Os 21 Melhores Livros de Aventura

melhores livros aventura

Se você é daqueles que ama uma boa história e não abre mão dos melhores livros de aventura, a sua hora chegou!

A aventura é um gênero muito diverso e apresenta obras que trazem histórias de suspense, ficção científica, fantasia, magia, mistério, heróis, romance e até mesmo terror.

Muitos dos livros de aventura são amplamente conhecidos por serem a inspiração para diversas séries de sucesso para a televisão.

Portanto, para facilitar a sua vida, nós preparamos uma lista com 20 livros fantásticos de aventuras e que não podem faltar na sua biblioteca.

Mais detalhes sobre os melhores livros de aventura

Todo mundo que adora devorar livros sabe da importância de uma boa indicação.

Afinal, é muito bom saber que uma história que mexeu tanto com você, pode também ser uma experiência igualmente incrível para outras pessoas.

Então, esse momento chegou! Preparado? Agora é só continuar acompanhando nosso guia para conhecer bem os melhores livros que selecionamos.

Em seguida, é só fazer sua escolha e aproveitar para fazer uma verdadeira viagem na companhia de heróis, príncipes, monstros e todos os outros personagens tão presentes nos livros de aventura.

Siga com a gente e conheça os melhores autores do gênero!

1. Mau começo, de Lemony Snicket

livro mau comeco

Esse é primeiro volume da saga “Desventuras em série”, uma sequência muito famosa em todo o mundo. Ela  teve sua adaptação para uma série de TV e pode ser conferida na Netflix.

O livro “Mau começo” não é exatamente uma daquelas histórias que terminam bem e com um final feliz.

Afinal, ele conta a história de três irmãos órfãos (Sunny, Violet e Klaus) e todos os obstáculos que eles enfrentam juntos após perderem os pais de uma forma muito trágica.

Mesmo com uma história aparentemente triste, o livro é extremamente envolvente e bem escrito. Certamente você ficará completamente vidrado na narrativa e não vai querer desgrudar um minuto dele.

Como a obra é bem curta, em apenas um dia você conseguirá ler e já ficar super ansioso para continuar as aventuras desses irmãos nos demais livros da sequência “Desventuras em série”.

2. Saga Harry Potter, de J.K. Rowling

livro harry potter

Praticamente impossível não lembrar da maravilhosa saga Harry Potter. Afinal, J.K. Rowling é  uma grande referência quando o assunto é literatura de aventura.

A autora apresenta uma sequência de livros super famosa e que narra a história de um menino que não sabia da sua relação com a magia.

Ao completar onze anos, Harry Potter começa a viver histórias incríveis ao lado dos seus amigos Hermione e Rony.

O ideal é começar pelo primeiro livro, (Harry Potter e a pedra filosofal) já que a série apresenta uma história que segue uma sequência linear.

Difícil vai ser você parar no primeiro livro. Afinal, a saga Harry Potter é ideal para quem ama livros repletos de mistérios, romance e aventuras.

Então, prepare-se para começar uma viagem envolvente rumo ao mundo da magia e da fantasia!

Gostou? Então, aproveite para ler também nosso conteúdo que fala tudo sobre a sequência de livros Harry Potter.

3. O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams

livro o guia definitivodo mochileiro das galaxias

Um verdadeiro clássico que conta a história do inglês Arthur Dent e sua trajetória pela galáxia com Ford Prefect, um dos seus poucos amigos.

Além de descobrir que Ford é um extraterrestre, Dent ainda tem que lidar com a informação de que o planeta Terra será destruído por alienígenas.

Uma verdadeira obra-prima que virou referência no universo nerd e faz muito sucesso entre os jovens e adultos.

Uma curiosidade é que dia 25 de maio é o Dia Internacional da Toalha, uma lembrança a todos os fãs do livro, já que Douglas Adams lembra nele da importância do acessório nas mais diversas situações para os viajantes das galáxias.

Portanto, não entre em pânico! É só pegar a sua toalha e viajar com essa aventura incrível.

4. Mundo novo, de Chris Weitz

livro mundo novo

O livro retrata a cidade de Nova York pós-apocalíptica em que um terrível vírus ataca e apenas os adolescentes sobrevivem.

Nessa distopia, um dos gêneros mais populares nos últimos tempos, não existe mais energia elétrica e nem outros diversos confortos que eram comuns em um mundo moderno.

Os amigos Dona e Jeff são os narradores da história e lutam para encontrar uma solução para esse terrível mal.

Uma história extremamente bem escrita e que poderia muito bem ter uma adaptação para o cinema. A leitura é fluida, divertida e a capa do livro é um espetáculo à parte!

Ah, esse também é um livro pertencente a uma coleção com três volumes.

