Os 30 Melhores Livros para Jovens

melhores livros para jovens

A leitura é um dos hábitos mais saudáveis e gostosos para os adolescentes. Afinal, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo, ela também proporciona momentos de distração e diversão.

Os escritores seguem inovando para trazer os melhores livros para os jovens e apostam em histórias envolventes sobre os mais diversos temas.

O objetivo é aproximar os adolescentes da leitura e fazer com que eles se envolvam com os personagens, histórias e tramas.

Embora o Brasil ainda tenha um índice baixo de leitores jovens, os livros para essa faixa etárias possuem muita qualidade e podem ser importantíssimos no desenvolvimento dos adolescentes.

Antes de mostrar a lista, lembramos que a variedade de livros para adolescente é bem vasta e existem opções e temas para todos os gostos: romance, aventura, suspense, terror e por aí vai!

Por esse motivo, preparamos um guia com os melhores livros para jovens.

Se você é um fã de leituras, confira agora essas opções de livros e aproveite essas dicas imperdíveis! Ah, para você não perder tempo, também incluímos os livros mais lidos por jovens em todo o mundo!

Quais são os Melhores Livros para Jovens e Adolescentes?

Fizemos uma rápida resenha sobre cada uma das opções recomendadas.

Você vai poder conhecer melhor o que vai conferir em cada livro, e optar por aquele que melhor se encaixar ao seu gosto.

1. A culpa é das estrelas, de John Green, um dos mais aclamados e melhores livros para jovens

livro a culpa e das estrelas

Vamos começar com um clássico dos clássicos. “A culpa é das estrelas” foi escrito por John Green e lançado no ano de 2012. A publicação virou até mesmo roteiro de um filme dois anos depois.

Ele conta a história de uma garota que tem um câncer sem perspectivas de cura. Hazel, então, começa a frequentar um grupo de apoio para pacientes que também possuem a doença.

É  exatamente nesse grupo de apoio que ela conhece o jovem Gus e eles começam a viver uma história de amor.

O livro “A culpa é das estrelas” traz o drama da doença que os dois jovens enfrentam e as alegrias dos momentos simples e felizes. O autor John Green certamente vai fazer você se apaixonar pelas aventuras de Gus e Hazel.

2. As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky

livro as vantagens de ser invisivel

Outro clássico da literatura juvenil. Na publicação “As vantagens de ser invisível”, o autor Stephen Chbosky traz temas como: amor, autodescobertas, depressão e LGBTQIA+. A história apresenta ao leitor jovem as experiências e dúvidas próprias desse período da vida.

É um romance envolvente e que traz em suas páginas a história de Charlie, um jovem que manda cartas para um personagem anônimo.

O livro garante uma leitura recheada de temas pertinentes ao universo adolescente e mostra o aflorar da sexualidade, paixões, romances e relação com drogas.

A narrativa de Stephen Chbosky é um verdadeiro fenômeno e ganhou até mesmo uma versão para o cinema com atores como Ezra Mille e Emma Watson. Essa versão também foi escrita e dirigida pelo próprio Stephen Chbosky.

3. Quem é você, Alasca?, de John Green

livro quem e voce alasca

Outro livro do autor de “A culpa é das estrelas” (John Green) que pode ser uma ótima alternativa de leitura para adolescentes e adultos. O livro conta a história do jovem Miles que mora nos Estados Unidos, mais precisamente na Flórida, e que vive uma vida solitária sem amigos.

Ao mudar para um colégio interno, ele encontra amigos incríveis e entra em contato com um mundo que nunca imaginou existir até então.

Pode ser uma ótima opção de leitura que envolve romance e diversos temas ligados ao universo dos jovens.

Confira aqui o livro:

4. A rainha vermelha, de Victoria Aveyard

livro a rainha vermelha

Nessa obra, a autora, Victoria Aveyard, apresenta uma história de aventura, fantasia e romance. É um dos livros mais vendidos em todo o mundo e pode, certamente, ser considerado um dos melhores livros para jovens.

