Os 8 Melhores Livros Católicos

melhores livros catolicos

Os livros católicos sempre fizeram e fazem muito sucesso no Brasil.

Eles tendem a aparecer nos best-sellers pela sua alta procura nas livrarias mundo afora.

Muitos deles contam histórias do Antigo e Novo Testamento, sobre como eram os tempos quando Jesus Cristo nasceu, além de falarem onde ele viveu e cresceu com Maria e José, por onde andou e realizou seus planos divinos e seus milagres.

Outros contam as perspectivas dos autores com relação à sua vivência cristã e com Deus. Tratam, assim, sobre o caminho percorrido em sua comunidade, sobre o tempo que dedicam aos fiéis e sobre a felicidade que essa sensação conduz.

Não à toa, a Bíblia, o primeiro livro católico e o mais importante, é o mais vendido no mundo, de acordo com a Sociedade Bíblica do Brasil.

Estima-se que cerca de 4 bilhões de exemplares já tenham sido vendidos no mundo até os dias de hoje.

Você procura refletir ou conhecer mais sobre as histórias de Cristo e toda linguagem que o rodeia? Então, separamos algumas das melhores obras católicas para você ler e compartilhar com a sua família. Confira!

Conheça as melhores obras católicas

Quer saber mais detalhes sobre cada uma das obras? Então, confira os próximos tópicos.

1. Ave Maria, de Papa Francisco

livro ave maria

Considerado um dos melhores e mais bem explicativos livros católicos, nessa obra o Papa Francisco comenta uma das orações de maior importância no mundo, a Ave Maria.

Uma das primeiras orações ensinadas às crianças, a Ave Maria é o tema comentado neste livro pelo Papa, que busca demonstrar a beleza na linguagem das palavras proferidas.

Francisco vem falar sobre a mulher-mãe que foi Maria em sua passagem pela Terra e como sua imagem é e deve ser imitada pelas grandes mulheres no mundo. Maria usou o tempo de sua vida e foi mãe do filho de Deus, se dando como instrumento para serviço de uma obra divina.

Este livro vem compartilhar todo o mistério mariano e sua sabedoria em torno da oração, percorrendo verso por verso dela. Além disso, o Papa ainda mostra em seu livro que a Igreja é feminina, feita pela mulher, assim como Maria se deu sozinha para ser instrumento do nascimento do filho de Deus.

Assim, a obra mostra a mulher e o seu papel em relação à instituição Igreja. Ele aborda a sua fidelidade, espiritualidade e compromisso como cristã com os pedidos de Deus.

2. Quem sou eu para julgar?, de Papa Francisco

livro quem sou eu para julgar

Também escrito pelo Papa Francisco, o livro “Quem sou eu para julgar?” apresenta em sua leitura uma união de textos sobre diversos assuntos.

O Papa guia vários momentos de reflexão, trazendo situações da realidade e introduzindo nos aspectos do texto sua visão de vida sagrada. Traz também o convite santo para amar o diferente e conviver com o outro em sua forma mais difícil.

Assim como os outros livros, este também demonstra as relações que podemos conquistar com o amor de Deus. Ele ensina que o correto é criar pontes ao invés de muros, pois só assim chegaremos no paraíso total.

Por fim, traz o chamado à prática da compreensão e fala do plano de amarmos ao próximo, sem buscarmos nada em troca.

3. O amor é contagioso, de Papa Francisco

livro o amor e contagioso

Fechando as coleções do Papa Francisco, “O amor é contagioso” traz visões literais do que é o amor em sua forma mais pura.

O Papa nos convida nesta obra a ler mais sobre as grandes diferenças sociais existentes no mundo.

Segundo ele, o amor, para a igreja católica, é apenas mais um nome diferente para a palavra justiça humana e divina.

Nesta obra, o Papa também nos oferece um caminho de superação e de felicidade. Além disso, nos orienta a escolher bem nossas metas diárias, com dicas de solidariedade, ao compartilhar seus sentimentos com o próximo.

4. Aparecida, de Rodrigo Alvarez

livro aparecida

Esta obra, escrita pelo correspondente da TV Globo, Rodrigo Alvarez, é uma comemoração dos 300 anos da história da Santa Aparecida no Brasil. É considerada também a obra mais completa sobre a fé católica brasileira.

A edição ainda conta com o prefácio do padre João Batista, que fala da padroeira do Brasil nos seus 3 séculos de história.

A obra é repleta de ilustrações que enriquecem ainda mais o livro.

5. Batalha espiritual: entre anjos e demônios, de Padre Reginaldo Manzotti

livro batalha espiritual

Neste livro, o Padre Reginaldo Manzotti deseja compartilhar a batalha interior humana. Ele destaca a alegria e a dificuldade de se conviver com o bem e o mal.

O Padre busca também desmistificar toda a história que rodeia esse combate crucial.