Portanto, se você curte livros intensos e cheios de episódios de aventuras, lembramos que  “Mundo novo” pode ser uma boa escolha.

5. Outlander, a viajante do tempo, de Diana Gabaldon

livro outlander

Imagina só viajar no tempo e começar a viver duzentos anos atrás?

É exatamente isso que acontece com Claire, uma enfermeira que, ao atravessar um misterioso portal, acaba sendo transportada para outra época.

O mais interessante disso tudo? Ela acaba vivendo um romance que jamais imaginaria, com um jovem chamado Jamie Fraser.

Para quem gosta de aventura, cultura medieval e livros épicos, mas também não abre mão de uma boa história de amor, Outlander é realmente uma daquelas indicações certeiras.

O livro também ficou bastante conhecido depois que teve o seu roteiro adaptado para uma série de TV que já conta com diversas temporadas.

Um dos melhores livros de aventura escrito nos últimos tempos e que merece destaque na nossa lista!

6. Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick

livro a invencao de hugo cabret

Outro livro de aventura que também foi adaptado para os cinemas e chegou a ser um dos filmes mais aclamados pelo Oscar.

Para você ter uma ideia da grandiosidade dessa obra, a adaptação teve direção de nada mais, nada menos, que Martin Scorsese.

A obra do escritor norte-americano narra o encontro entre um menino órfão que simplesmente ama ler e um homem mais velho e bastante rabugento.

Misturando elementos das histórias em quadrinhos e do cinema, a “Invenção de Hugo Cabret” é um livro incrível de aventuras.

Afinal, a trama sabe perfeitamente como nos transportar para um cenário de muito mistério e acontecimentos mágicos.

Com uma narrativa belíssima, o livro nos coloca em contato com a história de George Méliès, nome bastante conhecido como o pai da ficção científica.

Um livro sensível e muito bem escrito. Não poderia faltar na nossa lista, não é mesmo?

7. Os homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson

livro os homens que nao amavam as mulheres

Uma aventura super contemporânea e que narra a história de Lisbeth Salander, uma mulher esquisitona, fechada, mas muito inteligente.

O livro traz temas como mídia, tecnologia e sociedade, e é uma opção para quem ama cultura geek.

Difícil mesmo vai ser não devorar rapidamente as mais de 400 páginas e partir para o segundo volume da obra.

O livro faz parte de uma trilogia e traz uma escrita empolgante e muito viciante. Uma boa aposta para os dias de folga e que certamente trará muitos momentos de distração.

8. O enigma do oito, de Katherine Neville

livro o enigma do oito

Esse é um livro direcionado para jovens adultos e que vem fazendo muito sucesso para os  leitores dessa faixa etária.

Aliás, essa é uma das categorias do gênero de aventura que vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos e vem batendo recordes de vendas.

O livro “O enigma do oito” mistura de tudo, um pouco: mistério, fantasia e suspense.

Você certamente vai ficar completamente fixado na história de uma norte-americana que é obrigada a desvendar o mistério de um tabuleiro de xadrez de mais de mil anos e que pertencia ao imperador Carlos Magno.

Misturando ficção e realidade, a obra é um verdadeiro jogo e exige atenção e concentração. Portanto, uma ótima dica para quem é fã de livros de enigmas e que sempre exigem descobertas a cada nova página lida.

Aproveite para ler também nossa lista com grandes livros de suspense!

9. Os Goonies, de James Kahn

livro os goonies

Tem leitor saudosista aí? Essa é uma daquelas dicas especiais e que é direcionada especialmente para quem gosta de livros que fizeram muito sucesso no passado.

Quem não se lembra do filme de mesmo nome e que foi lançado na década de 1980? Uma  verdadeira febre entre os jovens de todo o mundo, não é mesmo?

O clássico “Os Goonies” conta as aventuras de quatro meninos que enfrentam vilões em busca de um tesouro. E, claro, eles precisam vencer muitos obstáculos para chegar ao objetivo final.

Um livro incrível e que marcou toda uma geração. Portanto, é figurinha carimbada nas listas de melhores livros de aventura.

10. Os livros da magia, de Neil Gaiman

livro os livros da magia

Há quem diga que essa publicação do autor britânico Neil Gaiman inspirou as histórias do bruxo Harry Potter.

Coincidência ou não, a nossa décima dica é “Os livros da magia”, que narra a história de um personagem que também descobre que tem habilidades com a magia.

Dessa forma, ao descobrir o seu talento, Timothy parte para uma grande aventura ao lado de magos.

O livro é uma história em quadrinhos e as ilustrações tornam ainda mais interessante a experiência de ler essa publicação.

