Os 13 Melhores Livros sobre Casamento

Relacionamentos duradouros, na maioria das vezes, exigem muito esforço.

Mesmo casais que se amam de verdade e se comprometem a ter uma vida toda juntos têm seus momentos de dificuldade. Afinal, um relacionamento é sujeito a pontos de vista diferentes ou problemas de toda ordem.

Para tentar minimizar isso, muitos autores abordam essa temática. E, neste artigo, vamos mostrar alguns dos melhores livros sobre casamento.

Para selecionarmos os melhores livros sobre casamento, procuramos elaborar uma lista com autores do Brasil e do exterior, com diversos pontos de vista.

Alguns livros servem para dar conselhos, enquanto outros dão dicas e são mais diretos.

A leitura deles, no fim das contas, se apresenta como um grande manual para levar harmonia ao casal e muito amor à sua casa.

Best-sellers sobre relacionamentos e os melhores livros de casamento

Como você pode observar, há livros com os mais diversos vieses.

Alguns mais clássicos, sobre hábitos cotidianos, reflexões sobre nossas atitudes e demandas familiares.

Há outros que tratam sobre a importância do toque físico ou da satisfação sexual para o sucesso de um casamento.

E, entre os melhores livros sobre casamento, há também aqueles sobre educação financeira e como ela é um meio importante para que o casal consiga um bom padrão de vida e evite que problemas com as contas afetem o relacionamento.

Vejamos mais detalhes sobre cada um deles a seguir.

1. O livro do amor (livros I e II), de Regina Navarro Lins

livro do amor

Nestes dois livros publicados pela editora Best Seller, a psicanalista, professora de psicologia e apresentadora Regina Navarro Lins faz um resgate histórico em que analisa como as vivências de amor e sexo se moldam culturalmente.

Ela mostra a influência de dogmas religiosos, paradigmas morais e interesses dos mais variados, dos políticos aos econômicos e sociais, na forma de amar do homem e da mulher.

No volume I de “O livro do amor”, a autora mostra como as relações se modificaram ao longo dos tempos e como a sociedade foi de um época em que se ignorava a participação masculina na procriação para um período no qual a paternidade fez dos homens senhores absolutos e, das mulheres, criaturas submissas e cativas em seus próprios lares.

O volume II, por sua vez, busca questões mais particulares do amor no período contemporâneo. Nele, a autora aborda do amor platônico ao sexo virtual.

Ela reflete de forma psicanalítica sobre como a repressão sexual, transfigurada em neurose e histeria, é combatida pela contracultura do século XX.

O livro mostra a importância da invenção da pílula anticoncepcional, do feminismo, da luta pelos direitos LGBT, e sobre como a revolução da tecnologia abriu a possibilidade para uma convivência amorosa.

A proposta da autora nestes dois livros é que o leitor viaje no tempo para compreender mais a fundo as questões que sempre envolveram o amor, o desejo, a sexualidade e o casamento.

2. Casais inteligentes enriquecem juntos, de Gustavo Cerbasi, um dos melhores livros sobre casamento com temática financeira

livro casais inteligentes enriquecem juntos

Esta é uma daquelas leituras fundamentais. Este best seller vendeu mais de um milhão de livros e inspirou até um filme que foi sucesso de bilheteria – “Até que a sorte nos separe”.

O livro Casais inteligentes enriquecem juntos trata de um assunto pertinente, angustiante e com potencial explosivo para a relação do casal: as dificuldades sobre a educação financeira no casamento.

A proposta de Cerbasi é ensinar o leitor a usar da melhor maneiro seu dinheiro e assim ter uma tranquilidade maior nos relacionamentos.

O autor traz exemplos que provavelmente todo mundo já encarou em algum momento do casamento. Se a conta não fecha no fim do mês, talvez tenha sido motivado pelo companheiro esbanjador.

Ele mostra também que a relação do casal pode ter suas rusgas mesmo quando sobra dinheiro: aí, a discussão é sobre como melhor usar essas economias, se em uma viagem a dois ou em um investimento futuro.

Mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Gustavo Cerbasi mostra em seu livro que a origem do problema não é exatamente financeira, mas sim a falta de conversa do casal sobre o dinheiro.

A leitura do livro oferece dicas e sugestões independente da etapa do relacionamento. Serve para o namoro, para o início do casamento ou até mesmo para várias décadas de convívio.

Há também testes que avaliam a capacidade do casal para a busca e construção de riqueza.

Vale a pena conferir lista de livros de finanças.

