Os 27 Melhores Livros Infanto Juvenil

A literatura infantojuvenil é um ramo da literatura especializado na produção de livros para crianças e adolescentes.

Basicamente, ela pode ser subdividida em suas categorias: a infantil, voltada para crianças com idade entre 4 a 10 anos; e a juvenil, voltada para adolescentes entre 11 e 16 anos.

Mas, por que é importante escolher bons livros?

De acordo com alguns especialistas, os livros que lemos durante a infância e a adolescência influenciam o nosso caráter e personalidade.

Porém, por mais que a escola tenha um papel importante no incentivo à leitura, a pesquisa Retratos da Literatura indica que a maioria dos leitores começa a gostar de ler por influência de figuras de afeto femininas, como mãe, irmãs, avós e tias.

Por isso, hoje vamos apresentar os melhores livros infantojuvenis para você ler ou presentear!

As 27 melhores obras da literatura infanto juvenil

A seguir, confira mais detalhes sobre as nossas indicações de livros para crianças e adolescentes!

1. Os meninos da Rua Paulo, de Ferenc Molnár, um clássico da literatura infantojuvenil

livro os meninos da rua paulo

O escritor húngaro Ferenc Molnár é o responsável por uma das melhores obras juvenis de todos os tempos.

No seu romance “Os meninos da Rua Paulo”, ele conta a história dos meninos que defendem e lutam pela posse do “grund” da rua Paulo, um pedaço de terra onde eles criam as mais diversas fantasias.

2. História meio ao contrário, de Ana Maria Machado

livro historia meio ao contrario

Já se perguntou o que acontece com os personagens depois do “viveram felizes para sempre”?

Em “História meio ao contrário”, Ana Maria Machado mostra que esse não é o fim da história, mas o começo. Na verdade, viver feliz para sempre pode não ser tão fácil, além de um pouco entediante.

Por isso, neste livro, a autora fala sobre um príncipe e uma princesa que querem mais do que poder e beleza; eles querem fazer a sua própria história.

3. Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, é um emocionante romance de formação

livro anne de green gables

“Anne de Green Gables” é uma série de livros que começou a ser lançada em 1908. A obra conta sobre a vida de uma garotinha, Anne Shirley, que foi adotada por engano pelos irmãos Cuthbert.

Porém, a sua força, amor e capacidade de ver o belo e positivo em tudo conquista sua nova família e toda a comunidade onde vive.

Embora essa obra de Lucy Maud Montgomery tenha mais de 100 anos, ela continua abordando assuntos muito atuais, como feminismo, bullying e as dificuldades da vida dos adolescentes.

4. As aventuras de Robin Hood, de Alexandre Dumas

livro as aventuras de hobin hood

“As aventuras de Robin Hood”, de Alexandre Dumas, é outro clássico que vale a pena ser lido por qualquer criança ou adolescente.

O livro fala sobre a saga do lendário criminoso da Inglaterra dos séculos XII e XIII que rouba os ricos para doar aos pobres.

Então, em sua busca por igualdade, justiça e diversão, Robin Hood e seus aliados lutam contra o xerife e os soldados do rei.

5. O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett, é um dos livros infanto juvenil mais vendidos

livro o jardim secreto

Depois de perder seus pais, Mary Lennox vai para a Inglaterra morar com seu tio viúvo.

Quando chega lá, o jovem começa a explorar os jardins que cercam a propriedade e descobre um belo jardim secreto, cercado por muros e trancado com uma chave perdida.

Então, Mary e seus novos companheiros descobrem como trazer o jardim de volta à vida.

De fato, “O jardim secreto”, de Frances Hodgson Burnett, apresenta uma linda história de amizade e descoberta.

6. 20 mil léguas submarinas, de Júlio Verne, o clássico da ficção científica

livro 20 mil leguas submarinas

Júlio Verne é um dos criadores do gênero literário de ficção científica.