 11. As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis

livro as cronicas de narnia

Esse não poderia faltar no nosso guia com os melhores livros de aventura, não é mesmo? Mágica, bruxas, criaturas mágicas e sociedade secreta são apenas alguns dos elementos que você poderá encontrar ao longo das sete crônicas apresentadas neste livro.

Considerado uma das obras de aventura mais lidas no mundo, “As crônicas de Nárnia” encanta os amantes do gênero, geração após geração.

Portanto, é o prato perfeito para quem deseja um livro fascinante, com muita ação, romance e repleto de histórias incríveis!

12. Sally e a maldição do rubi, de Philip Pullman

livro sally e a maldicao do rubi

A  décima terceira dica na nossa lista de melhores livros de aventura é um livro que narra a aventura de uma garota órfã Morando em Londres. Ela tenta, de todas as maneiras, descobrir o mistério que envolve a morte do seu pai.

A publicação “Sally e a maldição do rubi” é uma ficção histórica que se passa na época do reinado da Rainha Vitória. O livro explora um mundo sombrio e cheio de muitos mistérios.

Quem gosta da literatura de aventura e busca novas opções de leitura deve apostar neste livro. Afinal, ele é cativante, bem escrito e pode ser lido rapidamente.

13. Jogos vorazes, de Suzane Collins

livro jogos vorazes

Mais um livro de aventura que serviu como base para filmes. E que filmes! Eletrizantes, fluidos e com uma narrativa sensacional.

A obra de Suzane Collins mostra uma distopia em que as regiões são divididas entre distritos e a capital. Além disso, cada uma dessas regiões responde por uma atividade econômica.

Diante disso, os distritos decidem entrar em guerra com a capital, mas não têm sucesso nessa empreitada.

Assim, são criados os jogos vorazes, um evento anual que reúne todos os distritos e os seus respectivos representantes. Quem sobrevive é o vencedor e recebe muitos benefícios e luxos.

De longe, é um dos melhores livros do gênero! Se você é fã de literatura com muita ação e dinamicidade, não pode deixar de colocar a série na sua lista.

14. A guerra dos tronos, de George R. R. Martin

livro a guerra dos tronos

Um verdadeiro fenômeno que inspirou a premiada série de TV Game of Thrones não poderia faltar na nossa lista de melhores livros de aventura, não é mesmo?

O livro é o primeiro volume  da sequência de “As crônicas de gelo e fogo” e exerce influência em todos os outros seis livros da série.

A série de TV baseada no livro foi uma verdadeira febre e ganhou fãs em todo o mundo. A disputa pelo trono de ferro, guerras e romance fazem de “A guerra dos tronos” uma leitura frenética e dinâmica.

Portanto, uma excelente pedida para quem ama mundos medievais e histórias épicas. Se você já conhece a série, a leitura certamente vai apresentar as histórias de uma forma bem mais detalhada.

Vale muito a pena!

15. O Senhor dos anéis, de J. R. R. Tolkien

livro senhor dos aneis

Um dos livros de aventura mais lidos em todo o mundo. A saga é uma continuação do livro “O hobbit” e foi escrito na época da Segunda Guerra Mundial.

Entretanto, o clássico só ganhou mais popularidade por meio dos filmes baseados nos livros da série.

Entretanto, lembramos que as histórias nos livros são bem mais intensas e profundas do que as mostradas no cinema.

Para quem também aprecia o design das obras, o livro pode ser encontrado em um box incrível com desenhos originais feitos pelo próprio Tolkien.

Portanto, se você é um amante das histórias de fantasia, essa leitura vale muito a pena! O romance é composto pelos livros  “A sociedade do anel”, “As duas torres” e “O retorno do rei”.

Quer saber mais sobre a sequência de livros Senhor dos Anéis? Confira nosso post especial!

16. As crônicas saxônicas, de Bernard Cornwell

livro as cronicas saxonicas

Nossa lista continua e traz como décima quinta dica um dos clássicos mais lidos na atualidade.

Estamos falando de “As crônicas saxônicas”, uma série bastante empolgante e que costuma agradar muito aquelas pessoas que apreciam esse gênero.

A aventura é narrada em primeira pessoa pelo personagem Uhtred. Ao longo da história, ele lembra da sua vida que foi bastante animada.

Como as histórias são contadas de forma cronológica, a nossa dica é obedecer à ordem dos livros, ok?

Enquanto o primeiro volume fala sobre o período da infância e adolescência de Uhtred, os demais volumes da série tratam da sua vida adulta e narram as histórias até chegar na sua velhice.

Ao todo, nove livros compõem essa série. Pode se preparar para uma  leitura que cativa e que vai te fazer esquecer do tempo. Diferente de muitas séries que acabam perdendo o fio da narrativa, essa é garantia de livros divertidos e fluidos.

