Os 16 Melhores Livros de Empreendedorismo

O mundo dos negócios não é nada fácil. É preciso constante aprendizado e jogo de cintura para lidar com as mais variadas situações. Justamente por isso é indispensável conhecer os melhores livros de empreendedorismo que existem no mercado.

A leitura é essencial para adquirir novos conhecimentos e manter ideias frescas na cabeça. Não é diferente quando tratamos de comandar uma empresa.

Livros sobre empreendedorismo trazem casos de sucesso, técnicas e estratégias para conduzir um negócio e podem ser o diferencial em uma liderança bem conduzida.

Muitas habilidades diferentes são exigidas na direção de uma empresa. Afinal, é preciso ter visão matemática e fria para tratar de gráficos e números, ao mesmo tempo que a maturidade emocional para alcançar as pessoas e ajudar todos a crescerem juntos.

Com tudo isso em mente, preparamos a lista abaixo com o que de melhor existe quando tratamos dos melhores livros sobre empreendedorismo. Nela você encontrará best sellers mundiais que todo empreendedor deve conhecer. Escolha hoje mesmo seus livros favoritos e comece a leitura!

Mais detalhes sobre os livros selecionados

Você se interessou pelos livros selecionados, mas gostaria de saber mais sobre cada obra antes de iniciar a leitura? Então, é só acompanhar abaixo.

1. Empresas feitas para vencer – good to great, de Jim Collins

livro empresas feitas para vencer

Um dos livros de empreendedorismo mais famosos do mundo e destaque entre os CEOs.

“Empresas feitas para vencer” tem como objetivo analisar e expor as práticas e segredos de grandes companhias.

Em suas páginas você encontrará ensinamentos sobre como deixar a zona de conforto e trabalhar para que sua empresa alcance o sucesso esperado.

2. A startup enxuta, de Eric Ries

livro a startup enxuta

Este livro está entre os mais estudados entre empreendedores, e não é à toa.

Eric Ries traz, em “A startup enxuta”, um modelo de negócio para crescimento rápido e aprimoramento do produto com recursos limitados. Suas lições são a base do modelo de negócios para grande parte das startups modernas.

Aqui você verá como trabalhar com orçamentos e prazos curtos, experimentar constantemente em busca de melhorias, fazer bom uso das métricas e traçar estratégias para alcançar e conquistar clientes.

Indispensável para quem trabalha no meio das startups ou quer aprender como tirar o máximo, gastando o mínimo.

3. Dobre seus lucros, de Bob Fifer

livro dobre seus lucros

Como diz na capa da edição brasileira, “Dobre seus lucros” é o livro de cabeceira de Marcell Telles, fundador da Ambev. E não à toa.

Este livro apresenta como guiar sua empresa para um caminho com menos gastos e mais vendas, garantindo altos lucros.

Entre as práticas ensinadas estão lições de produtividade e estratégia, para otimizar os gastos e aumentar lucros, mas também sobre gestão e motivação, para que tenha funcionários engajados e apaixonados pela empresa.

Bob Fifer pesquisou a trajetória de mais de 100 empresas norte-americanas para a produção deste material. Isso garante uma riqueza de informações e os conhecimentos de centenas de empresários compilados por um dos maiores consultores de negócios dos Estados Unidos.

4. O ponto da virada, de Malcolm Gladwell

livro o ponto da virada

Em “O ponto da virada”, o empresário Malcolm Gladwell nos guia numa jornada para entender como as modas repentinas e os fenômenos sociais de consumo em massa se dão.

No mundo dos negócios, acompanhar as tendências e saber reconhecer os padrões de mercado e potencial de “viralização” é uma habilidade a ser cultivada, principalmente na era digital e de rápida circulação de informação em que vivemos.

Para Gladwell, esse “ponto da virada” é o momento em que uma tendência explode e se alastra, ou quando esfria e acaba da noite para o dia.

5. De zero a um, de Peter Thiel

livro de zero a um

Mais um destaque no mundo das startups, “De zero a um” apresenta tudo sobre como inovar no mundo dos negócios.

Em suas páginas você encontrará como pensar de forma não ortodoxa ao buscar inovação no mercado. É essencial para quem quer pensar além do convencional e realmente chegar onde ninguém mais esteve.

Peter Thiel, autor do livro, é fundador do PayPal e traz nessa obra lições valiosas e estratégias utilizadas por grandes empresas do Vale do Silício.

6. O investidor inteligente, de Benjamin Graham

livro o investidor inteligente

Com prefácio de Warren Buffet, um dos maiores investidores dos Estados Unidos, “O investidor inteligente” é um guia sobre como investir na bolsa.

