Os 12 Melhores Livros Didáticos para Vestibular (+2 bônus)

Está no último ano da escola e em fase de pesquisa sobre os melhores livros didáticos para vestibular? Acertou em cheio neste clique, meu amigo, porque é exatamente o que preparamos neste artigo: uma seleção especial dos melhores livros didáticos para esse processo seletivo tão importante.

Muita gente pensa que os melhores livros são aqueles voltados para alunos do ensino médio, mas isso é um equívoco.

Claro que a maioria dos livros didáticos para vestibulandos é voltada para público mais avançado em termos de escolaridade, contudo, os livros didáticos do ensino fundamental também têm o seu valor.

Como se valem de uma linguagem mais acessível, o estudante, ao revisitar seus conceitos básicos, consegue absorver com maior clareza e detalhes suas informações por estar mais desenvolvido como leitor.

Desse modo, consegue esclarecer alguns conceitos que antes não pôde compreender em sua inteireza por ainda não estar preparado. A seguir apresentamos a nossa seleção com livros didáticos de diferentes disciplinas e públicos para garantir maior diversidade de estilos e conteúdos no seu aprendizado.

Mais sobre os melhores livros para vestibular

Gostou da seleção de melhores livros didáticos? Mais: se interessou por algum dos citados? Gostaria de mais informações a respeito deles? Nos próximos tópicos, passaremos mais informações sobre cada obra. Confira!

1. Português: linguagens 1º ano, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar

livro linguagens

Iniciando a seleção de melhores livros didáticos para vestibular, um livro didático que recebeu muitos elogios e boas avaliações pelo MEC (antes de 2018) e que já chega à sua sétima edição.

O motivo da boa recepção deste trabalho do autor William Roberto Cereja e da autora Thereza Cochar se deve à sua proposta de usar a leitura como instrumento central para a aprendizagem das crianças sobre os princípios básicos de português.

O volume 1, assim como os demais, é repleto de textos de vários estilos e de diferentes autores brasileiros. O aluno é instigado a ler, declamar, interpretar e produzir textos de qualidade.

Essa metodologia se encontra presente em outros trabalhos de William Roberto Cereja e Thereza Cochar para outras séries. Por isso, é recomendável que você, que ainda tem dificuldade com algumas regras básicas e importantes da nossa língua, procure pelos livros didáticos dos autores que se estendem até o 9º ano do ensino médio.

2. Português: contexto, interlocução e sentido, de Maria Bernadete Miranda, destaque entre os livros didáticos da lista

livro portugues contexto interlocucao e sentido

Seguindo com a seleção de melhores livros, a exemplo de William Roberto Cereja e Thereza Cochar, Maria Bernadete Miranda é uma referência em livros didáticos para português.

O livro “Português: contexto, interlocução e sentido” é uma coleção de três volumes voltados para jovens do ensino médio e, sem dúvida, é um ótimo reforço para os estudos de vestibular.

Os volumes convidam o leitor a conhecer diferentes contextos e usos da língua portuguesa, do literário ao cotidiano. Sua proposta une teorias gramaticais em conjunto com produção de textos como instrumento de aprendizado dos muitos sentidos de nossa língua.

3. Tempos modernos, tempos de sociologia, de Helena Bomeny

livro tempos modernos

Prosseguindo com a seleção de melhores obras didáticas para vestibular, para os vestibulandos que precisam encarar questões de sociologia, esse volume de autoria de Helena Bomeny certamente é uma boa pedida.

Ele aborda questões essenciais de nossa contemporaneidade, os principais eventos históricos das últimas décadas que nos levaram ao panorama atual e traz uma contextualização bem apurada desses eventos.

O livro apresenta ideias e conceitos dos principais pensadores de nossa época e do último século. Tudo isso em uma linguagem acessível e agradável para quem estuda a disciplina.

4. Matemática: volume único, de Osvaldo Dolce, David Degenszajn e vários autores

livro matematica volume unico

A matemática entra na lista com um curso completo voltado para os jovens de ensino médio.

“Matemática: volume único” é escrito por escritores consagrados na disciplina como Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn e Roberto Périgo. A obra une a precisão e o rigor conceitual com técnicas modernas e vistas como tendências no ensino da matemática.

Isso significa uma matemática mais ancorada na atualidade, com exemplos práticos e acessíveis aos estudantes, aplicados em questões do cotidiano e em outras áreas de conhecimento.

