Os 19 Melhores Livros de História Geral e do Brasil: Obras que Todos Precisam Ler

melhores livros de historia

O ser humano já está presente na terra há aproximadamente 350 mil anos. Os eventos que marcaram a história da humanidade são quase incontáveis!

Já passamos pela descoberta do fogo, por grandes desastres naturais, pela primeira grande guerra mundial e por diversas pandemias.

Pensando em tudo isso, o homem que não conhece a própria história é incapaz de conhecer a si mesmo.

Para que você entenda um pouco mais das histórias que nos compõem, separamos uma lista com algumas obras-primas que acreditamos ser os melhores livros de história de todos os tempos!

#1

Brasil: uma biografia
Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling

Ver Preço ➞

Vamos nos aprofundar nas obras?

Curtiu a nossa lista? Não deixe de conferir os detalhes dos livros que apresentaremos a seguir. Você não vai se arrepender dessas leituras!

Mas, antes, clique aqui e confira nossa seleção com os melhores livros brasileiros. É livro bom atrás de livro bom!

1. Brasil: uma biografia, um dos melhores livros de história do Brasil!

livro brasil uma biografia

Para iniciar nossa lista, apresentaremos um livro que conta em detalhes a história do nosso próprio país!

Com autoria de Lilia Schwarcz e Heloisa Murgel Starling, esse livro teve sua primeira publicação no ano de 2015 e conta com cerca de 792 páginas de puro conhecimento sobre a nossa nação.

Muitas pessoas começam a ler livros de história e logo perdem o interesse por não estarem acostumadas ao linguajar extremamente técnico e relativamente mais complicado dos livros tradicionais.

Com a leitura dessa obra, isso definitivamente não vai acontecer! Com uma escrita contemporânea e de fácil acesso, esse livro te levará em uma jornada de mais de 500 anos de história.

Com a apresentação de documentação inédita, alto rigor de pesquisa e responsabilidade científica, esse livro é capaz de agradar até o historiador mais experiente.

2. Grécia e Roma, para quem quer conhecer a história da Grécia antiga

livro grecia e roma

Não podemos entender a constituição do Ocidente sem entender as influências que a Grécia antiga teve e tem sobre o modo como pensamos e estabelecemos nossa cultura.

Os historiadores reconhecem em peso a importância que a Grécia possui no estudo da história, lar de grandes filósofos, pensadores e políticos.

O pensamento e a linguagem grega estão entre nós até os dias de hoje.

“Grécia e Roma”, do autor Pedro Paulo Funari, um grande historiador brasileiro, possui cerca de 160 páginas e foi publicado pela primeira vez no ano de 1989.

Com uma escrita clara e fácil de entender, esse livro divide a história da Grécia nos tempos antigos em partes, com o objetivo de construir e transformar a leitura em uma sequência cronológica fiel aos principais acontecimentos da realidade.

3. Escravidão – Vol. 1: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de zumbi dos Palmares

livro escravidao

Não só o Brasil, mas o mundo, passou por um período muito triste e de diversos conflitos, conhecido como o período de escravidão.

Lançado no ano de 2019 e tendo como autor o jornalista Laurentino Gomes, essa obra se debruça sobre a história da escravidão brasileira e os impactos que esses eventos ocasionaram na sociedade até a atualidade.

Primeiro livro de uma trilogia que deve ser completamente publicada até o ano de 2022, esse livro não se atém apenas ao período escravista brasileiro, mas cita também a escravidão ocorrida em outras épocas e localidades, como na Grécia Antiga, em Roma, nos domínios do Islã e na própria África.

Com amplo embasamento documental, você não vai se arrepender dessa importante obra da literatura brasileira!

4. Estados Unidos: a formação da nação

livro estados unidos

Os Estados Unidos, que com certeza ocupam a posição de expoente dentro da América do Norte, possuem uma história bastante densa, passando por um período nebuloso de expansão territorial e Guerra Civil, até a proclamação de sua independência.

“Estados Unidos: a formação da nação” tem como autor o famoso historiador brasileiro Leandro Karnal, que detém diversas publicações de renome na literatura brasileira.

