As 30 Melhores HQ da Marvel: histórias e sagas imperdíveis

A Marvel foi fundada por Martin Goodman em 1939, com o nome de Timely Comics. No dia 8 de agosto de 1939, lançou sua primeira revista de histórias em quadrinhos, trazendo os personagens Tocha Humana e Namor, o príncipe submarino.

Em 1950 passou a se chamar Atlas Comics e, finalmente em 1961, surge em suas páginas o Quarteto Fantástico e a nova denominação, Marvel Comics.

Em março de 1941, foi lançado o Capitão América número 1, considerado o primeiro super herói patriota, que vendeu quase 1 milhão de exemplares, contribuindo desta forma para que a Timely se tornasse cada vez mais conhecida e popular em todo território americano.

Altos e baixos, crises financeiras e outros percalços são comuns para a maioria das empresas. Com a Marvel não seria diferente. Passou por muitos problemas e crises, trocas de diretores e editores, concorrência, principalmente com a DC, mas aos poucos foi se recuperando e hoje, após ter sido vendida ao Grupo Disney por 4 bilhões de dólares, a empresa vai muito bem, obrigado!

Super heróis e as melhores HQ feitas pela Marvel

Sim, certamente você conhece alguns. A vida da editora é composta por super heróis e nós vamos conhecê-los um pouco mais.

Suas origens, seus poderes, como interagem com os normais, onde vivem. As melhores 

HQ’s da Marvel estão aqui!

Seus personagens são todos fictícios e encaram uma realidade única, ambientados no chamado universo Marvel.

Objetos como as joias do infinito fazem parte dele. Já as cidades onde vivem são cidades reais, sendo que a maioria das histórias se passa em Nova Iorque, Estados Unidos.

Curioso? Venha conosco!

1. X-Men: A Era do Apocalipse, volume IV, de Scott Lobdell

A história é um intenso confronto entre os X-Men e o apocalipse, desde X-Men I. Um acontecimento fora do normal para quem dedicou uma vida inteira para conseguir a libertação dos mutantes e da humanidade. Será que Apocalipse vai obrigar a destruir a realidade?

Grandes segredos revelados aos leitores, grandes inimigos lado a lado, os vingadores Marvel exilados e muito mais nesta saga.

2.  X-Men: Inferno, de Louise Jones Simonson

Estariam os X-Men mortos? Parece que é isso que eles querem que todos acreditem. Na verdade, na história, os X-Men da Marvel estão na Austrália, tentando se manter ocultos. Os X-Men lutam, cada um com seus oponentes. Seus principais inimigos estão no chamado clube do inferno.

Não sabem que um grande perigo se aproxima, causando uma grande ameaça à Terra.

Apocalipse e sua nave celestial. As chamas do próprio inferno poderão alcançar os X-Men.

Na franquia X-Men, novos personagens foram recentemente apresentados com a denominação de filhos do átomo.

3. O homem de ferro: extremis, de Warren Ellis e Adi Granov

A história conta que quando Tony Stark decide se tornar o homem de ferro, na verdade, um patriota de ferro, pretendia tornar nosso mundo melhor.

Em determinado momento, revela sua identidade, tornando-se instantaneamente uma grande celebridade. Sua colega, a doutora Maia Hansen, desenvolve um processo em que o corpo humano é totalmente redesenhado, agora de fora para dentro.

O processo é chamado de extremis.

Acontece que o projeto da doutora Hansen cai em mãos de terroristas, o que põe Tony na luta para a sua recuperação. Depois de tentativas frustradas, Tony percebe que sua armadura está ultrapassada para os dias atuais e começa então um processo para uma atualização que o coloque de volta ao seu lugar de primeiro combatente ao crime, ao lado de seu amigo Richard Rider, usando de toda a tecnologia atual.

Escrito por Warren Ellis, é uma das melhores histórias da Marvel, um grande êxito no cinema e audiovisual, elogiado pelo público e pela crítica.

4. Capitão América: novas ordens mundiais, de William Harms

Veterano. Grande Capitão América! Grande história, um personagem realmente popular. Surgiu em 1941, fez sucesso em seu lançamento e faz sucesso até hoje.

Tinha, na época, um ajudante de nome Bucky Barnes, também conhecido como soldado invernal.

