Os 23 Melhores Livros de Fantasia (Magia, Medieval)

melhores livros de fantasias

Precisando sair da rotina, mergulhar com força em outros universos, fugir da realidade sufocante, enfim, de uma boa dose de escapismo? Os melhores livros de fantasia de todos os tempos, sem dúvida, são o que você precisa.

O céu é o limite na fantasia. Os limites que a realidade nos impõe não existem ou simplesmente são subvertidos para proporcionar a melhor jornada possível em termos narrativos.

Com batalhas épicas, aventuras inesquecíveis, desafios assombrosos e emocionantes, esse gênero é um verdadeiro deleite para quem gosta de dar asas à imaginação e viver grandes emoções.

Se está com vontade de embarcar em novos e ricos universos, não pode perder essa lista de melhores livros de fantasia. Confira!

#1

O Hobbit
J.R.R. Tolkien

 

Ver Preço ➞

 

#2

O Senhor dos Anéis
J.R.R. Tolkien

 

Ver Preço ➞

 

#3

1984
George Orwell

 

Ver Preço ➞

 

#4

Admirável Mundo Novo
Aldous Huxley

 

Ver Preço ➞

 

#5

Fronteiras do Universo
Philip Pullman

 

Ver Preço ➞

 

#6

As Brumas de Avalon
Marion Zimmer Bradley

 

Ver Preço ➞

 

#7

As Crônicas de Gelo e Fogo
George R.R. Martin

 

Ver Preço ➞

 

#8

Limites da Fundação
Isaac Asimov

 

Ver Preço ➞

 

#9

Uma Dobra no Tempo
Madeleine L’Engle

 

Ver Preço ➞

 

Vamos nos aprofundar nos melhores livros de fantasia?

Gostou da nossa seleção? Então, confira a seguir mais detalhes sobre os livros. Você não vai se arrepender dessas leituras!

1. O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, uma grande e fascinante obra (virou filme e foi indicado ao oscar)

livro o hobbit

Como fazer uma lista de melhores livros de fantasia sem mencionar J.R.R. Tolkien?

É simplesmente impossível ignorar o pai da Terra Média e, para não corrermos o risco de cometer esse sacrilégio, vamos de pronto abordar as suas obras máximas.

Tolkien trabalha com mitologia clássica dos contos de fada. Nos seus livros, é garantida a presença de elfos, magos, anões, goblins, trolls etc.

Em “O Hobbit”, um livro de fantasia aclamado, acompanhamos a jornada de Bilbo Bolseiro, um hobbit que parte em uma aventura ambiciosa: caçar um tesouro escondido pelo temível dragão Smaugg.

Ao longo da jornada desse livro de fantasia, são apresentados personagens que terão participação importante na saga do anel, famosa trilogia de livros e considerada a obra-prima de Tolkien.

O interessante de “O Hobbit” é que esse livro pode ser dividido em dois. A primeira metade pode ser confundida facilmente com um livro infantil. A sua narrativa é simples, a motivação dos personagens também, os acontecimentos idem, mas pouco a pouco o tom vai mudando até virar uma história para deixar qualquer adulto roendo as unhas.

Uma experiência incrível.

Se você viu os filmes e não achou grande coisa, não se deixe enganar. O livro é bem melhor.

2. O Senhor dos Anéis, também de J.R.R. Tolkien, outro clássico e aclamado livro de fantasia

livro o senhor dos aneis

Não é necessário ler primeiro “O Hobbit” para entender “O Senhor dos Anéis”, mas cronologicamente a aventura de Bilbo Bolseiro antecede os eventos narrados na saga do anel. Ler antes pode proporcionar uma leitura mais rica.

Outro ponto a favor de ler primeiro “O Hobbit” é que sua linguagem e ritmo são mais acessíveis, além de ser uma leitura menos densa, pois estamos tratando agora de 3 livros com mais de 300 páginas.

Portanto, serve como um bom aquecimento.

Mas a bola da vez é “O Senhor dos Anéis”. Obra-prima da maior referência de literatura de alta fantasia do século XX, do cara que influenciou gerações de autores: J.R.R. Tolkien.

A história gira em torno do Anel do poder, uma poderosa arma encantada de dominação que é objeto de desejo por seres de todas as raças e reinos espalhados pela mítica Terra Média.

