Os 20 Melhores Livros Cristãos (sobre Deus, Testemunhos e Biografias)

melhores livros cristaos

Ler é sempre uma experiência engrandecedora. Por meio da leitura você pode descobrir novos caminhos e novas formas de levar a vida.

A Bíblia é uma fonte de alimento para a nossa alma e é sempre um livro que transforma nossos dias. Para complementar essa leitura tão importante, preparamos para você uma lista com os melhores livros cristãos.

Ter uma intimidade com Deus é uma tarefa que exige muito aprendizado. Para ser transformado pelo poder da sua palavra, é importante que nossa mente veja com clareza as verdades das escrituras sagradas.

Nesse sentido, alguns livros são essenciais para ajudar nessa compreensão dos exemplos de fé, amor ao próximo e conexão com Deus. Que tal conhecer a nossa lista com os livros que todo cristão deveria ler e começar hoje mesmo uma nova leitura com a sua família? Confira!

Mais sobre os melhores livros cristãos

Todos os livros que aqui listamos são uma ótima opção para quem quer aprofundar um pouco mais na fé cristã e para quem busca inspiração para novos dias.

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada um deles? Segue com a gente!

1. Campo de batalha da mente, de Joyce Meyer

livro campo de batalha da mente

Começamos nossa lista com uma autora que é referência na literatura cristã. O fascinante livro “Campo de batalha”, um dos mais lidos em todo o mundo, traz uma reflexão sobre sentimentos como: a confusão, a raiva, as dúvidas e os medos.

A obra aprofunda sobre como Deus pode representar a solução para uma vida mais harmoniosa e distante desses sentimentos.

O livro foi escrito de uma forma muito simples e que facilita a leitura. Ele traz os ensinamentos sobre como transformar nossa vida por meio da renovação das mentes e da identificação do bem e do mal dentro de nós. Muito interessante, não é mesmo?

Certamente um dos melhores livros da Ministra Joyce Meyer, que é uma referência na literatura evangélica.

2. Um ano com C.S. Lewis, de C.S Lewis

livro um ano com cs lewis

Outro livro que não pode faltar na lista de melhores livros cristãos é “Um ano”, do pensador C.S Lewis.

Considerado um dos maiores escritores cristão, C S Lewis teve essa obra relançada depois de cinquenta anos de sua morte.

Ela traz um compilado de outras obras próprias, como: “Cartas de um diabo a seu aprendiz”, “Cristianismo puro e simples”, “O problema do sofrimento e milagres”, dentre outras.

O livro apresenta uma reflexão de temas como a fé, amor, milagres, sofrimento e morte.

Também um dos títulos mais lidos em todo o mundo e uma excelente opção para uma leitura diária e para quem busca mais coragem e ânimo para a vida.

Uma ótima opção de presente para quem deseja aprofundar os estudos nessa área.

3. O Evangelho maltrapilho, de Brennan Manning

livro o evangelho maltrapilho

Esse é um livro muito interessante e destinado para aquelas pessoas que consideram que não são dignas de receberem o amor e acolhimento de Deus.

Muitas vezes, as pessoas são excluídas pela comunidade por não estarem nos perfis de pessoas bem-sucedidas e felizes.

Nesse sentido, essas pessoas podem encontrar neste livro uma incrível ajuda para superar os momentos difíceis.

Se você se identificou, comece a ler esse livro hoje mesmo! Garantimos que você não irá se arrepender.

4. Heróis da fé, de Orlando Boyer

livro herois da fe

Essa obra é um grande clássico evangélico e um dos livros cristãos mais conhecidos em todo o mundo.

Ele mostra em cada um dos capítulos a história de grandes nomes como: Martinho Lutero, Dwight L.Moody, Charles Finney, Wesley, dentre vários outros que também dedicaram suas vidas à palavra do Senhor.

O livro traz vinte biografias de homens que não se conformaram em viver de forma acomodada e seguiram firmes na sua fé. Além do relato da vida de cada um, o autor mostra como as famílias influenciaram e os ajudaram a se tornar essas personalidades.

O segredo em comum de todos eles? A oração.

Assim, podemos considerar “Heróis da fé” um verdadeiro incentivo para conhecer, buscar inspiração e crescer na fé cristã.

Vale muito a pena ler!

5. Louco amor, de Francis Chan, excelente obra sobre o cristianismo

livro louco amor

Uma vida plena de espiritualidade só é possível quando conhecemos a graça de Deus e iniciamos um relacionamento honesto e sincero com ele.

Tal qual em qualquer relacionamento nas nossas vidas, os primeiros dias são sempre intensos, mas à medida que o tempo passa, a rotina passa a ser mais distante e a relação acaba até mesmo se tornando um fardo.