A rainha vermelha” conta a história da jovem Mare Barrow, que faz roubos para sustentar a sua família.

O livro divide os personagens em dois grupos: os vermelhos, que são dominados e os prateados, dominantes e dotados de poderes especiais.

A história nos mostra um mundo em que a traição e a mentira são responsáveis por explorar as pessoas.

Uma boa pedida de leitura e que pode ser considerada um dos melhores livros para jovens que gostam do estilo aventura.

5. Bonsai, de Alejandro Zambra

livro bonsai

Neste livro, o autor de Alejandro Zambra traz pequenos contos que ao final formam uma história de amor e dor. O romance conta a maravilhosa e envolvente história de Emília e Júlio.

Você, com certeza, vai terminar de ler Bonsai rapidinho. É daqueles livros completamente apaixonantes e todo mundo vai ficar com saudade da cativante história de dois jovens em busca do amor e dos recomeços.

Quer um conselho? Apenas leia!

6. A menina que roubava livros, de Markus Zusak

livro a menina que roubava livros

Esse é um dos livros que sempre aparecem em guias de melhores livros para jovens.

Um dos maiores recordes de vendas, A Menina que Roubava Livros conta a história de uma menina que foi adotada por uma família na Alemanha, onde se vive o auge do nazismo.

Lançando no ano de 2005, é considerado um clássico da literatura juvenil.

É também daqueles livros que você pode ler sem medo de errar, já que é garantia de muita diversão não só para jovens, mas também para pessoas de todas as idades.

7. Harry Potter, de J.K. Rolwling

livro harry potter

Quem foi adolescente no início dos anos 2000 certamente viveu muitas aventuras na companhia da leitura da saga Harry Potter.

A escritora J.K. Rolwling é autora da série que traz livros que fizeram e até hoje fazem muito sucesso entre adolescentes do mundo todo.

O bruxo Harry Potter e seus amigos protagonizam histórias fantásticas que também ficaram conhecidas no cinema.

Seja na versão física ou digital, a série é uma das melhores pedidas de leitura para os adolescentes. Daquelas que a gente esquece do tempo e viaja na companhia dos personagens.

Vale ressaltar que a coleção completa está disponível no Kindle Unlimited.

8. A cinco passos de você, de Rachael Lippincott

livro a cinco passos de voce

De autoria de Rachael Lippincott, o livro foi lançado no ano de 2018 e apresenta uma mistura de drama e romance que faz muito sucesso entre os jovens.

A personagem principal (Stella) tem uma doença nos pulmões e conhece no hospital um garoto que também convive com um problema de saúde.

Para evitar infecções e complicações, ela precisa ficar sempre a cinco passos das pessoas. Daí, o nome do livro.

Portanto, um dos melhores livros para adolescentes e que também já ganhou a sua versão para as telinhas. Também não poderia faltar na nossa lista!

9. A história sem fim, de Michael Ende

livro a historia sem fim

Essa dica é direcionada para os jovens que amam ler histórias de fantasia. Neste livro de Michael Ende, um garoto muito solitário embarca com destino a uma viagem cheia de magia para um reino chamado Fantasia.

A obra serviu como inspiração para um filme lançado há muitos anos e que até hoje é exibido na televisão. Entretanto, para quem nunca leu o livro, fica aqui a dica desse clássico da literatura para jovens.

10. Palmas e vaias, de Sônia Rosa

livro palmas e vaias

Mas se você quer ler uma obra de uma autora brasileira, chegou a hora de ficar bastante atento ao nosso guia.

Estamos falando de Palmas e Vaias, de autoria de Sônia Rosa. Uma história incrível que traz temas como a adolescência, família e empoderamento negro.

A jovem Florípedes vive um momento muito especial da vida, em que passa por muitas mudanças físicas e psicológicas. Para completar, ela ainda teve que mudar de escola e bairro e, consequentemente, enfrentar ainda mais desafios.

Antes mesmo de começar a leitura, a capa do livro já é um espetáculo à parte. As ilustrações recebem a assinatura de Salmo Dansa.

