Kindle Vale a Pena? Confira os Prós e Contras do Aparelho

kindle vale a pena

Os avanços tecnológicos trouxeram e continuam trazendo muitas facilidades para o nosso cotidiano.

Um exemplo disso é a possibilidade de ler livros com apenas um dispositivo em qualquer lugar e sem a necessidade de livros físicos.

Estamos falando do Kindle, um gadget da Amazon que funciona como leitor de livros digitais. Mas, afinal, o Kindle vale a pena?

Confira nosso review do Kindle e descubra se vale a pena comprar o equipamento.

Também vamos falar um pouco sobre os modelos de Kindle à prova d’água e as principais dicas para uma boa experiência de leitura com o e-reader!

Nossa intenção é te ajudar a decidir se realmente compensa ter Kindle. Boa leitura!

MODELO

Kindle 10ª Geração
  • Tela sem reflexos mesmo sob a luz do sol
  • Uma única carga é o suficiente para a bateria durar por semanas
Verificar Preço →

Kindle Paperwhite
  • Suporta até 60 minutos e 2 metros de profundidade em água doce
  • Armazenamento em até 32 GB
Verificar Preço →

Kindle Oasis
  • Suporta até 60 minutos e 2 metros de profundidade em água doce
  • Sensor de luz adaptável + Ajuste da temperatura de luz
Verificar Preço →

O que é Kindle? Confira suas Principais Características

Já imaginou todos os livros favoritos em um lugar só? Tudo isso com um alcance super facilitado? Bom, o Kindle é um dispositivo oferecido pela Amazon e que apresenta muitas facilidades para os fãs de livros digitais.

Se você é daqueles que não faz muita questão de livros físicos e preza pela praticidade e pela experiência digital, comprar um Kindle pode ter muitas vantagens.

Como dito anteriormente, ele é um e-reader, ou seja, um leitor de livros digitais.

Mas o diferencial do Kindle é que ele oferece a possibilidade de adquirir os livros em uma livraria própria que possui um dos maiores acervos do mundo.

Um fenômeno de vendas

Dados apontam que, somente em um ano, a Amazon vendeu mais de 60% de todos os livros comprados pela internet. Portanto, esse é um indicativo de que as opções ofertadas no Kindle são bastante atrativas.

Ou seja, um dos motivos pelos quais compensa comprar Kindle é a vantagem de comprar livros de uma forma muito simples na própria loja da Amazon, que fica integrada no dispositivo.

Facilidades

Com a variedade disponibilizada, fica praticamente impossível não encontrar aquele livro que você sempre sonhou.

No início do seu lançamento, a Amazon ainda tinha uma atuação bastante fraca no Brasil.

Com o passar dos anos e com o surgimento do Amazon Prime, o serviço decolou. A assinatura oferece, dentre outras facilidades, o Prime Reading.

Ele consiste em um serviço que seleciona livros e revistas para todos os gostos e sem custos adicionais. Bacana, não é mesmo?

Se você é um leitor voraz e gosta de livros de diversos temas, adquirir um Kindle vale a pena pela variedade de opções oferecidas pelo e-reader e pela possibilidade de assinaturas mensais com o Kindle Unlimited.

Além disso, alguns livros possuem preços bem mais atraentes no formato digital.

E você? Qual o seu estilo de livro favorito? Que tal conferir a nossa seleção com os melhores livros de suspense?

Bem, mas se você ainda precisa de mais motivos para saber se compensa ter o Kindle da Amazon, a gente esclarece tudinho aqui na nossa review do Kindle! Continue acompanhando!

kindle vale a pena 2

Mas, e aí? Vale a pena comprar um Kindle?

Um ponto interessante que vale lembrar é que nem sempre o preço de um livro físico é maior que o de um e-book. Muitas vezes, encontramos promoções incríveis em livrarias e com um excelente custo-benefício.

Entretanto, comprar um Kindle pode ser uma ótima forma de economizar já que, de forma geral, o formato digital é mais vantajoso financeiramente que um livro físico.

Caso você tenha um fluxo de leitura muito intenso, o leitor digital é uma opção mais prática e econômica.

Ah, vale a pena lembrar que com o Kindle você consegue comprar apenas os livros disponibilizados na loja do site da Amazon, ok?

A empresa também costuma oferecer muitas promoções de livros. Portanto, mais um indício de que compensa ter Kindle.

