Os 25 Melhores Livros de Romance

romance

Os livros de romance sempre estão entre os livros mais vendidos. Isso porque esses livros conseguem nos transportar a mundos de magia, com histórias envolventes e que, muitas vezes, nos emocionam arrancando lágrimas.

Dessa forma, selecionar os melhores livros de romance dentre tantas opções no mercado não é tarefa fácil! Para facilitar sua escolha, vamos apresentar 25 excelentes escolhas de livros de romance.

Portanto, sente-se confortavelmente e delicie-se com nossa seleção de melhores livros de romance.

Quais são os Melhores Livros de Romance?

Quer conhecer detalhes de cada obra citada aqui na tabela anterior?

Confira uma resenha e descubra qual é a próxima história apaixonante que você vai viver.

1. A Seleção

livro a selecao

Se você já sonhou em algum momento da sua vida em ser princesa, o livro A Seleção, de Kiera Cass é para você. E também se você sempre acreditou que essa história de ser princesa não é sua praia.

Na história, a personagem principal America Singer nunca quis ser princesa. Mas quando aparece a possibilidade de uma seleção, ela se inscreve só para agradar à mãe.

A Seleção narra a história de America Singer, que se inscreve com outras 35 candidatas na disputa por uma única coroa e pelo coração do príncipe Maxon.

Isso acontece, pois, o príncipe deve se casar com alguém do povo. Assim, é feita a seleção, na qual todas as garotas com idade semelhante ao príncipe podem se candidatar.

Aliás, na história, toda a população é dividida em castas, que vão da realeza até os mais pobres.

Mas America não quer viver em um palácio ou conviver com a realeza. Ela tem outros planos para sua vida, que gira em torno de um amor secreto por Aspen. De fato, o mundo de vestidos cintilantes, joias e vida no palácio são, na verdade, um pesadelo para America.

Mas, tudo começa a mudar quando ela conhece o príncipe Maxon e então percebe que todos os planos que ela fez, talvez, tenham que mudar. E mais ainda, que todo o futuro que ela nunca imaginou para si, talvez, seja exatamente o que a fará feliz.

Um livro que trata como, muitas vezes, a vida muda nossos planos e nos apresenta possibilidades que nunca consideramos para nós.

2. Teto para Dois

livro teto para dois

Um livro ideal para quem está a procura de um romance fofo, que trata de questões importantes, com linguagem fluida e de maneira leve. Esse é Teto para Dois, de Beth O’Leary, uma das melhores opções de livros de romance para quem quer uma leitura leve e tranquila.

O livro conta a história de Tiffy e Leon. Ela, acabou de sair de um complicado e difícil relacionamento. Ele, com problemas financeiros, tem uma namorada e encontra-se em um momento estagnado na vida.

A ideia parece ótima para Leon: sublocar seu apartamento. Afinal, ele precisa de dinheiro. E para Tiffy a ideia também parece excelente, já que ela precisa arrumar urgentemente um local para morar.

Assim, ambos fecham um contrato de 6 meses, porém há um detalhe: só há uma cama no apartamento. Ou seja, ambos dividirão a cama, embora nunca se encontrem, uma vez que Leon trabalha de noite como enfermeiro e Tiffy durante o dia.

Assim, ambos conversam por meio de post-its espalhados pela casa e nota-se o início de uma bela amizade entre os dois. Mas será que isso vai evoluir para algo mais no decorrer da história?

Vale também citar que alguns assuntos são abordados de maneira leve, como o relacionamento tóxico de abusivo a qual Tiffy era submetida com o ex-namorado.

Entram também na história a namorada ciumenta de Leon, seu irmão acusado injustamente e que Leon tenta defender, bem como os amigos dos protagonistas.

Um romance que certamente vai te encantar!

3. Para Todos os Garotos que Já Amei

livro para todos os garotos que ja amei

O livro Para Todos Os Garotos Que Já Amei ganhou ainda mais destaque com o surgimento do filme na Netflix. Mas, para todos os livros os quais foram reproduzidos em filme, há uma frase: o livro é sempre melhor que o filme.

Portanto, sugerimos você primeiro ler o livro, para daí ver o filme.

No livro, a protagonista Lara Jean guarda em uma caixa cartas que ela mesmo escreveu para os cinco garotos que já amou durante sua vida inteira.

Nessas cartas, a protagonista é bastante sincera e diz coisas que jamais diria pessoalmente aos garotos.

