Resumo do livro A Culpa é das Estrelas, de John Green 

Quem é apaixonado por dramas românticos precisa conhecer o resumo do livro “A culpa é das estrelas”, de John Green. A história envolve dois adolescentes que se conhecem no grupo de apoio a pessoas com câncer e ganham um novo sentido para a vida.

Trata-se de um sucesso que ganhou as telas de cinema e emocionou o mundo com uma história romântica, leve e, ao mesmo tempo, profunda.

Se você tem dúvidas sobre adquirir ou não este romance, o resumo do livro “A culpa é das estrelas” que trazemos hoje deve te ajudar a tomar a melhor decisão. Acompanhe a leitura!

O que você precisa saber sobre o livro “A culpa é das estrelas”?

“A culpa é das estrelas” é um livro escrito por John Green, publicado em 2012 e lançado no cinema dois anos depois.

O romance narra a história de Hazel Grace, uma adolescente de 16 anos, diagnosticada, desde os 13, com um câncer raro e terminal de tireoide com metástase nos pulmões.

Como consequência, ela sai da escola e precisa carregar um cilindro de oxigênio para todos os lados, uma vez que a doença não tem cura e ela também não sabe quanto tempo lhe resta de vida.

O peso do diagnóstico e seus efeitos resultaram em baixa autoestima para a garota. Por isso, Hazel é colocada pelos pais em um grupo de apoio a pessoas com câncer.

No entanto, em uma reviravolta, Hazel conhece Augustus Waters, um paciente de 18 anos em remissão de um câncer (osteossarcoma). Ele usa prótese na perna devido às consequências da doença nos ossos.

Juntos, eles vão viajar e se descobrirem apaixonados, tudo de forma gradativa, sem romantização da doença ou algo que pareça forçado.

É uma história de amor que nasce em meio à dor e à sensação de que precisam viver tudo de uma só vez, sem tempo para o depois.

Sobre Hazel Grace e Augustus Waters no livro “A culpa é das estrelas”

Apesar de ter sido diagnosticada com câncer, Hazel Grace não exalta sua doença nem permite que isso consuma sua vida. Pelo contrário, é uma jovem determinada, com plena consciência de seu futuro, mesmo que isso seja uma dor excruciante.

Sua forma leve e irônica de levar a vida se acentua com a chegada do garoto Gus, como Augustus Waters também é chamado.

O jovem também não fica atrás no quesito ‘pessoa incrível’ e mostra sua simplicidade, seu encanto, espírito livre e engraçado.

Resumindo, a melhor pessoa para se ter ao lado em qualquer momento, principalmente, um momento de tristeza.

E o melhor ainda é que ele entende e compreende Hazel, já que ele passou por um câncer e está há 1 ano e meio livre desse mal.

A jornada de Hazel e Gus

Hazel tinha o sonho de conhecer Peter Van Houten, o autor do livro “Uma aflição imperial”. Era seu livro favorito, mas ela queria entender o final do romance, pois a história termina sem um fim exato.

Percebendo o interesse da jovem em viajar para Amsterdã e conhecer o autor da obra “Uma aflição imperial”, Gus decide fazer a viagem junto dela.

É nesse período, entre conhecer o autor do livro e as expectativas da viagem, que Hazel e Augustus Waters se apaixonam.

O amor no livro “A culpa é das estrelas” nasce de forma natural e gradativa, sem que a viagem pareça um jeito forçado de aproximar o casal.

Contudo, o sonho de Hazel se torna uma decepção extrema: Peter Van Houten destrata a moça. Imagine se decepcionar com o autor do seu livro favorito?

Entretanto, Gus não quer que ela alimente esse momento doloroso, por isso, prepara uma incrível viagem para ambos.

É nesse ponto que Hazel descobre que o câncer em seu namorado voltou, e ambos precisam se unir para lutar juntos contra essa doença.

Sobre o filme “A culpa é das estrelas”

O romance de John Green ganhou as telas de cinema com o lançamento do filme “A culpa é das estrelas”, sob direção de Josh Boone. Aqui, no Brasil, a versão cinematográfica chegou em junho de 2014.

Segundo leitores fãs da obra de John Green, o filme “A culpa é das estrelas” é a adaptação mais fiel a um livro.

O que é incrível para os leitores, uma vez que as versões para o cinema de livros bem-sucedidos costumam ser mal recebidas também pela crítica.

O filme foi protagonizado por Shailene Woodley e Ansel Elgort, tendo recebido excelente classificação dos telespectadores e atingido mais de $300 milhões de bilheteria.

Detalhes da publicação do livro “A culpa é das estrelas”

“A culpa é das estrelas”, de John Green, é um dos melhores livros de romance, com enredo dramático sobre jovens lutando contra um câncer, enquanto nos preenchem de ensinamentos sobre a vida.