Publicado no ano de 2001, esse livro conta a história do povo norte-americano desde o período colonial até a proclamação da Independência, fato grandemente comemorado pelos americanos até hoje.

Fornecendo a base sobre a história americana, esse livro é leitura indispensável!

5. A primeira guerra mundial

livro a primeira guerra mundial

“A primeira guerra mundial” foi um período na história marcado por diversas mortes, confrontos e mudanças na geografia que impactaram o mundo todo de maneira inimaginável.

Para descrever um período tão importante da nossa história, “A primeira guerra mundial”, que tem como autora a historiadora canadense Margaret Macmillan, abrange com qualidade e grande extensão todos os momentos que marcaram o maior conflito bélico do século XX.

O sucesso desse livro foi demonstrado pelas diversas indicações a prêmios literários que a obra recebeu.

Se você deseja aprender mais sobre esse fato histórico, não deixe de conferir esse livro que vem satisfazendo cada vez mais leitores no mundo inteiro.

6. A segunda guerra mundial: os 2.174 dias que mudaram o mundo

livro a segunda guerra mundial

Martin Gilbert, autor desta importantíssima obra que tem como narrativa um dos acontecimentos mais impactantes da história humana, utiliza de toda sua maestria que confere a ele a honraria de ser um dos historiadores mais fundamentais e reconhecidos do mundo.

Com a crescente expansão territorial da Alemanha nazista nos mais diversos continentes do planeta, diversos países tiveram que se juntar aos 2.174 dias de confronto que definiriam o destino das próximas gerações nos próximos séculos.

Martin Gilbert constrói o livro com a utilização de diversas frases faladas pelos principais personagens do Nazismo, como Hitler, Goebbels e Himmler, sem deixar de citar os emblemáticos expoentes dos aliados, como Stalin, Churchill e Roosevelt.

Dentro desse livro, você também encontrará fatos que se desenvolveram secundariamente aos conflitos armados, como a grande expansão econômica da nação norte-americana.

Com profundo apego à ciência e aos fatos históricos, esse é um dos principais livros de história que versam sobre a segunda guerra.

7. Oriente Médio: uma região de conflitos e tensões

livro oriente medio

O Oriente Médio está localizado entre o Ocidente e o Oriente.

Com uma história muito vasta e antiga, essa região é berço de uma filosofia única, além de diversas religiões e civilizações.

Com uma grande quantidade de petróleo disponível, o Oriente Médio tornou-se palco de diversos conflitos armados e políticos durante a construção de sua história.

Esses acontecimentos modificaram significativamente as dinâmicas que eram próprias do lugar.

Para explorar todas essas questões, esse livro é de grande valia para quem deseja conhecer mais sobre história!

Você também pode gostar da nossa seleção com os 34 melhores livros para ler antes de morrer.

8. América Latina no século XIX: tramas, telas e textos

livro america latina no seculo xIx

A América Latina, região geográfica que fazemos parte, também tem uma história muito interessante e diversa.

Esse é um dos livros da autora Maria Lígia Coelho Prado, grande especialista da história da América Latina.

Nesse livro, serão apontados temas marcantes da identidade nacional e da independência de diversos países do continente.

Com um trabalho altamente baseado em fontes científicas, após a leitura desse livro você entenderá mais sobre a participação feminina, dos intelectuais e da igreja nos processos que geraram as independências do nosso continente.

Não deixe de conferir essa importante obra da nossa literatura.

9. Casa Grande e Senzala, obra de destaque entre os livros escolhidos da lista

livro casa-grande e senzala

Não poderíamos continuar essa lista sem citar um dos melhores livros de história que, com certeza, é um clássico da literatura do Brasil.

Esse livro tem como autor o respeitado Gilberto Freyre, grande escritor que narra com perfeição temas pertinentes à sociologia e história.

Após cansativas pesquisas, o autor demonstra nesta obra a formação brasileira segundo a mistura de raças, produzindo dessa forma uma cultura única.