Cobiça responsável por muitos conflitos e que motiva um grupo de guerreiros a ajudar o jovem Frodo Baggins (sobrinho de Bilbo Bolseiro) a encontrar o “Um Anel” e destruí-lo.

A trilogia que forma a saga é composta pelos seguintes volumes:

  • A Sociedade do Anel (Primeiro livro);
  •   As Duas Torres (V2); e
  • O Retorno do Rei (V3).

Com certeza, vale conferir a versão cinematográfica da saga dirigida por Peter Jackson.

3. 1984, de George Orwell, uma das grandes histórias de todos os tempos

livro 1984

Clássico de 1949 escrito pelo norte-americano George Orwell.

É um livro absurdamente contemporâneo. A história se passa em um futuro não muito distante, mesmo a época de lançamento, em uma sociedade em que a população é vigiada por uma autoridade estatal chamada apenas de Big Brother.

Winston Smith é um funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade que se apaixona por uma funcionária do Departamento de Ficção.

Romance que o motiva a entender as verdades ocultas pelo governo ditatorial e iniciar um processo revolucionário.

4. Admirável mundo novo, de Aldo Huxley

livro admiravel mundo novo

Dando sequência à nossa lista de melhores livros de fantasia, o livro que faz a trinca sagrada de obras de ficção científica de futuros distópicos com forte crítica social.

O enredo do livro se debruça sobre os perigos representados por um governo autoritário, mas também quanto as ameaças por trás de uma sociedade voltada integralmente ao progresso científico e com uma noção ingênua sobre o que será considerado felicidade no futuro distante.

5. Fronteiras do Universo, de Philip Pullman

livro fronteiras do universo

A série Fronteiras do Universo é composta por três volumes:

  • A Bússola de Ouro (1995);
  •  A Faca Sutil (1997); e
  •  A Luneta Âmbar (2000).

O enredo dos livros mistura elementos de física e teologia com elementos fantásticos para apresentar ao leitor uma história com universos paralelos, feiticeiros e criaturas mágicas.

Fantasia e ficção científica na medida certa!

6. As brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, outro dos melhores livros de fantasia de todos os tempos

livro as brumas de avalon

“As brumas de Avalon” é uma quadrilogia escrita pela norte-americana Marion Zimmer Bradley. É ambientada em uma Europa medieval, palco das famosas aventuras do Rei Arthur e seus cavaleiros.

Contudo, Bradley enfoca seu enredo nas personagens femininas desse universo. A narrativa retrata o paganismo do período e aborda questões como a contribuição das mulheres para a história coletiva.

7. Crônicas de gelo e fogo, de George R. R. Martin, obra fantástica que virou série premiada

livro as cronicas de gelo e fogo

Há quem goste de comparar as “Crônicas de gelo e fogo” com o “Senhor dos Anéis”, em fazer do paralelo uma espécie de Fla-Flu com ambas torcidas jurando a superioridade de um em relação ao outro.

Mas isso é uma grande perda de tempo. Que mania de querer encontrar ou determinar quem ou o quê é o melhor. Basta curtir!

Leitores do mundo todo têm o privilégio de ter acesso a duas séries de livros fabulosas de um autor fantástico. Apenas as celebremos, por favor.

Esse tópico é para celebrar a criação do autor norte-americano George R. R. Martin, “Crônicas de gelo e fogo”, que se popularizou como Guerra dos Tronos (Game of Thrones) devido à série da HBO baseada nos livros. Entretanto, nos livros esse título é apenas o nome do primeiro volume da série.

A saga de George R. R. Martin acompanha a disputa dos 7 reinos pelo cobiçado Trono de Ferro. Disputa que envolve muitas intrigas políticas, magias, dragões e até zumbis. Um enredo com diversos núcleos, vários protagonistas explorados por vários ângulos que proporcionam uma leitura totalmente imersiva, rica e viciante.

Diferente dos clássicos anteriores, essa é uma série de livros que ainda está em andamento. Há ainda um volume final para ser publicado e aguardado com muita expectativa pelos fãs.

Ainda dá tempo de você ler todos os 4 livros publicados e ler o quinto último junto a milhões de leitores pelo mundo inteiro.