Conta ainda a busca do ser humano em encontrar a paz e aceitar a sua pena, seja ela qual for.

Diante disso, o livro nos apresenta a vitória de Jesus Cristo frente aos demônios por Ele enfrentados. Além disso, mostra formas saudáveis para viver com os anjos e demônios que te cercam.

6. Combate espiritual: no dia a dia, de Padre Reginaldo Manzotti

livro combate espiritual

No livro “Combate espiritual: no dia a dia”, o Padre Reginaldo Manzotti abre o seu coração e compartilha o seu relacionamento com a sua comunidade. Se no livro “Batalha espiritual” ele explica sobre a relação/combate entre o bem e o mal, em “Combate espiritual”, Padre Reginaldo ajuda a passar pelas situações mais delicadas da vida.

O autor conta em sua obra os problemas que podem aparecer durante a vida, seja no casamento, na amizade ou no trabalho.

Padre Reginaldo anima seu leitor ao falar da esperança de que o bem sempre vencerá o mal.

Como em todas as suas obras, ele demonstra a existência desse bem e mal, mas sem perder a fé de que, com Jesus, o ser humano é capaz de enfrentar qualquer mal.

Nesta obra, o autor Padre Reginaldo buscou criar uma espécie de manual para que jovens e adultos pudessem estar ao lado de Deus. Isso quando as coisas se complicassem em suas vidas.

7. Quem me roubou de mim?, de Padre Fábio de Melo

livro quem me roubou de mim

O livro “Quem me roubou de mim?” aborda a subjetividade.

O Padre Fábio de Melo compartilha a sua espiritualidade católica, suas experiências na igreja e seu contato íntimo com Deus.

No livro, o autor conta da privação que nós mesmos estabelecemos com outras pessoas e o quanto sofremos com essas decisões.

Ele conta como perdemos a esperança na vida quando nosso coração está machucado. Segundo ele, perdemos a capacidade de encontrar a felicidade e de abrir nosso coração para o bem e para Deus.

Padre Fábio conta também a importância da vida em comunidade. No entanto, ele lembra que essa mesma vida nunca deixa de ser frágil e está exposta a muitas violências o tempo todo.

Como outros livros católicos, o Padre exibe a sua leitura como cristão sobre o carinho de Jesus pelas criaturas, mas adverte o ser humano a não confundir esse amor com posse.

Veja tambémOs 11 Melhores Livros sobre as Cruzadas

8. Ágape, de Padre Marcelo Rossi

livro agape

Um dos livros católicos mais famosos do Padre Marcelo Rossi e da igreja católica é “Ágape”.

Com cerca de 12 milhões de livros vendidos em todo o mundo, nesta obra, o Padre Marcelo Rossi nos convida a ler o que significa a palavra Ágape, que era o nome dado ao rito eucarístico e de oração dos primeiros cristãos na Terra.

A igreja católica buscava compartilhar os ensinamentos de Deus tanto com os ricos quanto com os pobres, seguindo a regra cristã de sempre amar o próximo como a si mesmo.

No livro, o Padre Marcelo Rossi apresenta trechos do Evangelho de João e procura entender as verdades do significado da fé católica para que elas sejam aplicadas em comunidade.

Sem nunca perder a esperança, o convite de vida que esse famoso livro católico traz é a vontade de ser bom.

Diante dessa ideia, mostra que o caminho para essa bondade somos nós quem criamos.

Outros livros catolicos sobre o Evangelho e o amor de Deus

Diversos outros livros católicos que estão disponíveis no mercado cristão, como alguns que falam da espiritualidade de forma ficcional. Veja alguns exemplos.

1. A cabana

livro a cabana

Conta a história de Mark, que após sofrer uma grande tragédia familiar, se encontra em depressão e começa a questionar suas crenças. Após enfrentar uma crise de fé, ele vai até uma cabana abandonada e descobre verdades que poderão mudar a sua vida.

Não deixe de ver a análise completa da obra aqui.

2. Bíblias femininas

Qual a melhor Bíblia de estudo para mulheres? É uma pergunta curiosa, mas neste link você entenderá as diversas opções para enriquecer a leitura da mulher com foco nos estudos bíblicos.

3. Testemunhos e Biografias sobre Deus

Para aumentar ainda mais seu conhecimento na história de Deus e seus ensinamentos, leia este artigo sobre os melhores livros cristãos.

4. A resposta Católica, do Padre Paulo Ricardo

livro a resposta catolica

O livro reúne as centenas de dúvidas dos humanos ao buscarem entender suas inquietações com relação à sua fé e moral católicas. Você encontra a versão física deste livro nas principais livrarias.

Gostou da leitura?

Gostou de saber mais sobre os livros católicos que selecionamos? Continue acompanhando nossos posts para saber mais sobre o universo da leitura. Até mais!