Em resumo, uma ótima aposta dentre os melhores livros para jovens.

11. Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

livro eleanor e park

Esse é bastante conhecido e pode ser considerado um dos melhores livros para adolescentes da contemporaneidade. Portanto, não poderia faltar no nosso guia!

Lançado no ano de 2012 e escrito por Rainbow Rowell, o livro conta a história de dois adolescentes considerados desajustados como protagonistas. O enredo fala sobre amizade, adolescência, amor e aceitação.

Enquanto o garoto se esconde em roupas escuras, ela sofre por não se enquadrar no padrão de corpo imposto pela sociedade.

O resultado desse encontro é uma linda amizade que começa no ônibus da escola e que pode ser o primeiro passo para um romance.

12. Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, de Thalita Rebouças

livro confissoes de uma garota excluida nal-amada e um pouco dramatica

Novamente uma autora brasileira aqui na nossa lista. E que autora!

De fato, Thalita Rebouças tem mais de vinte livros publicados e pode ser considerada uma das escritoras mais importantes de livros para jovens.

Lançado no ano de 2016, o livro conta a divertida história de Tetê, uma jovem que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando seus pais perdem a casa em que moram.

Assim, a família da adolescente acaba tendo que se mudar para a casa dos avós de Tetê.

São abordados temas como: amor, identidade e empoderamento.

Certamente, um daqueles livros que estão sempre nas listas de melhores livros para jovens e que você não pode deixar de ler.

13. Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie

livro americanah

Uma leitura extremamente necessária entre os adolescentes é o livro Americanah. Escrito por Chimamanda Ngozi Adichie, ele narra a vida de uma adolescente da Nigéria que vai estudar nos Estados Unidos.

Diante da experiência de mudar de país, a jovem enfrenta muitos desafios e resolve fazer um blog para contar sobre como é ser mulher, negra e imigrante em terras norte-americanas.

Ao retornar para seu país de origem, ela relembra um antigo amor e revive tudo que passou antes de voltar para a sua terra natal.

O best-seller é considerado um dos maiores sucessos em literatura juvenil e certamente entra na nossa lista dos melhores livros para jovens.

14. Para todos os garotos que já amei, de Jenny Han

livro para todos os garotos que ja amei

O primeiro livro da trilogia de Jenny Han fala sobre a vida da jovem Lara, uma garota sensível e romântica que vive escrevendo cartas para cada garoto que se apaixona, mas não as entrega a eles.

Um belo dia, os jovens recebem as cartas e a vida da protagonista muda para sempre. Os livros dessa série também ganharam uma versão na Netflix.

15. O Sol também é uma estrela, de Nicola Yoon

livro o sol tambem e uma estrela

O livro conta a história do romance de Natasha e Daniel.

Ela é uma jovem que está sofrendo muito com a possibilidade de sua família ser deportada para a Jamaica. Já ele, é um típico bom garoto que tira boas notas e obedece aos pais.

A dica é: apenas leia o livro e descubra como termina essa história entre os dois!

16. Por lugares incríveis, de Jennifer Niven

livro por lugares incriveis

Outra opção que você não pode deixar de ler e faz parte da lista de melhores livros para jovens é o livro “Por lugares incríveis”.

Neste livro de Jennifer Niven, é contada a dramática história de Violet e Fich, dois jovens que têm problemas bem complicados em suas vidas.

Ao se conhecerem, eles resolvem fazer um trabalho da escola juntos e seguem desbravando vários locais do estado em que moram.

Uma obra apaixonante, emocionante e que traz temas que podem ser muito necessários para os jovens.

17. Todo dia, de David Levithan

livro todo dia

Mais um romance na nossa lista de melhores livros juvenis. E daquele que vai deixar você completamente grudado na leitura.

David Levithan conta a história da vida de um jovem que todos os dias tem um corpo diferente. Assim, um dos maiores desafios enfrentados por ele é se adaptar a um mundo novo todos os dias.

Até que um belo dia, ele conhece um grande amor e fica bem complicado de conciliar tudo isso. Vale a pena ler!