Não se assuste com a média superior de 400 páginas por volume. A leitura é acessível e fluída. Você vai ler dezenas de páginas sem perceber, de tão envolvente que a história é!

8. Limites da Fundação, de Isaac Asimov

livro limites da fundacao

Dando continuidade à seleção de melhores livros, a saga de ficção científica “Limites da Fundação” é composta por 7 livros, feita por Isaac Asimov.

O 1º volume de mesmo nome da série foi publicado em 1942. Apresenta 5 contos que retratam uma sociedade em processo de definhamento civilizatório e o esforço de uma comunidade científica para preservar o conhecimento existente.

9. Uma Dobra no Tempo, de Madeleine L ‘Engle

livro uma dobra no tempo

Outro clássico que mistura fantasia e ficção e científica que recebeu uma adaptação para o cinema recentemente.

Madeleine L’ Engle narra a história de Meg, cujo pai está desaparecido há anos. Em uma noite de tempestade, ela encontra uma misteriosa figura, a senhora Queque, que a faz embarcar em uma viagem intergaláctica para encontrar as respostas que procura.

10. Jogos vorazes, de Suzane Collins, também mistura fantasia e ficção científica

livro jogos vorazes

Tocando a lista de melhores livros de fantasia, outro clássico recente do gênero que foi catapultado ao topo das vendas após uma exitosa adaptação cinematográfica. Estamos falando de “Jogos vorazes” da escritora norte-americana Suzanne Collins.

O universo de “Jogos vorazes” é distópico e ambientando em um país dividido em distritos: Panem.

Nesse país anualmente ocorre um evento com o objetivo de entreter a população. Um jogo letal que deve coroar apenas um vencedor, um sobrevivente. Para ser realizado, necessita do sorteio de um menino e uma menina de cada distrito.

A protagonista é a jovem Katniss Everdeen, que promete marcar seu nome na história do jogo ao tentar promover uma revolução.

Leitura ágil, envolvente e de tirar o fôlego!

11. A rainha vermelha, de Victoria Aveyard, primeiro livro de uma série de 5

livro a rainha vermelha

Prosseguindo com a seleção de melhores livros de fantasia, uma fantasia young adult escrito pela autora Victoria Aveyard e publicada em 2015.

O primeiro livro recebe o mesmo nome da série de livros, “A rainha vermelha”, e foi com ele que a autora foi agraciada com diversos prêmios.

No universo de seus livros, há castas divididas pela cor do sangue. Os que carregam o líquido prateado são a elite que se servem “dos vermelhos”, representada pelo restante da sociedade.

A obra conta a história de uma adolescente vermelha, Mare Barrow, com poderes incomuns e um plano de fuga.

Muita emoção e magia te aguardam nessa saga!

12. Harry Potter, de J.K. Rowling (prepare-se para viver em um mundo cheio de magia)

livro harry potter

Um dos maiores fenômenos literários das últimas décadas, um sucesso mundial que formou gerações de leitores e que alcançou ainda mais fama com o sucesso da franquia cinematográfica entre 2001 e 2007: Harry Potter.

Leitura mais que obrigatória, principalmente se você procura algo que desperte o interesse da criançada de casa. Não tem erro: uma linguagem, simples, mas certeira, objetiva e cativante.

A saga acompanha a jornada do jovem bruxo Harry Potter, que inicialmente não sabe de suas capacidades fantásticas e ainda é obrigado a viver com tios nada amáveis em razão da morte de seus pais.

No entanto, quando ele completa 11 anos, recebe um convite inesperado. Estudar em uma escola de magia. O menino descobre que é um feiticeiro e decide deixar tudo para trás para aprender a usar suas habilidades incríveis.

Na escola de magia, Hogwarts, descobre parte de seu passado misterioso e que inimigos muito poderosos estão dispostos a impedi-lo de realizar os seus sonhos.

Uma saga que transborda fantasia, aventura e emoção.

Dica extra: Confira aqui toda a sequência de leitura da saga Harry Potter.

13. Duna, de Frank Herbert

livro duna

Com um universo futurista dinâmico e complexo, a série “Duna” de Frank Herbert arrebatou legiões de fãs desde a publicação de seu primeiro volume (1965).

