Os 19 Melhores Livros para Bebe de 0 a 1 ano

O aprendizado das crianças não começa apenas após a alfabetização, mas muito antes, sendo a leitura apenas uma etapa no processo evolutivo de aquisição do conhecimento.

Todos nós temos a capacidade linguística necessária para aprender muito bem a língua, inclusive, se um indivíduo for criado em um ambiente bilíngue, terá maior capacidade de aprender duas ou mais línguas do que quando adulto.

Esta fase de início de conhecimento do mundo pode ser muito bem aproveitada pelos pais, usando todo tipo de ferramenta que estimule sua comunicação, interação e experienciação das coisas e sinais.

Não se trata apenas de entretenimento, como brinquedos e programinhas de celular e computador que distraem as crianças, mas sim de selecionar o que influencia realmente no contato do menino ou menina com as coisas e sua relação com seu mundo interno.

Esta percepção do outro e de si, de causa e efeito, de diferença entre objetos e seres, e das concepções da língua como “nome”, “verbo”, “número” ou “qualidade”, são atributos já inseridos na nossa capacidade interpretativa; é só “marcar os pontinhos”, entregando a pista certa no momento adequado, estimulando a curiosidade.

Até o primeiro aninho é raro o bebê já estar falando, mas nem por isso devemos subestimar sua capacidade de compreender o que acontece ao seu redor. Para cada etapa na formação da criança, existem formas de mostrar aquilo que o mundo tem.

É claro que não estamos pensando aqui em “literatura” para bebês, mas em figuras e formas que os façam pensar, se surpreender, o que ajuda a questionar.

Sugere-se, por exemplo, livros repletos de cores e contrastes. Os livros em 3D, com figuras que saem “para fora” das páginas, são outras maravilhas. Mas vale lembrar também que, como eles babam e mordem tudo, é importante conferir a qualidade do material. Para isso, existem até livros de banho!

Conteúdos como “onomatopeias” (como o som dos animaizinhos), rimas e cantigas são os mais comuns e práticos. Tudo em harmonia com figuras que os façam reconhecer a natureza e as coisas. Livros de ninar são outra categoria que fazem parte da primeira infância.

Tudo com muito amor e compreensão! Nosso bebê não precisa ser planejado para uma maratona desde tão cedo. A questão é apenas selecionar o que ajuda a aflorar o poder que já temos. O amor da família e a boa educação certamente farão o restante. E os melhores livrinhos certamente ficarão marcados como os melhores brinquedos.

Lembrando também que não há idade para aprender, assim, divirtam-se, mães, pais, avós e manos, enquanto ensinam.

Tudo sobre os melhores livros para bebe: os pequenos vão amar

Separamos os melhores títulos de livros infantis para a faixa etária de 0 a 1 ano, onde os mimosos começam a perceber o mundo e as mãozinhas não param. São belas dicas com bastante conteúdo para esta transição que você não quer perder por nada no mundo.

Além disso, criamos também uma lista com os melhores livros sobre casamento. Vale a pena conferir!

1. Histórias para crianças de 1 ano, de Melanie Joyce

Para encabeçar nossa lista, um livrinho cheio de historinhas para serem narradas a qualquer momento, com personagens delicados e divertidos, aguardando sua interpretação.

Aquele livro para botar o bebezão no colo e folhear juntos, cada página, dando boas risadas, conferindo as páginas pacientemente e deixando a brincadeira fluir, junto com o vocabulário que logo, logo, o filho estará dando conta de falar.

2. Uma lagarta muito comilona, de Eric Carle, ótimo entre os livros para bebe

Mais um livro de histórias infantis repleto de bichinhos e cenários gostosos de mostrar com as palavras e o corpo, gesticulando, usando os brinquedos, montando o teatrinho ideal para fazer a história acontecer na mente das crianças.

Alguns “efeitos especiais” estão presentes nos desenhos, o que deve arrancar exclamações do bebê! Tudo numa história de surpresa, onde a lagarta vai dando uma pista por dia da semana, numa narrativa linear e absorvente.

O livro de crianças tem a versão baby book, tratando de cores e formas. Vale a pena o pacote todinho!