Mas, misteriosamente, as cartas são enviadas para seus destinatários e a vida da protagonista não é nada que ela pode mais controlar.

É uma bela história de romance, que trata de maneira gostosa os conflitos e como é o processo de se apaixonar por alguém, além de várias reviravoltas que a história dá.

A autora, Jenny Han, conseguiu ter bastante sucesso com a obra, considerada um dos grandes best seller dos anos recentes, tanto que foi adaptada para um filme.

4. O Visconde que me Amava

livro o visconde que me amava

No século XIX, em um mundo de bailes de Londres, há Anthony Bridgerton, um visconde rico e devasso, mas que pretende colocar um fim em sua vida libertária e escolher uma noiva.

A escolha, inicialmente, recai sobre Edwina Sheffield, a bela debutante. Mas, ela possui uma irmã, Kate, a qual, por ser mais velha, tem que dar sua aprovação a esse casamento.

Kate não se mostra nem um pouco amigável à ideia e obviamente, Anthony também não gosta de Kate.

Mas, com o passar do tempo e desenrolar da história, será que ambos não perceberão que começará a surgir uma centelha de amor entre os dois? Não vamos contar, você terá que ler esse belo livro de romance para descobrir.

Confira essa e outras obras de Julia Quinn.

5. Orgulho e Preconceito

livro orgulho e preconceito

Um clássico da autora Jane Austen e que também foi transformado em filme.

Orgulho e Preconceito narra a história de Elizabeth Bennet, em uma época na Inglaterra (final do século XVIII) em que para as filhas só se buscava maridos que as pudessem sustentar.

Mas Elizabeth tem personalidade e apesar de vir de uma família que não tem muitas posses, não quer um casamento apenas para sair da casa dos pais. O pano de fundo da alta sociedade inglesa da época mostra como é a realidade das filhas da família Bennet.

Ela não acredita tanto no amor quanto sua irmã mais velha, que acaba desiludida quando lhe é negado o casamento por poucas posses. Porém, o causador disso, o Senhor Darcy, a princípio, é encarado por Elizabeth da pior forma possível e ele acredita que a irmã dela não estava mesmo apaixonada pelo melhor amigo, o bem-sucedido Sr. Bingley.

O preconceito de achar que irmã de Elizabeth estaria somente interessada no casamento por interesse pode acabar afastando definitivamente o casal.

Com o desenrolar da história de maneira primorosa pela autora Jane Austen, tanto Elizabeth quanto o Sr. Darcy percebem que o orgulho vai afastando os dois, embora um sentimento profundo de amor esteja surgindo.

Afinal, será que Elizabeth vai mudar sua opinião a respeito do Sr. Darcy quando o conhece verdadeiramente? Ou será que o amor dele por Elizabeth estará condenado? Será que o orgulho e preconceito da época acabarão com a história dos dois protagonistas?

Só lendo o livro para se encantar com essa história de amor que atravessou séculos e continua sendo um dos melhores livros de Jane Austen.

6. Como Eu Era Antes de Você

livro como eu era antes de voce

A história de Lou Clark, escrita por Jojo Moyes, está retratada nesse lindo e romântico livro. Lou tem um namorado e é uma garota animada. Já Will Traynor, um jovem muito rico que sofre um acidente e está preso em uma cadeira de rodas, perdeu todo o interesse em viver. E sabe como encerrar isso.

Mas Lou vai cuidar dele e traz cor e alegria à vida de Will. A história dos dois muda totalmente com esse contato.

O livro foi um best seller, tanto que virou filme após encantar milhares de leitores ao redor do mundo. Prepare sua caixa de lenços para enxugar as lágrimas, sobretudo nas conversas entre Lou e Will sobre a vida.

Definitivamente, uma obra que merece ser lida.

7. Os Miseráveis

livro os miseraveis

O clássico da literatura Les Miserables deve sempre estar em todas as listas de melhores livros de romance e mais bonitas histórias de amor. A obra de Victor Hugo narra a história de injustiça a Jean Valjean, que é condenado por roubar um pão.

Aliás, as desigualdades sociais são narradas com maestria por Victor Hugo, nessa obra-prima que não perdeu seu valor com o passar do tempo, tanto que já virou espetáculo musical e continua sendo uma das mais belas obras clássicas da literatura.