O livro aborda questões como religião, preservação de recursos naturais, filosofia, psicologia e biologia em um enredo muito bem amarrado que explora situações políticas típicas da modernidade.

A série já conta com uma versão no cinema e uma nova está prestes a estrear tão logo passe a pandemia.

14. Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

livro fahrenheit 451

O mundo em que livros são proibidos e a principal função dos bombeiros é justamente queimá-los. Um futuro distópico que muitos temem não estar tão longe de nossa realidade.

É esse universo que o escritor Ray Bradbury trabalha na sua obra “Fahrenheit 451”. O romance é uma crítica ao totalitarismo, à censura e a uma sociedade alienada.

Indispensável em tempos loucos e sombrios como os nossos.

15. O nome do vento: A crônica do matador do Rei, de Patrick Rothfuss, excelente pedida dessa lista de livros de fantasia

livro o nome do vento

Seguindo com a seleção de melhores livros de fantasia, série iniciada em 2011 com o primeiro volume “O nome do vento”.

Esse trabalho do autor Patrick Rothfuss mereceu comentário de George R. R. Martin, que o classificou simplesmente como a melhor fantasia épica de 2011.

Receber selo de aprovação desses não é para qualquer um e não surpreende por que a leitura é saborosíssima, entregando tudo que um fã do gênero possa querer. Universo singular cativante, batalhas épicas, personagens carismáticos, uma jornada empolgante, enfim, fantasia do melhor tipo.

Um cronista é salvo de um ataque por um dono de uma hospedaria, Kvothe. O autor, como forma de agradecimento, se dispõe a ouvir a história de vida de seu herói e promete escrever sua biografia.

Autor e leitor, dessa forma, acabam descobrindo a juventude de Kvothe, o seu ingresso em uma escola de magos, os seus feitos incríveis e heroicos – e também sombrios.

“A crônica do matador do Rei” é uma leitura envolvente e impactante.

16. Alice no país das maravilhas, de Lewis Carrol (uma aventura apaixonante)

livro alice no pais das maravilhas

Mais um clássico obrigatório, que não envelhece apesar de ser mais antigo que sua avó. Já rendeu diversas adaptações para TV e cinema e não cansa de encantar gerações.

Em “Alice no país das maravilhas”, sem dúvida, obra-prima do autor Lewis Carrol, há de tudo um pouco: magia, objetos que falam, animais que falam, aventura e algumas coisas bizarras.

Lemos a história de Alice, uma garota tão curiosa quanto inteligente que vai parar em um mundo fantástico e desconhecido: o país das maravilhas. Nesse mudo, tudo é superlativo e absurdo, povoado por criaturas engraçadas e com um parafuso a menos na cabeça, por assim dizer.

Alice acaba fazendo inimigos poderosos e precisará de toda sua sagacidade e de seus novos amigos para voltar para casa.

Dica extra: esse livro está disponível entre os livros do Kindle Unlimited.

17. As crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, também merece destaque entre os melhores livros de fantasia

livro as cronicas de narnia

Uma série de fantasia de grande poder, mas que infelizmente até o momento não recebeu uma boa adaptação para o audiovisual.

Isso, sem dúvida, não é culpa da história ou da escrita. “As crônicas de Nárnia”, do irlandês C. S. Lewis, teve seu primeiro volume, de 7, lançado em 1950 e desde então vende que nem água, conquistando fãs ao redor do mundo e por décadas.

Uma jornada épica onde realidade e fantasia se confundem. Um resumo do universo criado por Lewis, no qual acompanhamos os irmãos Pevensie, quatro crianças, embarcando em um mundo de fantasia acidentalmente.

Eles estão em plena Segunda Guerra Mundial em Londres, tentando se proteger dos torpedos das tropas nazistas sobre a cidade. Eles acabam se escondendo na casa de um antigo professor onde encontram um armário que abre um portal para outra realidade: Nárnia.

Ao entrarem nesse novo universo, vão encontrar grandes aventuras, enfrentando um longo e rigoroso inverno. Vale a pena conferir.

18. Ciclo da herança, de Christopher Paolini

livro eragon ciclo da heranca

A série é composta por quatro livros e seu primeiro volume recebe o título de Eragon, nome do protagonista da saga que encontra uma estranha pedra azul enquanto passeia em uma montanha.

