Qual a Ordem dos Livros Desventuras em Série? Sequência Cronológica de Leitura

Hoje vamos falar sobre a ordem dos livros Desventuras em Série, de Lemony Snicket, heterônimo de Daniel Handler, que se tornou um grande sucesso no mundo todo.

Prepare um café ou um chá e esteja pronto para embarcar nessa aventura!

O autor de Desventuras em Série, Daniel Handler

O norte-americano Daniel Handler nasceu em San Francisco, cidade americana do estado da Califórnia, em 28 de fevereiro de 1970, tendo a idade de 51 anos. Mora na mesma cidade até os dias de hoje e, além de escritor, é também cineasta.

Sua obra mais famosa e que lhe trouxe o reconhecimento do público foi o conjunto de 13 livros, denominado “Desventuras em Série”.

Os três primeiros livros foram adaptados pela Netflix, tendo Neil Patrick Harris como protagonista e, no cinema, um filme foi estrelado pelo ator Jim Carrey, primeiro interpretando o conde Olaf e, depois, Jim Carrey dublou o mesmo personagem em um jogo da série.

Neil Patrick Harris foi indicado aos prêmios Emmy e Globo de Ouro.

No Brasil, os livros foram publicados pela Cia das Letras. Lemony Snicket, antes de Desventuras em Série, começou escrevendo livros infantis.

Lemony Snicket é heterônimo de Daniel Handler. Diferentemente do pseudônimo, onde o autor apenas se esconde sob um outro nome, nesta forma de não identificação, os autores têm personalidade e atuam como se fossem pessoas completamente diferentes, existindo de fato, às vezes até participando da trama em seus livros.

Assim foi com o autor, em Desventuras em Série.

Sequência de livros Desventuras em Série

São treze os livros de Lemony Snicket publicados em Desventuras em Série:

  1. Mau Começo / The Bad Beginning
  2. A Sala dos Répteis / The Reptile Room
  3. O Lago das Sanguessugas / The Wide Window
  4. Serraria Baixo Astral / The Miserable Mill
  5. Inferno no Colégio Interno / The Austere Academy
  6. O Elevador Ersatz / The Ersatz Elevator
  7. A Cidade Sinistra dos Corvos / The Vile Village
  8. O Hospital Hostil / The Hostile Hospital
  9. O Espetáculo Carnívoro / The Carnivorous Carnival
  10. O Escorregador de Gelo / The Slippery Slope
  11. A Gruta Gorgônea / The Grim Grotto
  12. O Penúltimo Perigo / The Penultimate Peril
  13. O Fim / The End

1. O Mau Começo, primeiro livro da série Desventuras em Série

E, para começar mal, com “L” mesmo, o próprio autor adverte que, caso você seja daquelas pessoas que estão procurando por uma história toda florida e feliz, este não é o livro que você tem que ler. Portanto, nada impede que você o feche e busque por outro tipo de leitura.

A mensagem em O Mau Começo é clara e muito comovente: é uma história infeliz de três crianças que não se abandonam, permanecem coesos um ao outro, em sua amizade fraternal até o final da história.

Os órfãos Baudelaire são três crianças lindas, que encantam a todos que as conhecem e que são dotados de inteligência excepcional, a qual é usada para o bem e para se livrar de eventuais problemas que possam surgir em suas vidas.

Violet é a mais velha e tem 14 anos. Uma grande inventora que, por diversas vezes, salvou a vida de seus irmãos.

Klaus tem 12 anos e é um fanático por leitura, conseguindo ler muito mais rápido do que a maioria das pessoas. Seu apetite para ler é insaciável.

Sunny tem meses, é apenas um bebê que tem quatro super afiados dentinhos e que gosta de morder tudo que encontra pela frente. Sunny não consegue falar ainda e, as palavras que tenta articular, só são entendidas por seus irmãos mais velhos. Não há uma única palavra que algum outro adulto entenda.

O grande inconveniente em O Mau Começo é que parece que os três têm a capacidade de atrair grandes desgraças para si.

A história começa em um dia em que as crianças estavam aproveitando uma praia e foram surpreendidas pela notícia da morte dos pais.

Um terrível incêndio aconteceu na mansão onde moravam e seus pais morreram no desastre.

Violet Klaus e Sunny agora estão órfãos.

Estando órfãos, as crianças foram enviadas para um parente distante da família, o misterioso e cruel conde Olaf.

Pessoas gananciosas, invejosas e más existem em todos os lugares e devemos, sempre que possível, estar atentos com este tipo de gente. O conde Olaf é o que se pode chamar de personificação de todos estes males.

O conde Olaf, o vilão de nossa história, fará com que os Baudelaire passem por necessidades e por grandes sofrimentos.