Também não se restringem apenas ao uso de uma forma de comunicação. Recorrem a gráficos, tabelas retiradas de jornais e exercícios que estimulam o raciocínio e também a criatividade para a resolução do problema proposto.

“Matemática: volume único” é um dos melhores livros didáticos para estudar em sala de aula e para se preparar para o tão aguardado e temido vestibular.

5. 360º Geografia: conjunto, de Laercio Furquim Jr.

livro 360 graus

Se o seu ponto fraco é geografia, certamente esse livro vai ser um ótimo guia para se inteirar sobre o assunto e desfazer suas principais deficiências relacionadas à matéria.

A obra de Laercio Furquim Jr. contempla conteúdo para os três últimos anos do ensino médio, sendo por isso dividido em três partes, cada uma para um respectivo ano da série escolar.

O livro está repleto de infográficos e questões dos principais vestibulares do país, incluindo o ENEM. Ainda vem com caderno de revisão com resumo dos conteúdos exigidos dos vestibulares mais importantes do país.

Sem dúvida, uma das obras mais completas da disciplina e uma verdadeira aliada para todos os estudantes que precisam reforçar seus conhecimentos na matéria.

6. História geral e do Brasil, de Gianpaolo Dorigo e Cláudio Vicentino, bom livro de história para vestibular

livro historia geral e do brasil

Gianpaolo Dorigo é um dos grandes autores de livros didáticos de história do Brasil.

Ao lado de Cláudio Vicentino, na nova versão de “História geral e do Brasil”, traz uma edição recheada de novidades, como um atlas histórico exclusivo, atividades inéditas, abordagens mais detalhadas sobre a história da China, Índia e África.

Com uma linguagem concisa e clara, o volume aprecia diversos temas e eventos importantes que moldaram o curso da história e explicam o panorama atual.

Sem dúvida, um dos melhores livros de história para estudantes do ENEM e vestibulandos que pretendem ingressar em uma faculdade em futuro próximo.

Aproveite para ler também nosso guia com os melhores livros de história.

7. Geografia geral e do Brasil, de Eustáquio de Sene e João Carlos, ótima obra dentre os melhores livros didáticos

livro geografia geral e do brasil

Mais uma opção de geografia para os que precisam correr atrás do prejuízo na disciplina e buscam opções menos salgadas.

“Geografia geral e do Brasil” é uma série de livros didáticos de história para escola, do 6º ao último ano, chamada de “coleção GGB”. A série de livros foi pensada para ser usada como suporte para professores em sala de aula na escola.

Mas claro que será de grande ajuda para estudantes do país inteiro que estão estudando para arrasar no vestibular.

Eustáquio de Sene e João Carlos fizeram um trabalho que se destaca pela clareza da linguagem e pelas atividades desafiadoras que buscam despertar o interesse dos alunos pela disciplina.

Com este livro, os estudantes de vestibular terão os recursos necessários para se informarem suficientemente sobre as principais questões do assunto cobradas nos principais exames da atualidade tanto sobre o Brasil como de outras partes do mundo.

8. Fundamentos da Biologia Moderna, de Amabis e Martho

livro fundamentos da biologia

Continuando com a seleção de melhores livros didáticos para vestibular, para quem precisa reforçar os estudos de biologia, “Fundamentos da biologia moderna” dos autores Amabis e Martho (José Mariano Amabis e G. R. Martho), certamente será de grande ajuda, principalmente se você não pode investir em um cursinho ou se entende que precisa de um complemento às aulas do cursinho.

Neste livro didático que já virou um clássico da disciplina, o estudante se depara com um panorama dos principais debates e pesquisas científicas que pautam o tema na atualidade.

Todo o conteúdo na obra é exposto de forma contextualizada pelos autores. Amabis e Martho relacionam a evolução do conhecimento científico a experiência do aluno.

Com mais de 800 páginas ricamente ilustradas por imagens, gráficos e trechos de pesquisas de publicações importantes, “Fundamentos da biologia” se encontra disponível no catálogo da Amazon em versões novas e usadas.

Amabis e Martho, biologia e empenho no estudo são um combo poderoso. Não deixe de ler!

9. Produção de texto: interlocução e gêneros, de Maria Bernadete M. Abaurre, grande obra entre os materiais para vestibular

livro producao de texto

Saindo da biologia para voltarmos a outro livro didático para vestibulandos voltado ao português, uma das matérias mais requisitadas e difíceis, porque nossa língua é manhosa. Cheia de regras e de exceções para fazer qualquer aluno ficar de cabelo em pé, seja os de cursinhos ou não.