18. Coraline, de Neil Gaiman, outra boa pedida entre os melhores livros da lista

livro coraline

Mais uma dica que entra na lista dos melhores livros para jovens, mas que também agrada aos leitores mais velhos. Quem gosta de ler um bom suspense, vai adorar esse livro do renomado escritor Neil Gaiman.

Tudo começa quando Coraline se muda com a sua família para uma casa que fica perto de uma floresta e encontra uma porta que a leva para um lugar onde ela jamais imaginou.

Na realidade paralela, Coraline acha as pessoas mais interessantes e ela precisa conviver o tempo todo com os maiores mistérios do mundo paralelo.

Um passatempo nota 10 para quem ama um suspense!

19. Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

livro mulerzinhas

No ano de 2020 essa obra teve uma adaptação para os cinemas e fez muito sucesso.

A escritora Louisa May Alcott conta a história da vida de quatro irmãs depois da morte do pai.

Além dos dramas da família, o livro traz momentos de romance e muita emoção sobre a linda relação de amor e  empatia vivida pelas irmãs.

Mesmo que você já tenha visto o filme, aconselhamos de toda forma a leitura desse livro incrível.

20. O Hobbit, de J.R.R. Tolkien

livro o hobbit

E vamos de fantasia épica? Claro que não poderíamos deixar de incluir J.R.R. Tolkien, um dos maiores escritores do gênero, não é mesmo?

Portanto, você vai encontrar um mundo cheio de anões, elfos, magos e outras criaturas ao ler os seus livros.

O livro tem mais de 80 anos do primeiro lançamento e conta a história de Bilbo, um hobbit que busca um tesouro escondido.

Definitivamente esse é figurinha carimbada entre os livros de fantasia mais famosos.

Esse é um dos primeiros livros na ordem de leitura do Senhor dos Anéis.

21. O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder

livro o mundo de sofia

Esse é um dos livros mais lidos pelos jovens nos últimos anos.

Ainda que tenha o enfoque em conceitos filosóficos, o romance é uma leitura que prende e que vai deixar todos completamente apaixonados por Sofia, personagem principal da narrativa de Jostein Gaarder.

Uma obra que faz o maior sucesso entre os jovens.

22. Assassinato no expresso do oriente, de Agatha Christie

livro assassinato no expresso oriente

Outro grande clássico e que é sucesso em todo o mundo. Foi escrito por Agatha Christie, nada mais nada menos que um dos maiores nomes quando o assunto é  romance policial.

O livro fala sobre um homem que perdeu a vida a bordo de um trem. A trama se desenvolve com a tentativa do detetive Poirot de desvendar o mistério sobre a autoria do assassinato.

Ah, se você acha que já desvendou o mistério nos primeiros capítulos do livro, temos um conselho: o melhor a fazer é seguir até o fim e se surpreender com o desfecho.

Uma edição lançada no ano passado conta com uma capa dura que é um verdadeiro sonho para muitos colecionadores.

23. Isla e o final feliz, de Stephanie Perkins

livro isla e o final feliz

A escritora Stephanie Perkins narra as aventuras de uma garota chamada Isla, que acaba reencontrando em uma viagem de férias em Nova York um garoto por quem era apaixonada na escola.

A narrativa fala de amor, mas também de família e das inseguranças e dificuldades que o casal terá que enfrentar para ficarem juntos.

24. Jogos vorazes, de Suzanne Collins

livro jogos vorazes

Suzanne Collins sabe como ninguém escrever livros que prendem a atenção e que fazem sucesso não apenas entre os jovens. Um exemplo disso é a trilogia de “Jogos vorazes”.

Os livros contam a história de uma garota chamada Katniss. Ela vive em uma distopia onde o mundo é dividido em doze distritos que disputam a sobrevivência. Toda essa trama se passa em uma batalha televisionada.

Os livros de “Jogos vorazes” ficaram bastante famosos depois que ganharam um roteiro também para o cinema.