Violet Klaus e Sunny terão agora que encarar sozinhos todos os problemas que se apresentam na situação em que se encontram.

O grande objetivo do conde Olaf é se apoderar da grande fortuna, herança dos Baudelaire, movido por sua grande ambição, sua ganância sem fim.

Parece que poderia ser fácil, visto que entre os irmãos, nenhum teria direito à herança pois isto só ocorreria no momento em que um deles completasse 18 anos.

Os Baudelaire são constantemente maltratados pelo conde Olaf e tentam denunciá-lo, mas ficam sabendo que ele tem todo o direito, como substituto dos pais, a exigir que determinadas tarefas domésticas sejam executadas pelas crianças e que tem também o direito de discipliná-las da maneira que julgar mais conveniente.

Planos mirabolantes são arquitetados e até mesmo um casamento, disfarçado de uma peça teatral, entre o conde Olaf e Violet, é planejado.

A estratégia não dá resultado e o livro conta que o conde Olaf, acuado, foge do local.

Ele ainda aparecerá, usando os mais estranhos disfarces, sempre com o mesmo objetivo: a fortuna que poderá tomar das crianças, Violet, Klaus e Sunny.

2. A Sala dos Répteis, o segundo livro da série

Este livro conta uma nova jornada em que os irmãos Violet Klaus e Sunny serão enviados para outro local, com um novo tutor.

O Doutor Montgomery, um senhor baixinho, de rosto redondo, simpático e muito mais amável que o tutor anterior os recebe bem e está feliz, visto que passará a assumir esse papel – o de tutor dos Baudelaire -, uma vez que está na lista dos parentes dos órfãos.

O Doutor Montgomery mora em uma casa repleta de répteis, o que condiz com sua função de um herpetologista de amplo conhecimento desta ciência, que vem se dedicando ao estudo dos répteis e anfíbios.

Os irmãos se encantam com os animais que vivem em uma imensa sala na casa.

Olaf está disfarçado de Stefano, empregado de Montgomery, que planeja matá-lo para então sequestrar os Baudelaire e dar sequência ao plano de ficar com a fortuna dos órfãos.

Havia um planejamento de uma viagem para o Peru mas, por infelicidade, Montgomery aparece morto, aparentemente picado por uma de suas cobras, e os irmãos desconfiam que ele tenha sido assassinado por Olaf disfarçado.

Olaf decide manter a viagem pois pretendia sequestrar Violet Klaus e Sunny para dar sequência a seu plano. Os Baudelaire tentam provar que Olaf matou Montgomery, mas não conseguem.

Os répteis são levados da casa e os órfãos Baudelaire seguirão para outro local, ao abrigo de outra pessoa.

3. O Lago das Sanguessugas, terceiro livro da série Desventuras em Série

Os jovens vão dar continuidade às suas aventuras.

Desta vez, sua nova casa está localizada no topo de uma colina e pode ser encontrada após longo caminho, morro acima.

Ali, os jovens vão encontrar sua nova tutora, a Sra. Josephine Anwhistle, a nova cuidadora dos Baudelaire, dando sequência, neste volume, às histórias anteriormente iniciadas.

Também faz parte da família e é apresentada em Desventuras em Série como uma pessoa extremamente medrosa, com receio de todas as coisas que tem à sua volta. É uma senhora que aprecia a leitura, muito estudiosa e aficionada à gramática. 

Sabe-se que um furacão está se aproximando e as pessoas precisam se preparar para o período de passagem do furacão, fazendo compras de mantimentos.

Ao irem às compras no supermercado, os Baudelaire se encontram com um tal de capitão Sham, que é ninguém mais do que Olaf disfarçado.

Josephine se encanta com a pessoa do capitão que pede um encontro particular. Olaf simula o suicídio de Josephine que teria deixado uma suposta determinação para que o capitão passasse a ser o tutor dos Baudelaire.

Um plano quase perfeito mas, quando estão para ser entregues ao capitão, Sunny morde sua perna de pau, revelando a perna verdadeira e a tatuagem que o denuncia sempre.

Mais uma vez, Olaf foge.

4. Serraria Baixo Astral, quarta obra da sequência Desventuras em Série

Eles agora chegaram de trem. Seu novo tutor se chama Senhor e deixou que trabalhassem na serraria, com a promessa de que manteria Olaf afastado.

A história conta que, provocando acidentes com Klaus, fazem com que ele tenha que visitar o oftalmologista pois sempre nos pequenos acidentes, seus óculos são quebrados.

A ida ao médico era apenas um pretexto para levar Klaus e fazer com que ele fosse hipnotizado pela Dra. Orwell, a oftalmologista. Lá encontram Shirley, que é Olaf disfarçado de recepcionista.