Em “20 mil léguas submarinas”, o autor conta sobre as aventuras do professor Aronnax e seu ajudante Ned Land. Eles foram resgatados do mar e feitos de prisioneiros pelo capitão Nemo.

Então, a bordo do submarino Náutilus, Aronnax e Ned partem em uma aventura e enfrentam criaturas do fundo do mar e descobrem a exuberante fauna e flora marinha.

7. Vozes no parque, de Anthony Browne

livro vozes no parque

Anthony Browne, ganhador do prêmio Hans Christian Andersen, nos convida a pensar sobre a interpretação dos fatos e a diversidade do mundo.

Em sua obra “Vozes no parque”, Browne relata um passeio no parque de quatro pontos de vista diferentes. Através da narrativa de diferentes pessoas, ele mostra como uma volta no parque pode ser interpretada de várias formas por cada indivíduo, transformando algo simples em fascinante.

8. O que me diz, Louise?, de Slade Morrison e Toni Morrison

livro o que me diz louise

Escrito por Slade e Toni Morrison, “O que me diz, Louise?” ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 1993.

O livro fala sobre Louise, uma garotinha que sai de casa em um dia chuvoso em busca do seu refúgio secreto, a biblioteca. Mas, ao voltar para a rua, Louise se depara com um mundo totalmente diferente.

De fato, esse livro mostra como a leitura tem um poder transformador.

9. Huckleberry Finn, de Mark Twain, é um dos livros infanto juvenis mais importantes dos EUA

livro as aventuras de huckleberry finn

Mark Twain é um dos principais escritores da literatura infantojuvenil dos Estados Unidos.

Em sua obra “Huckleberry Finn”, nós podemos acompanhar as aventuras de Huck e Jim, uma das maiores duplas de vigaristas da história.

Narrado em primeira pessoa pelo próprio Huck, o livro mostra as situações mais extraordinárias e inesquecíveis vividas pelos personagens. Porém, em conflito com os valores da sociedade em que vive, Huck enfrenta o dilema de entregar seu amigo às autoridades ou salvá-lo.

10. Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas

livro os tres mosqueteiros

Sem dúvida, “Os três mosqueteiros” é a obra mais famosa de Alexandre Dumas.

O livro conta a trajetória de quatro heróis que, a serviço do rei e da rainha, enfrentam muitos combates e perigos em meio às intrigas políticas da Europa do século XVII.

O romance retrata de forma divertida e descontraída a vida na França naquela época e as tramas amorosas e políticas dos vilões e dois heróis, da nobreza e dos lacaios.

Por isso, a leitura desse livro é fascinante para pessoas de todas as idades.

11. O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, é leitura obrigatória para o público infantojuvenil

livro o pequeno principe

Há mais de 70 anos, “O pequeno príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry é um dos maiores clássicos da literatura mundial. Para você ter uma ideia, essa obra é uma das mais traduzidas do mundo, ficando atrás somente da Bíblia e do Alcorão.

O livro fala sobre um piloto que cai com seu avião do deserto. Lá, ele encontra uma criança aparentemente frágil que diz ter vindo de um pequeno planeta distante.

Então, durante sua convivência, os personagens repensam seus valores e descobrem o sentido da vida.

12. Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato

livro cacadas de pedrinho

Sem dúvida, Monteiro Lobato é um dos maiores autores de livros infantojuvenis no Brasil. Um exemplo disso é “Caçadas de Pedrinho”.

No livro, Lobato conta sobre a mais nova aventura de Pedrinho, caçar onças na floresta. Com a ajuda de Emília, Narizinho, o Marquês de Rabicó e o Visconde de Sabugosa, ele precisa pensar em como proteger a Tia Nastácia e a Dona Benta contra a vingança dos animais.

13. A história de Emília, de Monteiro Lobato

ivro a historia de emilia

Outra obra incrível da literatura infantil de autoria de Monteiro Lobato é “A história de Emília”. Nela, quem assume o papel de narradora é a própria Emília, uma das criações mais icônicas de Lobato e que agrada tanto meninos como meninas.