Veja aqui a ordem de leitura da saga Jogos Vorazes.

25. Um milhão de finais felizes, de Vitor Martins

livro um milhao de finais felizes

Um dos livros que merecem destaque na nossa lista é o “Um milhão de finais felizes”.  O autor Vitor Martins traz uma temática bastante atual no dia a dia dos adolescentes: a diversidade.

Um garoto chamado Jonas enfrenta diversos problemas com os pais conservadores e também com as inseguranças com a escola, amizades e amor, que são bastante presentes nessa fase da vida.

26. A seleção, de Kiera Cass

livro a selecao

A série de livros escrita por Kiera Cass traz um misto de ficção, romance e distopia. A trama se passa em um futuro onde trinta e cinco jovens almejam casar com um príncipe e viver uma vida repleta de luxos.

Para America Singer, essa seria uma verdadeira tragédia, já que perderia o convívio com as pessoas que ama, e teria que viver presa em um palácio.

27. Garoto encontra garoto, de David Levithan

livro garoto encontra garoto

Mais uma opção de leitura que traz a temática LGBT+.

Imagine só um baile da escola em que a rainha da festa é uma drag queen? David Levithan conta uma deliciosa história de amor entre Noah e Paul, bem como os desdobramentos desse romance.

E o melhor: com a linda mensagem que toda forma de amor vale a pena e que o preconceito deve passar longe.

28. Comédias para ler na escola, de Luis Fernando Veríssimo, outro destaque de nossa lista de livros para adolescentes

livro comedias para se ler na escola

Crônicas super engraçadas sobre essa fase da vida que é tão cheia de boas histórias. Como todos os livros de Luis Fernando Veríssimo, esse também é leve, divertido e cativante.

Certamente, é a melhor forma de fazer os adolescentes conhecerem os escritores brasileiros já consagrados.

29. Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

livro memorias postumas de bras cubas

Já que estamos falando em clássicos, não podemos esquecer de Machado de Assis, não é mesmo?

Embora esse seja um daqueles livros que têm sua leitura associada aos trabalhos de literatura da escola e às provas de vestibular, ele é considerado um dos melhores romances em língua portuguesa de todos os tempos.

Portanto, separe o tempo livre e dê uma chance para Machado de Assis.

É uma chance incrível de aproveitar uma leitura super divertida e que mesmo com o passar dos anos é considerada bastante atual.

30. Maus: a história de um sobrevivente, de Art Spiegelman

livro maus

Encerramos nossa lista com uma das maiores obras literárias em forma de quadrinhos. Aqui, os judeus são ratos e os nazis são gatos.

Uma narrativa genial que conta a relação entre eles depois do holocausto. E o melhor: o livro conta com ilustrações incríveis que ganharam diversos prêmios literários.

Antes, o livro havia sido publicado em duas partes. Entretanto, hoje ele é disponibilizado em um só volume.

Além disso, ele é até hoje alvo de análise e estudo em diversas áreas do conhecimento humano.

Em resumo: é daquelas obras que não podem faltar na sua estante tanto pela beleza gráfica da publicação, quanto pela história incrível que é narrada.

Gostou dessa seleção de melhores livros para adolescentes e jovens?

Ler é um hábito saudável e enriquecedor. Por meio dos livros estimulamos nossa criatividade, exercitamos nosso cérebro e melhoramos nossa memória e concentração.

Além disso, os livros nos ajudam a ampliar nosso vocabulário e encadear melhor nossas ideias. Por fim, eles são uma companhia inigualável que possibilitam nos transportar para vários universos.

Diante de tantos benefícios, não restam dúvidas de que ler faz muito bem para nossa saúde física e mental e que esse hábito deve ser cultivado entre pessoas de todas as idades.

Encerramos por aqui a nossa lista com trinta livros e esperamos que essa seleção com os melhores livros para jovens tenha ajudado.

E se você gosta de suspense, veja nossa lista de melhores livros de suspense!

Agora é só escolher aquele gênero favorito e aproveitar as alegrias que só uma boa leitura pode proporcionar!