Mesmo após 80 anos de sua publicação original, esse livro ainda revoluciona a maneira de pensar e ver a sociedade do Brasil, por isso, é considerado por muitos como o livro capital da cultura brasileira.

Com certeza, um dos melhores livros de história!

10. O antigo regime e a revolução

livro o antigo regime a revolucao

A Revolução Francesa foi um dos processos históricos mais marcantes do século XVII. Seu impacto foi tão grande que transformou nossa vida, por isso ela é tão citada nas aulas de história Brasil afora.

O autor de “O antigo regime e a revolução” é ninguém menos que Alexis de Tocqueville, que tem o conteúdo escrito nesse livro considerado como leitura obrigatória para quem deseja entender a Revolução Francesa.

Esse livro descreve a sociedade francesa no período anterior à revolução, que recebeu a alcunha de “antigo regime” pelos historiadores.

Além disso, o autor descreve com perfeição as causas e os motivos que levaram o povo francês à revolução.

Após todos esses fatos, não podemos deixar de recomendar a leitura desse clássico tão importante, que com certeza possui a honra de ser um dos melhores livros de história de todos os tempos.

Veja também: os 30 melhores livros de todos os tempos.

11. A história do mundo para quem tem pressa

livro a historia do mundo para quem tem pressa

Conhecer a história do mundo após tantos milênios com certeza não é uma tarefa fácil, e a sociedade segue em uma direção em que o tempo é cada vez mais valioso para as pessoas.

Se você é um dos leitores que amam história, mas não dispõe do tempo necessário para aprendê-la, esse livro foi feito para você!

Esse livro atua como um guia que abrange em suas páginas todos os fatos históricos que tiveram relevância no planeta nos últimos 5 mil anos!

Não deixe a falta de tempo impedir a construção do seu conhecimento. Participe da aventura proposta pela autora Emma Marriot e se encante com esse livro!

12. Getúlio

livro getulio

Getúlio Vargas provavelmente é o presidente que possui a maior carga na literatura dentre todos os representantes que governaram o Brasil até hoje.

Tamanha importância e influência histórica merecem uma biografia que se equipare às profundas transformações geradas por Vargas no nosso país.

O primeiro livro da trilogia, escrita por Lira Neto, descreve a passagem de Getúlio Vargas pela presidência do Brasil com uma tremenda riqueza de detalhes.

Lira Neto dedica dois anos de sua vida a uma pesquisa árdua, analisando milhares de documentos que eram pouco ou nada explorados.

Todo esse trabalho gerou uma das melhores biografias de Getúlio ao qual se tem acesso nos dias de hoje.

Por vezes apresentando a estrutura típica de romances, Lira Neto será capaz de encantar qualquer pessoa que se debruçar sobre a leitura desse livro.

Não deixe de ler um dos melhores livros da história do Brasil!

13. Dossiê Hitler

livro dossie hitler

“Dossiê Hitler” é um dos melhores livros de história geral que temos hoje no mercado.

Para que se construa um conhecimento sólido sobre os fatos que levaram a humanidade à Segunda Guerra, é necessário que se conheça primeiramente a história do homem que deu origem aos diversos conflitos que ceifaram a vida de muitas pessoas naquele período.

Sem ter qualquer pretensão de exaltar a figura de Adolf Hitler, esse livro oferece um apanhado histórico sobre a vida dele, demonstrando como a vivência e habilidade argumentativa desse homem conseguiram garantir o mais alto cargo da Alemanha e a soberania do Nazismo.

Cheio de referências inéditas, essa obra de Sérgio Pereira é essencial para quem deseja conhecer mais sobre os personagens que foram participativos durante o período de guerra.

14. Heróis e maravilhas da Idade Média

livro herois e maravilhas da idade media

A Idade Média foi um período marcado por algumas características como alta carga de misticismo, crenças em divindades diversas e inúmeras tentativas de explicar o ambiente que cercava o homem com fenômenos sobrenaturais.