3. Quantum Physics for babies, de Chris Ferrie

Física para bebês? Isso! Mostrando conceitos de espaço e matéria em gravuras fáceis de entender e interagir, além de coloridos de forma vibrante, este será um dos primeiros livros didáticos para sua criança.

As formas e frases são dispostas com leveza, para que você possa incluir os conceitos dentro das brincadeiras e assim fazer associações de elementos e fenômenos físicos com os fatos vividos.

Afinal, a física está em tudo! Que tal incluí-la nas novidades do dia a dia do seu bebê?

4. Gildo, de Silvana Rando, destaque entre os livros para bebês

Gildo é um elefante muito fofinho que já rendeu uma série de histórias.

Gildo vai ensinar as cores, os números e os opostos, numa coleção de 3 livrinhos encantadores. Alguns bichinhos de histórias infantis são tão fofos que acabam virando amigos das crianças, então, prepare-se para ter que comprar um elefantinho de pelúcia.

5. O bebê que sabia brincar, de Ziraldo

Livro repleto de jogos e brincadeiras para você empreender com seu bebê. Boas dicas de brincadeiras e as fofíssimas gravuras de Ziraldo, especialista em fazer crianças felizes.

Além das tradicionais cores e formas, o Menino Maluquinho traz roupas, família, estações, e outras categorias, com ilustrações para ensinar o bebê do modo mais divertido que há.

6. Cocô no trono, de Benoit Charlat, capricho nas ilustrações

Esse é para aquele bebê que está relutando em usar o troninho! Você pode ter mais uma chance de virar esse quadro ao seu favor, com essa história.

A ilustração conta uma história inusitada. A divertida anedota de um pintinho que ri dos coleguinhas que estão usando o troninho, até que aprende ele mesmo que é o modo certo. É aí que ele precisa de uma ajudinha.

Uma divertida historinha para contar e realizar junto do bebê, Mas, calma, que provavelmente terá que ser contada e recontada muitas vezes!

Este livro, além de contar uma história divertida, pode ser uma “mão na roda”, uma experiência e um “serviço” para todos. É preciso usar de todas as ofertas que puder para fazer o filho usar o trono…

7. Eu, grande, você, pequenino, de Lilli L’arronge

Nesta história, a partir da comparação do tamanhão do papai ou mamãe para o tamanhinho do bebê, vão-se comparando outras coisas, e ideias e imagens vão fluindo.

Será muito gostoso brincar com as crianças a partir dessa historinha de pais e filhos em mundinho e mundão, que na verdade são o mesmo.

São pequenas grandes diferenças além do tamanho que podem ser narradas e, assim, mostrar um poucão da vida que aguarda estas crianças a fim de tantas descobertas.

8. Cãezinhos, da editora Todolivro

A editora Todolivro, que tem outros títulos maravilhosos para o mundo infantil, traz este livro para as crianças brincarem com o tato, com animaizinhos retratados em texturas para passar as mãozinhas.

Além do livro de cãezinhos, há outros, como o livro dos gatinhos e o livro dos pintinhos, feitos com material para as crianças trabalharem mais sentidos, como se estivesse passando a mão no bichinho, além da pura visão.

Como, lá na frente, provavelmente terá algum amiguinho animal, além do seu ursinho de dormir, seu bebê já pode ir se familiarizando com a sensação de ter um companheiro fofinho, com este livrinho de estimação.

9. Deus criou o mundo, de editora Todolivro

A noção de “papai do céu” é um dos primeiros mistérios que as crianças têm contato. Neste livrinho, a história da arca de Noé pode introduzir a espiritualidade.

Por mais que o bebê não possa compreender a concepção de Deus (e os adultos será que entendem bem?), a historinha de Noé e sua pegada ecológica é importante para a criançada ir pensando em “salvar espécies”, importante na atualidade.

Quem cuida dos animais, tem Deus no coração. Pensar assim já está bom e correto, né?

Você pode tirar várias mensagens boas dessa historinha, que pode ir crescendo na memória e curiosidade dos filhos.

Quando o bebê mais tarde for brincar com seus amiguinhos animais, pode lembrar que Noé não deixou nenhum deles para trás.

10. Minha mamãe, por Mark Baker e Neville Astley

A Peppa Pig é muito famosa entre crianças e, para os livros infantis, temos os motivos que fazem a mamãe Pig ser tão adorável, narrados por sua filhinha.