No livro, a boneca de pano conta histórias cheias de humor reviravoltas que prendem o leitor do começo ao fim.

14. Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos, é um clássico da literatura infantil brasileira

livro o meu pe de laranja lima

Meu pé de laranja lima”, de José Mauro de Vasconcelos, foi lançado originalmente em 1968.

Na obra, Zezé, de apenas seis anos de idade, mora na zona norte do Rio de Janeiro e vive aprontando. Então, enquanto a sua família passa por dificuldades financeiras e ele recebe surras de seu pai e sua irmã mais velha, o mundo imaginário que ele criou o impede de desistir na vida.

Porém, logo descobre que não existe remédio para a dor da perda.

15. Raul da ferrugem azul, de Ana Maria Machado

livro raul da ferrugem azul

Outra obra de Ana Maria Machado que indicamos para crianças e adolescentes é “Raul da ferrugem azul”, ganhadora do Prêmio Hans Christian Andersen.

O livro fala a respeito de Raul, que depois de se lavar com shampoo, álcool e detergente para se livrar das manchas que apareceram em todo o seu corpo, conclui que tem ferrugem azul.

16. A bolsa amarela, de Lygia Bojunga

livro a bolsa amarela

“A bolsa amarela”, de Lygia Bojunga, recebeu o selo de ouro da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), um título que é concedido anualmente reconhecendo que a obra é a melhor para a criança.

A história do livro é sobre uma menina que esconde três grandes vontades em sua bolsa amarela: crescer, ser garoto e se tornar uma escritora.

17. Histórias da velha Totônia, de José Lins do Rego, a obra da literatura infantojuvenil dedicada aos meninos

livro historias da velha totonia

José Lins do Rego já escreveu livros incríveis sobre a infância, como “Histórias da velha Totônia” e “Menino de engenho”.

Embora as duas obras sejam muito boas, hoje indicaremos “Histórias da velha Totônia”, onde o autor resgata a tradição dos contos orais europeus e apresenta a tradicional luta entre o bem e o mal.

Segundo o próprio autor, esse livro é dedicado aos meninos brasileiros que amam histórias de heróis e vilões.

18. A árvore dos desejos, de William Faulkner

livro a arvore dos desejos

“A árvore dos desejos” é um dos romances mais conhecidos do escritor William Faulkner.

Nessa obra ganhadora do Nobel de Literatura, Faulkner conta a aventura de Maurice e Dulce em busca da árvore dos desejos.

Então, quando outras crianças se juntam à jornada na floresta, eles conhecem vários seres no mínimo curiosos.

19. Com quantos pingos se faz uma chuva?, de Maria Amália Camargo

livro com quantos pingos se faz uma chuva

Maria Amália Camargo baseou sua obra, “Com quantos pingos se faz uma chuva?”, na eterna curiosidade das crianças.

Na intenção de incentivar a curiosidade das crianças, o livro apresenta de forma poética e lúdica uma série de perguntas sem nenhuma resposta.

Por exemplo: “qual a melhor forma de limpar as orelhas dos livros: com um cotonete ou esfregando o mindinho?” ou “por que algumas pessoas lambem o dedo antes de virar as folhas das revistas: para tirar o pó do rodapé das páginas?”.

20. Amoras, de Emicida, traz representatividade à literatura infantil

livro amoras

“Amoras” é o primeiro livro do rapper Emicida.

Inspirado em uma das suas músicas, a obra conta a história de uma menina que está embaixo de uma amoreira com seu pai. Então, quando ele elogia a beleza das frutas, a menina se identifica nas amoras e as assimila à sua identidade.

De forma lúdica, Emicida aborda temas importantes, como negritude, preconceito, representatividade, autoconfiança e paternidade. Além disso, ele também faz referências à religião e grandes nomes da história e resistência afro, como Martin Luther King e Zumbi.

