Os 14 Melhores Livros de Gramática para ler ontem!

melhores livros gramatica

A utilização das normas da língua – encontradas junto aos melhores livros de gramática – é fundamental para a escrita e, sobretudo, para obter bons resultados em concursos públicos.

As obras que tratam da língua são, de fato, essenciais para os estudos e para a realização de consultas do leitor, uma vez que há muitas regras que determinam o uso apropriado da língua portuguesa.

Por fim, os concursos públicos são um excelente exemplo de como a língua portuguesa falada no Brasil difere da linguagem escrita. A saber, a fala se modifica com o passar do tempo, incorporando expressões coloquiais e gírias, incluindo as ditas pelos alunos, à língua portuguesa.

Livros com Desconto
Compre livros com desconto Amazon
3

Conheça quais são os melhores livros de gramática

Em primeiro lugar, a discrepância entre a fala e a escrita da língua portuguesa pode representar um grande problema nos editais de concursos públicos. Nessas ocasiões, é altamente recomendável contar com ferramentas que possam sanar as suas dúvidas.

Contudo, o bom conhecimento gramatical é imprescindível tanto para vestibulares quanto para os concursos públicos – via de regra, cada professor tende a atribuir um maior peso a essa disciplina.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, alguns dos melhores livros de gramática a fim de ajudar você a estudar e se manter atualizado, com o pleno entendimento das normas vigentes da língua portuguesa. Boa leitura!

1. Gramática da língua portuguesa, de Roberto Melo Mesquita

livro gramatica da lingua portuguesa ensino medio

Surpreendentemente, a edição de Mesquita apresenta aos leitores uma reformulação que mantém a proposta inicial de sua obra, com uma abordagem completa e bem detalhada, exposta de modo simples e direto – algo raro entre os livros que tratam da língua portuguesa.

De tal sorte que o desenvolvimento desta edição, publicada pela editora Saraiva, ocorre a partir de textos motivadores, em uma seleção que considera as prioridades dos candidatos a concursos públicos e dos leitores que desejam dominar a língua portuguesa, com assuntos referentes ao cotidiano.

Da mesma forma, em “Gramática da língua portuguesa”, há um trabalho profundo de atualização, por meio da substituição de textos e exemplos selecionados para atender ao objetivo do público que realiza concursos públicos.

Nesse hiato, a obra de Mesquita é um dos livros sobre língua portuguesa com mais excertos de revistas, artigos de jornais, letras de música, histórias em quadrinhos e mensagens publicitárias – sendo altamente recomendável a qualquer pessoa.

Depois que os leitores realizam os exercícios de gramática, podem aprofundar seus estudos em língua portuguesa com a divisão em três seções (recurso comum nos livros do autor), quais sejam:

  •  exercícios, com verificação e fixação das aprendizagens em gramática;
  • atividades com textos, que demandam mais raciocínio, compreensão das leituras e análises complexas da língua portuguesa;
  • questões de vestibulares, assimiláveis por qualquer pessoa.

Enquanto as novas seleções dos textos em língua portuguesa viabilizam estudos mais dinâmicos, os exemplos de outros livros foram reduzidos (não eliminados), aparecendo, em suas páginas, mais conteúdos de autores modernos, letras de músicas de compositores modernos, além de histórias em quadrinhos focadas nos elementos da gramática.

Ao mesmo tempo, a quantidade dos exercícios de gramática foi aumentada para essa edição. Ademais, houve a introdução de diversos tipos de atividades de língua portuguesa que não são facilmente encontradas em outros livros.

2. A Gramática para concursos públicos, de Fernando Pestana

livro a gramatica para concursos publicos

Em “A gramática para concursos públicos”, os leitores encontram a gramática ideal para os seus propósitos. Com uma estrutura diferente de outros livros do gênero, o professor Pestana traz as características das bancas examinadoras, dicas, gabaritos comentados e polêmicas recorrentes na língua portuguesa.