Nesta obra, lições importantes sobre investimentos, mercado de ações e educação financeira dão não só a capacidade de começar a ganhar dinheiro na bolsa de valores, mas também ajudam empreendedores a melhorar seus investimentos e usar o capital de forma mais inteligente e estratégica.

Aproveite para ler também nossa seleção de livros sobre investimentos.

7. O poder do hábito, de Charles Duhigg

livro o poder do habito

Este livro explora a ciência da formação dos hábitos e como a mente humana tem a tendência de automatizar as decisões no cotidiano.

Por mais que não seja necessariamente um livro sobre empreendedorismo, “O poder do hábito” ganhou destaque entre empreendedores por tratar da formação do hábito no mundo dos negócios e os padrões de comportamento do consumidor.

Além disso, compreender de onde vem o que fazemos é essencial para a transformação na vida pessoal e profissional.

Best-seller do New York Times, esta obra é hoje leitura obrigatória para qualquer empreendedor e quem pensa em entregar produtos que façam parte da vida das pessoas.

8. Sonho grande, de Cristiane Correa

livro sonho grande

Neste livro, a jornalista Cristiane Correa traça a trajetória de Jorge Paulo Lemann e seus dois parceiros, Beto Sicupira e Marcel Telles, na fundação e condução da Ambev, uma das maiores empresas do Brasil.

Ela conta como o trio veio a se tornar referência no empreendedorismo nacional e revolucionaram a forma de fazer negócios em nosso país.

“Sonho grande” serve não só como biografia de um dos maiores empresários brasileiros, mas também como fonte de inspiração para a tomada de decisão e planejamento estratégico para empreendedores.

9. O monge e o executivo, de James C. Hunter

livro o monge e o executivo

Um dos livros mais essenciais para empreendedores e todos aqueles que ocupam papéis de liderança em empreendimentos e organizações.

Em “O monge e o executivo”, um clássico do mundo dos negócios, James Hunter analisa como as figuras de líderes possuem não apenas um carisma natural, mas também trabalham para cativar e influenciar de formas positivas as pessoas.

10. Marketing 3.0, de Philip Kotler

livro marketing 3.0

O mestre do marketing, Philip Kotler, apresenta neste livro a visão contemporânea do que é o marketing e como os empreendedores devem conduzir suas empresas a fim de conquistar espaço e clientes.

Kotler nos mostra a ideia do marketing 3.0. Nesta forma moderna de fazer negócios, não basta apenas entregar produtos e fazer vendas. O objetivo das empresas deve ser inspirar os consumidores e desenvolver serviços que se comuniquem com eles e reflitam seus próprios valores.

O segredo deve ser promover relacionamentos e experiências profundas e valiosas, ao invés de simples produtos de consumo. É um modelo de negócios centrado no ser humano.

11. A loja de tudo – Jeff Bezos e a Era da Amazon, de Brad Stone

livro a loja de tudo

Seria impossível produzir uma lista sobre livros de empreendedorismo e não incluir esta obra sobre um dos maiores empresários que já viveu, Jeff Bezos.

Fundador da Amazon, Jeff Bezos construiu um verdadeiro império comercial que não só é um enorme marketplace, mas hoje já possui todo tipo de empreendimento, como o Amazon Prime, que carrega o nome da marca e expande o alcance dos negócios de um dos homens mais ricos do mundo.

O livro inclui depoimentos de amigos, familiares, ex-funcionários e executivos que participaram da trajetória de Bezos e viram seus empreendimentos crescerem a níveis de sucesso inimagináveis.

Leia também: Amazon é confiável? Vale a pena comprar nessa Loja Virtual?

12. O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz

livro o lado dificil das situacoes dificeis

Ben Horowitz é um respeitado empreendedor do Vale do Silício. Ele já geriu e investiu em diversas empresas de tecnologia e conta sua história neste livro.

Com essa obra, ele busca mostrar para empreendedores como conseguir tocar os negócios mesmo em tempos conturbados e difíceis. Ele nos mostra que não há respostas prontas para tudo, que o que aprendemos em faculdades e anos de experiência nem sempre é o suficiente para resolver as coisas.

Este é mais um livro essencial para empreendedores de todos os ramos, principalmente os que querem estar prontos para lidar com o que for, bem como extrair o sucesso do inesperado.

