Os 17 Melhores Livros sobre Inteligência Emocional

melhores livros inteligencia emocional

A inteligência emocional é a capacidade que temos de poder controlar nossas emoções, usando este controle a nosso favor. Identificar as emoções em outras pessoas, ajudando-as em suas necessidades pessoais, também faz parte da inteligência emocional.

Nossos maiores medos e emoções sofridos durante nossa vida podem causar traumas e até doenças psicossomáticas se deixarmos que elas se acumulem.

Como as pessoas poderiam conviver com os desafios que aparecem todos os dias sem a inteligência emocional?

Qualquer pessoa tem, desde o momento em que desperta pela manhã, até o momento em que se recolhe para o sono, desafios que às vezes parecem intransponíveis.

Todos os dias, a todo momento, somos testados, temos que cuidar de nosso trabalho, de nossa família com maior ou menor envolvimento, reuniões, tarefas, metas a cumprir.

Prioridades, conhecimento, destreza e outros atributos devem ser desenvolvidos para levar adiante nossa vida com tranquilidade.

Livros com Desconto
Compre livros com desconto Amazon
3

Desenvolver a inteligência emocional é preciso

Estamos vivendo em uma nova era. Quem ainda não teve a impressão de que o mundo está girando mais depressa? Parece que, como nunca, o tempo passa mais rápido. Queremos aproveitar cada minuto, sem ansiedade e sem depressão.

Conheça o que separamos de melhor sobre livros de controle emocional.

1. Foco, de Daniel Goleman

livro foco

O autor deste best seller defende que o sucesso está diretamente ligado ao foco que possamos ter sobre cada um dos assuntos a que nos propomos a lidar.

Quantas vezes seu foco era determinada ação, você vai começar a fazer e, de repente, algo acontece e a distração faz você acabar por esquecer o que ia fazer? O que era mesmo que eu ia fazer? Vem a pergunta.

Daniel Goleman preconiza que você deve colocar sua atenção em um lugar do seu cérebro como se fosse uma academia de ginástica e fazer com que ela se exercite.

Assim como seus músculos se fortalecem com os exercícios físicos, sua memória e outros cantos do cérebro vão se fortalecer com os exercícios mentais.

Máximo rendimento em todas as atividades humanas só será conseguido com atenção no que se está fazendo, com foco.

2. Inteligência emocional, de Daniel Goleman

livro inteligencia emocional

Em mais um best seller do consagrado autor, Daniel Goleman vai mostrar que a inteligência de um indivíduo não provém de uma herança genética, mas sim da capacidade que ele tem em moldar sua mente para alcançar o sucesso, em qualquer das áreas das atividades humanas.

O autor descreve as cinco habilidades que são consideradas como essenciais para alcançar o sucesso e que vão determinar o êxito que poderemos ter em nossos relacionamentos, no trabalho, nos estudos ou em qualquer outro empreendimento pessoal.

3. Exercícios de inteligência emocional: 100 perguntas para aprimorar suas competências, de Roberta Nascimento, Regina Lopes e Paulo Lopes

livro exercicios de inteligencia emocional

Cem perguntas sobre inteligência emocional que vão ajudar você a se conhecer melhor e a conhecer os outros melhor também.

Treinar a inteligência emocional vai fazer com que o estresse possa ser evitado, ajudando a melhorar sua vida e a saber como lidar com a vida das outras pessoas.

Gestão da emoção: o segredo para a inteligência emocional plena.

4. Inteligência emocional 2.0: você sabe usar a sua?, de Travis Bradberry e Jean Greaves

livro inteligencia emocional 2.0

Vai disputar uma vaga de emprego, é algo de responsabilidade? Vai lidar com pessoas? Fique sabendo que, nos dias de hoje, ter controle e saber usar a inteligência emocional é um fator determinante em muitos processos de seleção de candidatos.

O livro “Inteligência emocional 2.0” direciona seu estudo através de exercícios que vão acabar aperfeiçoando sua inteligência emocional e ajudando a alcançar seus objetivos.

Travis Bradberry e Jean Greaves apresentam seu livro de maneira totalmente didática, com explicações e exemplos acessíveis a todos os tipos de leitores. Uma leitura útil, tanto para nossa experiência pessoal quanto profissional.

5. Destaque-se, de Marcus Buckingham

livro destaque-se

Neste best seller, com mais de quatro milhões de livros vendidos, Marcus Buckingham apresenta as vantagens de investirmos em nossos pontos fortes.

