Ordem dos livros Outlander: Sequência Cronológica de Leitura

Você já ouviu falar da série de TV “Outlander” e gostaria de conhecer toda a saga literária de Diana Gabaldon que deu origem ao seriado? Então vem com a gente para conferir a ordem de publicação dos livros “Outlander”!

Ao todo, são 8 volumes da saga literária da escritora Diana Gabaldon, entre “A viajante do tempo” (1º livro) até o 8º livro, intitulado “Escrito com o sangue do meu coração”.

“Outlander” narra a história de Claire Randall, uma ex-enfermeira que retorna aos braços do marido Frank Randall após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Durante sua viagem às Ilhas Britânicas, Claire é atraída por um círculo de pedras que, de forma misteriosa, a leva para o ano de 1743, numa Escócia dominada por clãs guerreiros.

Os livros “Outlander” foram publicados, inicialmente, pela Editora Rocco, passaram pela Saída de Emergência e atualmente se encontram nas mãos da Editora Arqueiro.

Sequência dos livros Outlander e sua ordem de publicação

Agora, vamos conhecer melhor essa lista incrível da série literária “Outlander” e a sinopse de cada livro? Vamos lá!

1. A viajante do tempo – 1946 / 1743 a 1744

No livro “A viajante do tempo”, após o fim da 2ª Guerra Mundial, Claire Randall volta para os braços do marido e desfruta de uma nova lua de mel nas Ilhas Britânicas. No entanto, o romance dura pouco tempo, pois Claire acaba atraída por um misterioso círculo de pedras.

Dias depois de presenciar estranhos rituais, Claire retorna ao local do círculo de pedras, na região mítica de Craig na Dun, e ao tocar nelas, algo acontece: ela é levada para o século XVIII, em 1743. Fascinante, não?

Mas ser levada para uma Escócia tomada por violência, sob domínio de clãs guerreiros, torna a aventura muito perigosa. Entretanto, Claire Randall vai se deparar com uma paixão arrebatadora, atendendo pelo nome de Jamie Fraser.

Jamie vai ajudar Claire em sua nova jornada e ambos vão precisar escapar de um terrível capitão inglês, que nada mais é que o antepassado de Frank Randall!

Será que ela vai desejar voltar ao presente com seu atual marido depois dessa descoberta?

2. A libélula no âmbar – 1968 / 1744 a 1746

20 anos se passaram desde os últimos eventos do primeiro livro. Claire Randall, em “A libélula no âmbar”, se prepara para revelar à filha Brianna a incrível história por trás de seu nascimento, desde o mistério envolto no círculo de pedras, até o romance com Jamie Fraser.

Mas a aventura estava apenas começando na vida de Brianna, que traz consigo o legado da família. Claire precisa fazer de tudo para evitar uma tragédia devido à revolta dos escoceses.

Poderia, nossa protagonista, evitar um futuro trágico de Jamie e da criança que carrega no ventre?

3. O resgate no mar – 1968 / 1746 a 1756 / 1766 a 1767

Convicta de que seu amado, Jamie Fraser, foi morto na Batalha de Culloden, Claire segue sua vida no tempo atual, no livro “O resgate no mar”. Mas graças a Roger Wakefield, ela descobre que Jamie pode estar vivo!

O amado guerreiro escocês está perdido, deixado à própria sorte, vivendo em uma área devastada pela fome e pela guerra. Diante das intrigas e de toda turbulência em sua história, Jamie precisa retomar sua vida.

Eis que Claire decide deixar sua filha sozinha em 1968 e partir ao encontro de seu amado. Mas não será fácil esse retorno, já que em meio a perseguições marítimas e intrigas, Claire e Jamie Fraser vão precisar lidar com a falta de confiança entre eles.

Isso porque Fraser está mais endurecido após a Batalha de Culloden. Contudo, a história arrebatadora entre os dois ganha estímulo quando o sobrinho de Jamie é sequestrado.