8. Me Chame pelo Seu Nome

livro me chamem pelo seu nome1

 

Um livro sensível que trata a temática do amor gay. Assim é Me Chame Pelo Seu Nome, livro que narra a história de Elio, escrita por André Aciman e que inspirou o filme que concorreu ao Oscar.

Na bela e calma paisagem da costa italiana, Elio hospeda Oliver, um jovem escritor americano e desenvolve um puro interesse nele.

Com rara sensibilidade, o livro descreve com leveza a temática, sem ser pejorativo ou defender bandeiras.

9. Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo

livro aristoteles e dante descobrem o universo1

 

Os jovens Aristóteles e Dante são os protagonistas dessa bela história, nas quais é possível observar como os personagens diferem entre si.

Um é confiante e articulado, já o outro se fecha e impõe barreiras.

Em um verão, ambos se unem e a amizade vai se fortalecendo cada vez mais, com as características de um influenciando o outro, até perceberem que a melhor forma de se conquistar o universo é por meio de um sentimento bonito como a amizade.

10. A Culpa é das Estrelas

livro a culpa e das estrelas1

 

“Não posso falar da nossa história de amor, então vou falar de matemática. Sei de uma coisa, existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Obviamente, existe um número maior entre 0 e 2 ou entre 0 e 1 milhão.

Alguns infinitos são maiores que outros. Um escritor de quem costumávamos a gostar nos ensinou isso. Há dias, muitos dias, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter e, por Deus, queria mais números para Augusto Waters do que os que ele teve.

Mas, Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada desse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias contados.”

Essa fala da protagonista Hazel Grace a seu amor Gus Waters resume o espírito dessa linda, triste e emocionante história em a Culpa é das Estrelas.

Hazel tem câncer e em um grupo de apoio conhece Gus, que está em remissão da doença faz tempo. Hazel sonha em conhecer o autor de um dos seus livros favoritos, enquanto encara as dificuldades de saber que sua vida será mais limitada.

O livro, escrito por John Green, foi um best seller em vendas e inspirou o filme homônimo. Mas no filme, os detalhes da história de Hazel e Gus não são descritos com tantos detalhes.

De fato, a história de amor entre Hazel e Gus tão belamente descrita por John Green, transformaram esse livro em um dos melhores livros de romance dos últimos anos.

Leitura obrigatória para quem já teve alguém com câncer na família ou já perdeu algum familiar. É também leitura obrigatória para quem pensa na vida e reflete sobre os bons momentos vividos.

É, sem dúvida, dentre os livros de romance, uma obra que fala sobre vida, sonhos e realidades, merecendo ser lida.

11. Anna Karenina

livro anna karienina

Um clássico livro de Leon Tolstoi, que conta a história de Anna Karenina, a qual tem beleza, riqueza, popularidade e um filho amado.

Mas, se sente vazia. Então, ela começa um caso com Conde Vronsky, que está disposto a se casar com ela, quando ela se divorciar do marido, mas ela cede às pressões sociais da Rússia Czarista.

Ao mesmo tempo, a protagonista tenta ajudar e se envolve no relacionamento do seu irmão com a cunhada, que, aliás, retrata muito da sua própria vida.

No decorrer da história, Anna passa a se tornar mais ciumenta e possessiva, mostrando a enorme dificuldade em lidar com a situação. Como esta história terminará?

Um livro que deve ser lido, por todos, em função de ser um clássico da literatura mundial.

12. O Amor nos Tempos do Cólera

livro o amor nos tempos do colera

Famoso livro de Gabriel García Márquez, embora bem menos conhecido e aclamado que sua obra mais famosa, Cem Anos De Solidão (que também faz parte de nossa lista de melhores livros de romance).

Gabriel García Márquez, escritor colombiano, escreveu essa obra baseada na história de vida de seus próprios pais.

Na vida real do autor, o violinista e poeta Gabriel Elígio García se apaixonou por Luiza Márquez, mas o pai da moça, o coronel Nicolas, tenta impedir o casamento enviando a filha para o interior por um ano.

Mas, o casal consegue manter o contato por amigos telegrafistas, que estabelecem uma rede de comunicação que alcançasse Luiza, onde quer que ela estivesse.

Essa história foi, de fato, o ponto de partida de Amor nos Tempos do Cólera, que retrata a história do violinista Fiorentino Ariza por Fermina Daza.