Conheça os modelos de Kindle

O primeiro passo para saber definitivamente se vale a pena comprar um Kindle é conhecer bem cada um dos modelos e acessar os detalhes das suas funcionalidades. Assim, fica mais fácil conhecer as vantagens e desvantagens do aparelho, não é mesmo?

Boa parte dos leitores tem uma experiência muito positiva com o modelo básico do Kindle.

Além disso, essa versão pode ser considerada a de melhor custo-benefício e é encontrada por preços muito atrativos no mercado.

kindle paperwhite

O que é Kindle Paperwhite?

Outro modelo bastante popular é o Kindle Paperwhite, amplamente conhecido por possuir o diferencial da luz embutida no equipamento, assim, facilitando a leitura em ambientes mais escuros.

Você sabia que é possível até mesmo ler os seus ebooks em um quarto com as luzes desligadas, somente com iluminação do aparelho? Pois é!

Outra coisa que deve ser considerada é que a luz do e-reader é totalmente diferente das luzes que existem nos computadores ou smartphones. A maior vantagem do Paperwhite é que ele não cansa a vista após horas e horas de leitura.

E se você é fã de obras literárias de aventura, que tal conhecer a nossa lista com os melhores livros de aventura?

Diferença entre os modelos

Kindle Oasis, Paperwhite ou modelo tradicional? Qual desses eu escolho?

O modelo Paperwhite tem uma resolução de tela melhor do que a do modelo básico. Além disso, essa característica pode ser essencial para quem costuma ler muito. A presença da iluminação embutida também é uma das facilidades desse modelo.

Ele pesa um pouco mais que o modelo tradicional, mas ainda assim é bem mais prático e leve que boa parte dos livros físicos.

Ou seja, mais um ponto positivo em relação aos livros feitos de papel.

Tanto no modelo mais simples, quanto no Kindle Paperwhite, a página pode ser trocada com apenas um toque na tela. Simples, não é?

Assim, fica por conta do leitor decidir qual dessas experiências de leitura são mais adequadas para o seu perfil e se realmente o Kindle vale a pena.

kindle oasis

Kindle Oasis

Já o Kindle Oasis é um modelo bem diferenciado de Kindle. Com formato mais ergonômico, ele possui a opção de mudança de página por touch, mas também por meio de botões.

De forma geral, pagar um preço mais elevado pelo Kindle Oasis não vale a pena, tendo em vista que os outros modelos mais baratos de Kindle possuem funcionalidades suficientes e que permitem uma boa experiência de leitura.

Comprar um Kindle vale a pena?

O Kindle é bom?

Bom, a nossa review Kindle continua para esclarecer essa dúvida e te ajudar a fazer a melhor escolha. Agora que já conhecemos o Kindle Oasis e o Paperwhite, vamos falar sobre as funcionalidades dos equipamentos.

Se você é daqueles que não abre mão de muita informação nas suas leituras, o Kindle ajuda bastante. Afinal, ele não permite a leitura na tela apenas de um livro, mas também de revistas, jornais e outras publicações.

Isso é possível graças à conexão Wi-Fi que o aparelho possui. O Kindle tem, inclusive, um navegador bem simples que possibilita navegação pela internet.

Ah, é possível, ainda, fazer leitura de documentos em PDF. Lá na frente vamos falar um pouco mais sobre isso e analisar se vale a pena comprar um Kindle.

Conheça as funcionalidades

Outra grande vantagem do Kindle é permitir a marcação dos seus trechos nos ebooks.

Você pode, inclusive, compartilhar as frases favoritas nas suas redes sociais. Ele possui também ferramentas como: tradutor, dicionário e busca para a Wikipédia.

A experiência de uso do Kindle pode ser ainda mais interessante porque você pode facilmente marcar páginas, pesquisar imediatamente sobre algum termo e até mesmo escrever notas sobre a leitura.

Na parte inferior do Kindle é possível acompanhar a porcentagem que falta para encerrar o livro. O tipo de fonte e o tamanho dela podem ser configurados facilmente na tela caso você deseje.

Outra funcionalidade do Kindle é a adaptação da quantidade luz de fundo para mais conforto para a sua leitura.

Qual a diferença entre um Kindle e um tablet?

Bom, continuamos nossa review Kindle e vamos tratar de uma dúvida sempre muito discutida: mas, afinal, qual a diferença entre um tablet e um Kindle?