É durante o resgate no mar, cruzando as Índias Ocidentais, que Claire e Jamie fortalecem seu romance épico, sem fronteiras.

4. Os tambores do outono – 1969 a 1970 / 1767 a 1770

Chegou a vez de Brianna partir rumo ao passado para evitar uma tragédia com seus pais. Em mais uma série do livro “Outlander”, “Os tambores do outono”, Brianna, ciente do seu pai biológico, faz uma terrível descoberta sobre o destino de seus pais. É hora de saber se é possível alterar o passado.

Após o reencontro com Jamie Fraser, ele e sua amada Claire resolvem fincar raízes na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Ambos recebem ajuda da tia de Jamie, chamada Jocasta Cameron. Dessa forma, Jamie se torna uma pessoa influente na cidade.

Enquanto isso, Brianna e o professor de história Roger Wakefield tentam desvendar as origens da garota e sobre o pai dela. Em meio às pesquisas, Brianna e Roger descobrem que Jamie e Claire morrerão em um incêndio.

Só que nem ela nem o professor revelam suas descobertas. Ele, por saber que Brianna pode querer viajar no tempo; ela, por saber que ele a impediria.

Mas quando Brianna decide viajar até o século XVIII, Roger não vê outra opção a não ser ir atrás dela. Quais os riscos de tentar mudar o passado? O futuro de Brianna e Roger podem ser prejudicados?

5. A cruz de fogo – 1770 a 1772

Brianna e Roger, agora, precisam se adaptar à intensa e temida vida no século XVIII. No 5º volume dos livros “Outlander”, “A cruz de fogo” (“The fiery cross”), uma guerra se aproxima, forçando duas famílias a se entenderem: os Frasers e os Mackenzies.

Em uma história sobre lealdade, Diana Gabaldon nos envolve em um novo combate, na Batalha de Alamance. Jamie recebe convocação da milícia para conter o conflito, mas precisa decidir entre quebrar ou manter o juramento que fez à Coroa inglesa. Em ambos os casos, a decisão pode trazer infortúnio.

Isso porque Claire, conhecendo bem o futuro, já sabe que a guerra virá, não há como escapar. Jamie vai conseguir proteger sua família do caos que se aproxima?

Diana Gabaldon nos faz viajar entre fatos históricos e recheados de emoções nessa incrível história de “A cruz de fogo”.

6. Um sopro de neve e cinzas – 1772 a 1776 / 1980

O caos reina na colônia. Assim inicia o 6º volume da saga literária ‘Outlander”, “Um sopro de neve e cinzas”. Briga, roubos, cadáveres expostos, o caos se instalou e tudo ainda pode piorar.

Após um assassinato de uma família inteira na Carolina do Norte, Jamie recebe uma mensagem do governador Josiah Martin. O teor da mensagem é um pedido de ajuda para que a Coroa britânica continue dominando as terras americanas.

Não seria um problema para Jamie Fraser, se não fosse ele conhecer o seu destino por meio de sua amada e viajante do tempo, Claire: o exílio ou morte, para os súditos leais do rei da Inglaterra.

Nesse volume da série “Outlander”, Claire vai mostrar ao seu amado guerreiro escocês, um recorte de jornal que relata a morte dos dois em um incêndio. Será que ela está certa em sua previsão?

7. Ecos do futuro – 1980 / 1776 a 1778

Conhecer o futuro, não significa conseguir controlá-lo. Essa frase define bem o 7º livro “Ecos do futuro”, e pode deixar os fãs de “Outlander” maravilhados com toda a engenhosidade de Diana Gabaldon.

Jamie, Claire, Brianna e Roger têm seus destinos unidos novamente. Eles vão descobrir que tudo está conectado, entre o século XX e o século XVIII.

Afinal, os tempos atuais são reflexo de conflitos passados? Como é possível que o século XX tenha relação com o conflito de 200 anos atrás?

As respostas para essas perguntas você encontra em “Ecos do futuro”, um dos livros mais incríveis da saga “Outlander”.

