Os 19 Melhores Livros de Física Para Estudar e se Aprimorar

Quais são os melhores livros de física disponíveis atualmente no mercado? No artigo de hoje, fizemos uma seleção que vai ajudar bastante quem precisa estudar os principais conceitos da física. Boa leitura!

Mais sobre os melhores livros de física

Gostou da nossa seleção de livros de física? Então, acompanhe os próximos tópicos com mais detalhes sobre cada obra citada.

1. Física, Contexto e Aplicações 2, de Antonio Máximo e Beatriz Alvar

livro fisica contexto e aplicacoes

Trata-se de um livro didático, para o ensino médio, editado com as novas regras da Língua Portuguesa, o que o torna um dos melhores livros de física da atualidade.

Traz um manual para o professor, com fichas de resumo para um melhor trabalho junto aos alunos.

Apresenta ótimos experimentos com um custo muito baixo, com efetividade e fáceis de aprender e serem executados.

Os alunos terão acesso a leituras introdutórias de fácil compreensão, que farão da atividade de discussão em sala de aula algo agradável de ser executado.

2. Fundamentos de Física – Volume 1 – Mecânica, de Robert Resnick, Jean Walker e David Halliday, destaque entre os melhores livros

livro fundamentos da fisica

Há quase sessenta anos, os autores deste livro vêm fazendo história e apresentando a matéria “Física” de maneira objetiva. Fácil de ler e de aprender.

É um verdadeiro clássico. Apresenta, em seus quatro volumes, uma série de mais de 250 questões e exercícios com características especiais. Outros 3 volumes dos mesmos autores completam esta coleção.

3. Física Básica – Volume Único, de Paulo de Tol Nicolau Gilberto

livro fisica basica

Quando, passado determinado tempo, se obtém um excelente conceito por parte dos professores das escolas públicas e também das particulares, podemos ter uma ideia da grande qualidade que este livro didático apresentou em sua história.

A Física Moderna teve um capítulo especial incluído nesta nova edição.

As questões são apresentadas de forma bastante didática. Vale a pena conferir.

4. Física Conceitual, de Paul Hewitt e Helena Gravina

livro fisica conceitual

Entre os melhores livros de física, este apresenta um texto bem humorado, com inúmeras ilustrações sobre a matéria. Certamente, isso torna este um dos mais atraentes livros de física que se poderá encontrar como um livro didático para o ensino médio.

O autor procura apresentar primeiro os conceitos da física para depois partir para o ensino dos cálculos, uma estratégia pedagógica que faz com que a matéria se torne fácil de estudar e passe a ser muito interessante mesmo para as pessoas que possam considerá-la de difícil aprendizado.

5. Física Para Cientistas e Engenheiros, de Mosca e Tipler

livro fisica para cientistas e engenheiros

Esta obra se encontra em sua sexta edição e, em sua forma de ensino, apresenta a situação, a solução e a verificação. O estudante analisa o problema através de textos fáceis, visualiza a solução e confirma tudo com a checagem.

Em diversas páginas, pontos de exclamação alertam quanto a soluções que eventualmente possam induzir a erro. Com textos fáceis, serve também para outras disciplinas.

Aproveite para ler, também, outras seleções que já publicamos aqui no blog:

  • Os 15 Melhores Livros de Matemática que todos vão gostar (leia aqui)
  • Os 16 Melhores Livros de Empreendedorismo (leia aqui)
  • Os 12 Melhores Livros Didáticos para Vestibular +2 bônus (leia aqui)

6. 50 Ideias de Física Quântica que Você Precisa Conhecer, de Joanne Baker

livro 50 ideias de fisica quantica

A física quântica vai apresentar fenômenos desconhecidos pela maioria das pessoas. Não adianta querer fazer uma busca na imaginação pois este ramo da física opera com o micro.

Ela se apresenta como um grande quebra-cabeças, o qual a teoria fez com que os pioneiros, os melhores de suas épocas, tentassem sempre decifrar.

7. Curso de Física Básica: Mecânica – Volume 1, de Herch Moysés Nussenzevig, ótima opção entre os melhores livros de fisica

livro curso de fisica basica

Um dos livros de física destinados ao curso superior, principalmente para os cursos de engenharia, química, física ou matemática.

O livro está em sua quinta edição e traz vários aprimoramentos, tanto no aspecto gráfico quanto com suas novas e atraentes ilustrações.

O primeiro semestre do curso é atendido pelo volume 1, mecânica. Ao estudante, duzentos e quarenta problemas com suas devidas soluções e respostas são propostos no livro.

8. Física, um Curso Universitário: Mecânica – Volume 1, de Marcelo Alonso e Edward J. Finn

livro fisica um curso universitario

Um dos principais pré-requisitos para os estudantes que irão adotar este livro é que venham dos cursos pré-universitários com bases sólidas sobre a matéria.

O aluno que já tem conhecimento, encontrará nesta publicação uma apresentação bastante aprofundada do assunto e visivelmente mais completa.

Conhecer o assunto, neste caso, é fundamental. Aos que não se encaixarem nestas condições, uma dedicação maior e mais energia por parte dos professores será necessária até que as lacunas sejam preenchidas.

9. Lições de Física, Três Volumes – A Edição do Novo Milênio, de Richard P. Feynman e outros

livro licoes de fisica

Os livros nos apresentam as lições ministradas pelo Professor Feynman, autor deste e muitos outros livros, no Instituto de Tecnologia da Califórnia durante os anos de 1962 e 1963.