3. 75 hábitos dos casais felizes, de Ashley Davis e Daniel Bush, uma aula para um saudável relacionamento amoroso

livro 75 habitos dos casais felizes

A psicoterapeuta e especialista em terapia conjugal Ashley Bush se uniu ao seu marido, Daniel Arthur Bush, que é especialista em saúde mental, para mostrar neste livro os segredos para transformar o casamento em um relacionamento feliz e harmonioso.

E a ideia que os dois especialistas nos apresentam nesta leitura é simples: integrar à rotina do relacionamento pequenos gestos que cultivem o amor.

O casal elenca na obra uma lista com 75 atitudes que consideram fundamentais para reforçar a conexão e o carinho na relação.

A intenção da leitura é mostrar que, ainda que a vida a dois traga muita pressão ao cotidiano – filhos, carreira, problemas financeiros, entre outros –, é possível trabalhar a favor da relação para tornar a convivência de um com o outro mais simples e harmoniosa.

Mais do que um livro de conselhos, podemos dizer que “75 hábitos dos casais felizes” é um verdadeiro guia com valiosas dicas.

Isso porque cada uma das atitudes é abordada de forma detalhada, por meio de informações sobre o momento em que ele deve ser praticada e o resultado que se pretende alcançar.

Além disso, ao final de cada capítulo o leitor encontrará perguntas para refletir e se aprofundar sobre o tema.

4. Os segredos dos casais inteligentes, de Gustavo Cerbasi

livro os segredos dos casais inteligentes

Esta é mais uma leitura em que o autor, trata da importância dos casais saberem lidar com o dinheiro (educação financeira).

O livro traz um texto claro e acessível, uma das marcas do autor.

Nesta obra, Cerbasi nos conta os melhores hábitos e estratégias para garantir um futuro próspero sem comprometer o relacionamento um com o outro e a qualidade de vida no presente.

Mais do que abordar o tema de forma subjetiva, o livro traz dicas e exemplos práticos baseados em casos reais. Questões como aposentadoria, opções de investimentos e a necessidade de saber separar um dinheiro para emergências e outra para o lazer e o bem-estar são abordadas.

5. Kama sutra, de Sir Richard Burton, um livro milenar sobre relacionamento

livro kama sutra

Este é um clássico sobre a habilidade e a arte indianas do amor e do sexo. Um dos livros mais conhecidos do mundo.

Mas o milenar “Kama sutra” só se tornou conhecido no Ocidente a partir do século XIX graças ao britânico Sir Richard Burton, que fez a base da tradução.

Escrito no século III, o livro nos conta e analisa a relação sexual, suas técnicas e as melhores maneiras para alguém conseguir a felicidade na vida e o prazer.

Este livro, ao mesmo tempo, traz um rico material sobre os costumes da antiga Índia.

“Kama sutra” serviu de base a todas os livros indianos posteriores sobre o amor, inclusive à poesia amorosa em sânscrito.

6. Mudando os padrões dos relacionamentos íntimos, de Harriet Lerner

livro mudando os padroes dos relacionamento sintimos

Trata-se de um clássico sobre relacionamento.

Voltado ao público feminino, neste livro a doutora Harriet Lerner ensina a identificar as verdadeiras origens da raiva e dá dicas de mudanças para canalizar essa raiva – e, assim, ajudar na vida e até nos relacionamentos mais difíceis.

“A raiva é um sinal a que devemos dar toda a nossa atenção”, escreve a PhD Harriet Lerner, psicóloga que é especialista em relacionamento entre casais.

No livro, a autora mostra que as mulheres são ensinadas a silenciar a raiva, a negá-la totalmente ou, então, a dar vazão a ela de maneira equivocada – sob pena de aumentar os desentendimentos e afetar a relação.

7. A carícia essencial, de Roberto Shinyashiki

livro a caricia essencial

O badalado autor Roberto Shinyashiki nos mostra neste livro sobre relacionamento o que fazer para ajudar de verdade as pessoas que se ama.

O autor nos explica que o segredo de qualquer bom relacionamento, seja familiar, social, profissional ou mesmo conjugal, é ter uma boa comunicação e ajudar o outro a se sentir importante a cada vez. É essa a carícia essencial para o sucesso das relações.

Para Shinyashiki, para se chegar à deliciosa sensação de amar e ser amado, as pessoas precisam perceber que são consideradas e reconhecidas.

8. Namoro blindado, de Renato Cardoso e Cristiane Cardoso

livro namoro blindado

Apresentadores do programa de TV “A Escola do Amor”, Renato e Cristiane Cardoso nos apresentam um manual do século XXI para antes, durante e depois do namoro.

Os dois especialistas partem de algumas sugestões que podem nos dar calafrios.