Considerado o primeiro super herói patriota, êxito cinematográfico, uma obra de arte, sempre elogiado pela crítica.

Aqui, o Capitão América terá grandes mistérios a desvendar. Eles vêm na forma de ataques aparentemente promovidos por Flagelo. Mas, da maneira como eles acontecem, coordenadamente, em vários pontos dos Estados Unidos, faz com que se desconfie que algo muito mais grave está por trás destes acontecimentos tenebrosos.

Seus quadrinhos sempre foram apreciados por todos, adultos ou crianças.

5. Marvel Saga: O espetacular Homem Aranha volume 1: de volta ao lar, de Michael Straczynski

A história conta que há, ao que parece, alguém mais na vizinhança de Peter Parker exibindo os mesmos poderes que ele. Seria isso possível?

Sim, o Homem Aranha, nosso popular personagem, está prestes a conhecer Ezekiel, um alguém que surgiu do nada e que estará pronto para perseguir e matar o Homem Aranha.

Mais uma HQ da coleção “Saga”.

Um sucesso garantido.

6. O espetacular Homem Aranha: edição definitiva – volume 3, de Michael Straczynski

Seria o fim do Homem Aranha? Aqui, a história da luta com seu maior inimigo, o Duende Verde. Surgem também nesta edição novos e terríveis vilões, e um personagem nunca apresentados antes aos leitores.

Peter Parker está passando por grandes mudanças em sua vida e, para completar, aparece quem ele não esperava: sua amada Mary Jane.

Com a vida de sua tia May em perigo, Parker terá uma difícil decisão a tomar.

7. Box Marvel Guerra Civil: guerras secretas, de Alex Irvine e Stuart Moore

São os vingadores, mas os jovens vingadores, com dois de seus personagens principais da Marvel, que aparecem por aqui. O universo Marvel os apresenta com destaque.

Uma desastrosa batalha deixa várias pessoas mortas na cidade de Stamford e o governo agora vai passar a exigir que todos os super heróis se identifiquem, revelando suas identidades secretas. E mais: cada um terá que registrar seus poderes.

Alguns são a favor, como Tony Stark, o Homem de Ferro. Outros, como o Capitão Patriota, consideram o comportamento governamental como sendo uma agressão às liberdades individuais.

Com ilustrações de Steve McNiven, guerras secretas podem ser consideradas um marco da cultura geek e um símbolo dos heróis das HQs da Marvel, sendo aqui que os jovens vingadores aparecem pela primeira vez.

8. Box Vingadores: todos querem dominar o mundo, de Dan Abnett e Alisa Kwitney

Gavião Arqueiro, história do personagem que sempre atuou como espião autônomo para a  S.H.I.E.L.D., mas, desta vez está mais interessado na captura da linda ruiva que se revela como sendo a Viúva Negra, a espiã russa.

As ordens são claras e devem ser cumpridas com a captura da espiã e sua condução para a chamada balsa, que é a prisão de segurança máxima para super vilões.

Ao chegar na balsa com sua prisioneira, o gavião arqueiro se depara com um local com todas as luzes apagadas e todas as celas abertas, em um claro sinal de que uma fuga em massa aconteceu por ali.

Qual será a atitude que o Gavião Arqueiro tomará de agora em diante? Conheça as sagas.

Com ilustrações de Steve McNiven, tornou-se série de TV de grande êxito.

9. Guerras secretas, de Jonathan Hickman

Com a entrada do universo em colapso, agora só restam duas realidades, o universo Marvel e o Ultimate. Cada qual com seus heróis e cada qual procurando defender seus lares, vão entrar em guerra.

Mas, um novo espaço diferente vai surgir do nada. Um mundo com rostos até bem conhecidos mas, de certa forma, diferentes.

Neste mundo, quem está no poder é o Doutor Destino. Qual será afinal o rumo que estes seres tomarão, quando seu futuro depende apenas dessa criatura?

10. Os novos Vingadores – Guerra Civil, de Brian Michael Bendis

Várias ameaças surgiram, as quais os heróis Marvel seriam incapazes de enfrentar sozinhos, principalmente após terem seus poderes usurpados pela feiticeira escarlate. Desta forma, surgiu aquele que teve o poder de todos reunidos em apenas um, sendo sua missão enfrentar o super vilão, o Magneto.