A obra consta de três volumes ricamente encadernados e que, certamente um dia, servirão para enriquecer uma coleção.

10. Física de Sears e Zemansky – Volume I – Mecânica, de Hugh D. Young e Roger A Freedman

livro fisica de sears e zemansky

Aplicação dos princípios fundamentais da Física. Este é o destaque que este livro oferece a todos os estudantes.

Completamente didático, profundamente esclarecedor, brinda o leitor e o leva a aprender com inúmeros exercícios e casos que podem ser facilmente estudados.

Dos mesmos autores, são encontrados o volume II e III, abrangendo a Termodinâmica e o Eletromagnetismo, respectivamente.

11. Física Moderna – Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos, de Francisco Caruso e Vitor Oguri

livro fisica moderna

São dois rapazes, dois professores de pouca idade. Eles resolvem escrever um livro que vai levar os estudantes ao mundo da física moderna e falar sobre a ciência no início do século passado.

Assim surgiu o livro Física Moderna, que atualmente já se encontra em sua segunda edição. A mecânica quântica é um dos assuntos enfocados nesta obra.

12. Física Moderna, de A. Ralph e Paul A. Tipler

livro fisica moderna2

Tipler e Ralph são conhecidos no meio didático por, em seus livros, abordar a matéria de maneira bastante didática e extremamente cuidadosa para seus estudantes. Uma maneira agradável de aprender.

As explicações costumam ser totalmente cristalinas dentro de uma disciplina rigorosamente exata. Assuntos como mecânica quântica e relatividade são apresentados nesta edição.

Falarão também sobre supercondutores de alta temperatura, energia escura e matéria escura, supercondutores à base de ferro, a origem do spin do próton, entre outros assuntos de interesse dos estudantes.

Fundamental para a perfeita compreensão dos principais conceitos desta ciência.

13. Física Quântica – Átomos, Moléculas, Sólidos e Partículas, de Robert Eisberg

livro fisica quantica

Destacam-se nesta obra os principais complexos quânticos. A mecânica quântica elementar, seus conceitos e estrutura, é mostrada aos estudantes de maneira bastante clara em suas propriedades.

O livro é ideal para todo estudante de cursos de um ano ou menores, curso superior, que encontrarão ao final, uma lista de questões e, a cada capítulo, em seu início, seu próprio resumo totalmente detalhado.

14. Física em 12 Lições, de Richard P Feynman

livro fisica em 12 licoes

Uma maneira inédita de viver a física e de ensinar os importantes conceitos desta ciência. Este eminente físico norte-americano viveu algum tempo no Brasil, lecionando em cursos do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1951 e 1952.

Autor de inúmeros livros, diversas pesquisas relevantes e ganhador do prêmio Nobel de Física em 1965. Foi considerado um dos melhores físicos de seu tempo. Plantou muito conhecimento em todo o mundo.

15. Física Matemática – Métodos Matemáticos Para Engenharia e Física, de George Arfken

livro fisica matematica

Física Matemática é um dos livros mais vendidos do Brasil. Em sua sexta edição, seu estudo vai oferecer uma melhor relação entre a teoria, explicações e exemplos.

No dia a dia, nas vidas dos pesquisadores e cientistas e, no mundo em que vivemos, os cálculos de natureza matemática, além de outras ciências, deverão estar sempre presentes, aprimorando os estudos e o conhecimento.

16. Física Para Cientistas e Engenheiros – Volume 1 – Mecânica, de John W.Jewett e Raymond A. Serway

livro fisica para cientistas e engenheiros mecanica

Totalmente abrangente, apresentando em sua estrutura conteúdos como vetores, movimento em uma dimensão, movimento em duas dimensões, entre outros estudos.

17. Eletromagnetismo e Ótica, de Jorge Loureiro

livro eletromagnetismo e otica

O livro apresenta a experiência do autor como professor da disciplina de “Eletromagnetismo e Ótica” em cursos de Física e Engenharia, entre outros.

Um detalhe importante é que um livro complementar deve ser adquirido para o acompanhamento do estudo. “Exercícios de Eletromagnetismo e Ótica” é um dos livros do mesmo autor que serve de material de base para o acompanhamento das aulas.

18. Física Para Leigos, de Steven Holzner

livro fisica para leigos

Bem-humorado. É assim que você vai aprender com esta publicação. Tudo o que havia se mostrado até hoje como algo assustador e de difícil compreensão passa, a partir da leitura deste livro, a ser algo fácil, leve e divertido.

Passando pelos principais conceitos da física, o físico em questão, nos mostra que há várias maneiras de aprender e que aquela que nos deixa de bem com a vida, é uma das melhores. Bom divertimento.

19. Física Para Universitários – Relatividade, Oscilações, Ondas e Calor, de Wolfgang Bauer e outros

livro fisica para leigos

Completando nossa lista, apresentamos um material de grande qualidade para a matéria de física.

A obra faz um estudo, explica e descreve inúmeros itens presentes em nosso mundo, os quais estamos sempre em contato, dia e noite, mas nem sempre nos damos conta deles.

As características físicas dos sólidos, líquidos e gasosos são estudados sob a visão da física, acompanhados de gráficos, imagens que facilitam a compreensão das aulas e uma grande lista de exercícios.

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.