Os 23 Melhores Livros de Desenvolvimento Pessoal

Você já deve ter ouvido falar sobre os melhores livros de desenvolvimento pessoal, não é? Aquele papo de mudar hábitos e atitudes para melhorar a vida que você sempre ignorou, mas que agora parece fazer sentido.

Afinal, o grande motor que impulsiona nossas vidas é o exemplo e experiência de pessoas que buscaram melhorar suas vidas no pessoal e profissional – e conseguiram!

Sendo assim, vamos listar os 23 melhores livros de desenvolvimento pessoal para você iniciar sua leitura e começar a mudar de vida a partir de hoje. Vamos lá?

Mais sobre os livros de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento

Gostou da nossa seleção de livros? Então, prossiga na leitura para saber mais sobre cada obra.

1. 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey, um grande título de desenvolvimento pessoal

livro os 7 habitos das pessoas altamente eficazes

Com o objetivo de ajudar pessoas a terem melhores resultados em suas vidas, adotando pensamentos positivos ao desenvolvimento pessoal e profissional, muitos se dedicam à leitura do livro “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen R. Covey.

Lançado em 1989, o livro era voltado para os profissionais da Administração, mas hoje é considerado um dos livros mais vendidos de autoajuda, traduzido para 38 idiomas.

Apesar do objetivo inicial, “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” revela como o desenvolvimento pessoal pode contribuir para alguém ser bem-sucedido no trabalho.

2. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

livro pai rico pai pobre

Já pensou se as crianças tivessem aula sobre educação financeira nas escolas? É sobre isso que se trata o livro “Pai Rico, Pai Pobre”, best seller escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter.

O livro de autoajuda sobre finanças pessoais questiona o ensino de crianças e jovens nas escolas, e como elas não foram preparadas financeiramente para a vida adulta depois de formados.

Sendo assim, o autor tem o objetivo de ajudar a despertar a inteligência e o desenvolvimento pessoal e financeiro do leitor e a fazê-lo buscar, através da leitura, a sua independência financeira.

Ele também foi indicado na nossa lista de livros sobre investimentos.

3. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

livro como fazer amigos e influenciar pessoas

Você sabia que é possível influenciar pessoas a pensar como nós, ou reverter qualquer situação a nosso favor?

Essas são as propostas de Dale Carnegie, em um dos livros sobre desenvolvimento pessoal, “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – o guia clássico e definitivo para relacionar-se com as pessoas”.

Muitas vezes, entramos em discussão boba ou deixamos uma má impressão sobre nossas atitudes e forma de pensar. Pois saiba que isso pode ser fatal para um bom relacionamento, seja pessoal ou profissional.

Por isso, Dale Carnegie preparou esse livro de autoajuda, usando exemplos de personalidades reais, como Abraham Lincoln e Henry Ford. O livro ensina, dentre outras coisas:

  • Seis maneiras de fazer com que as pessoas gostem de você;
  • Nove maneiras de mudar as pessoas sem causar ressentimentos.

Vale muito a leitura!

4. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, destaque entre os livros selecionados

livro o poder do habito

Um dos melhores livros de desenvolvimento pessoal que você precisa conhecer é “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg.

A proposta é ajudar a detectar hábitos que são desfavoráveis em suas vidas, e transformá-los para melhor.

Segundo o autor, pequenas mudanças podem elevar uma empresa, ou até salvar uma vida. Por exemplo, pessoas que param de fumar e de beber, praticam esportes e até conseguem uma promoção.

A ideia do livro “O Poder do Hábito” traz essa percepção sobre como novos hábitos fazem a diferença na vida dos cidadãos, quando muitas vezes ignoramos.

5. O Poder do Agora, de Eckhart Tolle, uma leitura surpreendente sobre o tema

livro o poder do agora

Outro livro sobre desenvolvimento pessoal é “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle. O livro faz parte da literatura espiritual e foi adotada por profissionais como um guia de transformação.

O objetivo da leitura desse livro é mostrar como vivemos de passado e nos preocupamos, de forma demasiada, com um futuro desconhecido.

A ideia do autor, portanto, é ajudar o leitor a viver o presente da melhor forma possível, sem se deixar dominar pelas emoções e pela mente.