Abaurre, texto e interação é uma fórmula de sucesso quando se trata de livros didáticos de português.

A autora novamente apresenta um trabalho de destacada qualidade na qual mantém sua proposta de fazer da leitura e da escrita atos tão naturais quanto fazer cálculos primários no dia a dia.

Em “Produção de texto: interlocução e gêneros”, a autora apresenta novos gêneros discursivos e novas propostas de produção de texto. Cartoon, charge, tiras cômicas… todos os estilos são contemplados para o aluno aprender e não fazer feio na prova do vestibular ou do ENEM.

10. Conecte: Matemática, de Nilze de Almeida, David Degenszanj, Osvaldo Dolce e +

livro conecte matematica

Continuando com a seleção de melhores livros didáticos para vestibular, matemática sempre exigiu dedicação nos testes por partes dos alunos, seja de ENEM ou de vestibular.

Sem dúvida, uma das disciplinas mais desafiadoras. Todo reforço recebido é uma boa ajuda.

A série “Conecte”, dos autores Nilze de Almeida, Osvaldo Dolce, David Degenszanj e outros, traz em seu conteúdo uma proposta que visa aplicar os modelos matemáticos estudados à realidade do aluno de modo que este consiga aprender com mais facilidade os conteúdos ensinados.

O livro conta com diversos exercícios resolvidos, exemplos e exercícios separados em blocos conforme nível de dificuldade. Sem dúvida, é um ótimo teste preparatório dos testes de vestibular e ENEM e compensa a dedicação dos alunos em dominar o conteúdo exigido da disciplina nas provas.

11. Os fundamentos da física, de Francisco Ramalho Júnior e Nicolau Gilberto Ferraro

livro os fundamentos da fisica

Outro tema que costuma exigir muita dedicação dos alunos no vestibular e ENEM. “Os fundamentos da física”, dos autores Francisco Ramalho Júnior e Nicolau Gilberto Ferraro, apresenta os principais conceitos da física usando de uma linguagem acessível e aliada a recursos visuais avançados para favorecer o pensamento científico dos alunos.

Os assuntos que tratam recebem abordagens práticas que facilitam o entendimento dos significados dos textos trabalhados e a assimilação dos conceitos mais complexos.

“Os fundamentos da física” é um trunfo para todo estudante com dificuldade na disciplina e um verdadeiro guia para se inteirar dos seus temas mais cobrados nas principais provas e concursos do país.

12. Biologia, de Sergio Linhares e mais autores, livro muito usado nas escolas

livro biologia

“Biologia”, de Sergio Linhares e outros autores consagrados da área como Fernando G. e Helena Pacca, fecha nossa lista de melhores livros didáticos para vestibular.

Biologia é um assunto tão rico quanto complexo, por isso necessita de muitas horas de empenho no estudo para absorver o máximo possível do conteúdo que tem a oferecer.

Neste livro, os temas são organizados de modo a facilitar a sequência dos temas que melhor atendem às necessidades dos alunos para os estudos de suas respectivas séries escolares – e de provas de vestibular e ENEM.

Conta ainda com sessões inteiras dedicadas a testes, questões de múltiplas escolhas espelhadas nos principais concursos e vestibulares do Brasil, chegando a usar questões de exames passados de tradicionais provas aplicadas pelo país.

O livro propõe também atividades que estimulam o trabalho em equipe e exercícios de cidadania.

Sem dúvida, um dos melhores livros de biologia, indicado não só para alunos, mas como para professores do ensino público e particular.

Duas obras bônus para complementar seu programa de estudos

Menção honrosa para as obras a seguir:

  • Gramática: De Maria Bernadete, Maria Luiza M. Abaurre e Marcela Pontara – Texto: Análise e Construção de Sentido (ver preço)
  • Física: De André Luiz Cosenza Diestel e Ricieri Andrella Neto – 400 Questões de Física para Vestibular e Enem (ver preço)

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Seja qual for o autor, a autora ou o conjunto de autores escolhido, com certeza você obterá sucesso em seu programa de estudos.

Não se esqueça também de investir em apostilas, vídeos de professores, programas prontos na Internet (há de tudo na rede!) e todo o material que você puder acessar. Sem dúvida, estudar em casa a partir de livros tão importantes e interessantes é um privilégio. Aproveite!

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.