A propósito, este é um dos livros mais recomendáveis para diversos concursos, com quase 1.500 questões comentadas, descrevendo, desde uma perspectiva estrutural, a língua portuguesa, com testes objetivos de gramática. A apresentação é didática, bem-humorada e acessível, incentivando a incorporação de um bom hábito.

Em contrapartida, o autor oferece um e-book grátis com as dúvidas e os erros mais comuns da língua portuguesa. Ao passo que nem todos os livros trazem tantas referências de gramática, a presente obra é capaz de oferecer teoria consistente para otimizar o seu tempo de leitura.

Do mesmo modo, as questões polêmicas sobre a matéria fazem da gramática de Pestana um dos livros mais cobiçados pelos concurseiros, ensinando os leitores a pensarem de um modo inovador sobre a língua portuguesa.

3. Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha (Capa Dura)

livro nova gramatica do portugues contemporaneo

Este é um dos livros de gramática mais conceituados e a obra mais adotada nos concursos, chegando em sua sétima edição, se mantendo como uma leitura obrigatória para todos os que almejam aprimorar seus conhecimentos sobre gramática.

A princípio, “Nova gramática do português contemporâneo” busca valorizar e salientar os meios de expressão e a interpretação do português. Dessa maneira, este é um dos livros que, além de tratar de gramática, serve como introdução à estilística própria à gramática do português contemporâneo.

Vale destacar que a edição da obra de Celso Cunha de “Nova gramática do português contemporâneo” consiste em uma preparação que homenageia o centenário do autor.

4. Gramática completa para concursos e vestibulares, de Nilson Teixeira de Almeida

livro gramatica completa para concursos e vestibulares

Nesta edição de “Gramática completa para concursos e vestibulares” você encontrará a teoria gramatical explicada de uma forma simples, com mais de quinhentos testes de português (múltipla escolha), selecionados entre os vestibulares e concursos das mais diversas instituições brasileiras.

Visto que “Gramática completa para concursos e vestibulares”, de Nilson Teixeira de Almeida, foi planejada para tornar os estudos de gramática mais prazerosos, o autor visa distanciar essas atividades da ideia errônea de que se trata de assuntos maçantes e difíceis de decifrar no idioma português.

Por outro lado, o projeto gráfico deste livro consegue deixar a moderna gramática portuguesa com uma teoria mais atraente, partindo de um miolo colorido e explicações objetivas com distintos usos do idioma português e da gramática em expressões cotidianas, poemas, letras de músicas, clássicos da literatura, entre outros.

No entanto, os comentários presentes nas alternativas de testes selecionados ajudam os leitores a raciocinar com mais eficiência acerca do uso do português e da gramática, adquirindo o hábito de entender naturalmente os conceitos e contextualizações.

Inesperadamente, a gramática se torna, então, um assunto interessante, pois não são apenas as respostas corretas de concursos e vestibulares que recebem comentários do autor, uma vez que os testes apresentam a explicação de todas as alternativas em comentários de respostas, dotados de indicações de detalhes sutis e pegadinhas do idioma português que, de outro modo, passariam despercebidos.

Conforme as páginas vão sendo lidas, os estudantes aprendem a levar em consideração todas as possibilidades e aspectos da gramática em português, justamente, quando mais necessitam: no momento de prestar o vestibular, conquistar um bom emprego ou otimizar suas habilidades em português e gramática.

5. Moderna gramática portuguesa, de Evanildo Bechara

livro moderna gramatica portuguesa

A “Moderna gramática portuguesa”, da editora Nova Fronteira chega em sua trigésima nona edição, contando com atualizações e acréscimos em todo o conteúdo, visando retratar o português da atualidade e a gramática aplicada nos mais distintos espaços sociais.

Agora, as páginas da “Moderna gramática portuguesa” estão mais arejadas, com índices ampliados, enriquecida com novas observações e exemplos acerca dos usos do português e as possibilidades da gramática.