21. As aventuras de Mike, de Daniel Dearo e Manu Digilio

livros as aventuras de mike

Em “As aventuras de Mike”, o casal de YouTubers brasileiros Daniel Dearo e Manu Digilio, falam sobre Mike, um menino desastrado que resolve participar de uma competição de biscoitos com seu melhor amigo, Nando (o ser mais distraído do planeta Terra).

Porém, o misterioso prêmio da competição promete mudar suas vidas para sempre.

22. O diário perdido de Gravity Falls, de Alex Hirsch

livro o diario perdido de gravity falls

A série animada Gravity Fall foi lançada em 2012 no Disney Channel, e foi encerrada em 2016.

Mas, por causa do seu grande sucesso, o autor Alex Hirsch lançou uma série de livros para dar sequência ao desenho.

O livro “O diário perdido de Gravity Falls” faz parte desse universo expandido e, até o momento, possui três volumes.

23. Malala, a menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca

livro malala

A jovem Malala Yousafzai vivia em uma cidade controlada pelo grupo extremista Talibã. Embora esse regime proibisse as meninas de irem à escola, Malala continuou frequentando as aulas.

Por isso, quando tinha 10 anos de idade, ela sofreu um atentado que quase a matou.

Depois disso, Malala se tornou ativista pelo direito de acesso à educação e ganhou vários prêmios, inclusive o Nobel da Paz de 2014.

Em “Malala, a menina que queria ir para a escola”, a jornalista Adriana Carranca conta essa história emocionante de forma lúdica para as crianças.

24. Para todos os garotos que já amei, de Jenny Han, foi sucesso de vendas entre os adolescentes

livro para todos os garotos que ja amei

Jenny Han é a autora responsável pelo grande sucesso “Para todos os garotos que já amei”; adaptado para filme recente pela Netflix.

O livro conta a história de Lara Jean, uma menina que escreveu cartas de amor para os meninos por quem se apaixonou durante sua vida. Porém, ela nunca as entregou.

Então, certo dia a sua irmã encontra as cartas e decide enviá-las aos seus destinatários.

A obra de Jenny Han tem três volumes: “Para todos os garotos que já amei”, “P.S.: Ainda amo você” e “Agora e para sempre”. Vale ressaltar que também recomendamos a leitura entre os livros de romance.

25. A cinco passos de você, de Rachel Lippincott

livro a cinco passos de voce

Outro romance que cativou os adolescentes foi “A cinco passos de você”, de Rachel Lippincott. Logo depois do seu lançamento, o livro entrou na lista de best-sellers de literatura juvenil no New York Times.

Essa obra-prima conta a história de amor de Stella Grant e Will Newman, dois adolescentes que fazem o tratamento para fibrose cística, uma doença crônica que obriga os pacientes a ficarem a pelo menos seis passos de distância de outras pessoas com a mesma enfermidade.

26. Na floresta: contos de fadas dos Irmãos Grimm em quadrinhos, de vários autores

livro na floresta

A obra “Na floresta: contos de fadas dos Irmãos Grimm em quadrinhos” reúne releituras dos universais e clássicos contos de fadas feitas por Decur, Liniers, María Elina Méndez, Pablo Carrera, Paola Power e Federico Pazos.

Através dos quadrinhos, os nossos contos de fadas favoritos da infância ganham mais vida, encantando as crianças, adolescentes e adultos.

27. Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha, é uma leitura que todas as crianças vão amar

livro marcelo marmelo martelo

Sem dúvida, Ruth Rocha tem a habilidade de transformar situações do cotidiano em histórias incríveis. Nós podemos ver isso claramente em “Marcelo, Marmelo, Martelo”.

A obra narra as aventuras de três crianças que vivem em um espaço urbano: Marcelo, Teresinha e Gabriela.

Apesar das diferenças, essas crianças entendem a importância da amizade e juntas resolvem seus problemas com muita vivacidade e esperteza.

E aí, gostou das obras que selecionamos? Então, escolha os melhores livros da lista e comece hoje mesmo a leitura!

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.