Mais tarde ele é surpreendido ao perceber que a pedra, na verdade, é um ovo que eclode e revela o filhote de um dragão.

Eragon batiza o filhote de Saphira e forma uma amizade inseparável. Contudo, existem forças poderosas e maléficas interessadas na criatura e certamente vão proporcionar muitas ameaças e aventuras épicas a essa dupla imprevista.

O criador da franquia é o norte-americano Christopher Paolini. Sua obra já foi traduzida e publicada em 41 países e vendeu mais de 25 milhões de cópias.

19. Nobres vigaristas, de Scott Lynch, também merece espaço no seu coração e na sua prateleira

livro nobres vigaristas

Outro livro que mereceu um comentário elogioso do deus da literatura fantástica, Geroge R. R. Martin: “Original”, “Vigoroso”, “Brilhante” etc.

“Nobres vigaristas”, de autoria do autor norte-americano Scott Lynch, é uma série de 3 livros que se concentra nas aventuras do malandro Locke Lamora e seus comparsas, os nobres vigaristas.

Ele e seus companheiros vivem no submundo de Camorr, uma antiga cidade que começa a ser assolada por um misterioso assassino capaz de fazer frente até mesmo ao astuto Lamora e seu grupo.

O primeiro livro da série recebe o título de “As mentiras de Locke Lamora”.

20. The stormlight archive, de Brandon Sanderson

livro the stormlight archive

Série de fantasia repleta de criaturas mágicas que, segundo seu autor, deve chegar a um total de 10 livros. O primeiro livro da saga, “The way ok kings”, foi publicado em 2010.

“The stormlight archive” conta a história que se passa em um mundo fantástico de nome Roshar. Nesse mundo, dois reinos, Alethkar e Parshendi, estão em pé de guerra.

Você pode ter ficado assustado com o número de volumes, mas, acredite: os fãs da série não se intimidam nem um pouco e querem mais. O conflito é bem interessante e envolvente e consegue manter a adrenalina lá no alto praticamente o tempo todo.

21. O gigante enterrado, de Kazuo Ishiguro

livro o gigante enterrado

Seguindo com a seleção de melhores livros de fantasia, o vencedor do Nobel de Literatura, Kazuo Ishiguro, surpreendeu o mundo das letras ao escrever a história de “O gigante enterrado”. Tradicionalmente escritor de ficção histórica, esse livro foi o seu primeiro de fantasia.

A história se passa em um passado longínquo e seu universo é habitado por diversas criaturas fantásticas como dragões e ogros.

Os protagonistas do enredo são Beatrice e Axl, um casal de idosos que partem em busca de seu filho que não veem há muitos anos.

O principal desafio na jornada que enfrentarão é o esquecimento, que os obrigará a navegar por lembranças e emoções.

Uma verdadeira pérola contemporânea de literatura fantástica.

22. A roda do tempo, de Robert Jordan, outro livro recheado de bons momentos e aventuras

livro a roda do tempo

“A roda do tempo” é uma série de livros do autor norte-americano Robert Jordan e teve o 1º livro (“O olho do mundo”) publicado em 1990.

O enredo do livro gira em torno da Roda do Tempo, instrumento criado por uma divindade.

Os livros são recheados de batalhas épicas e personagens fascinantes.

23. O aprendiz de assassino, de Robin Hobb, finaliza nossa seleção com chave de ouro

livro o aprendiz de assassino

Livro escrito por Margaret Astrid Lindholm Ogden, mas que usa o pseudônimo de Robin Hobb, foca na jornada do garoto Fitz, filho bastardo do príncipe dos Seis Ducados.

Retirado de seus avós aos seis anos de idade, é levado à corte para ser criado por um membro da cavalaria. A mando do rei, ele é treinado para ser um assassino.

Quando o reino dos Seis Ducados vira alvo de saqueadores, Fitz recebe sua primeira missão.

Mais uma fantasia incrível e encantadora que é um prato cheio para os leitores que adoram grandes aventuras e, nesse caso, com um velho e bom ingrediente adicional: intrigas palacianas.

Então, gostou da nossa lista de melhores livros de fantasia? Acompanhe os últimos conteúdos do Mural dos Livros, sempre com ótimas opções de livros para você!

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.