Sob transe, Klaus por pouco não comete um assassinato, matando Charles, parceiro de Senhor.

Senhor diz que os acidentes devem terminar na serraria sob pena de ter que entregar os órfãos para Shirley.

Após brigas e confusões, as coisas se complicam e uma serra atinge a Dra. Orwell, causando sua morte.

Depois de muitas brigas e confusões, Senhor decide mandar todos para um colégio interno.

5. Inferno no Colégio Interno, quinto livro da série Desventuras em Série

Um colégio interno certamente não é a melhor maneira de educar pessoas, ainda mais tendo o Sr. Nero como vice-diretor.

O autor nos conta que ele se julgava uma pessoa culta, mas não era.

Que achava que sabia tocar violino, mas não tinha esta habilidade e que fazia os alunos assistirem aos seus concertos durante pelo menos 6 horas por dia. Um verdadeiro suplício.

Após receber os novos hóspedes, o Sr. Nero explica as regras da casa e coloca os Baudelaire para dormir no Barraco dos Órfãos, uma vez que eles não tinham autorização dos pais para dormir nas instalações apropriadas para isso – instalações, essas, muito elogiadas pelo vice-diretor.

Não poderiam ter mesmo autorização dos pais, pois os mesmos haviam sido vítimas do incêndio e estavam mortos.

O barraco era um lugar tenebroso, infestado de pequenos caranguejos furiosos e que colocava medo em qualquer um. Havia fungos em toda a parte.

Os Baudelaire conheceram os dois irmãos Quagmire, originalmente eram trigêmeos, mas um irmão havia morrido em um incêndio com os pais. Tornaram-se grandes amigos.

Conheceram também o treinador, Sr. Genghis, mais uma vez, Olaf disfarçado.

Violet tem como professor o Sr. Rêmora, um compulsivo comedor de bananas.

Klaus tem sua professora, a Sra. Bass, fanática por conhecimentos a respeito do sistema métrico.

Sunny, por não ter aulas para a idade dela, trabalha como secretária do vice-diretor.

Verdadeiras torturas como a D.O.R., Disciplina Para Órfãos Rápidos, são aplicadas aos três irmãos, com a anuência do treinador que, a esta altura, já estava prestes a ser desmascarado.

Depois de descoberto, o treinador foge.

6. Na Ordem dos livros Desventuras em Série, O Elevador Ersatz é o sexto volume

Os novos tutores devem ser agora o casal Jerome e Esmé Squalor, milionários que viviam em um apartamento de cobertura na chamada Avenida Sombria.

As crianças chegam ao local e se dão conta que o elevador estava desligado. Subindo todos os degraus, até chegar ao apartamento de cobertura, percebem que ali há uma grande residência, com 71 quartos.

A descoberta terrível foi que souberam que tinham sido escolhidos para viver com o casal apenas porque a adoção estava na moda. Como os leitores poderiam deduzir, Olaf apareceria novamente.

A solução para escapar das armadilhas do vilão poderia ser o elevador Ersatz que se supunha levaria a uma passagem secreta para um local seguro, mas desconhecido.

O grande problema seria enfrentar a escuridão.

7. A Cidade Sinistra dos Corvos, sétimo volume da ordem dos livros Desventuras em Série

Cultores Solidários de Corvídeos, ou C.S.C., é o nome do local onde estão agora nossos heróis e Olaf agora é, supostamente, um detetive famoso de nome Dupin.

Os irmãos Baudelaire estão agora entregues aos cuidados de toda uma cidade e moram com um homem de nome Hector.

Hector é um “faz tudo” na cidade e se incomoda com as regras impostas pelo Conselho de Anciãos, as quais considera, em sua maioria, inúteis.

A ordem da cidade começa a ser alterada no momento em que prendem Jacques, a quem acreditam ser Olaf.

O homem nega, mas Olaf traça um plano para matá-lo e assim ser, ele próprio, considerado morto. Jacques é morto, os Baudelaire são acusados pelo assassinato e passam o tempo inteiro tentando se livrar da acusação e tentando descobrir o esconderijo de Olaf e o cativeiro dos Quagmire que haviam sido sequestrados por Olaf.

Descobrem que se encontra no chafariz.

Hector resgata os Quagmire e os leva consigo, mas deixa os Baudelaire para trás.

Os cadernos dos trigêmeos foram rasgados e Klaus conseguiu recuperar apenas alguns fragmentos.

8. Dos livros da série Desventuras em Série, O Hospital Hostil é o oitavo volume

Hospital Heimlich. Este é o nome do hospital e, aqui, Olof deixa de ser o vilão principal para ceder seu lugar para a vilã Esmé, personagem tão nefasta quanto ele.