6. As 48 Leis do Poder, de Robert Greene, um best seller entre os maiores livros de desenvolvimento pessoal

livro as 48 leis do poder

Para quem deseja aprender sobre inteligência, perspicácia e planejamento, o livro de desenvolvimento pessoal “As 48 Leis do Poder” se torna uma leitura obrigatória.

Escrito por Robert Greene, as tais 48 leis abordam algumas dessas questões:

  • Quais são as características de uma grande equipe;
  • Que práticas tornam alguém um líder de sucesso;
  • e muitas outras questões.

“As 48 Leis do Poder” reúne estratégias e dicas para você ganhar e se defender ao mesmo tempo em sua vida.

7. Desperte seu Gigante Interior, de Anthony Robbins

livro desperte o gigante interior

Mais um dos livros sobre desenvolvimento pessoal que entra para a nossa lista é o “Desperte seu Gigante Interior”, de Anthony Robbins.

Também conhecido como Tony Robbins, o escritor e palestrante é um dos responsáveis por ter popularizado a programação neurolinguística (PNL).

O termo é usado em cursos e treinamentos, que ajudam as pessoas a reprogramar suas mentes para a vitória.

O livro de Robbins, portanto, ajuda indivíduos a entender como o cérebro processa informações para a nossa tomada de decisões, e como podemos mudar nossa vida em um instante.

8. Pense e Enriqueça, de Napoleon Hill, autor renomado de desenvolvimento pessoal

livro pense e enriqueca

Outro livro que utiliza a metodologia da programação neurolinguística do escritor Tony Robbins é “Pense e Enriqueça”, de Napoleon Hill.

A missão de Napoleon Hill nessa obra literária é mostrar como um grupo de pessoas alcançou o sucesso, através de análises comportamentais.

Isto é, toda a programação neurolinguística, que inclui processos neurológicos, comportamento e linguagem (os três pilares do PNL), podem contribuir para a vida pessoal e profissional dos indivíduos.

9. Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman

livro rapido e devagar

Tomar decisões rápidas, de forma intuitiva, lógica e ponderada é possível se você souber utilizar a parte rápida e devagar do cérebro. Curioso?

Isso é explicado no livro “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, escrito por Daniel Kahneman, ganhador do prêmio Nobel de Economia.

Segundo o autor, a forma como a gente pensa impacta em nossas decisões. Isso inclui o medo de perder e o excesso de confiança em algo.

Para Daniel Kahneman, saber usar os dois lados do cérebro humano – rápido e devagar – significa entender as duas formas de pensar: intuitiva e emocional (rápida) e lenta e lógica (devagar) para alcançar o sucesso.

10. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, é sucesso no mundo todo

livro inteligencia emocional

Traduzido em 40 idiomas, “Inteligência Emocional” é um livro que mudou as práticas educacionais e o mundo dos negócios.

Escrito por Daniel Goleman em 1995, o livro revela cinco habilidades da inteligência emocional que são capazes de dar uma virada na vida de qualquer pessoa.

Assim como em “Rápido e Devagar”, o autor apresenta duas formas de pensar ao leitor: o emocional e o racional. Segundo ele, ao trabalhar essas duas formas, é possível mudar o destino.

11. As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini

livro as armas da persuasao

Se você já atua no marketing, já deve ter lido sobre gatilhos mentais, não é? Essas são conhecidas como “As Armas da Persuasão”, o best seller escrito pelo psicólogo e PHD Robert B. Cialdini.

A obra mostra como os gatilhos mentais podem alterar o comportamento humano e influenciar pessoas a fazer exatamente o que você espera delas.

Entre esses gatilhos mentais, encontram-se:

  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez;
  • Reciprocidade.

Quando você sabe utilizar os gatilhos mentais, você se torna apto a influenciar os outros e a não se deixar influenciar com os mesmos métodos.

12. As Ferramentas dos Titãs – Tim Ferris

livro ferramentas dos titas

Um dos livros de desenvolvimento pessoal e profissional considerado uma obra-prima, é “As Ferramentas dos Titãs”, de Tim Ferris.

Nele, o autor compilou diversas entrevistas com celebridades, atletas renomados, investidores, e personalidades, como Arnold Schwarzenegger. Tudo reunido em seu podcast chamado The Tim Ferris Show.

O autor garante que, após aplicar todas as dicas fornecidas por seus entrevistados, as ferramentas o ajudaram em seu desenvolvimento pessoal.

