Os 14 Melhores Livros sobre Mitologia Grega

melhore slivros mitologia

A mitologia é um tema que mexe com o imaginário do ser humano. Como pessoas, já amamos histórias, mas as curtimos ainda mais quando envolvem tramas poderosas, conflitos emocionantes, amores arrebatadores e seres com poderes supernaturais. É exatamente isso que encontramos nos melhores livros sobre mitologia grega!

Talvez você não conheça muito sobre as histórias envolvidas nessa mitologia, mas certamente consegue identificar alguns nomes. Aquiles, Cupido, Afrodite e Atenas dizem algo para você?

Caso queira saber mais sobre todos os deuses e histórias envolvidos na mitologia grega, confira os livros que selecionamos.

Alguns deles olham para os mitos de uma perspectiva não ficcional, enquanto outros nos fazem entrar mesmo em cada história e enxergar de perto as histórias que marcaram a cultura humana por tantas gerações.

Vamos lá?

Livros com Desconto
Compre livros com desconto Amazon
3

Confira resumos detalhados para cada um dos melhores livros sobre mitologia grega que selecionamos para você!

Agora que você já conferiu a nossa lista, não deixe de também dar uma olhada nas descrições que preparamos para cada leitura. Dessa forma, você tem a chance de conhecer do que cada livro trata, além de pensar em uma estratégia de leitura. Afinal, qual ler antes e qual ler por último?

Esperamos ajudar você a aprender mais e em um ritmo confortável ao descobrir um pouco mais sobre cada leitura, escrita por vários autores de diversas partes do mundo. Assim sendo, confira o restante deste artigo e escolha seus títulos favoritos!

1. A história da mitologia para quem tem pressa, de Mark Daniels

livro a historia da mitologia pra quem tem pressa

Nossa primeira indicação tem um título bastante autoexplicativo. Se você tem pressa, mas quer aprender um pouco mais sobre a história da mitologia grega, não deixe de ler “A história da mitologia para quem tem pressa”.

Neste livro, você encontra um apanhado não só sobre a mitologia grega, mas também sobre diversas outras histórias do mundo. Há mitos interessantes entre os aborígenes, romanos, incas, astecas, egípcios e nórdicos.

Daniels contempla estas e muitas outras histórias interessantes em seu livro de forma acessível, didática e bastante rápida para quem tem pressa!

2. O grande livro dos mitos gregos, de Robert Graves

livro o grande livro dos mitos gregos

Agora, se você já está interessado em mergulhar mais profundamente nas histórias gregas, não deixe de fora da sua leitura a obra “O grande livro dos mitos gregos”. Nela, você acompanha um compilado de histórias que compõem o que chamamos de mitologia grega.

3. Odisseia, de Homero

livro odisseia

Caso queira se aprofundar mais e ler um livro sobre mitologia grega diretamente da fonte, não deixe de ler o clássico “Odisseia”.

Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga e escreveu a Odisseia como um longuíssimo poema de doze mil versos sobre a jornada de um homem em sua volta para casa. Embora pareça um enredo simples, tratando-se de mitos gregos, nada é trivial.

Nesta viagem, o personagem central da trama enfrenta deuses, deusas, monstros e seres humanos, nos fazendo conhecer os elementos fantásticos que fazem a mitologia grega ter o prestígio que tem.

Uma curiosidade: quando falamos sobre aventuras gigantescas que precisamos enfrentar ao nos deslocarmos de um ugar para o outro, chamamos essa jornada de odisseia, não é? Esse termo praticamente corriqueiro vem do livro de Homero.

4. Ilíada, de Homero

livro iliada

Além da Odisseia, você também pode aprender bastante sobre os mitos gregos ao ler a “Ilíada”, outro grande poema de Homero que contempla os mitos gregos!

Nele, você tem uma visão íntima sobre o herói Aquiles e sobre a Guerra de Tróia, palco de acontecimentos importantes que se relacionam tanto com as ações dos seres humanos quanto com a interferência dos deuses.

Nessa história você conhecerá, por exemplo, a história do cavalo de Tróia, um cavalo de madeira cuja função foi determinante para a Guerra de Tróia.

Se você quer entender com a inteligência humana e as reações divinas se relacionam em uma trama cheia de paixões e outros sentimentos fortes, não deixe de ler “Ilíada”.

5. Mundo completo da mitologia grega, de Richard Buxton

livro o mundo completo da mitologia grega

À procura de um livro completo sobre a mitologia grega? O “Mundo completo da mitologia grega”, de Richard Buxton, é uma alternativa muito interessante.

Além de trazer informações completas por escrito, a obra é enriquecida com diversas imagens belíssimas que situam o leitor com facilidade nas histórias.

Quem lê este livro afirma que sua edição é sensacional, com várias gravuras, mapas e textos didáticos.

6. Série Percy Jackson, de Rick Riordan

livro serie percy jackson

Caso queira uma abordagem mais literária para seu conhecimento da mitologia grega, que tal uma leitura leve e divertida com base nos mitos gregos? Os livros da série Percy Jackson são uma boa maneira de começar!

Neles, temos acesso a uma realidade mais contemporânea em que vivem personagens mitológicos. Um exemplo deles é o próprio protagonista da série, Percy Jackson, que é filho de um deus grego, Poseidon, com uma mortal. Assim, Percy é um semi-deus.

O processo de descoberta dessa natureza metade divina e metade mortal é complexo e explorado na trama de uma maneira muito didática e fluida, o que torna a saga uma das mais bem recebidas pelo público infanto-juvenil e adulto.