Com exatamente a metade do prédio inacabada, o hospital hostil era algo no mínimo curioso. Perto dele ficava o Armazém Geral Última Chance, local de onde nossos heróis tentaram fazer contato com o Sr. Poe, mas, sem sucesso.

Neste local, descobrem que estão sendo procurados pela polícia. Conseguem um emprego no hospital no setor de registros cujo encarregado, Sr. Hal, lhes fala sobre um dossiê, chamado “Incêndio Snicket”, onde há fotos de pessoas parecidas com eles, onde houve um sobrevivente, o que os faz pensar que um de seus pais poderia estar vivo.

Esmé, a vilã, aparece e rapta Violet. Agora, os auto-falantes do hospital anunciam que no dia seguinte haverá uma cirurgia de craniotomia, onde será retirado o crânio de uma jovem.

Klaus tem que evitar isto a todo custo.

9. Dos livros da série Desventuras em Série, O Espetáculo Carnívoro é o nono volume

Os irmãos estão agora dentro do porta-malas do carro de Olaf e ouvem a conversa sobre madame Lulu, uma vidente que sempre informa o paradeiro dos irmãos e que dá sinais de que os pais dos Baudelaire poderiam estar vivos.

O parque de madame Lulu precisa de mais audiência e leões são providenciados e um fosso é cavado para a apresentação de um espetáculo chocante.

Os irmãos estão disfarçados em aberrações e uma delas seria a escolhida para ser lançada aos leões. Na discussão de quem os lançaria, quem acaba proporcionando o espetáculo de sangue passa a ser a madame Lulu e o comparsa de Olaf.

Ao final deste episódio, todos fogem no carro de Olaf e, após uma armadilha preparada por ele, Klaus e Violet sofrem um acidente no trailer em que viajavam.

10. O Escorregador de Gelo, décimo volume que dá sequência aos livros da série de Lemony Snicket

Violet e Klaus não morrem no acidente com o trailer, apenas se separam da irmã mais nova que está agora em poder de Olaf.

Os irmãos mais velhos, inteligentes e criativos que são, conseguem artifícios para parar o trailer a tempo de sair dele e salvar suas vidas. Violet começa a subir a montanha onde Olaf dá ordens para Sunny.

A irmã mais nova consegue mandar sinais de fumaça para seus irmãos.

Violet chega ao topo da montanha, encontra Sunny e quer que ela volte, mas ela diz sua frase mais longa até então, “não sou mais criança”, dizendo que se ficar poderá espionar Olaf e exercer um papel importante na história, com o que Violet concorda.

Uma armadilha foi feita para atrair a vilã Esmé e usá-la como moeda de troca pela menina Sunny, mas, não foi colocada em prática até o final.

11. Dos livros da sequência Desventuras em Série, A Gruta Gorgônea é o décimo primeiro volume

É a Montanha da Mão Morta, onde os Baudelaire estão escorregando por um imenso tobogã de gelo. Quando tudo parecia perdido, pois iriam cair dentro d’água, um submarino aparece para resgatá-los.

Todos são bem-vindos a bordo.

Dentro do submarino, os jovens encontram o capitão Andarré, amigo de seus pais. Tem consigo sua enteada Fiona e Phil, que já os conhecia desde a serraria.

Parece que Fiona e Klaus vão iniciar um namoro. Ela começa a se apaixonar e ele corresponde.

Estão todos em busca de um açucareiro que deve ser apresentado em uma reunião no Hotel Desenlace e o prazo para encontrar o objeto está prestes a se esgotar e que, pelos cálculos de Klaus, deve estar na Gruta Gorgônea.

12. Dos livros da série Desventuras em série, O Penúltimo Perigo é o décimo segundo volume

O hotel Desenlace passa a ser o palco dos últimos sofrimentos e angústias dos irmãos Baudelaire.

Aqui eles enfrentam novamente Olaf e praticamente todos os personagens dos livros anteriores, cada um deles mostrando sua verdadeira face e o que cometeram de errado no passado.

13. O Fim, como o nome indica, é o último volume dos livros da série Desventuras em Série

Este volume começa com os Baudelaire viajando em um barco com Olaf.

Fugiram do incêndio no hotel Desenlace e seguem agora em direção a uma ilha.

Ao chegar, são recepcionados por uma menina, de nome Sexta Feira, que permite a entrada dos Baudelaire, mas barra a entrada de Olaf.

Em sua permanência na ilha, os Baudelaire descobrem que há um livro enorme intitulado “Desventuras em Série”, que foi escrito por várias pessoas e que faz menção a muitos que por ali passaram, inclusive seus pais.

Confira outras leituras famosas:

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.