Em Amor nos Tempos do Cólera retrata o realismo literário e ajudou o autor a receber o prêmio Nobel de literatura pelo conjunto da obra produzida.

13. Jane Eyre

livro jane eyre

Romance da renomada escritora inglesa Charlotte Brontë é uma história de romance e um dos melhores livros que retrata a época Vitoriana e seus padrões impostos às mulheres na época.

Charlotte Brontë é irmã da também autora Emily Brontë, também escritora bastante consagrada por sua obra na literatura mundial.

Jane Eyre tem sua história narrada de maneira primorosa pela autora, com características góticas e personagens marcantes.

A protagonista desafia os padrões da época e o destino reservado às mulheres. Na história, a órfã, Jane vai viver com a tia e enfrenta muitas privações. Então, em um internato, recebe educação e consegue um emprego, tornando-se governanta de Mis Adéle, protegida do misterioso Mr. Rochester.

Entre Jane e Rochester nasce uma paixão arrebatadora, mas um segredo que ele carrega pode colocar tudo a perder.

Um dos livros de romance que abriram as portas para a escritora inglesa e que a transformou em um dos nomes mais respeitados da literatura mundial.

14. Cem Anos de Solidão

livro cem anos de solidao

Esse é, sem dúvida, o livro mais famoso de Gabriel García Márquez e que mais recebeu reconhecimento internacional, sendo um dos livros mais traduzidos no mundo.

O livro conta a história da fictícia cidade de Macondo, tendo como pano de fundo a história da Colômbia, marcada pela Guerra dos Mil Dias e o massacre dos trabalhadores bananeiros em Ciénaga, em 1928. Essas foram, de fato, as duas principais referências históricas que o autor usou nessa famosa obra da literatura.

Todas as gerações de famílias da cidade são descritas e suas histórias contadas nessa obra-prima da literatura mundial.

15. O Grande Gatsby

livro o grande gatsby

Livro de F. Scott Fitzgerald considerado um dos clássicos da literatura americana. Retrata a vida na sociedade americana após a primeira guerra, com a proibição de produção de bebidas alcoólicas e o interesse na vida de pessoas ricas.

Na história, Nick Carraway se torna vizinho do bilionário Jay Gatsby, famoso por grandes festas, embora ninguém saiba ao certo de onde vem seu dinheiro. A prima de Nick, Daisy, também entra na história e se torna peça central do destino de Gatsby.

Temas como riqueza, depressão, solidão e interesse são retratados à medida que a história dos personagens se revela e o fim da história, explosivo, torna-se uma grande surpresa.

O romance é considerado essencial no estudo de grandes obras literárias e já foi inclusive adaptado ao cinema.

16. Romeu e Julieta

livro romeu e julieta

Uma lista dos clássicos da literatura não estaria completa sem a obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Escrita no século XVI, conta a história dos filhos da família Montéquio e Capuleto, famílias em pé de guerra na bela cidade de Verona, na Itália.

Os filhos, Romeu e Julieta, se encontram pela primeira vez e se apaixonam. O romance é pautado por poesia e termina de forma trágica, com ambos morrendo e as famílias só então se unido após a tragédia.

Uma obra clássica e inesquecível, que sensibiliza até os mais duros de coração e fará tirar lágrimas até de quem já conhece a famosa história dos amantes de Verona.

17. Diário de Uma Paixão

livro diario de uma paixao1

 

Nicholas Sparks se tornou famoso com livros que retratam bonitas histórias de romance, de maneira leve, porém com bastante drama.

Em Diário De Uma Paixão, primeiro livro publicado do autor, o enredo de amor entre Allie Nelson e Noah Calhoun é retratada, desde o início, até a separação por mal-entendidos e seu retorno arrebatador, quando Allie já está noiva e precisa decidir entre seu noivado estável e uma vida de riscos com seu verdadeiro amor.

Todo esse enredo é narrado por Duke, ao ler um diário para uma senhora com Alzheimer, em um lar de repouso.

O autor consegue mostrar, nas páginas, a força de um amor inesquecível e as barreiras que podem até parecer impedir, mas não destroem um belo romance.

18. Dom Casmurro

livro dom casmurro

Obra mais conhecida de Machado de Assis, Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira.

Pode ser que você nunca tenha lido esse livro (nesse caso, há urgência que você adquira o livro e o leia), mas certamente deve conhecer a história de Bento Santiago, que se encontra amargurado, pois não sabe se foi traído pela esposa Capitu com seu melhor amigo Escobar.