Por ser extremamente envolvente, você provavelmente não vai querer parar de ler essa coleção de incríveis livros de aventura.

17. Cidade dos ossos: os instrumentos mortais, de Cassandra Clare

livro cidades dos ossos

Esse é o primeiro dos livros da aclamada série “Os Instrumentos mortais”, que tem ao todo seis publicações.

A saga narra a história de Clary, uma adolescente de quinze anos que vivia normalmente em Nova York. Entretanto, o destino prega uma peça e um belo dia ela vai para uma festa com seu amigo Simon.

É exatamente nesse momento que  tudo começa a mudar e ela presencia um terrível assassinato. O mais intrigante disso tudo? Somente ela consegue enxergar os assassinos.

Mais uma série de aventura imperdível e que merece destaque no nosso guia com os melhores livros de aventura.

18. Guerra Civil, de Stuart Moore

livro guerra civil

Claro que não podemos falar em livros de aventura e esquecer os super-heróis, concorda? Após uma terrível batalha, os governantes da cidade de Stamford determinam que é preciso fazer um cadastro de todos os super-heróis e dos seus super poderes.

De um lado, o Homem de Ferro que acredita que essa decisão é importante para a preservação da segurança. Do outro, Capitão América, que acredita que a determinação é uma verdadeira atentado à liberdade.

E assim, inicia uma Guerra Civil.

O livro traz muitos detalhes diferentes do filme e as batalhas entre os heróis são realmente fantásticas.

Um dos livros do gênero mais procurados em todo o mundo e que faz muito sucesso entre os fãs do universo Marvel.

19. Animais fantásticos e onde habitam, de Newt Scamander

livro animais fantasticos e onde habitam

Essa é uma publicação escrita com um pseudônimo de Newt Scamander por J. K. Rowling. Percebeu que essa não é a primeira vez que J. K. Rowling aparece aqui na nossa lista?

Não é à toa que a escritora é um verdadeiro fenômeno e sempre apresenta livros incríveis com muita aventura, romance e seres mágicos.

Esse é um livro obrigatório para os fãs da sequência Harry Potter. Afinal, ele nada mais é do que um guia adotado pela escola de magia de Hogwarts contendo as diversas espécies de animais e os seus poderes.

Portanto, se bateu aquela saudade das aventuras do bruxinho nos clássicos livros da saga, é hora de começar “Animais fantásticos e onde habitam” e recordar algumas histórias incríveis.

20. Duna, de Frank Hebert

livro duna

Agora vamos com uma dica para quem é fã de dois gêneros: aventura e romance. Lançado ainda na década de 1960, “Duna” mostra um mundo com batalha entre as galáxias e aprofunda temas como filosofia, religião, psicologia, dentre outros.

O livro narra a história de Paul Atreides, um jovem que está prestes a presenciar a mudança da sua realidade com a visita de uma mulher.

Assim, ele embarca rumo a um novo planeta e tem que resistir às adversidades que encontra.

Paralelamente, ele treina para uma irmandade e deposita nela as esperanças de concretização dos seus planos.

A famosa série tem ainda mais cinco livros e serviu como inspiração para um filme do diretor David Lynch na década de 80.

Competindo com Senhor dos Anéis, a saga “Duna” pode ser considerada uma das maiores obras de aventura de todos os tempos.

Daqueles clássicos de aventuras que não podem deixar de ser lidos! Então, não esqueça de colocar aí na sua lista!

Bônus: Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll

livro alice no pais das maravilhas

Completamos a lista com 20 livros, mas não podíamos encerrar as nossas dicas sem contemplar esse clássico dos clássicos.

Estamos falando de “Alice no país das maravilhas”, um dos mais aclamados livros de todos os tempos.

Afinal, quem nunca ouviu falar dessa menina esperta que vive morrendo de tédio e decide seguir um coelho super apressado?

Assim, ao tentar segui-lo, ela acaba caindo em um buraco, encontrando um lugar completamente mágico e repleto de seres bem diferentes.

Um sucesso em todo o mundo e que ganhou uma continuação com o nome de “Alice através do espelho e o que ela encontrou por lá”.

Dica extra: Esse livro está disponíveis entre os livros do Kindle Unlimited gratuitos.

E aí? Qual livro de aventura você mais gostou?

Os livros podem nos levar para lugares que jamais imaginaríamos conhecer. Assim, eles podem ser um verdadeiro passaporte para viajar por diversos mundos.

E você, qual tipo de história de aventura gosta mais?

Bom, encerramos por aqui e esperamos que você tenha curtido o nosso guia com os  melhores livros de aventura.

Agora é só escolher aquele que mais agrada e partir rumo a essa incrível viagem ao mundo da fantasia.

Recomendamos a leitura: