Os 15 Melhores Livros de Matemática que todos vão gostar

Se você ama matemática ou apenas está procurando por livros didáticos para ajudar no aprendizado, você está no lugar certo. Hoje, no Mural dos Livros, você vai conhecer os melhores livros de matemática!

Conheça os melhores livros de matemática para professores, alunos e curiosos

Nós sabemos que estudar matemática nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, selecionamos os melhores livros para te ajudar – quer você esteja estudando para um concurso, para dar aulas, para ajudar seus filhos ou simplesmente por curiosidade.

1. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática, de Alfred S. Posamentier e Stephen Krulik

livro a arte de motivar os estudantes do ensino medio para a matematica

Krulik e Posamentier são bastante reconhecidos no mundo na educação da matemática, especialmente quando o assunto é solução dos problemas de aprendizagem e ensino.

Nessa obra, os autores revisaram e organizaram um dos seus estudos mais famosos para mostrar aos professores de matemática do segundo grau algumas estratégias didáticas para estimular o entusiasmo dos estudantes na matéria.

O objetivo deste livro é ajudar os educadores a criar suas próprias técnicas para deixar a matemática mais atrativa para os seus alunos.

2. A lógica da pesquisa científica, de Karl Popper

livro a logica da pesquisa cientifica

“A lógica da pesquisa científica” foi escrito por Karl Popper, o maior filósofo científico do século XX e professor austro-britânico.

Embora o livro não seja especificamente sobre matemática, ele traz algumas reflexões interessantes envolvendo o assunto. Nele, Popper mostra que a ciência só pode ser definida através de regras metodológicas.

Basicamente, a obra é dividida em suas partes:

  1. Fala sobre a introdução à lógica científica, o problema da indução, da demarcação e da falseabilidade;
  2. Aborda diversos temas que o autor chama de “componentes estruturais de uma teoria da experiência”.

Esse livro é indicado principalmente para professores e pesquisadores. Além disso, alguns trechos também podem ser interessantes para alunos do segundo grau.

3. Alex no país dos números, de Alex Bellos, uma obra objetiva e acessível

livro alex no pais dos numeros

Alex Bellos é matemático e filósofo. Por isso, o livro “Alex no país dos números” é repleto de reflexões interessantes.

Em cada capítulo, Bellos traz curiosidades fascinantes sobre a matemática, desde a matemática nos jogos de azar até situações do nosso dia a dia.

Sem dúvida, esse é um dos livros que pode ser lido por leigos e especialistas. Apesar de abordar assuntos complexos, a sua linguagem é bem divertida e acessível.

4. Em busca do infinito, de Ian Stewart, é um dos melhores livros sobre a história da matemática

livro em busca do infinito

Ian Stewart é um matemático inglês e professor de matemática na Universidade de Warwick, Inglaterra.

Em sua obra, Stewart abrange desde os primeiros símbolos numéricos da Mesopotâmia, até os problemas que desafiam a mente dos maiores cientistas do nosso tempo.

Com a ajuda de mais de 100 ilustrações, o matemático fala sobre a história da matemática de forma fácil e agradável de ler. Assim, ele mostra como essa ciência está presente em todos os aspectos da nossa vida.

5. Ensinando matemática para adolescentes, de Paul Chambers e Robert Timlin, está entre os melhores livros didáticos para professores

livro ensinando matematica para adolescentes

Ensinar matemática aos adolescentes é bem diferente do que ensiná-la para crianças. Mesmo assim, a maioria dos estudos está focada na educação da criança.

Mas, para auxiliar os educadores a trabalhar melhor nessa fase da educação escolar, Robert Timlin e Paul Chambers escreveram o livro “Ensinando matemática para adolescentes”.

Essa obra fala sobre os maiores desafios dos educadores, como otimizar sua performance em classe e como ajudar os alunos a desenvolver um raciocínio lógico e os motivar a participar das atividades ativamente.