Esse livro de Jacques le Goff faz uma profunda exploração acerca dos personagens que dominaram o mundo medieval, como o herói Robin Hood e seus companheiros, sem deixar de citar a crescente preocupação com a estética de edifícios como catedrais e castelos, considerados como maravilhas nos dias de hoje.

Com uma escrita profundamente sedutora, Jacques le Goff guiará você pelos fatos históricos que marcaram o período medieval. Leitura imperdível!

15. Cale-se: a MPB e a Ditadura Militar

livro cale-se

É impossível escrever uma lista de melhores livros de história sem citar o nebuloso período do Brasil conhecido como Ditadura Militar.

Manu Pinheiro é uma cantora, jornalista e escritora que descreveu com maestria o período que foi marcado por grandes perseguições, um regime autoritário que vigorou no Brasil por muitos anos.

Nesta obra, considerada um dos melhores livros sobre a ditadura, Manu Pinheiro conduz o leitor a conhecer a importância da música brasileira durante o período de censura aos artistas, professores e estudantes.

Com alto poder de carregar mensagens de maneira discreta, a música, o teatro e o cinema foram grandes condutores de informações que eram prontamente censuradas pelo Estado na época.

Com ênfase na importância da MPB (música popular brasileira), a autora desmembra os fatos históricos que ocorreram durante a Ditadura Militar, apresentando essa parcela da história do Brasil com uma linguagem clara e objetiva. Com certeza, vale a leitura!

16. História da Ásia

livro historia da asia

A Ásia é portadora de uma das culturas mais antigas e fantásticas do planeta.

Todos esses milênios de história necessitam de um livro que corresponda, por isso, “História da Ásia”, escrito por Emiliano Unzer, não deixa a desejar em nenhum aspecto sequer.

Considerado como livro referência em estudos do continente asiático, o conteúdo dessa obra discute as relações entre o Ocidente e o Oriente, demonstrando como essas relações são muito antigas e bem estruturadas.

O autor também discute os mecanismos utilizados pelas grandes nações asiáticas que tornaram possível a grande ascendência econômica de países como Japão, China e Índia durante o século XX.

Com certeza, um livro que ocupa uma das posições de melhores livros de história já feitos.

17. 1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil

livro 1808

Essa importante obra de Laurentino Gomes detém o título de maior fenômeno de vendas do mercado editorial brasileiro na categoria de não-ficção.

Esse fenômeno de vendas é resultado direto de uma imensa pesquisa bibliográfica realizada pelo autor.

Essa quantidade enorme de dados apresentados pelo autor conferem a essa obra o título de referência na literatura que visa reconstruir a história do nosso país.

Você tem o plano de conhecer cada vez mais as nossas histórias e raízes? Não deixe de conhecer esse livro!

18. A riqueza das nações, obra-prima de Adam Smith

livro a riqueza das nacoes

Essa, com certeza, é uma das obras que mais contribuiu para a construção da ciência econômica como um todo.

Demonstrando o ponto de vista do escritor em temas como o acúmulo de riqueza e divisão de trabalho, esse livro transforma a visão dos leitores sobre as políticas econômicas adotadas pelas nações até hoje, ainda que o livro tenha sido escrito no século XVIII.

19. Guerra e paz

Considerado o livro mais famoso do importante Liev Tolstói, “Guerra e paz” narra a história de cinco famílias que faziam parte da aristocracia Russa durante os anos de 1805 a 1820.

Neste livro, Tolstói reconstrói a marcha de Napoleão Bonaparte sobre o território russo, demonstrando com uma sensibilidade quase que inumana o impacto brutal dessas invasões na vida de centenas de pessoas.

Com grandes descrições de batalhas, bailes realizados pela burguesia e intrigas escondidas, Liev Tolstói retrata esse importante período da história russa em uma magnífica estrutura de romance, capaz de conquistar o mais exigente dos leitores.

Ao descrever o cotidiano e os grandes acontecimentos que aconteceram no período imediatamente posterior à invasão de Napoleão em 1812, Tolstói retrata uma Rússia magistral, imponente e, sobretudo, profundamente humana.

Se você se interessou por essa obra, pode gostar também da nossa seleção de melhores livros de romance.