Qual a Ordem dos Livros de Percy Jackson? Sequência Cronológica de Leitura

Conhece o Tio Rick? Rick Russell Riordan Jr. foi apelidado pelos fãs brasileiros de Tio Rick. Muito simpático, você não acha?

Rick Riordan é um escritor norte-americano, nascido em 05 de junho de 1964 em San Antonio, Texas, Estados Unidos. Rick Riordan vive hoje com sua mulher, Beck Riordan, e seus dois filhos, Haley e Patrick, em Boston, Massachusetts.

Antes de se tornar escritor, Rick Riordan foi professor e lecionou Inglês e História em escolas particulares e públicas na cidade de San Francisco, no estado americano da Califórnia.

Rick Riordan ficou conhecido e famoso por escrever Percy Jackson e Os Olimpianos, mas escreveu vários outros livros de sucesso, entre eles:

  • As Crônicas dos Kane, o qual é focado na mitologia egípcia;
  • Os Heróis do Olimpo, série de cinco livros, baseada nas mitologias de Roma e da Grécia;
  • Magnus Chase e os Deuses de Asgard, que é uma série de três livros, baseados na mitologia Nórdica;
  • As Provações de Apolo, livro de fantasia e aventura que serviu de continuação dos livros de Percy Jackson e também continuação de Os Heróis do Olimpo.

Entre 2007 e 2013, a série ficou entre os mais vendidos em lista organizada pelo Jornal norte-americano The New York Times. Foi considerada a série mais vendida em todo o mundo.

Surge Percy Jackson, o personagem

O filho de Rick Riordan, Haley, sofre de Dislexia, doença que basicamente se configura por um problema de aprendizagem e TDAH, uma disfunção relacionada à hiperatividade.

Rick Riordan conta que, aos nove anos, seu filho Haley se recusava a ler e pedia ao pai que lhe contasse histórias para dormir, com o tema de mitologia grega, assunto que estava estudando na matéria de mesmo nome, na escola.

Não seria difícil para Rick Riordan resolver este tipo de problema, afinal, ele tinha sido professor de mitologia grega durante muitos anos.

Quando todo o seu repertório de histórias chegou ao fim, quase que não havendo mais personagens que não fossem conhecidos, o autor passou a inserir nas histórias que contava para o filho um novo personagem: Percy Jackson, um semi deus, um morador do Olimpo, um dos olimpianos.

Grande “coincidência”, Percy Jackson, tem os mesmos problemas psicológicos de seu filho, o que fazia com que o menino pudesse se identificar melhor com os personagens dos livros de Tio Rick.

Os livros de Rick Riordan e sua ordem de leitura

Percy Jackson e os Olimpianos compõe-se de uma série de cinco volumes, escritos entre os anos de 2005 e 2009. Adicionalmente, dois livros extras foram escritos nos anos de 2010 e 2012 para acompanhar a série.

A obra é frequentemente comparada a Harry Potter, mas defendida veementemente pelo autor de qualquer tentativa de plágio.

Vamos conhecer a ordem dos livros de Rick Riordan?

01 – Ano de 2005 – Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Dentre os livros de Rick Riordan sobre o herói Percy Jackson, este foi o primeiro, lançado no ano de 2005.

O adolescente está em um campo de treinamento, o Acampamento Meio Sangue, destinado exclusivamente aos especiais, filhos de divindades, os semi deuses.

Neste local, todas as condições inerentes aos semideuses são aprendidas e colocadas em prática.

Fácil de ler, este livro, que mescla aventuras com a mitologia greco romana, é narrado na primeira pessoa, o que, em certas passagens, nos dá a impressão de termos Percy Jackson ao nosso lado, e nos deixa cada vez mais perto da participação nas suas histórias.

Vale lembrar que com uma aprovação recorde de mais de noventa por cento em pesquisas, este livro conquistou definitivamente o público juvenil do mundo todo, tornando famoso seu autor.

Assim como este, a maioria dos livros de Rick Riordan tem ampla aprovação do público.

Em O Ladrão de Raios, Rick Riordan apresenta o universo de um adolescente de apenas doze anos, de nome Perseu Jackson, mas que gosta mais de ser chamado de Percy Jackson, e sua saga em um mundo de aventuras.