Além disso, Chambers e Timlin mostram de forma prática como criar planos de aula, utilizar bem os recursos disponíveis e avaliar a evolução dos alunos de forma efetiva.

Por isso, esse livro pode ser muito útil mesmo para educadores que acabaram de iniciar a sua carreira. Vale a pena conferir!

6. Ensinar matemática na educação infantil, de Mabel Panizza

livro ensinar matematica na educacao infantil

Outra obra indispensável para os professores do primeiro grau é “Ensinar matemática na educação infantil”, de Mabel Panizza.

O objetivo deste livro é criar um meio de comunicação entre pesquisadores e professores de matemática. Por isso, a autora fala sobre o que é ensinar e como conseguir que os estudantes realmente aprendam.

Por meio de conceitos teóricos e práticos baseados em pesquisas, Panizza também aborda a forma como as crianças aprendem os números, as operações e a geometria.

Dessa forma, o livro ajuda o educador a criar um ambiente para que os alunos se encantem pela matemática desde cedo.

7. Indagações, reflexões e práticas em leituras e escritas na educação matemática, de Adair Mendes Nacarato e Celi Espasandin Lopes

livro educacao matematica

Muito se engana quem pensa que escrever e ler são características exclusivas da matéria de Língua Portuguesa. Por isso, as professoras pesquisadoras Celi Espasandin Lopes e Adair Mendes Nacarato focaram nos assuntos que fazem o aluno identificar e compreender o papel da Matemática no mundo moderno; a macrocompetência mais importante na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)  de matemática.

Em sua obra, Nacarato e Lopes falam sobre como o uso da língua, da escrita, da oralidade matemática e a visão dos diferentes gêneros textuais na matemática infantil.

Além disso, o livro também apresenta uma discussão importante sobre os processos de aprendizagem matemática através da solução dos problemas de escrita e leitura em contextos que envolvem recursos tecnológicos.

8. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula, de John A. Van de Walle

livro matematica no ensino fundamental2

Você está estudando para se tornar um professor de matemática? Então, você precisa ler a obra de John Walle; um dos maiores especialistas em aprendizagem infantil da matemática.

De acordo com o próprio autor, dos estudantes que compram esse livro, 80% o mantém como referência quando iniciam suas carreiras como professores.

Essa obra apresenta estudos sobre praticamente todas as ideias principais da BNCC. De forma geral, ela aborda desde os fundamentos da educação, o aprimoramento de habilidades próprias da matemática e as inovações propostas no currículo base do primeiro grau.

O texto também nos faz refletir sobre os benefícios da instrução focada no aluno, ajudando os educadores iniciantes a ter uma visão real da matemática usada em classe.

9. Materiais manipulativos para o ensino de frações e números decimais, de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz

livro fracoes e numeros decimais

De fato, “Materiais manipulativos para o ensino de frações e números decimais” é um dos melhores livros de matemática para usar em sala de aula.

A obra de Maria Ignez Diniz e Kátia Stocco Smole nos apresenta uma proposta de ensino baseada no desenvolvimento das habilidades de raciocínio, especialmente na solução dos problemas.

Para tanto, as autoras e especialistas na educação inicial e continuada de professores mostram uma forma típica do ensino da matemática com base na BNCC.

O mais interessante é que esse livro trata dos decimais, das frações e do uso de materiais manipulativos como estratégia para facilitar o entendimento dos procedimentos e das habilidades matemáticas, indicando a cada atividade o ano escolar em que ela deve ser usada.

10. Mentalidades matemáticas – estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler

livro mentalidades matematicas

Já parou para pensar por que a matemática é odiada por tantas pessoas?

De acordo com Jo Boaler isso está relacionado com a nossa experiência na escola.

Assim, em “Mentalidades matemáticas” a autora britânica mostra que o ser humano tem a capacidade de aprender e ninguém deveria ter tanta aversão a matemática. Além disso, ela mostra de forma prática como os pais, professores e gestores podem ajudar a evitar que os conceitos negativos sobre a matemática que é ensinada na escola se instale nas crianças e adolescentes e torná-la de fácil acesso para todos.