Nunca esqueça que os livros vão balancear o interesse do indivíduo por conteúdos como mídias, televisão, jogos… É importante estimular o hábito da leitura e interpretação, muito diferente da sensação de uma tela com desenho contínuo onde as crianças perdem muito da autonomia de pensamento.

Por isso, por mais que, com o passar do tempo, os desenhos e jogos vão levar grande parte da atenção dos rebentos, não custa fazer nossa parte enquanto podemos selecionar e direcionar o apetite deles.

11. Tudo bem ser diferente, de Todd Parr, importante escolha entre os livros para bebe

Já diria aquela música da Pitty: “seja você, mesmo que seja bizarro”. A lição do autor é essencial para todo ser humano: aceitar diferenças. Algo que está tão em falta no mundo, a tolerância, pode começar em pequenas mensagens.

As dezenas de rostos diferentes, desenhados com as cores radiantes do autor nas páginas, são exibidos de modo que permita à criança perceber diferenças e, com a orientação correta, colocá-las em equivalência.

Características além da aparência ou forma, como “chegar em último”, “ser adotivo”, ou “não gostar de sorvete” podem ser expandidas e questionadas livremente, a partir das dicas. É só usar as palavras.

A partir do entendimento do bebê, pode aumentar a complexidade do joguinho e causar pequenas indagações que ajudam a formar o caráter, para o qual um pouco de empatia nunca é demais.

12. O coelhinho que queria dormir, de Carl Johan Forssen Ehrlin

A história do coelhinho que não pegava no sono, até que sua mãe o levou ao caminho do Senhor dos Bocejos, foi um grande sucesso de vendas, e dos produtos para bebês, um sucesso no quesito “para o bebê dormir”.

O psicólogo e autor cuidou do desenvolvimento da linguagem de uma leitura na qual o bebê pudesse pegar no sono através da indução da voz que faz a leitura. Para isso, são marcadas entonações que dão o ritmo e a hora de aumentar a voz, diminuir, deixar um espaço de silêncio…

Com muitos relatos sobre a funcionalidade da estratégia, a publicidade aumentou e impulsionou a editora a ir em frente com o trabalho que chegou ao Brasil. E como não há acessórios além do livro como produto em si, não há que se preocupar com preço.

13. Disciplina positiva para crianças de 0 a 3 anos, de Jane Nelsen, Cheryl Erwen e Roslyn Ann Duffy

Este livro educativo para mães e pais lerem traz ferramentas para desenvolver o respeito da criança, a noção de autoridade e responsabilidade, a partir de pequenas interações que exijam atenção e recompensa.

Profissionais competentes e gabaritados usaram seu conhecimento para formar uma obra que pretende auxiliar no desenvolvimento dessa fase importante de formação da criança, que não pode ser repetida, onde muito do que se aprende se solidifica.

Algumas questões estão em oferta: “Como incentivar a independência? Como colocar limites? Como dosar a punição e não mimar demais?”

A figura do adulto e dos pais é uma referência que irá acompanhar o filho por toda o caminho, e nesse aspecto, é importante não só estudar e ajudar na educação e comportamento das crianças, mas a nossa própria postura em relação a elas, com tudo o que esperamos e mostramos. O maior exemplo está nos pais.

Um livro para o casal apreciar junto e no dia-a-dia.

14. Vamos brincar de esconde-esconde, da Editora Happy Books

A criatividade utilizada nos livros para crianças não tem limites. Quando parece que inventaram tudo, aparece uma surpresa nova.

Já mostramos texturas diferenciadas, livros que trabalham os sentidos além da visão, como tato e sons, linguagem e vocabulário de tudo que é possível explorar para chamar a atenção da criança.

Como a imaginação dos pequenos tem que fluir, os poucos itens que fazem parte do seu mundinho, no início da vida, se puderem ter aspectos múltiplos, ajudarão a manter a atenção dos pequenos e as opções de uso.

É aí que entram os livros de pano da Happy Books. No conceito livro brinquedo, um livro de pano é um acessório para divertimento mas também aquele “cheirinho”, ou companheiro que, além de guardar uma história, tem um conforto para oferecer, tipo um amigo.