Vive em um mundo moderno e os deuses apresentados no livro poderiam ser quaisquer pessoas, as mesmas que vemos na rua, sem que pudéssemos desconfiar que poderiam ser personagens de um livro que fala em deuses, lutas monstros e muito mais.

Fúria foi o primeiro monstro enfrentado pelo nosso semideus em suas aventuras.

Estava só com sua professora de matemática quando ela se transforma em um monstro, Fúria. Um monstro alado, que ataca Percy Jackson.

Sua vida foi salva pelo professor Brumer que lhe atira uma caneta que se transforma em uma espada que mata Fúria, se transformando em pó.

Percy tem um grande amigo, Groover. O Sr. Brumer conversa com Groover sobre Percy, que ouve a conversa e percebe que está em perigo.

Percy e sua mãe são atacados pelo Minotauro quando estão em uma cabana de praia. Groover tentou avisar, mas não conseguiu. Neste episódio, a mãe de Percy é atacada pelo Minotauro e morre. Groover é ferido.

Revelado agora como um sátiro, mais um personagem da mitologia grega, meio homem, meio bode, Groover é levado nas costas por Percy na tentativa de salvar sua vida.

Percy nunca conheceu seu pai, visto que não lhe havia sido revelado que era filho de Poseidon, deus dos mares, dos oceanos, das tempestades, dos lagos e dos cavalos, mas, popularmente conhecido por ser o deus dos mares.

Poseidon, assim como todos os deuses, não reconheceu a paternidade.

Todos que estavam no acampamento tinham o mesmo problema, o não reconhecimento dos filhos dos deuses que tiveram um relacionamento com mortais e disso nasceu uma criança.

Agora, o órfão está só, em meio a tantos outros, onde o centauro Quíron se torna revelado na figura do professor de história, Sr. Brumer, o mesmo que salvou-lhe a vida.

Centauros, na mitologia grega, seriam seres com braços, dorso e cabeça de um homem, e corpo de um cavalo.

Ele, Sr. Brumer, o centauro, é o grande treinador de heróis no Acampamento Meio Sangue.

Percy descobre que a maioria dos que vivem no Acampamento Meio Sangue não são reconhecidos por seus pais divinos, assim como ele. Esta situação o deixa profundamente irritado.

Os amigos e os inimigos

Percy Jackson faz grandes amigos no Acampamento Meio Sangue.

Annabeth Chase, filha de Atena e Groover, seu grande amigo, é uma delas. Seu líder de chalé, Luke Castelan, que é seu instrutor de esgrima, é um outro amigo a considerar.

Na história, os inimigos não faltaram também. Clarisse La Rue, filha de Ares, foi uma delas, trazendo consigo todos os seus irmãos do chalé de Ares.

Finalmente reconhecido

A história do ladrão de raios estava para ser mudada. Um cão feroz ataca Percy Jackson e o deixa muito ferido. Então, ele entra nas águas do riacho, tendo suas feridas totalmente curadas no mesmo instante.

Neste momento, ele passa a ser o primeiro filho de Poseidon a ser reconhecido, entre tantos, no Acampamento Meio Sangue.

Zeus e Poseidon entram em atrito após desentendimentos, fazendo com que os heróis do Olimpo, os olimpianos, sigam pelo mesmo caminho, dividindo-se em opiniões divergentes.

Em meio a esta confusão, Ares, rei da guerra, se apresenta disposto a ajudar Percy Jackson – por um bom preço, evidente.

02 – Ano de 2006 – O Mar de Monstros

Pela ordem de leitura, O Mar de Monstros é o segundo dos livros de Percy Jackson.

Os personagens estão tranquilos, o ano passou sem incidentes, nada que se comparasse ao ladrão de raios, livro que o antecede. Nenhum monstro atacou o Acampamento Meio Sangue.

O ano passou tranquilo, sem monstros e sem brigas.

Estava pairando sobre o acampamento, no entanto, uma grande ameaça.

Uma turma de canibais gigantes havia envenenado a árvore mágica, que ficava na porta do acampamento, e a mesma corria perigo de morte, deixando o acampamento vulnerável aos ataques de qualquer inimigo.

A única solução seria buscar um antídoto para barrar os efeitos do veneno e salvar a comunidade. Apenas o Velocino de Ouro poderia ter os poderes mágicos para salvar a árvore e devolver aos olimpianos a paz, calma e serenidade que os campistas precisavam.