Sem perder tempo, energia e dinheiro em nossos pontos fracos, vamos direto ao que interessa: dar prioridade aos nossos pontos fortes. Nossa inteligência emocional vai nos mostrar o caminho.

Este livro foi escrito para ajudar você a se auto analisar e descobrir seus melhores estilos, bem como se destacar no trabalho.

Seu desempenho e suas habilidades profissionais serão altamente impactadas com profundas mudanças em seu cotidiano.

6. Descubra seus pontos fortes 2.0, de Donald Clifton e Tom Rath

livro descubra seus pontos fortes 2.0

Como ser humano que você é, quanto seu desempenho poderia melhorar caso você tivesse plena noção de quais são, efetivamente, seus pontos fortes? Analisou sua inteligência emocional? Como ela anda? Do que está dependendo seu sucesso?

E. se ao invés de tentar melhorar e corrigir seus pontos fracos, você deixasse isso de lado e partisse apenas para acrescentar talento onde você é realmente capaz?

Esta é a teoria apresentada neste livro onde os autores, com a experiência de muitos anos no instituto Gallup de pesquisas, advertem às pessoas e às empresas que muito dinheiro, tempo e trabalho são, geralmente, gastos em situações que nem sempre podem dar o resultado esperado.

Em resumo, ajuste sua inteligência emocional. Se é para investir, melhor que seja nas habilidades, naquilo que se sabe fazer bem, melhorar aquilo que já é bom. Evita frustrações e conflitos e dá melhor resultado.

7.  A lógica do Cisne Negro, de Nassim Nicholas Taleb, um dos melhores livros sobre IE

livro a logica do cisne negro

Este é um dos livros sobre IE, ou inteligência emocional, onde o autor defende que acontecimentos inesperados acontecem em todas as situações e em todos os tipos de negócios, inclusive na economia.

Para esses tipos de fatos imprevisíveis, o autor dá o nome de Cisne Negro. São situações que ninguém espera e, de repente, lá estão elas, causando espanto, conflitos, desespero, alegria, fortunas, enfim, algo realmente inesperado.

Qual a razão de não conseguirmos identificar um cisne negro antes que ele venha a acontecer?

Segundo o autor, é porque nos preparamos para nossa vida profissional, encarando apenas partes do conhecimento, geralmente específicas para o que pretendemos desempenhar, quando uma visão geral deveria ser estudada.

Nossa inteligência emocional, o autoconhecimento, o conhecimento do próximo, ficou para trás.

8. A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown

livro a coragem de ser imperfeito

Pode conferir. Pegue a lista dos mais vendidos do jornal New York Times e esta obra estará lá. Brené Brown apresenta seu autoconhecimento e encoraja as pessoas a serem como elas realmente são.

Mais de vinte e cinco milhões de pessoas já visualizaram suas palestras através das redes sociais.

A autora defende que o fato de se expor e mostrar fraquezas, sentimentos e emoções, ao contrário de demonstrar vulnerabilidade, mostra coragem no enfrentamento de determinadas situações.

Isso significa uma nova maneira de encarar momentos nem sempre favoráveis para os quais devemos ter habilidade suficiente para enfrentá-los. Segundo a autora, expor-se torna as pessoas mais autênticas e plenamente realizadas, ainda que sofram com a inveja que despertam.

9. O poder do hábito, de Charles Duhigg

livro o poder do habito

A inteligência emocional é a capacidade que temos em conhecermos a nós mesmos e conhecermos os outros.

Neste livro, que abrange de maneira contundente a inteligência emocional, Charles Duhigg mostra que, para mudanças radicais – tanto pessoais como em ambiente de trabalho -, o fundamental é o conhecimento de si, no contexto e dos outros, no geral.

O desenvolvimento humano, na maioria das vezes, é impulsionado por alguém que observa e que oferece condições melhores para se executar a mesma coisa ou para otimizar o desempenho do que é feito da mesma forma há anos e que ninguém percebeu que poderia ser feito de outra forma.

Trocas de hábito podem turbinar o desempenho e são capazes de determinar o sucesso ou o fracasso.

10. Dez leis para ser feliz: ferramentas para se apaixonar pela vida, de Augusto Cury

livro dez leis para ser feliz

Parece que, segundo o autor, a felicidade tem que ser conquistada pois ela não vem por acaso.

O psiquiatra Augusto Cury apresenta uma psicologia positiva em sua obra para que você tenha mais conhecimento de si mesmo e possa trabalhar essa habilidade.

Segundo ele, são dez leis que farão com que você possa explorar seu próprio ser.

