidas e até de forma súbita.

Mas, não vamos contar nenhum spoiler da série, porém, uma coisa é certa: a história da saga de Geralt e todo esse universo, com todo seu conteúdo e história, é fechada de forma surpreendente.

O autor, de fato, explora os conflitos desse universo e assim, faz com que essa sequência de livros seja incomparável.

Um dado importante para quem está interessado nessa obra final: A Senhora Do Lago foi lançada no Brasil, a princípio, em dois volumes. Mas há também uma edição em volume único. Portanto, preste atenção na hora de adquirir seu livro nesse aspecto.

8. Tempo De Tempestade

livro the witcher tempo de tempestade

Esse é o último livro da série, embora não tenha relação direta com o fechamento da história. De fato, é um livro bastante independente dos demais livros da série The Witcher.

Ele foi lançado como livro em 2013, pelo próprio autor, devido ao enorme sucesso dos games e também das histórias, tanto narradas nos livros, quanto na série na primeira temporada da Netflix.

Em Tempo De Tempestade, temos a visita do personagem principal ao reino de Kerak. Além disso, é uma história se situada depois dos primeiros dois livros, mas antes do terceiro.

Por outro lado, em Tempo De Tempestade, aparecem alguns personagens que somente em outros livros serão descritos de forma mais aprofundada.

Como é a ordem cronológica dos livros The Witcher?

Se você prefere ler os livros na ordem cronológica, então a ordem muda pouco. Apenas há inversão dos dois primeiros livros de contos, do segundo para o primeiro lugar.

Os demais livros, de fato, não apresentam alteração na ordem.

Você pode também ler os contos e história de The Witcher de forma totalmente cronológica.

Optando por essa forma de leitura, a história transforma-se em uma única história de ordem contínua, sem nenhum salto no tempo. Assim, a ordem ficaria:

  • O último Desejo: contos Um grão de veracidade, O Mal Menor, Os confins do mundo, O Último Desejo;
  • Tempo de tempestade;
  • O Ùltimo Desejo: contos Uma Questão de Preço, O Bruxo e A voz da razão;
  • A Espada do Destino;
  • O Sangue Dos Elfos;
  • A Senhora Do Lago.

Deu para perceber que há alguns livros deixados de fora da ordem cronológica. Mas, isso, na verdade, não impacta diretamente na história. Mas sim, servem para potencializar a imersão nesse universo.

Portanto, se você gostou do conteúdo, panorama e universo narrado em The Witcher, então vale a pena a leitura dos demais livros.

Para fãs de The Witcher Em Quadrinhos

The Witcher também é um enorme sucesso para os fãs de quadrinhos.

Mas, nesse caso, os volumes encadernados são uma perceria entre CD Projekt Red e a desenvolvedora de games, Dark Horse.

Nesses volumes, encontramos Geralt com recursos que só são vistos nos jogos. Assim, bem como nos jogos, esses recursos são descritos e encontrados nos volumes em quadrinhos.

Assim, essa é a ordem dos volumes especiais para os fãs de The Witcher em quadrinhos:

  • A casa de vidro;
  • Os filhos da raposa;
  • A maldição dos corvos.

Para quem pretende acompanhar a série The Witcher da Netflix

O universo de Geralt e demais acontecimentos nos primeiros 2 livros de The Witcher foram retratados na série da Netflix.

Agora, a grande expectativa é pela segunda temporada de the Witcher e o que vai ser retratado nela.

De acordo com a produtora e showrunner Lauren Schmidt Hissrich, a segunda temporada foi adiada pela pandemia, mas já encontra-se em produção.

E então, que tal se aprofundar na leitura de The Witcher, enquanto a segunda temporada não vem?

Assim, você vai ter um conhecimento bem maior da série, bem como poder ver as diferenças das obras originais e o que é retratado na televisão.