8. Escrito com o sangue do meu coração – 1739 / 1778 a 1779 / 1980

Em “Escrito com o sangue do meu coração”, em meio a esperança dos rebeldes de vencer o conflito, Claire se vê numa situação complicada: Jamie volta dos mortos e exige explicações sobre o porquê de sua amada ter se casado com Lorde John Grey, seu melhor amigo.

Ao mesmo tempo, tanto Jamie quanto Roger passam por problemas com seus respectivos filhos. Enquanto Jamie enfrenta a fúria de William Ramson, que descobre ser seu filho ilegítimo, Roger quer voltar ao passado para salvar seu filho raptado.

Mas o que o marido de Brianna não imagina é que o sequestrador está muito perto, na mesma época que eles, oferecendo um risco a sua família.

Isso significa mais suspense e emoção em mais um dos livros de Diana Gabaldon, um romance de tirar o fôlego e encantar os apaixonados pelo gênero.

Novos romances de Diana Gabaldon para Outlander

Diana Gabaldon ainda não chegou ao fim da saga “Outlander”. Depois de escrever 8 volumes da série sobre viagem no tempo, a autora já está escrevendo mais um livro: “Go tell the bees that I am gone”.

Ainda não se sabe qual a próxima aventura de Claire Randall nem um spoiler sobre o fim dessa história épica, mas os fãs de “Outlander” devem aguardar ansiosos.

Spin-off da série de livros Outlander

Além dos 8 livros que Diana Gabaldon preparou para “Outlander”, há outras pequenas histórias complementares, chamadas de spin-off.

Enquanto há uma ordem de leitura dos livros “Outlander” (seus 8 volumes), os contos não precisam ser lidos em sequência. Ainda assim, para manter alguma linearidade, é sempre melhor seguir toda a sequência.

E a sequência certa para ler a série de Diana Gabaldon é:

  • 0.5. Virgens (conto)*
  • 1. A viajante do tempo
  • 2. A libélula no âmbar
  • 3. O resgate no mar – Parte I
  • 3. O resgate no mar – Parte II
  • 4. Os tambores do outono – Parte I
  • 4. Os tambores do outono – Parte II
  • 5. A cruz de fogo – Parte I
  • 5. A cruz de fogo – Parte II
  • 6. Um sopro de neve e cinzas
  • 7. Ecos do futuro
  • 7.5. The space between (conto)
  • 8. Escrito com o sangue do meu coração
  • 8.5. A leaf on the wind of all hallows (conto)
  • 9. Go tell the bees that I am gone

*O conto faz parte da coletânea “Mulheres apaixonadas”, de George R. R. Martin (autor do livro “As crônicas de gelo e fogo”).

Aliás, por falar nisso, você também pode gostar de ler nosso conteúdo com os melhores livros de fantasia.

Sobre os contos Outlander

Como forma de ajudar os fãs a mergulhar no spin-off dos livros “Outlander”, vamos destacar os contos que complementam alguns volumes da história. Confira!

Virgens – 1740 – Primeiro spin-off de Outlander

Jamie Fraser acabou de perder seu pai e está bastante ferido pelos ingleses. Quando se junta a um bando de mercenários na França, Jamie reencontra seu velho amigo, Ian Murray.

Ambos feridos, com motivos para se manterem longe da Escócia. Ambos virgens. Essa informação que a autora traz logo na capa tem uma razão: os dois vão se meter em encrenca ao conhecer uma jovem destinada a um casamento arranjado.

Isso ocorre quando Jamie e Ian são contratados pelo Dr. Hasdi para escoltar dois tesouros para Paris: a velha Torá e a linda neta do doutor, Rebekak, a jovem de casamento arranjado.

Então você pode imaginar a proposta do livro, não é? Dois homens virgens diante de uma linda mulher aos seus cuidados. No entanto, eles não imaginam com quem estavam lidando.

The space between – 1778

A história de “The space between” ou “Espaço entre os dois” gira em torno de Joan MacKimmie, enteada de Jamie Fraser.