Suas leis servirão para trabalhar todos os sentimentos humanos, seus relacionamentos interpessoais e amorosos, sua vivência profissional, sua inteligência emocional.

Veja outras obras do autor emOs 15 Melhores Livros de Augusto Cury

11. Agilidade emocional: abra sua mente, aceite as mudanças e prospere no trabalho e na vida, de Susan David

livro agilidade emocional

A obra da psicóloga Susan David está em primeiro lugar na lista do Wall Street Journal.

Segundo ela, a diferença entre os que vencem na vida e aqueles que fracassam está na agilidade emocional – e isso pode ser considerado sob todos os aspectos, desde nossos relacionamentos pessoais até o lado profissional.

Estudando há mais de vinte anos gestão da emoção, Susan descobriu que não é a inteligência que pode tornar as pessoas mais felizes, mas sim sua agilidade emocional, sua inteligência emocional, sua consciência social e a maneira como todas essas emoções se interligam e como uma pessoa consegue lidar com elas.

Pessoas com inteligência emocional e agilidade emocional bem geridas serão mais felizes, tanto no campo profissional quanto em todos os outros segmentos da vida.

12. Caderno de exercícios de inteligência emocional, de Ilios Kotsou

livro caderno de exercicios de inteligencia emocional

Um ato de conhecer a si mesmo e aos outros para controlar as emoções e viver uma existência melhor. Este é o conceito de inteligência emocional e o objetivo deste livro.

Um princípio para a construção de um caminho com mais harmonia, com pleno sentido e rico em excelentes momentos de vida.

Um caderno para a aplicação da inteligência emocional em nossas relações humanas.

13. Comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg

livro comunicacao nao violenta

Em Comunicação não violenta, o autor apresenta um manual para ser estudado por aqueles que vão precisar, em seu campo de trabalho, se comunicar com um público diferenciado, tanto pelas condições sociais quanto pela situação que possa estar sendo vivida naquele momento: a gestão de um conflito.

Um belo exemplo de inteligência emocional, habilidade no trato, colocar-se no lugar do outro para resolver um problema.

14. Inteligência social: a ciência revolucionária das relações humanas, de Daniel Goleman

livro inteligencia social

Colocar-se no lugar do outro, ter empatia, espírito de ajuda. É o que o autor defende como sendo uma condição da natureza do ser humano.

Segundo Goleman, só nos falta um pouco mais de exercício nestas práticas.

Somos seres sociáveis por natureza e o contato com nossos pais e irmãos e os que vivem ao nosso redor, desde cedo, moldam nosso cérebro e determinam nossa maneira de ser.

15. Liderança, de Daniel Goleman

livro lideranca

A ideia do autor é ir em busca de práticas inovadoras, principalmente para aplicação em empresas e em seu pessoal efetivo.

Mais um dos livros sobre inteligência emocional, desta vez, voltado para aplicação nos relacionamentos interpessoais no trabalho, em busca do sentido de liderança.

16. O cérebro e a inteligência emocional, de Daniel Goleman

livro o cerebro e a inteligencia emocional

Haveria diferença emocional para o cérebro do homem e da mulher? O psicólogo, autor deste livro, aponta que sim, são diferentes, e as aborda aqui.

Com a finalidade de incentivar que o leitor passe a praticar a inteligência emocional com maior frequência, o autor se aprofunda mais no debate neste livro sobre inteligência emocional.

Um lado nem sempre explorado por outros autores é abordado aqui, que seria o lado obscuro da inteligência emocional: a sociopatia. O autor não tem restrições éticas sobre o assunto e o trata de maneira muito simples e direta.

Veja outras obras do autor emOs 20 Melhores Livros sobre Autoconhecimento

17. O poder da inteligência emocional: como liderar com sensibilidade e eficiência, de D. Goleman, Richard Boyatzis e Annie Mckee

livro o poder da inteligencia emocional

A inteligência emocional foi consagrada no meio empresarial através desta publicação. Mais um dos livros sobre inteligência emocional direcionados para empresas.

Os autores estudam e publicam suas conclusões sobre inteligência emocional baseados em pesquisas que fizeram nas empresas, junto aos seus líderes, e o poder de influência deles sobre seus comandados.

Chegou-se à conclusão que aqueles que lideram com entusiasmo, otimismo e disposição têm para si a boa vontade de seus colaboradores – consequentemente, as empresas progridem.

Em contrapartida, os que tentam liderar, mas sem firmeza em seus propósitos, acabam por transmitir essa situação aos seus comandados e a tendência da empresa é enfraquecer.