Uma vez detido, surge agora um novo conflito interno entre os novos Vingadores, causado pela nova lei de registro dos super-humanos.

A guerra civil dos heróis vai influenciar cada um deles de maneira diferente e suas histórias podem começar a mudar a partir de agora. Com ilustrações de George Pérez, é uma dos melhores HQs da Marvel.

11. Marvel Saga: O espetacular Homem Aranha volume 11: guerra civil, de J. Michael Straczynski e Ron Garney

A história é de uma situação que ninguém poderia imaginar. Uma guerra entre heróis Marvel totalmente sem experiência e vilões que evadiram das prisões.

Isso provoca um verdadeiro desastre na cidade de Stamford, com centenas de vítimas fatais, incluindo crianças entre elas.

O governo toma providências e faz aprovar uma lei bastante polêmica, segundo a qual os que têm superpoderes devem se registrar, declarando inclusive quais são os poderes que detêm.

Com isso, conflitos internos surgem no grupo de heróis e uma guerra civil está prestes a se iniciar. Está entre as melhores HQs da Marvel. Vale a pena conferir!

12. Marvel cinematic universe, de Alex Irvine

Trata-se de uma coleção em caixa, que vai trazer todas as aventuras dos vingadores, desde a fase um.

O box inclui a fase um do Capitão América, a fase um do Homem de Ferro, a fase um do Thor e a fase um do incrível Hulkl.

Detalhe importante, esta edição está em inglês e só é encontrada neste idioma até o momento. Mesmo assim, se destaca entre as melhores HQs da Marvel e vale a pena checar.

13. Hulk contra o mundo, de Greg Pak

Os Illuminati traíram Hulk e o levaram para um planeta distante. Lá, o herói Marvel começou a ter uma nova e feliz vida. Quando tudo parecia perfeito para o gigante esmeralda, uma explosão de proporções monumentais destruiu tudo, acabando com sua rotina que quase se normalizara.

Hulk volta para, com sua fúria, se vingar de tudo e de todos. Hulk fica mais forte e mais poderoso a cada momento de raiva.

O que farão os vingadores para aplacar esta ira quase que incontrolável? O gigante verde seria capaz de destruir o planeta ao se vingar?

14. Guardiões da galáxia: mãe entropia, de Jim Starlin

Havia um plano e este seria o ato de escoltar uma autoridade em troca de receber perdão para dívidas. Mas, parece que as coisas não deram muito certo, saindo diferente do que foi planejado.

Um poder desconhecido rouba a identidade das pessoas e esta passa a ser mais uma saga, apresentando um universo em forma de vírus.

15. Guerra infinita, de Jim Starlin

Nessa história, Thanos, com seus planos destrutivos, queria colocar fim no universo. Adam Warlock retorna e frustra seus planos.

Mas, em seguida, chega Magus e, com sede de vingança, vai se colocar contra o titã louco e até mesmo contra o próprio Warlock.

Um verdadeiro exército de anti versões dos heróis é criado, o que vai gerar um confronto de inúmeras consequências.

“Guerra infinita” faz parte de uma trilogia, a qual você, que é um fã, deve acompanhar. Entre as sagas, uma das melhores da Marvel.

16. Miles Morales: Homem Aranha volume 1, de Jason Reynolds

As coisas começaram a ficar difíceis para o Homem Aranha desde o momento em que o Brooklin começou a ser atacado por um bando de marginais.

Dino e seus comparsas coordenavam as investidas. Aparentemente, um novo inimigo que quer tornar a vida de Miles Morales em um inferno.

Antes que houvesse uma grande invasão de Skrulls, tornando Manhattan uma grande confusão, Miles Morales era apenas um estudante na cidade.

Agora, uma importante escolha terá que ser feita por este herói da Marvel.

Conheça as sagas do Homem Aranha! Seus quadrinhos sempre estiveram entre os preferidos do público e a novidade é que atualmente o Homem Aranha também veste um traje negro.