O livro é altamente recomendado!

13. A Coragem de Ser Imperfeito – Brené Brown

livro a coragem de ser imperfeito

Você aceita suas vulnerabilidades ou esconde suas fraquezas? É esse o contexto que encontramos no livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, de Brené Brown.

O autor fez uma pesquisa pioneira sobre como as pessoas têm medo de passar vergonha e de não serem boas o suficiente.

Esse julgamento mental atrasa o desenvolvimento pessoal, impedindo de desfrutar uma vida plena.

Portanto, neste livro, em primeiro lugar na lista do The New York Times, Brown apresenta estratégias bem sucedidas de como aceitar suas imperfeições e ter coragem de se expor, mesmo que seja alvo de críticas.

É bastante motivador!

14. A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson

livro a sutil arte de ligar o foda se

Chega uma hora que pensar apenas positivo cansa e não nos leva a lugar algum. É com esse pensamento que Mark Manson tenta desmistificar a ideia de que vida feliz depende apenas do nosso positivismo, no livro “A Sutil Arte de Ligar o F*da-se”.

O livro aborda como você pode abraçar seus medos e limitações, confrontar seus defeitos e as verdades dolorosas sobre si, para seguir uma vida com mais entusiasmo.

É algo como o livro mencionado neste artigo, “A Coragem de Ser Imperfeito”, mas sob um olhar inusitado.

“A Sutil Arte de Ligar o Foda-se” confere frases que ajudam você a entender, logo de cara, seu processo de desenvolvimento pessoal, tais como:

  • “Chega de tentar buscar um sucesso que só existe na sua cabeça”
  • “Chega de se torturar para pensar positivo enquanto sua vida vai ladeira abaixo”.

Essas e outras frases já impulsionam à leitura. Vale a pena conferir!

15. O Poder da Autorresponsabilidade – Paulo Vieira

livro o poder da autorresponsabilidade

Muita gente sabe a importância de tomar as rédeas da própria vida, mas não sabem como dar início a esse processo. Paulo Vieira, então, traz seis leis para conquistar “O Poder da Autorresponsabilidade”.

A obra é um dos melhores livros de desenvolvimento pessoal e profissional para que qualquer pessoa possa comandar a própria vida.

Trata-se de um manual com métodos e dicas simples, mas que postas em práticas podem ajudar você a alcançar a vitória. Veja as seis leis que você vai encontrar no livro:

  1. Calar-se em vez de criticar.
  2. Dar sugestão em vez de reclamar.
  3. Buscar a solução em vez de buscar culpados.
  4. Fazer-se de vencedor em vez de vitimar-se.
  5. Aprender com os erros em vez de justificá-los.
  6. Julgar as atitudes, e não as pessoas.

Com base nessas dicas, é possível conquistar a responsabilidade e obter o sucesso esperado. É um dos livros importantes para o crescimento pessoal e profissional.

16. Comunicação Não-Violenta – Marshall B. Rosenberg

livro comunicacao nao-violenta

Você sabia que é possível resolver conflitos e evitar mal-entendidos apenas sabendo usar a palavra? Essa é a proposta do livro “Comunicação Não-Violenta”, do psicólogo Marshall B. Rosenberg.

Em mundo onde as pessoas estão mais propensas a não saber ouvir, nem interpretar o que é dito, é um desafio muito grande saber se expressar e se fazer entender.

Por isso, “Comunicação Não-Violenta” ensina o leitor a resolver conflitos de forma pacífica e manter bons relacionamentos interpessoais. Armas muito eficazes para evitar brigas e conflitos, seja entre casais ou governantes.

17. A Lei do Triunfo – Napoleon Hill

livro a lei do triunfo

Mais um livro do autor de “Pense e Enriqueça”, também baseado em entrevistas, que inclui 500 milionários: “A Lei do Triunfo”.

O autor traz 16 lições práticas, que desvendam o segredo do sucesso pessoal. Na lista de suas pesquisas, estão grandes nomes de inventores e pioneiros, como, por exemplo:

  • Henry Ford;
  • Thomas Edison;
  • Theodore Roosevelt;
  • entre outros.

Vale a pena conhecer mais um dos livros de Napoleon e entender o segredo do sucesso pessoal e profissional.