O livro foi publicado pela editora Intrínseca pela primeira vez em 9 de julho de 2012, contendo 288 páginas. Seu lançamento também abarcou outras formas de publicação, além de versão física, como e-books.

Quem é John Green, o autor do livro “A culpa é das estrelas”?

Neste resumo do livro “A culpa é das estrelas”, conhecemos um pouco sobre a trama e o objetivo de Hazel Grace. Também conhecemos como nasceu a amizade e o amor entre Hazel e Gus e a luta de ambos contra o câncer terminal. Mas, quem é John Green, que escreveu essa comovente história do livro “A culpa é das estrelas”?

Além desse sucesso, John Green é autor norte-americano de outras obras literárias, a saber:

  • Looking for Alaska;
  • O teorema Katherine;
  • Deixe a neve cair;
  • Tartarugas até lá embaixo;
  • Cidades de papel.

“A culpa é das estrelas”, de John Green, é um dos melhores livros para jovens e adolescentes, e ele prova o quanto sua escrita é cativante ao ter ganho alguns prêmios, como o Printz Medal, o Printz Honor da American Library Association e o Edgar Award. Além disso, foi finalista duas vezes do prêmio literário do LA Times.

Resumo do livro “A culpa é das estrelas”: 4 curiosidades sobre o livro de John Green

Todo fã literário ama conhecer um pouco mais sobre sua história preferida, que vai além de um resumo. E neste resumo do livro “A culpa é das estrelas” faltou mencionar algumas curiosidades acerca do romance e como ele foi criado.

Pensando nisso, nós do Mural dos Livros garimpamos as informações que você precisa saber sobre o livro “A culpa é das estrelas”. Veja quais:

  1. John Green escreveu “A culpa é das estrelas” para mostrar que adolescentes têm senso crítico, são inteligentes e de ideias profundas. Basicamente, ele quis dizer que existe vida além de crianças e adultos: existe o jovem adulto;
  2. Leitores se perguntavam o motivo do nome ser “A culpa é das estrelas”. O título do livro foi inspirado em uma cena da peça “Júlio César”, de William Shakespeare;
  3. Há também outra explicação para o nome do livro: seria uma homenagem à inspiração para Hazel, chamada Esther, que em persa significa “estrela”. John Green conheceu a menina (com câncer na tireoide), graças a uma conferência para fãs de Harry Potter;
  4. O autor do livro se emocionou durante a adaptação para o cinema, a qual fez questão de acompanhar todos os dias.

Sobre Esther Grace Earl, a história de sua vida foi acompanhada de perto por John Green, inclusive, se tornaram amigos. Esther nasceu em agosto de 1994, e em 2006 descobriu um tumor maligno, chamado de carcinoma papilar da tireoide, já com metástase para os pulmões.

A jovem era fã dos livros e vídeos de John Green, sem imaginar que um dia seria inspiração para o seu novo livro. Infelizmente, não sobreviveu a tempo de conhecer o romance “A culpa é das estrelas”: ela faleceu em agosto de 2010.

Na vida real, casal de “A culpa é das estrelas” não resistiu ao câncer

Muitos comentam que o livro foi inspirado no casal Katie e Dalton Prager, ambos em situação semelhante aos personagens literários Hazel e Augustus Waters.

Todavia, já vimos no tópico anterior que a inspiração original para “A culpa é das estrelas” foi Esther Earl, mas o casal Prager merece ser citado.

Katie conheceu Dalton no Facebook e se interessou em ajudar o rapaz que também sofria da mesma doença que ela: fibrose cística.

Ambos se apaixonaram, mas Dalton foi impedido de manter contato físico por conta de uma infecção chamada Burkholderia cepacia, uma bactéria altamente contagiosa para quem tem fibrose cística.

No entanto, Katie ignorou o alerta e decidiu que queria viver esse amor, mesmo que fosse por apenas cinco anos.

Sendo assim, Katie e Dalton se casaram em 2011, mas foram separados porque precisaram correr atrás de transplante de pulmão.

Infelizmente, a luta não foi bem-sucedida e ambos faleceram em setembro de 2016, com uma diferença de cinco dias.

Gostou das curiosidades e do resumo do livro “A culpa é das estrelas”?

Nós temos quase certeza de que você se emocionou só com esse resumo do livro “A culpa é das estrelas”, não é? Realmente, tanto a história por trás do livro quanto o romance escrito pelo autor John Green têm o poder de comover pessoas.

Se você curtiu esse livro, que tal conhecer os 34 melhores livros para ler antes de morrer? Até a próxima!