Caso queira fazer a leitura dos livros desta série na ordem, confira a lista a seguir, com todos os títulos ordenados por data de publicação:

  • O ladrão de raios,
  • O mar de monstros,
  • A maldição do titã,
  • A batalha do labirinto,
  • O último olimpiano.

Aproveite e leia também:

  • Qual a Ordem dos Livros de Percy Jackson? Sequência Cronológica de Leitura (clique aqui)

7. Mitologia dos gregos: a história dos deuses e dos homens, de Károly Kerényi

livro a mitologia dos gregos

Outra abordagem interessante nos livros de mitologia é a de Károly Kerényi, que explica as narrativas como quem fala da própria história. O autor foca principalmente na genealogia dos deuses, isto é, a origem de cada deus grego com um papel de relevância para a construção do mito.

Assim, você conhecerá intimamente as histórias de Afrodite, Zeus, Hera, Hades, Poseidon, Atena e muitos outros personagens marcantes da mitologia da Grécia.

8. Antígona, de Sófocles

livro antigona

Voltando aos livros que foram escritos diretamente por autores gregos, não deixe de ler um dos títulos mais importantes da Trilogia Tebana do autor. Nele, você conhecerá a história trágica de Antígona, a filha de outro personagem cujo nome provavelmente conhece: o rei Édipo.

Nessa narrativa, Antígona precisa tomar decisões considerando vontades que geralmente assumem direções opostas: a vontade dos deuses e a vontade do homem. Com esta obra, você terá contato com um gênero muito comum à literatura grega: a tragédia.

Uma tragédia grega é um gênero teatral cujas características principais são os dramas profundos que envolvem temas como família, religião e heróis.

9. Circe, de Madeline Miller

livro circe

Nos livros que sugerimos até aqui, você encontra poucas alternativas em que é possível olhar para as histórias dos personagens da mitologia em uma narrativa em primeira pessoa. Ou seja, é raro encontrar livros em que lemos as histórias por meio do ponto de vista de um personagem em específico.

Em “Circe”, de Madeline Miller, é exatamente esse tipo de história que você encontra.

A obra foi muito bem recebida pela crítica e, mesmo tratando de um tema da Grécia Antiga, foi publicado há pouquíssimo tempo, em 2018. Por esse motivo, é mais fácil fazer a leitura, já que é didática, fluida e muito empolgante.

Assim, conheça a história da feiticeira que se tornou amante do personagem principal da “Odisseia” em sua jornada para casa.

10. A canção de Aquiles, de Madeline Miller

livro a cancao de aquiles

Se você gostar de “Circe”, não deixe de ler também o livro “A canção de Aquiles”, outro livro de Madeline Miller. Nele, você tem um retrato íntimo sobre a Guerra de Troia, palco de outros dos livros que já citamos em nossa seleção.

Assim, não perca a chance de ter acesso a narrativas não tão exploradas nos mitos da Grécia, como a história da mãe de Aquiles, Tétis, uma cruel deusa marinha, de seu pai, o rei Peleu, e da amizade de Aquiles com Pátroclo.

11. O livro de ouro da mitologia, de Thomas Bulfinch

livro o livro de ouro da mitologia

Você talvez não saiba, mas a mitologia grega e a mitologia romana se assemelham em vários aspectos. Inclusive, vários dos deuses romanos ganham um nome diferente na cultura grega, ainda que se tratem, basicamente, das mesmas divindades.

Para conhecer mais sobre como a mitologia greco-romana se relaciona, fazer a leitura de “O livro de ouro da mitologia”, de Thomas Bulfinch, é fundamental!

12. Édipo Rei, de Sófocles

livro edipo rei

Chegamos a uma das histórias mais trágicas da mitologia grega!

Provavelmente você já ouviu falar no complexo de Édipo, famoso pela análise freudiana da relação entre pais e filhos.

O que você talvez não saiba é que essa história é uma das mais representativas das tragédias gregas. Ela relata a história de um rei, Édipo, que está em busca de sua verdadeira origem e acaba recebendo uma previsão assustadora sobre seu futuro.

13. Mitos clássicos, de Jenny March

livro mitos classicos

Para ler mais narrativas importantes para a mitologia da Grécia, não deixe também de fazer a leitura de “Mitos clássicos”. Neste belíssimo livro, você tem acesso a um guia bastante completo a respeito de todos os principais personagens que compõem a mitologia greco-romana.

Não deixe de ler o livro e entender mais uma vez como as narrativas de Grécia e de Roma se entrelaçam!

14. Tudo que precisamos saber mas nunca aprendemos sobre mitologia, de Kenneth C. Davis

livro tudo o que precisamos saber mas nunc aaprendemos sobre mitologia

Por fim, indicamos a leitura do livro “Tudo que precisamos saber mas nunca aprendemos sobre mitologia”. O título é bastante autoexplicativo, assim como a primeira indicação de nossa lista.

Quando falamos de uma tradição literária tão antiga, é natural achar que estamos perdendo alguma parte fundamental da história que ninguém está contando. Assim, se você tem essa preocupação, leia a obra de Kenneth C. Davis.

Agora que você conhece uma boa bibliografia com bons livros sobre mitologia grega…

Não deixe também de prestigiar obras sobre outros mitos, originados em mais lugares do mundo.

Há várias histórias encantadoras na mitologia nórdica, na mitologia egípcia e na mitologia japonesa, por exemplo.

Assim sendo, use esses seus conhecimentos sobre mitologia grega como uma porta de acesso para outras obras sobre diferentes culturas e narrativas do mundo.

Lembre-se: é sempre muito interessante acessar elementos culturais diferentes daqueles com os quais estamos acostumados em nossa própria cultura. Portanto, mantenha-se aberto a realidades e ensinamentos distintos.

Boa leitura e até a próxima!