Se houve ou não traição é um dos grandes mistérios de Dom Casmurro criado por Machado de Assis, uma vez que você às vezes pensa que sim, já outras vezes encara como se o personagem principal fosse um neurótico e inseguro.

Os personagens apresentam características únicas e descrições indescritíveis, de maneira característica do autor, merecendo uma leitura criteriosa e atualizada desse exemplar de Machado de Assis, para você ter uma reflexão sobre o que o livro narra.

19. Um Amor para Recordar

livro um amor para recordar1

 

Imagine um jovem irresponsável, sem metas, o qual é obrigado a estar em uma cidade que não gosta e em uma peça de teatro que detesta.

O que será que poderá mudar a vida de Landon? É aí que surge Jamie Sullivan, filha do pastor, que deixa claro ao rapaz que ele não poderá se apaixonar por ela.

O que, para Landon, parece a princípio uma piada, pode mudar totalmente sua vida.

20. Madame Bovary

livro madame bovary1

 

Obra central de Gustave Flaubert , Madame Bovary trata de temas como adultério e suicídio. O livro é considerado realista e critica a idealização do amor. O autor conta a história de Emma Bovary, presa em um casamento sem graça, resolve cometer infidelidades até seu trágico fim.

Considerados um dos melhores livros devido às características psicológicas da protagonista, o romance realista deve fazer parte da sua lista pessoal de livros lidos nesse ano, caso você ainda não o tenha lido.

21. O Morro dos Ventos Uivantes

livro morro dos ventos uivantes1

 

Único romance produzido pela autora Emily Brontë, escrito no século XIX.

Com narrativa bastante sombria, retrata a vida dos irmãos adotivos Heathcliff e Catherine, e sua paixão perigosa, cercada de mistério, suspense e vingança.

O Morro dos Ventos Uivantes é considerado um dos melhores livros de romance na literatura mundial e certamente vai te surpreender com sua descrição precisa e narração envolvente.

22. A Cinco Passos de você

livro a cinco passos de voce

A fibrose cística é o pano de fundo desse enredo, no qual pacientes se apaixonam, mas, de acordo com as regras do hospital, eles devem ficar a 1,5 metros de distância entre si.

Como uma paixão pode ser constituída dessa forma? É nesse enredo que romances se desenvolvem.

23. Garota exemplar

livro garota exemplar

No dia do aniversário de casamento, a esposa Amy Dunne desaparece. O marido, Nick, torna-se suspeito número um para a polícia. Mas suas ações podem levar a crer que ele está profundamente envolvido nisso.

Ou será que Nick é realmente inocente e tenta desesperadamente provar isso e descobrir o que aconteceu com a esposa?

24. Mrs. Dalloway

livro mrs dalloway1

 

Virgínia Wolf narra um único dia na vida de Clarissa Dalloway, pelas ruas de Londres, antes de uma festa.

É um dos melhores livros de romance psicológico, misturado com ensaio filosófico, devendo ser lido e apreciado ao menos uma vez na vida.

25. Crepúsculo conta a história de vampiros e lobos

livro crepusculo

O primeiro livro da série Twilight nos apresenta a Bella Swan, uma garota que vai morar com o pai e se apaixona pelo misterioso Edward Cullen.

Tendo que se dividir entre a amizade do nativo Jacob, que conta histórias e lendas da família Cullen e seu romance por Edward, Bella começa a perceber que Edward esconde um segredo e que pode mudar sua vida para sempre, ao descobrir quem ele realmente é.

Como a escolha foi feita?

Agora que você já sabe dos elencados como melhores livros de romance, deve estar curioso sobre como a escolha foi feita.

Avaliação de usuários

Procuramos os melhores livros avaliados por usuários com nota máxima na avaliação em sites como a Amazon, por exemplo.

Clássicos e títulos modernos

Assim, a nossa lista incluiu tanto clássicos como modernos livros atuais do gênero. Ainda, procuramos agradar a diferentes públicos, de variados tempos históricos e incluindo livros que pertencem a trilogias.

Formato físico e Kindle

Além disso, nossa seleção está disponível tanto em formato físico como para Kindle, caso você prefira a versão digital.

Conclusão

E aí, gostou da nossa lista? Certamente você se interessou por vários títulos e não vê a hora de começar a ler os melhores livros de romance. Boa leitura!