Neste livro, os leitores são apresentados para um novo personagem: Tyson, um menino bastante esquisito e, ao que se sabe, é parente de Percy Jackson e, quando descobre sua companhia, não sai mais de perto dele para nada.

Mesmo que a missão de buscar o Velocino de Ouro não seja de Percy Jackson e nem de sua amiga Annabeth, nossos heróis olimpianos se preparam para enfrentar mais uma de suas aventuras, desta vez, navegando pelo mar de monstros, em busca da solução para o acampamento.

O Mar de Monstros por onde Percy Jackson se aventura é o conhecido Triângulo das Bermudas, área do Oceano Atlântico delimitada pela Flórida, Ilha de Porto Rico e Ilhas Bermudas, em meio ao Oceano Atlântico.

Na verdade, uma imensa área onde se tem notícias de desaparecimentos misteriosos, tanto de navios quanto de aviões.

Seriam talvez esses misteriosos desaparecimentos provocados pelos monstros que habitam o lugar?

03 – Ano de 2007 –  A Maldição do Titã

Pela ordem de leitura, A Maldição do Titã é o terceiro dos livros de Percy Jackson.

Ártemis está desaparecida. Ártemis é a deusa da vida selvagem, da caça, da lua e da magia.

Ela, um dos mitos gregos, seria a única deusa capaz de destruir o monstro que tem a capacidade de acabar com o Olimpo e os olimpianos. Ela estava em seu encalço e simplesmente sumiu.

Percy Jackson e sua grande amiga Annabeth Chase vão à sua procura. Além do mais, chega a notícia de que dois novos meios sangues são descobertos, mas ainda não se sabe qual sua ascendência e estes jovens encontram-se em perigo.

A Maldição do Titã terá ainda algumas surpresas, pois Cronos, deus do tempo, filho de Urano, prepara para nossos heróis armadilhas difíceis de serem evitadas.

04 – Ano de 2008 – A Batalha do Labirinto

Pela ordem de leitura, A Batalha do Labirinto é o quarto dos livros de Percy Jackson.

Percy agora está em uma nova escola.

Há uma força sobrenatural que impede que os seres humanos normais, os chamados mortais, vejam os monstros, os titãs, os deuses e outros seres sobrenaturais.

É a neblina, a névoa.

Mas, em sua nova escola, Percy encontra Raquel, uma antiga amiga. Raquel tem o dom de enxergar através da névoa, assim como todos os heróis do olimpo.

Percy é atacado por monstros disfarçados de incentivadoras de torcidas e volta para o acampamento.

Lá, ouve falar do Labirinto, obra de engenharia construída por Dédalo, para aprisionar o monstro Minotauro.

Percy e Annabeth encontram o labirinto e traçam planos para procurar Dédalo e convencê-lo a entregar a eles o fio de Ariadne, seu guia definitivo, que os faria voltar ao local original, sem se perder dentro do labirinto.

Percy deduz que Luke já havia planejado se utilizar do labirinto para invadir o acampamento com seus homens.

Annabeth recebe uma missão, o oráculo oculto a revelou. Teria que ir a Dédalo e convencê-lo a não entregar o fio de Ariadne a Luke, o que definitivamente eles não conseguem. Luke ataca o acampamento que é defendido por Groover.

Depois que a batalha do labirinto passou, Dédalo se sacrifica para que o labirinto seja fechado, uma vez que o mesmo estava vinculado à sua vida.

05 – Ano de 2009 – O Último Olimpiano

Pela ordem de leitura, O Último Olimpiano é o quinto dos livros de Percy Jackson.

Os heróis do Olimpo passaram praticamente o ano inteiro se preparando para a batalha contra Cronos, deus do tempo.

Todos sabiam que seria uma luta difícil, pois Cronos constantemente arregimentava novos combatentes entre deuses e os de meio sangue, os semi deuses.

Cronos segue para a cidade de Nova Iorque pois sabe que lá o Olimpo está em situação precária no que diz respeito à vigia.

Percy organiza a defesa da cidade de Nova Iorque. Os olimpianos estão lutando contra o titã Tifão, onde Poseidon entra na luta e o derrotam.

Seguidas batalhas deixam os defensores completamente esgotados e eles acabam por ser encurralados no Empire State, mesmo tendo recebido reforços.

Os deuses recuam em sua luta e param nas proximidades de Manhattan.

Os invasores são brilhantemente detidos por Percy Jackson e seus heróis do Olimpo.