O primeiro ponto que confirma que o Kindle vale a pena para leitura é que ele é feito exclusivamente para essa função, o que não acontece com um tablet.

Assim, usando o tablet você poderá ser interrompido com emails, notificações de redes sociais e demais distrações que não queremos quando estamos lendo um livro.

O segundo ponto em favor do Kindle é que ele possui uma tela especial que evita o reflexo de luz de todos os ambientes. Tudo é pensado cuidadosamente para lembrar os livros feitos de papel e proporcionar uma leitura de qualidade.

Ah, além disso, alguns modelos são à prova d’água, funcionalidade que não é encontrada em boa parte dos tablets.

Iluminação diferenciada

Alguns estudos destacam que a luz emitida pela tela dos tablets e telefones pode prejudicar a produção de melatonina, conhecida também como o hormônio do sono.

Nesse caso, o Kindle é bem mais indicado, já que não emite esse tipo de luminosidade.

Agora que você já conhece as vantagens do Kindle, já pode preparar aquela lista de livros que você mais gosta e desfrutar do grande prazer que é a leitura.

Que tal conhecer nossa lista com os melhores livros de fantasia? Mas, se o seu estilo é mais tradicional, que tal conferir a lista com os melhores livros clássicos? Aqui no Mural dos Livros, tem para todos os gostos!

Por fim, vamos tocar em um ponto que diferencia o Kindle dos outros dispositivos similares: a bateria.

Acredite: a bateria do seu Kindle chega a durar semanas. Esse é uma vantagem para quem costuma ler bastante e que deixa a experiência dos livros digitais ainda melhor.

Para decidir se compensa ter Kindle, continue acompanhando nosso artigo e conheça as desvantagens de ler no Kindle.

Desvantagens do Kindle

Se a sua prioridade é ler documentos no formato PDF, a dica é fugir do Kindle.

O aparelho consegue acessar o formato .mobi, mas não funciona muito bem quando precisa fazer a leitura de um arquivo em pdf. Isso acontece, especialmente, quando o documento em questão possui imagens.

A Amazon oferece o recurso de conversão do documento para pdf.

Para fazer isso, é preciso enviá-lo para o seu email registrado na conta Kindle colocando no assunto do email o termo “Convert”. Após alguns segundos, você poderá fazer o download dos seus arquivos no dispositivo em um formato mais adequado para a leitura.

Embora essa seja uma alternativa, lembramos que essa conversão nem sempre funciona corretamente e o seu arquivo pode ficar desconfigurado.

Outras informações importantes

O Brasil já conta com a quarta geração do Kindle Paperwhite lançado pela Amazon.

Nesse modelo, você pode ler de uma forma mais confortável, já que o equipamento permite o aumento da iluminação embutida.

Ah, uma das vantagens dessa nova versão é que ela é à prova d’água!

Opções de assinatura

O Kindle Unlimited é uma assinatura oferecida pela Amazon que permite o acesso de inúmeros livros. Você pode ler quantos livros desejar e os livros digitais ficam armazenados diretamente no seu dispositivo.

A assinatura do Kindle Unlimited é uma ótima alternativa para quem ama ler e quer gastar pouco. Existe, entretanto, a limitação de que você pode “alugar” somente dez livros simultaneamente.

Facilidades por um preço baixo

Outro serviço muito semelhante ao Kindle Unlimited é o Prime Reading. Pagando a assinatura do Amazon Prime no valor de R$9,90, você pode ter acesso à música, frete grátis e um catálogo de livros.

A grande desvantagem é que o catálogo é pequeno se comparado com o catálogo do Kindle Unlimited.

Mas se você já tem essa assinatura do Amazon Prime, vale a pena dar uma conferida em alguns livros e nas revistas disponibilizadas.

Considerações finais

Bom, encerramos por aqui nosso review e esperamos que tenhamos respondido todas as suas dúvidas.

O Kindle é realmente uma boa opção para quem quer praticidade e centenas de leituras acessíveis em apenas uma tela.

Reforçamos que, de forma geral, sim, o Kindle vale a pena!

Entretanto, é muito importante analisar o seu perfil de leitura e considerar todas as suas necessidades.

Se você é daqueles que não abre mão da sensação de virar a página de um livro de papel, talvez seja melhor repensar a compra.

Ainda ficou alguma dúvida? Conta para a gente! Não esqueça de compartilhar essa review Kindle com os amigos! Até a próxima!