18. O Andar do Bêbado – Leonard Mlodinow

livro o andar do bebado

Você já reparou que há inúmeros eventos sobre os quais não temos controle? Se não, agora você vai começar a observar graças a Leonard Mlodinow, autor do livro “O Andar do Bêbado”.

Após várias pesquisas em diversos âmbitos, como no esporte, mercado financeiro, medicina, etc, foi possível compilar uma lista de ferramentas necessárias para entender o acaso.

Além disso, o livro ajuda o leitor a lidar com situações sobre as quais não tem controle e a fazer escolhas mais acertadas na vida.

19. Hábitos Atômicos – James Clear

livro habitos atomicos

Uma pessoa não conseguir mudar seus hábitos nem sempre é porque ela não quer, mas sim, porque ela está presa ao sistema errado.

É desse jeito que James Clear enxerga a dificuldade de alguém em mudar sua vida, no livro “Hábitos Atômicos”.

Ao criar boas práticas habituais e abandonar a má rotina, você consegue mudar seu comportamento e conquistar grandes resultados.

Ao longo do texto, você se depara com exemplos na mídia, como medalhistas Olímpicos, astros de comédia, e líderes de negócios, que transformaram sua rotina e conseguiram dominar seus ofícios com suas habilidades.

20. Mindset – Carol S. Dweck

livro mindset

Na nossa lista de livros de desenvolvimento pessoal não poderíamos deixar de fora um dos livros que está em 1º lugar dos mais vendidos na Amazon: “Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso”.

Escrito pela psicóloga Carol S. Dweck, o livro disserta sobre como encaramos nossos objetivos e como certas atitudes podem desfavorecer nossas realizações pessoais e profissionais.

Com base em estudos, a autora revela que podemos ter dois tipos de mindset:

  • Mindset fixo (aquele que acha que não pode evoluir sua inteligência e personalidade);
  • Mindset de crescimento (quando aceitamos melhorar aspectos de nossa personalidade).

21. Em Busca de Sentido – Viktor Frankl

livro em busca de sentido

No livro “Em Busca de Sentido”, o psicólogo Viktor Frankl revela em sua biografia o tempo que ficou preso no campo de concentração de Auschwitz.

O autor relata sua experiência na prisão, onde vivenciou situações de privação e sofrimento, e como sobreviveu nesse ambiente degradante.

O livro é uma boa pedida para quem está em busca de desenvolvimento pessoal, pois fala sobre a reação diante da dor e como encontrar o sentido da vida após um período traumático, sendo cruciais para qualquer aspecto de nossas existências.

22. Descubra seus Pontos Fortes – Marcus Buckingham e Donald O. Clifton

livro descubra seus pontos fortes

A busca pelo autoconhecimento pode nos levar a incríveis realizações, e esse é o objetivo no livro “Descubra seus Pontos Fortes”.

O livro, de autoria de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, é voltado ao mercado de trabalho, mas tem sua importância no campo pessoal.

Ambos ajudam profissionais a entender que investir nos pontos fortes de seus funcionários valeria muito mais a pena do que corrigir suas fraquezas.

E isso também vale para o autoconhecimento de cada um. Afinal, muitos livros de desenvolvimento pessoal já destacam a necessidade de se aprimorar nas próprias habilidades.

O resultado é o aumento de produtividade, competência e satisfação em fazer o que faz. É uma boa leitura!

23. Feeling Good – David D. Burns

livro feeling good

Se você precisa de um livro que ajude a lidar com depressão, ansiedade, culpa e baixa autoestima, “Feeling Good” é uma ótima opção.

A obra foi escrita pelo psiquiatra David D. Burns e entra em nossa lista como um dos livros de desenvolvimento pessoal que vai direto ao ponto.

Saber lidar com críticas, hostilidades e culpas, reconhecer o que causa suas oscilações de humor e superar vícios de aprovação, são, para Burns, elementos essenciais para se sentir bem.

Agora que chegamos até aqui, você deve estar se perguntando onde encontrar esses livros, correto? Veja no tópico abaixo os links para todas as 23 obras citadas neste artigo.

Gostou da lista?

Esses foram os melhores livros sobre autoconhecimento e desenvolvimento, para você realizar seus projetos da melhor forma possível.

Gostou dessa lista? Então confira aqui os melhores livros sobre criatividade e aprenda a exercer seu lado criativo também!

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.