Ela viaja a Paris com o objetivo de seguir sua vocação de freira. Todavia, sua ida ao convento nada tem a ver com fé, e sim com o medo. Ela ouve vozes, prevê o futuro e isso a deixa bastante atormentada.

Ao seu lado está Michael Murray (irmão mais velho de Ian Murray), jovem viúvo, que mesmo lamentando a perda da esposa, não consegue ignorar a forte atração pela jovem sob sua tutela.

Mas essa paixão arrebatadora poderá levá-lo a grandes riscos. Isso porque o viajante do tempo, Conde St. Germain, ao descobrir a presença de Joan e sua ligação com Claire Fraser – a Bruxa Branca -, acaba atraindo Murray para uma batalha. O perigo tanto é para ele quanto para a escocesa que ganhou seu coração.

A leaf on the wind of all hallows – 1941 / 1741 / 1943

Em “Uma folha no vento de todo o sagrado” (“A leaf on the wind of all hallows”), Diana Gabaldon revela sobre o passado de Roger MacKenzie Wakefield.

Quem leu “Ecos do futuro” lembra que Roger já desconfiava que seus pais não tinham morrido durante a 2ª Guerra Mundial, da forma como lhe disseram.

Agora, nesse spin-off em forma de novela literária de Outlander, Diana Gabaldon traz à tona o que de fato aconteceu aos pais de Roger.

Mais contos sobre o universo de Outlander

Além dessa sequência de livros, a autora Diana Gabaldon também lançou outros contos sobre o universo da série “Outlander”.

Tais livros não precisam ser lidos em alguma ordem, apesar de também se tratarem de spin-off. Conheça todos eles a seguir.

The exile – uma história em quadrinhos

Em “The exile” (“O exílio”), Diana Gabaldon nos traz uma nova versão dos acontecimentos originais dos livros “Outlander”.

Em forma de graphic novel (romance gráfico, como são chamadas as histórias contadas em história em quadrinhos), podemos conhecer a versão de Jamie Fraser do livro “A viajante do tempo”.

Nesse volume da série “Outlander”, ilustrada pelo artista Hoang Nguyen, os fãs da saga poderão conhecer a história do primeiro livro sob o ponto de vista de Murtagh e Jamie.

Na sinopse, Jamie volta para a Escócia como fora da lei, graças ao impiedoso e sádico oficial britânico Black Jack Randall.

Não bastasse a alcunha de fora da lei, nosso protagonista guerreiro ainda está em uma guerra familiar entre seus dois tios do clã MacKenzie: Colum e Dougal.

Se de um lado tem o Colum desejando que Jamie lhe seja leal; de outro tem Dougal, preferindo ver o sobrinho morto a ser herdeiro de Colum.

Mas, no meio dessa confusão, tem Claire, a jovem misteriosa que viajou no tempo e arrebatou o coração de Jamie.

Então, para quem gosta de conferir todos os lados de uma história cativante e envolvente como a série “Outlander”, vale muito a pena ler mais um dos livros da saga.

Seven stones to stand or fall

Os fãs da série “Outlander” encontram aqui uma coleção de 7 contos e novelas, incluindo “Virgins” e “The space between”. Veja todos eles:

  1. The custom of the army
  2. The space between
  3. A plague of zombies
  4. A leaf on the wind of all hallows
  5. Virgins
  6. A fugitive green
  7. Besieged

Alguns desses contos compõem a série Lord John Grey, também escrito por Diana Gabaldon.

Match-up

“Match-up” é uma antologia de mistério e crime, cujas histórias foram escritas por dois escritores: Steve Berry e Diana Gabaldon.

Chamada de “Prólogo do passado”, a história junta os personagens principais de cada autor, no caso, Cotton Malone e Jamie Fraser.

Nesse sentido, “Match-up” seria o famoso crossover da série “Outlander”. Ou seja, quando duas histórias de livros ou séries de TV se encontram no mesmo universo.