Nesse ínterim, Evanildo Bechara entrega ao leitor uma obra excelente para a consulta de estudantes de gramática de todas as faixas etárias. Uma das maiores preocupações de Evanildo Bechara, com efeito, consiste em proporcionar uma ferramenta de qualidade para os leitores que precisam se preparar para provas importantes.

A reunião de materiais realizada, nesta edição, por Evanildo Bechara – uma das maiores autoridades em gramática do Brasil – constitui uma soma completa, com soluções de dúvidas e fatos da gramática normativa.

Dessa forma, o livro do professor Evanildo Bechara está de acordo com todas as regras do acordo ortográfico vigente em suas páginas e gramática – o autor, inclusive, é o representante brasileiro.

6. Gramática normativa da língua portuguesa, de Carlos Henrique da Rocha Lima

livro gramatica normativa da lingua portuguesa

Lima reúne, em “Gramática normativa da língua portuguesa”, estudos completos de gramática, dividindo os assuntos em quatro partes: rudimentos de poética e estilística, sintaxe, morfologia e fonologia e fonética, totalizando trinta e cinco capítulos.

Apesar dessa edição contar com uma capa comum, é considerada, pelos especialistas, uma das mais importantes do gênero.

A publicação original – que já tratava, por exemplo, das figuras de linguagem – é de 1957, mas o livro foi enriquecido e retocado, a fim de atender ao público interessado em obter sucesso ao prestar concurso nos dias de hoje.

7. Novíssima gramática da língua portuguesa, de Domingos Paschoal Cegalla

livro novissima gramatica d alingua portuguesa

Suas páginas já passaram por 5 atualizações, a fim de assegurar que a obra acompanhasse todas as transformações do idioma necessárias para propiciar um excelente estudo aos leitores.

Enfim, o livro de Cegalla – mesmo comercializado em capa comum – tornou-se um elemento essencial a todos os que desejam aprimorar o próprio estudo e, assim, compreender melhor as regras gramaticais, traçando uma jornada de aprimoramento tanto da fala quanto da escrita.

De fato, a leitura deste livro pode contribuir para o entendimento de conteúdos indispensáveis a um bom estudo dos alunos. Ao abrir sua capa comum, você encontrará exercícios dos vestibulares mais importantes do Brasil.

8. Gramática essencial, de Celso Cunha

livro gramatica essencial

O livro “Gramática essencial”, editado em capa comum, é a melhor alternativa do gênero para estudantes de ensino fundamental e médio. No estudo proposto por Cunha, os leitores desenvolvem os conhecimentos fundamentais para ter sucesso na matéria e se preparar para os editais.

Neste livro, os estudantes encontram, em meio a suas páginas, tudo o que é necessário para se darem bem na sala de aula, mediante uma linguagem leve e acessível. Em conclusão, a rotina na sala será muito mais prazerosa a partir da absorção dos conteúdos do livro de Cunha.

A fim de ajudar tanto o estudante de ensino fundamental quanto os concurseiros, este livro conta com vários quadros explicativos, questões de múltipla escolha e exemplos de utilização de cada aspecto gramatical, teoricamente analisados por Celso Cunha, que representam um conhecimento que seguirá válido por toda a vida do leitor.

9. Gramática da língua portuguesa para leigos, de Magda Bahia Schlee

livro gramatica da lingua portuguesa para leigos

Ao olhar a capa deste livro, os leitores, em geral, e os concurseiros, em particular, já sabem que encontrarão os principais mecanismos gramaticais, com todas as suas exceções e regras que, em muitas situações, dificultam o aprendizado e comprometem o desempenho em provas.

O livro de Schlee traz ao leitor as informações mais valiosas aos concurseiros a respeito dessas variedades que geram dúvida a tantas pessoas. Esse guia apresenta, desde a capa, um conteúdo que demonstra as funcionalidades mais relevantes para garantir uma escrita e uma fala muito mais apropriadas.