15. Livro chocalho, de Editora Yoyo Books

Mais um livro brinquedo, de vários autores, este também conta como primeiro instrumento musical, pois possibilita que o bebê busque reproduzir os sons com sua própria coordenação.

Além de representar um bichinho, que na coleção tem pinguim, carneirinho e panda, e executar sons, o chocalho também serve como mordedor, podendo ser babado à vontade!

Não esqueça que, se tiver mais de um bebê na casa, o chocalho vai gerar disputa!

16. Cacá, o carneirinho, de Editora Vale das Letras

Este livro de banho que vem com uma ovelhinha serve para fazer do banho, muitas vezes “uma batalha”, um episódio divertido onde o bebê leva sua historinha junto.

A ovelhinha é um acessório que brilha com a água e deixa a brincadeira (ops, banho) mais divertida para a mamãe, o papai e os bebês.

17. Selva do barulho, por Libby Walden

Como as ideias geniais não têm fim, vamos para mais uma!

Neste livro brilhante que saiu no Brasil pela editora Ciranda Cultural, um pequeno alto-falante acoplado faz com que seu bebê “pire” nos sons dos bichos, toda vez que apertar o botão junto à página.

As folhas são feitas numa espessura que o bebê consegue apertar por si mesmo. Alguns podem se assustar no início, mas assim que começarem a pegar o domínio do aparato, certamente, vão entrar no “vício” de apertar, o que – claro – deixa a gente maluco.

Mas quem não gosta de ver o filho se divertindo? Prepare boas gargalhadas junto aos bebês. Depois invente algum acordo para fazê-los parar!

A Ciranda Cultural é especializada em livros infantis, possuindo coleções para todas as faixas etárias das crianças, com várias séries e produtos licenciados de personagens famosos, como Hello Kitty, Peppa Pig e Pororo, o pequeno pinguim.

18. Gabriel, de Ilan Brenman e Silvana Rando

A série da editora Brinque-Book, que também conta com livros de personagens como Clara e João, é bem focada na expressividade, com temas educativos e frases curtas.

As primeiras lições para o subconsciente do seu bebê podem ser extraídas dessas historinhas, daquelas de se contar bem devagarinho, apontando ilustrações de acordo com o texto.

Os desenhos e cores são muito chamativos e as histórias envolventes, então, provavelmente seu filho vai folhear esta coleção durante muitos anos.

19. Coleção: o que cabe no meu mundo, de editora Cedic

Valores simples e básicos como humildade, respeito, gratidão, otimismo e sensibilidade estão formatados e apresentados numa coleção de livrinhos que trata cada um destes separadamente.

É muito gostoso narrar para o bebê frases sobre aquelas palavras de ordem e conforto que buscamos. Um exercício para tratar da virtude numa coleção belamente desenhada.

Aproveitem seus bebês com muitos e muitos livros!

Bom, com esta pequena lista de livros, que também poderíamos chamar de brinquedos e presentes, esperamos ter sugerido boas opções para dar um pouco mais de colorido a esta fase que todos passamos, e tão pouco lembramos, que a busca é por reviver através dos filhos!

E, como acontece muito, queremos que a infância deles seja mais divertida, feliz e leve que a nossa. Então não se trata apenas de acertar nas compras, precisamos de produtos que os façam felizes mas também os preparem para as opções difíceis do planeta.

Um bom hábito não tem preço! E como se cultiva um hábito? Uma boa intenção, uma alegria no coração, uma força de vontade?

São atributos que a vida pode nos dar, através da arte, da literatura, dos exemplos como uma boa família.

Livros infantis para as crianças dentro de adultos

A idade leva tudo embora rapidamente. Mas, até lá, a imaginação pode nos levar onde quisermos! Curtir com seu filho a fase mais inocente da vida dele é fazer parte da sua imaginação pela vida toda.

É preciso dar boas ferramentas para que eles construam uma boa história, cheia de bom conteúdo. Pode começar com um livro de pano, com uma pazinha de construir castelinhos de areia ou um chocalho em forma de bicho.

Que você possa curtir e acompanhar os melhores momentos das suas crianças!

Para os filhos maiores, temos também uma lista dos melhores livros infanto juvenil.

Até a próxima!

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.