Mais livros de Diana Gabaldon

The outlandish companion

Se você já acompanhou alguns livros sobre a série “Outlander”, mas possui dúvidas a respeito de personagens e clãs, “The outlandish companion” é uma boa pedida de leitura.

O livro é um Compendium, isto é, um compilado de informações ricas sobre clãs, árvores genealógicas, datas importantes, entre outros assuntos.

Lord John Grey

O segundo marido de Claire Randall, em “Outlander”, tem uma série só dele: “Lord John Grey”.

A série de livros conta as aventuras de John Grey antes de Claire viajar no tempo, e inclui nosso guerreiro Jamie.

No total, são 9 volumes da série, a saber:

  • Lord John e o clube do inferno – 1756

Um súbito assassinato vai colocar Lord John em um labirinto de traições políticas e numa sociedade secreta e pervertida.

  • Lord John e o assunto privado – 1757

Lord John está em apuros! O Oficial do alto escalão do Exército de Sua Majestade presencia algo terrível, mas logo recebe uma missão paralela: investigar a morte brutal de um companheiro de guerra, provavelmente um traidor.

  • Lord John e o súcubo – 1757

Em mais um dos livros de “Lord John Grey”, o nosso protagonista precisa investigar uma bruxa noturna, que vem sugando a vida e a alma dos soldados ingleses.

  • Lord John e a irmandade de espada – 1758

Em “A irmandade de espada”, John Grey vai atrás de pistas para desvendar o assassinato de seu pai, o Duque de Pardloe, morto com uma pistola na mão. Depois de receber uma página solta do diário dele, John está convicto de que alguém está provocando sua família com segredos terríveis.

  • Lord John e o soldado assombrado – 1758 a 1759

Um canhão explode em um campo de batalha, ferindo John Grey, mas ele é forçado a investigar o caso. Em mais um livro da saga “Lord John Grey”, o Oficial do Exército ainda precisa se preocupar com um traidor entre os militares que servem Sua Majestade.

  • Lord John e os costumes do exército – 1759

Quando um duelo acaba mal, só resta a Lord John se esconder por um tempo. No entanto, a sorte parece estar ao seu lado, quando é convocado pelo Exército de Sua Majestade. A missão é testemunhar a favor de Charles Carruthers, preso pela corte marcial do Canadá.

Todavia, John Grey vai se dar conta de que essa viagem ao Novo Mundo não é só para defender seu amigo como também a própria vida.

  • Lord John e o prisioneiro escocês – 1760

Outro livro da série “Lord John Grey” é “O prisioneiro escocês”. O nosso soldado e nobre espião nas horas vagas encontra documentos que expõem um caso de corrupção contra um oficial britânico.

O obstáculo para dar seguimento ao caso é uma mensagem escrita em “Erse”, o idioma dos highlanders escoceses. Advinha quem ele procura para traduzir o enigma? Sim, ele mesmo, Jamie! Juntos, eles vão embarcar para uma Irlanda perigosa e repleta de segredos.

  • Lord John e a praga dos zumbis – 1761

Dando continuidade aos livros de “Lord John Grey”, o nosso tenente-coronel é enviado à Jamaica a fim de dispersar uma rebelião nas montanhas. Mas isso nem de longe é o maior problema. John Grey vai se deparar com uma história inusitada: o governador da ilha é ameaçado por zumbis. Será que é verdade?

  • Sitiado – 1762

John Grey descobre que sua mãe pode estar em perigo, isso porque a Marinha Britânica está a caminho de Havana para sitiá-la.

Gostou de conhecer os livros Outlander?

Ufa! Chegamos ao final do resumo dos livros “Outlander” e ainda aproveitamos para falar sobre Lord John Grey. Afinal, são duas séries incríveis, com histórias épicas, batalhas sanguinolentas e romances apaixonantes.

E então, você gostou de conhecer a ordem de publicação dos livros “Outlander”? Aproveite para conhecer também outros melhores livros de aventura que separamos para você.

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.