17. Visão e Feiticeira Escarlate, de Bill Mantlo

Se enganou quem achava que um romance entre Visão e a Feiticeira Escarlate não pudesse acontecer. Mas, sim, aconteceu e eles se casaram e foram morar em um tranquilo bairro do subúrbio.

A vida que se apresentava tranquila logo muda e um Halloween vai acabar mostrando a todos o quanto ainda há de mágico nesse que sempre foi considerado um improvável casamento.

Aqui também será resolvido um grande mistério ligado à vida da Feiticeira Escarlate.

18.  A história do universo Marvel, de Mark Waid

Uma das mega sagas contadas em apenas um local. O autor conta a história dos personagens Marvel desde a criação do universo até os dias atuais ou, quem sabe, até o futuro, em uma lista quase que interminável.

Todos os heróis e suas origens, reunidos em uma única edição.

Se lembramos que todos os elementos das histórias têm uma grande interligação, vamos ter aqui um universo de assuntos e temas de grande interesse de todos os fãs.

Explica o quanto os quadrinhos são queridos por todos!

19. Os supremos: volume 1, de Mark Millar

Mark Millar apresenta este pequeno, mas eficiente esquadrão, criado para a proteção do cidadão comum perante os desafios impostos pelos grandes vilões dos heróis da Marvel.

As lutas entre o bem e o mal sempre existiram, mas chegou um momento em que todos passaram a assistir com mais frequência os heróis se digladiando com os inimigos da sociedade.

O esquadrão foi criado pelo governo, com personagens da Marvel, para colocar fim nesta luta infinita.

20. Marvel vintage Vingadores: guerra Kree/Skrull, de Roy Thomas

Na guerra Kree/Skrull, trava-se uma batalha extremamente perigosa, principalmente para os habitantes do planeta terra, uma vez que os dois povos que estão em guerra atiram uns nos outros com a terra no meio, no fogo cruzado.

O que pode acontecer com o planeta, estando na linha de tiro entre os dois povos intergalácticos?

O que podem fazer os Vingadores? São considerados fracos, tanto em número quanto em tamanho.

Quais ações poderão criar para nos livrar dos males desta guerra da qual sequer estamos participando?

Vale a pena conferir na HQ.

21. A magnífica Miss Marvel – volume 1, de Saladin Ahmed

Parece que a Miss Marvel está de volta. É que as coisas não estão indo muito bem em Jersey City, lugar onde ela mora.

Uma triste tragédia se abate sobre sua vida pessoal, mas ela não tem tempo para preservar o luto pelo tempo adequado. Seu canto foi invadido por alienígenas e ela vai ter que lutar.

Parece que Kamala poderá salvar a cidade, mas sua vida nunca mais poderá ser a mesma.

22. X-Men volume 1, de Jonathan Hickman

Charles Francis Xavier, também conhecido como Professor X, perdeu recentemente os grandes poderes que possuía, mas já foi considerado um dos mais importantes psíquicos do universo Marvel.

Jonathan Hickman nos mostra aqui que Xavier traz para os humanos novas e milagrosas drogas capazes de curar todas as doenças. E, muito mais do que isso, as drogas de Xavier vão também aumentar em muito a expectativa de vida das pessoas.

No entanto, Xavier vai pedir um preço muito alto em troca. Ele espera ser recompensado adequadamente pelo milagre que proporciona.

23. Thor, o deus do trovão – bomba divina, de Jason Aaron

Todos os deuses de todas as galáxias estavam servindo como escravos para o poderoso Gorr, e uma grande máquina estava sendo construída para transformar radicalmente e para sempre toda a criação.

Havia uma esperança entre eles, a qual seria o deus do trovão, Thor. Mas, logo esta esperança se vai quando Thor é acorrentado junto a todos.

Acontece, no entanto, que as vidas passada, presente e futura de Thor se juntam para liderar um exército de divindades para lutar e derrotar Gorr e mudando este status quo.

Esta batalha não está em meio a um mundo bélico, mas tem que ser vencida antes que a bomba divina exploda, acabando de vez com qualquer pretensão de vitória.

24. X-Men: a saga da Fênix Negra, de Chris Claremont

Levados por Charles Francis para uma outra dimensão da galáxia, Jean Grey é a escolhida pela entidade chamada de Fênix Negra para ser sua hospedeira.