13. Crie seu mercado no mundo digital, de Bruno de Oliveira

livro crie seu mercado no mundo digital

Dada a explosiva necessidade de digitalização dos negócios, acentuada principalmente pela epidemia de COVID-19 em 2020, este, sem dúvidas, se torna um dos melhores livros para se recomendar a empreendedores.

Escrito pelo brasileiro Bruno de Oliveira, neste livro ele coloca todos os seus mais de 18 anos de experiência com e-commerce a serviço de quem está começando neste mundo ou pensando em fazer melhor uso da internet para alcançar clientes.

14. Como o Google funciona, de Jonathan Rosenberg e Eric Schmidt

livro como o google funciona

Nada melhor que um livro escrito por quem entende do assunto. Justamente por isso, “Como o Google funciona” é um destaque entre os melhores livros de empreendedorismo.

Escrito pelos próprios fundadores da empresa, Jonathan Rosenberg e Eric Schmidt, aqui aprendemos como foi a criação e desenvolvimento de uma dos maiores empreendimentos do mundo.

Os autores contam suas experiências e revelam informações antes sigilosas sobre o modelo de negócios e condução do Google.

Ideal para empreendedores que querem se manter atualizados e ficar lado a lado com todo o desenvolvimento tecnológico dos tempos atuais.

15. Pai rico, pai pobre, de Robert T. Kiyosaki

livro pai rico pai pobre

Em um dos livros mais lidos entre empreendedores, e número um em finanças pessoais, encontramos lições extremamente valiosas e até polêmicas quando falamos de dinheiro e investimentos.

Robert Kiyosaki abre os nossos olhos para como o sistema educacional falha em preparar os jovens para lidar com o mundo moderno. O mundo mudou e muda constantemente, e também é assim o mundo dos investimentos. É preciso que a forma como enxergamos estabilidade financeira e mercado de trabalho acompanhe isso.

Esse livro é um guia essencial para quem quer pensar de formas inovadoras na vida financeira pessoal e também em suas empresas.

16. O livro dos negócios, por vários autores

livro o mundo dos negocios

Escrito de maneira simples e didática, “O livro dos negócios” é uma leitura leve e divertida para todo mundo.

Ele apresenta uma visão histórica dos negócios e das invenções relacionadas a esse universo ao longo da trajetória humana.

Além de ser educativo, ele ajuda empreendedores e empresas a perceberem como a necessidade de inovação sempre esteve presente na nossa espécie independente do período histórico.

Empreendedores que pensam além do vender

Obras que garantam melhores vendas, mas também ampliem a percepção do empreendedor com relação ao seu papel na sua empresa e na sociedade, passaram a ser cada vez mais importantes.

Quando empresários e pessoas de negócios perceberam que o consumo era parte essencial da vida das pessoas, não só na satisfação de necessidades e desejos, mas também para seu bem-estar, a forma de fazer negócios mudou completamente.

Hoje, quando falamos de livros para empreendedores, tratamos não só de obras direcionadas a eles. Ao explorar as recomendações acima, você encontrará obras sobre psicologia, que tratam das práticas de consumo, formação de hábitos e modelos de marketing e muito mais.

Estes livros são tão importantes quanto aqueles sobre investimentos. Afinal, entender como nossa mente funciona contribui para nosso próprio aprimoramento e também para entregar melhores produtos e serviços, que sejam feitos para pessoas reais.

Gostou dos melhores livros de empreendedorismo?

Livros feitos para empreendedores devem ir muito além de uma leitura agradável. Não basta apenas boa escrita: é preciso conteúdo prático.

A vida conturbada e corrida de quem coordena uma equipe e empresas exige que cada livro traga uma carga de conhecimento valioso e ajude a traçar estratégias certeiras no dia a dia da vida empresarial.

Entre os títulos citados, você encontra livros escritos por alguns dos maiores empresários, consultores de negócios e investidores do mundo. Eles destilam toda a sua experiência lidando com dinheiro, negócios e pessoas para lhe entregar guias sobre como conduzir seus empreendimentos.

Já em outros, há lições valiosas sobre gestão e liderança e como o mundo moderno exige muito mais que uma simples afinidade para os números, mas também sensibilidade para garantir o bem-estar dos colaboradores e a maior produtividade possível de cada.

Além disso, casos de sucesso e experiências bem-sucedidas na gestão de negócios ajudarão a lhe inspirar.

As lições de persistência e adaptação lhe darão forças para atravessar tempos conturbados, e que com pensamento estratégico e muito trabalho é possível alcançar os objetivos.

Esperamos, então, que você tenha gostado das sugestões. Comece agora mesmo a explorar as obras que apresentamos e tenha uma boa leitura!

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.