10. Manual compacto de gramática: Língua portuguesa e ensino médio, de Benedicta Aparecida Costa dos Reis

livro manual compacto de gramatica

Este manual é uma excelente ferramenta para se atualizar (inclusive, sobre as gírias) e aprender. A proposta da capa serve de base para um texto mais compacto e, simultaneamente, mais completo.

Com efeito, a obra cumpre o prometido na capa, por meio de um formato prático para o aprendizado, desde a base do ensino até o momento de realização de grandes provas.

Os professores também podem se beneficiar, pois tanto os exemplos quanto o conteúdo teórico em cada questão foram realizados de modo a tornar o ensino mais fácil. A lista com indicações das normas gramaticais é, por si só, uma ótima fonte de consulta.

11. Gramática de usos do português, de Maria Helena de Moura Neves

livro gramatica de usos do portugues

Antes de mais nada, as páginas de Neves destacam-se entre os professores por levarem ao público uma das melhores gramáticas para a compreensão de seus elementos primordiais.

Igualmente, ao ler este trabalho, você conhecerá um mundo de teorias acionáveis a respeito das normas gramaticais, propiciando aos professores e estudantes uma excelente reflexão sobre a sua aplicação.

Assim como em outras gramáticas, a autora realiza uma divisão desse mundo em capítulos separados, visando seguir as classes de palavras. Semelhantemente, os professores podem encontrar o que precisam por meio de um índice simples e prático.

“Gramática de usos do português” pode ser lido pelos professores e seus alunos, tanto na escola quanto em casa, uma vez que as consultas à matéria são rápidas e facilitam (mais do que em outras gramáticas) o uso da obra para o esclarecimento de dúvidas.

12. Gramática Houaiss da língua portuguesa, de José Carlos de Azeredo

livro gramatica houaiss da lingua portuguesa

Esta edição é uma daquelas gramáticas que não podem faltar na estante de sua casa. Afinal, trata-se de uma das mais importantes gramáticas da língua, permitindo que os professores encontrem uma completa abordagem do idioma.

Em princípio, Azeredo emprega uma linguagem mais simples – de modo a ser facilmente acessível não somente aos professores e conhecedores de outras gramáticas, mas também a todo estudante e a qualquer pessoa que deseja ter em casa uma verdadeira obra de referência.

Além de conteúdos presentes no trabalho da maioria dos professores, Azeredo garante que cada página tenha conceitos referentes à tradição normativa, além do objetivo de proporcionar orientações práticas para a vida.

Se acaso você lida com questões gramaticais em seu dia a dia ou ao se preparar para um concurso, poderá, a partir dessa leitura, compreender fenômenos como a variação linguística. De conformidade com isso, o autor preparou uma obra completa, muito útil aos professores, estudantes, profissionais de diferentes áreas e leigos.

13. A gramática do português revelada em textos, de Maria Helena de Moura Neves

livro a gramatica do portugues revelada em textos

As questões abordadas pela autora colocam os professores em contato direto com as regras gramaticais e sua teoria, mediante questões que evidenciam a grande diversidade existente na língua.

Por sua vez, na presente obra – que é um sucesso em vendas – os estudantes poderão encontrar muitos dos casos estudados na obra em alguma prova, à medida que a estruturação efetuada por Neves permite uma compreensão mais rica de diferentes questões.

14. Gramática fundamental da língua portuguesa, de Madalena Parisi Duarte

livro gramatica fundamental d alingua portugues

Em virtude das características do trabalho de Duarte, você terá maiores chances de sucesso em qualquer prova após a leitura das páginas deste livro. A dificuldade inerente à didática da língua é superada com maestria pela autora.

Primeiramente, esta edição de “Gramática fundamental da língua portuguesa” conta como um auxílio indispensável para a apreensão de normas gramaticais e, por consequência, para o desenvolvimento de habilidades como produção textual, escrita e leitura – competências imprescindíveis para se dar bem em qualquer concurso.