Assim, as pessoas acabam muitas vezes ficando cada vez mais distantes de Deus.

Uma leitura necessária e que não poderia faltar aqui na nossa lista de livros cristãos. Que tal começar hoje mesmo?

6. O poder secreto da oração e do jejum, de Mahesh Chavda

livro o poder secreto da oracao e do jejum

O livro traz em suas páginas uma dica muito importante para enfrentar momentos de fraquezas.

Por meio do jejum e da oração, o narrador orienta os leitores a terem essas duas experiências para superar os mais diversos problemas na família, no trabalho, no casamento ou na saúde.

Através do seu testemunho, Mahesh Chavda conta de que forma podemos entender a bondade e o amor de Deus e como eles podem se manifestar por meio das práticas apresentadas no livro.

O escritor destaca sobre como os bons combates sempre serão vitoriosos quando temos Deus ao nosso lado.

7. Uma vida com propósitos, de Rick Warren, boa escolha entre os livros cristãos

livro uma vida com propositos

Deus sempre tem um plano incrível para a vida de todos nós.

Podemos nos tornar pessoas melhores: é exatamente essa mensagem que o livro de Rick Warren tenta ensinar através dos valores e dos propósitos cristãos.

Ao longo de sua obra, o autor procura conscientizar os leitores sobre as suas prioridades na vida e sobre como dedicamos nossa energia a elas.

O livro, que é um clássico traduzido para vários idiomas, traz em suas páginas mais de mil versículos da Bíblia para embasar as ideias de Rick Warren.

Daqueles livros que realmente ajudam a compreender a vontade do Senhor e por meio dela descobrir o propósito da nossa existência.

Um ponto bem interessante é que ao fim de cada capítulo Rick Warren deixa, além de uma passagem da Bíblia, uma pergunta para medição e algumas perguntas para promover um debate mais amplo sobre o tema abordado.

Um dos melhores livros evangélicos e que devem fazer parte da biblioteca de todo cristão.

8. O sermão do monte, de John Wesley

livro o sermao do monte

Como o próprio título do livro diz, o livro trata sobre o arrebatamento do autor John Wesley ao entrar em contato mais profundo com esse sermão feito por Jesus.

A obra traz os discursos de um homem temente ao Senhor e que em sua maioria tem o sermão do monte como reflexão principal.

Evitando utilizar termos mais técnicos, o escritor mostra valores cristãos e sua relação com as palavras de Cristo.

Um detalhe muito legal é que no fim dos capítulos você pode encontrar um guia com dicas de estudo da palavra individualmente ou em grupos.

Em suma, um bom livro para aprofundamento dos estudos bíblicos e que possui uma leitura muito acessível e moderna.

9. É sagrado viver, de Padre Fábio de Melo

livro e sagrado viver

Existem diversas vertentes do cristianismo e uma delas é o catolicismo.

Um dos autores cristãos católicos mais lidos no Brasil é o Padre Fábio de Melo, portanto, ele também não poderia faltar na nossa lista.

Em “É sagrado viver”, ele reflete sobre a presença de Deus no nosso dia a dia e sobre como ele está presente nos momentos mais inesperados e quando menos imaginamos encontrá-lo.

São quarenta e quatro crônicas sobre situações cotidianas. Alguns dos textos, contam histórias que de fato aconteceram com Fábio de Melo e proporcionam uma leitura fluida e divertida.

Portanto, esse conhecido padre da igreja católica traz neste livro o cotidiano como meio de revelação da presença de Deus.

Um livro que vale muito a pena e é essencial para ajudar a entender que viver é sempre a melhor opção! Outra ótima opção de presente para alguém especial.

Que tal aproveitar para ler também nossa seleção de melhores livros brasileiros?

10. Se você ama o Senhor, de Keith Green

livro se voce ama o senhor

O livro “Se você ama o Senhor” é uma verdadeira viagem rumo à mudança dos seus dias. A obra conta com devocionais que devem ser lidos diariamente e que trazem mensagens edificantes.

Keith Green é um autor ligado também a outro tipo de arte: a música. Por meio de seus concertos, ele prega um cristianismo simples, sério e com mensagens diretas para aqueles que querem seguir os ensinamentos de Jesus.

Este é realmente um bom livro e que certamente fará uma verdadeira revolução no seu relacionamento com as pessoas, com o universo ao nosso redor e, claro, com Jesus Cristo.

11. O peregrino, de John Bunyan

livro o peregrino

Na história de “O peregrino”, John Bunyan narra a trajetória de um peregrino chamado Cristão em busca da Cidade Celestial.

A trama é cheia de suspense e aventura, e o protagonista se depara com diversos personagens bem interessantes em diversos cenários.

No fim, Cristão encontra um desafio que pode atrapalhar a chegada no objetivo final.