Durante todo o romance, uma profecia estava para ser cumprida, e a realização desta profecia dependerá das atitudes que Percy vai tomar. O autor deixa claro que a profecia não se aplica exclusivamente a Percy, mas também a Luke.

Os deuses concedem a Percy a possibilidade de um desejo e a história diz que Percy faz com que os deuses prometam que, sempre que seus filhos, os semideuses, fizerem 13 anos, serão todos reconhecidos por seus pais, deixando de acontecer com as futuras gerações o que aconteceu com ele próprio.

Ainda mais, Percy pede que os deuses construam chalés para os semideuses menores, garantindo a eles abrigo no acampamento.

Percy preferiu ter esses desejos atendidos do que se tornar imortal, demonstrando grande espírito de altruísmo.

O Olimpo está em ruínas e, a partir de agora, vai requerer uma grande reforma que será comandada por Annabeth, que passou a ser a arquiteta dos heróis do Olimpo.

Em O Último Olimpiano, Percy e Annabeth começam a namorar, beijando-se, algo que não foi inédito, pois um beijo anterior já havia acontecido nessa história.

Os livros extras

Para o acompanhamento dos livros de Rick Riordan, o próprio autor publicou dois livros extras:

  • Os Arquivos dos Semideuses, em 2010;
  • O Guia Definitivo, em 2012.

Os arquivos dos Semideuses

O título original do livro é Os Arquivos do Semideus e complementa as histórias contadas na série Percy Jackson e os Olimpianos.

Ele se compõe de três novos livros que são: Percy Jackson e a Quadriga Roubada, Percy Jackson e o Dragão de Bronze e Percy Jackson e a Espada de Hades.

O Guia Definitivo

Preocupado em dar uma noção para aqueles que desconhecem a maneira de descobrir os segredos dos semideuses ou, até mesmo, como identificar um deles ou como saber se você não é um deles, o Guia Definitivo traz uma série de dicas que podem ajudar.

Como sabemos, Jackson e os olimpianos não têm sossego na vida, afinal, nunca se sabe quando o mundo vai estar em perigo e quando será necessário salvá-lo.

Os heróis do Olimpo estão sempre de prontidão e será no Guia Definitivo que vamos encontrar todas as orientações que você possa precisar para enfrentar qualquer situação.

Sabendo um pouco mais

O Acampamento Júpiter

O Acampamento Júpiter é a versão romana para o acampamento dos olimpianos. De disciplina mais rígida, ao estilo militar, aqui, os semideuses eram treinados para a sobrevivência.

O deus Júpiter é considerado o rei dos deuses na mitologia romana.

A casa de Hades

Se diferencia dos outros livros da série principalmente por abordar temas mais adultos. Foi publicado originalmente pela Disney Hyperion. O caminho para a casa de Hades estava cheio de monstros à espreita.

Nossos heróis semideuses caem no Tártaro. Produto da relação entre Caos e Gaia, nasce Tifão, e Tártaro significa o mundo inferior.

Riordanverso

Um nome um tanto quanto diferente, Riordanverso é para os fãs que querem ver o universo de Rick Riordan compartilhado, ver neste universo seus livros e personagens.

Compilação dos principais livros do autor

Quer ler outras aventuras de Rick Riordan? Então, acomapnhe suas principais obras:

  • Cajado de Serápis;
  • As Provações de Apolo, com cinco livros em série, sendo eles: O Oráculo Oculto, A Profecia das Sombras, O Labirinto de Fogo, A Tumba do Tirano e A Torre de Nero;
  • As Crônicas dos Kane, com três livros em série, sendo eles: A Pirâmide Vermelha, O Trono de Fogo e A Sombra da Serpente;
  • Demigods and Magicians: Percy and Annabeth Meet the Kanes;
  • Os Diários do Semideus;
  • Percy Jackson e a Cantora de Apolo;
  • Os Heróis do Olimpo, com cinco livros em série, sendo eles: O Herói Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena, A Casa de Hades, O Sangue do Olimpo;
  • O Filho de Sobek;
  • A Coroa de Ptolomeu;
  • O Martelo de Thor;
  • Guia de Sobrevivência;
  • O Navio dos Mortos;
  • Magnus Chase e os Deuses de Asgard;
  • Hotel Valhala: Guia dos Mundos Nórdicos.

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.