Com isso, Jean consegue poderes quase que absolutos. Mas, a heroína atrai para si o ódio dos Shiars, raça de alienígenas, e tem seus pensamentos em manipulação pelo mestre mental que quer destruir a Fênix.

Nesta situação, Jean se transforma na Fênix Negra e ameaça acabar com o universo com seus poderes.

Os x-Men chegarão a um dilema pelo qual não iriam querer nunca passar. Eles terão que destruir a força Fênix, tudo para salvar a todos.

25. Coleção clássica Marvel volume 2 – Quarteto Fantástico volume 1, de Stan Lee

Coisa, Tocha Humana, Garota Invisível e Senhor Fantástico formam o famoso quarteto. Nesta edição, você vai saber como foi que eles surgiram.

Quando se fala em Quarteto Fantástico, a Marvel logo nos vem à mente, pois os personagens são como uma marca registrada da empresa.

Foi junto a este quarteto que a tropa nova apareceu pela primeira vez. Aqui, vemos estreando também o conceito de zona negativa, universo paralelo, composto de anti matéria.

A indústria dos quadrinhos reconhece que esta parceria é um dos maiores sucessos de todos os tempos. Os personagens, desenhados por George Pérez, são extremamente dinâmicos e se encaixam perfeitamente em inúmeras histórias, dando uma característica de veracidade em todas elas.

26. Surfista Prateado: mundos diferentes, de Dan Slott

Dawn vai agora estar ao lado do Surfista Prateado em sua prancha para explorar com ele todos os cantos de todas as galáxias e nos proporcionar excelentes histórias.

Juntos eles vão explorar o planeta Primaz, o lugar mais perfeito de todos, um lugar onde cada um de seus 666 bilhões de habitantes pertence a uma raça diferente. Mas, como nem tudo pode ser perfeito, há uma ameaça: o guerreiro um.

Vão conseguir sobreviver? Participe desta odisseia cósmica e confira.

27. Capitão Marvel: Invasão secreta, de Lee Weeks

Com o final da guerra civil super humana e com o assassinato do Capitão América, os vingadores agora são, em sua essência, outras pessoas.

O futuro agora ficou completamente incerto e as pessoas buscam novas esperanças, novos símbolos que possam dar sentido à vida.

O ressurgimento de um grande herói de todos os tempos acontece neste momento de necessidade de grandes heróis.

Ressurge o capitão Marvel. 

O que será que o traz de volta? O que acontecerá no mundo atual com a volta do herói?

O herói sempre esteve entre as melhores HQs da Marvel, então, vale a pena conferir.

28. Vingadores sombrios – reinado sombrio, de Brian Michael Bendis

Os humanos venceram os alienígenas super Skrull. Norman Osborn é agora o novo comandante, responsável pela segurança do planeta.

Para auxiliar em sua missão, Osborn terá à sua disposição os Vingadores Sombrios. São os heróis mais poderosos do planeta, mas esta encarnação é sinistra.

Um reinado sombrio que garante emoções e surpresas em cada página.

29. Dinastia M – volume 1, de Brian Michael Bendis

Acabou-se, aqui, o reino dourado dos Vingadores. A dinastia M foi totalmente abalada.

Usando indiscriminadamente seus poderes, em um ataque de loucura, Feiticeira Escarlate volta-se contra seus companheiros, matando alguns e deixando todos os outros em choque.

Os Vingadores e os X-Men vão agora se reunir para decidir sobre o destino da filha do Magneto.

30. Desafio infinito, de Jim Starlin

Thanos é, na verdade, um insano. Destruiu metade do universo apenas para agradar sua mulher, a Senhora Morte.

Se não for logo detido em sua insanidade, poderá acabar com toda a vida existente em todas as galáxias.

Em “Desafio infinito”, Thanos poderá também acabar com o espaço e o tempo.

Gostou de conhecer 30 das melhores HQs da Marvel?

Se você curtiu essa seleção, com certeza, vai gostar de saber que também publicamos aqui no blog uma seleção com as 10 melhores HQ do Batman (leia aqui) e as 100 melhores HQ de 2021, incluindo Marvel, DC, Vertigo e muito mais (leia aqui). Confira agora mesmo e boa leitura!

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.