Uma curiosidade interessante sobre esse livro é que ele é amplamente vendido em todo o mundo e só perde nesse aspecto apenas para a Bíblia. Um verdadeiro fenômeno, não é mesmo?

Um livro que se destaca por ser divertido e que merece espaço na nossa lista de livros sobre a vida cristã.

Vale ressaltar: esse livro está disponível para emprestar no Kindle Unlimited.

12. Cristianismo puro e simples, de C S Lewis

livro cristianismo puro e simples

Um dos livros cristãos mais famosos, “Cristianismo puro e simples” é um verdadeiro clássico e vai fazer parte da lista dos livros mais importantes da sua vida.

Bastante lido em todo o mundo, a obra foi organizada depois de diversas entrevistas que C.S. Lewis concedeu na época da Segunda Guerra Mundial.

Em suma, trata-se de uma obra que explica de maneira bastante simples sobre o cristianismo.

Ao longo de suas páginas, o autor traz reflexões e comentários sobre aquilo que é essencial para a fé. Todos os assuntos são tratados de uma forma bem prática.

É um dos livros que farão muita diferença para aqueles que desejam aprofundar temas como: amor, igreja, reino dos céus e cristianismo.

13. Princípios da oração, de Charles Finney

livro principios da oracao

Fazer uma oração pode transformar a sua vida.

Portanto, ler livros que trazem ensinamentos é uma boa alternativa para quem deseja se aprofundar no cristianismo. Uma excelente opção nesse estilo é esse livro.

Em “Princípios da oração”, Charles Finney apresenta um plano de orações de quarenta dias e mostra lições que ajudam o cristão a orar e a praticar a meditação.

Dessa forma, o livro tem o objetivo de ajudar as pessoas a se familiarizarem com os resultados dessas práticas.

Um estudo bastante interessante para todas as idades e que traz informações preciosas para quem deseja aprender a sua melhor forma de orar ou deseja aperfeiçoar sobre a eficácia da oração.

14. Por que tarda o pleno avivamento?, de Leonard Ravenhill

livro por que tarda o avivamento

Um dos livros evangélicos mais incríveis que existem.

A obra “Por que tarda o pleno avivamento” nos chama para uma reflexão sobre o grande amor de Deus e sobre como tê-lo como centro de nossas vidas.

Um comentário sempre muito recorrente sobre esse autor e suas obras é que só existem duas opções: ou você ama, ou não gosta de jeito nenhum!

Por aqui optamos por gostar do conteúdo de Ravenhill e lembramos que é impossível encerrar essa leitura sem se sentir tocado pelo poder santo da palavra de Deus.

O livro foi escrito tendo o avivamento como tema principal. O autor mostra que o verdadeiro avivamento só é possível com oração e dedicação na busca permanente de Deus.

A obra é dividida em capítulos pequenos, mas com informações preciosas para o estudo bíblico.

Daqueles livros cristãos que você não pode deixar de ler e que vai deixar sua fé cada vez mais fortalecida.

15. Quando pecadores dizem sim, de Dave Harvey

livro quando pecadores dizem sim

Livro especialmente dedicado para casais que estão pensando em um futuro casamento.

Com ótimas reflexões para a meditação dos noivos, o livro deveria ser obrigatório em todos os cursos pré-nupciais, pois é direto e leve.

Com dicas práticas, o escritor usa exemplos reais e da sua própria vida para trazer dicas e instruções para quem quer viver um casamento santo.

Com uma leitura muito agradável, o livro “Quando pecadores dizem sim” é uma boa pedida para os casais evangélicos e que estão iniciando juntos uma vida cristã.

16. A vida crucificada, de A. W. Tozer, destaque entre os melhores livros do gênero

livro a vida crucificada

Qual a melhor forma de viver para Cristo? O que de fato significa o sacrifício de Cristo na minha vida?

Em Gálatas, livro do novo testamento, o apóstolo Paulo fala que foi crucificado com Cristo. O que isso quer dizer? São essas perguntas que A.W. Tozer tenta responder com esse livro.

Uma excelente leitura para conhecer melhor temas como: santidade, fé e práticas edificantes para viver a graça do amor de Deus.

Entretanto, esse não é um livro para ser lido rapidamente. Suas verdades e ensinamentos precisam ser meditadas, pensadas, mastigadas com confiança, obediência e entrega total para Deus.

Com certeza, “A vida crucificada” é considerado um dos melhores livros cristãos de todos os tempos. Super indicamos!

17. O reino de ponta cabeça, de Donald B. Kraybill

livro o reino de ponta cabeca

Diversas vezes temos dificuldade em enxergar Jesus devido aos filtros estabelecidos pela igreja ao longo dos anos.