Imagine, por exemplo, acordar um dia e descobrir que se casou com a pessoa errada. Ou então perder o grande amor porque você estragou o relacionamento com as próprias mãos. Ou que você não percebeu aquela pessoa especial quando ela passou por sua vida.

Neste livro, os autores querem que o leitor abra os olhos e saiba, na prática, como agir nas relações e no trato um com o outro.

Trata-se de um manual voltado para todas as idades, da adolescência aos solteiros mais maduros. Enfim, para toda a vida.

9. Casamento blindado, de Renato Cardoso e Cristiane Cardoso

livro casamento blindado

Em Casamento Blindado, o casal traz orientações a partir da longa experiência adquirida durante os anos em que aconselharam e ministraram cursos a milhares de pessoas.

Os dois se casaram em 1991 e logo depois foram morar nos Estados Unidos. Viveram em três países e fizeram palestras em mais de trinta, sempre trabalhando no acompanhamento e aconselhamento de casais.

O conhecimento adquirido ao longo de todo esse tempo de convívio é o que eles repassam ao leitor em “Casamento blindado”.

10. O desafio de amar, de Alex Kendrick

livro o desafio de amar

Feito em forma de diário, “O desafio de amar” propõe coisas a se fazer ao longo de 40 dias com quem está ao nosso lado.

Em cada um desses dias, o autor propõe um desafio para maridos e mulheres – junto a um espaço para se anotar e verificar o progresso.

A ideia desse livro, sucesso de vendas e citado no “Prova de Fogo”, é fazer o casal entender o amor incondicional independente de como esteja o casamento.

11. As regras de ouro dos casais saudáveis, de Augusto Cury

livro as regras de ouro dos casais saudaveis

Mais do que dicas, Augusto Cury mostra no livro “As regras de ouro dos casais saudáveis”, as verdadeiras regras para se ter um relacionamento saudável e uma vida de sucesso.

O psiquiatra e professor, autor de importantes best seller, nos ensina que casais inteligentes têm mente madura e dão atenção ao essencial.

Esse essencial é a grandeza do afeto, a importância do diálogo e o respeito mútuo.

Na contramão disso, casais que valorizam o trivial, que brigam por tolices e gastam energia com pequenos estímulos estressantes são rápidos em se acusar e lentos para se abraçar.

Em “As regras de ouro dos casais saudáveis”, o autor aborda questões da teoria da inteligência socioemocional. De acordo com Cury, essa teoria foi aplicada por ele em mais de 20 mil sessões de psicoterapia e consultas que ele aplicou na carreira.

12. As cinco linguagens do amor, de Gary Chapman, um dos melhores sobre relacionamento

livro as 5 linguagens do amor

Que homens e mulheres apresentam enormes diferenças no modo de ser e agir, todo mundo sabe há muito tempo.

O que se apresenta como dilema é: como fazer dar certo um relacionamento amoroso entre pessoas que, às vezes, parecem ser tão distintas?

Trata-se de uma daquelas leituras cuja temática é compreender o outro. Em “As cinco linguagens do amor”, Gary Chapman nos mostra que entender as diferenças é parte da solução. E a proposta do livro é dar dicas para melhorar a comunicação de quem está ao nosso lado.

O autor tem mais de três décadas de experiência no aconselhamento de casais.

Ao longo desse período, Gary Chapman percebeu que cada um de nós adota uma linguagem para dar e receber amor. Isso é natural. O problema é quando o casal não entende corretamente a linguagem predominante de cada um. Aí, o relacionamento tende a definhar.

O livro é um best seller sobre relacionamentos. Ele está em sua terceira edição. No mundo todo, mais de 8 milhões de exemplares já foram vendidos – também indicado na lista de bons livros cristãos.

13. A equação do casamento, de Luiz Hanns

livro a equacao do casamento

Neste livro, o psicólogo Luiz Hanns nos mostra que as pessoas ainda não perceberam o quão complexo é o atual projeto de felicidade no casamento.

Segundo o autor, os casais não foram preparados para casamentos. Isso porque as pessoas ainda pensam que o amor resolve tudo – ou, então, que o bom senso é suficiente para uma vida longa a dois.

Especialista em psicologia do comportamento econômico-político, o autor traz estatísticas que comprovam as dificuldades dos casais. O número crescente de divórcios, o incremento das queixas, a insatisfação matrimonial e a dificuldade dos solteiros em achar um companheiro são testemunhas disso.

Segundo Luiz Hanns, o atual modelo de casamento igualitário, voltado à felicidade pessoal e ao amor eterno, exige mudanças de expectativas que não eram necessárias no século XIX e no início do século XX. Por isso, é preciso mudar as perspectivas e as regras de convívio um com o outro.

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.