Assim, Kraybill trata sobre o assunto com muita propriedade em seu livro “O reino de ponta cabeça” e procura retirar alguns desses filtros para uma compreensão mais profunda sobre a história de Jesus.

Partindo de uma pesquisa extraordinária, o escritor propõe uma leitura bem diferente sobre o reino de Deus e se apresenta como uma ótima opção de livro sobre o cristianismo.

Podemos dizer que o livro nos “coloca fora da caixinha” e nos incentiva a pensar em como seriam nossas atitudes se vivêssemos na época de Jesus.

Uma verdadeira viagem no tempo e que nos faz perceber que as histórias se repetem e que os ensinamentos da Bíblia são bastante contemporâneos.

18. O evangelho do reino, de George Eldon Ladd

livro o evangelho do reino

O escritor é um grande estudioso do Novo Testamento e apresenta na sua obra “O evangelho do reino” uma visão bastante prática do evangelho.

O grande destaque desse livro vai para a forma como Ladd mostra a mensagem de Jesus Cristo para o nosso tempo e para a nossa vida.

Portanto, você não vai encontrar um livro com discussões mais complexas e argumentos mais técnicos.

Inclusive, ele é indicado para o leitor comum e que não tem ainda tanta intimidade com o tema.

Dessa forma, os escritos trazem estudos do sermão do monte e das parábolas com um caráter tanto de instrução, quanto de devocional.

19. Quando o céu invade a terra, de Bill Johnson

livro quando o ceu invade a terra

Um verdadeiro ensinamento de como os cristãos precisam seguir os sinais de Deus no seu cotidiano.

Autêntico, desafiador e muito inspirador: é assim que podemos definir esse livro.

Bill Johnson, que é pastor em uma igreja, mostra que devemos andar de mãos dadas com o sobrenatural e entender que ele é a manifestação do santo em nossas vidas.

Em boa parte do livro, o autor lembra que precisamos compreender qual é nossa identidade hoje para compreender os milagres de Cristo ao longo da nossa existência.

Somente assim, poderemos crescer espiritualmente e entender melhor quais são os desígnios de Deus.

20. O intercessor, de Norman Grubb, destaque dentre os livros que todo cristão deveria ler

livro o intercessor

Chegamos ao fim da nossa lista de 20 melhores livros para cristãos e vamos falar de uma obra bastante lida no Brasil e no mundo.

Estamos falando de “O intercessor”, que conta a história de Rees Howells, um homem que nasceu em uma aldeia do país de Gales e representa um verdadeiro exemplo de amor a Deus e ao seu reino.

O escritor Grubb foi um grande amigo de Rees Howells e narra com maestria a trajetória de vida do homem que, com esforço e amor, dedicou sua vida para a divulgação do evangelho.

Por meio da intercessão, da oração e da orientação mostrada pelo espírito santo, Ress conseguiu superar os obstáculos e alcançar a vitória.

Ele foi escolhido, inclusive, para orar pelas nações na época da Segunda Guerra Mundial.

Certamente, esse é um dos livros que mais tocarão o seu coração, proporcionando novos aprendizados sobre a importância de seguir o Espírito Santo.

A envolvente história de um homem e sua transformação por meio da oração e dos ensinamentos de Cristo fará você entender o verdadeiro valor e significado de uma intercessão.

Autores que todo cristão deveria ler

Alguns autores são conhecidos e consagrados na literatura cristã. Nomes como Augustus Nicodemus, Hernandes Dias Lopes, Luciano Subirá, C. S. Lewis, Joyce Meyer e Billy Graham são bastante conhecidos pelos evangélicos.

Já os padres Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti e Marcelo Rossi são referências na igreja católica aqui no Brasil.

Uma dica de escritor para aqueles que desejam ter mais informações sobre o catolicismo ortodoxo é o autor G. K. Chesterton.

Considerações finais

Lembramos que a Bíblia é o livro que representa a linguagem de Deus, portanto, é a forma que Deus encontrou para se comunicar com seus filhos.

É praticamente impossível entender o cristianismo sem fazer uma leitura dedicada e aprofundada da Bíblia.

Alguns livros são essenciais para ter uma visão mais completa das escrituras sagradas e servem como um complemento bastante necessário para a compreensão da vivência cristã, da graça do amor de Deus e da nossa relação com a igreja.

Em suma, esses são livros que podem mudar a sua vida e fornecem uma visão mais esclarecida sobre a Bíblia e os preceitos do cristianismo.

E você? Já leu algum desses livros? Não esqueça de deixar um comentário contando para a gente quais são os seus favoritos!

Bom, agora que você já conhece quais são os melhores livros cristãos, é hora de escolher aqueles que melhor combinam com o seu perfil. Boa leitura!