Sem dúvida, “Mentalidades matemáticas” conseguiu fazer o que alguns livros nunca conseguiram: mostrar que todos podem gostar de matemática.

11. O homem que calculava, de Malba Tahan, é um dos melhores livros de matemática infantojuvenil

livro o homem que calculava

Malba Tahan é o pseudônimo do escritor brasileiro Julio Cesar de Mello e Sousa.

Em seu livro, “O homem que calculava”, o autor explica a matemática por meio de pequenas histórias. O personagem principal da obra é Beremiz Samir, um persa da Bagdá do século XIII.

Durante as suas viagens pelo mundo islâmico medieval, o protagonista resolve inúmeros quebra-cabeças e problemas matemáticos. Assim, de forma lógica e divertida, é possível aprender várias curiosidades sobre a ciência dos números.

“O homem que calculava” foi lançado originalmente em 1938 e já foi premiado pela Academia Brasileira de Letras.

De fato, esse é um excelente livro para presentear uma criança e cultivar o seu amor pela matemática!

12. O que a matemática tem a ver com isso?, de Jo Boaler, é um dos livros didáticos mais indicados para pais e professores

livro o que a matematica tem a ver com isso

Sem dúvida, Jo Boaler é a responsável pelos melhores livros de matemática. Por isso, vamos indicar outra obra da autora: “O que isso tem a ver com a matemática?”.

Em seu livro, Boaler volta a falar sobre mudar a visão dos estudantes sobre a matemática que é ensinada nas escolas. Nele, podemos ver que é possível transformar os métodos convencionais de ensino e mudar a experiência do aluno com a ciência dos números.

Além de auxiliar os professores, o livro também conta com diversas recomendações para os pais ajudarem os filhos a desenvolver autoconfiança e aprender matemática.

Sem dúvida, esse é um dos poucos livros de matemática que são leitura obrigatória para educadores e pais!

13. O último teorema de Fermat, de Simon Singh

livro o ultimo teorema de fermat

Pierre de Fermat foi um matemático francês que nunca recebeu uma formação formal na área. Na verdade, ele era juiz e tinha a matemática apenas como um hobby.

Mesmo assim, Fermat fez diversas descobertas importantes, embora não se interessasse em publicá-las. Ele gostava mesmo era de propor desafios e os resolver!

Porém, o “príncipe dos matemáticos amadores”, como é conhecido Fermat, morreu antes de resolver o seu último teorema, que foi o que o tornou famoso.

Ao longo de mais de 350 anos, muitos matemáticos famosos tentaram resolver o último teorema de Fermat, mas falharam.

Até que em 1995, o professor de Princeton, Andrew Wiles, o solucionou após décadas de dedicação.

Sem dúvida, “O último teorema de Fermat”, de Simon Singh, é um dos melhores e mais emocionantes livros de matemática de todos os tempos. Ele conta toda a história da ciência dos números dos últimos séculos e das pessoas que dedicaram suas vidas à demonstração de uma equação aparentemente simples.

14. Raciocínio lógico matemático para concursos – 3ª edição, de Lillian Rose Cerchiareto Quilelli Correa

livro raciocinio logico matematico para concursos

Quer um livro de matemática para estudar para concursos? Então, nós indicamos “Raciocínio lógico matemático para concursos”, de Lillian Rose Cerchiareto Quilelli Correa.

A autora do livro é professora de cursos preparatórios para concursos e cursinhos pré-vestibulares. Por isso, ele tem uma linguagem didática e clara, com alertas e exemplos que facilitam o entendimento.

Além disso, esse livro é bem abrangente. Ele contém mais de mil exercícios comentados e propostos que nos ajudam a aprender a interpretar e resolver cada questão de uma prova.

Alguns assuntos que “Raciocínio lógico matemático para concursos” são:

  • Teoria dos conjuntos;
  • Álgebra das proposições;
  • Princípio da casa dos pombos;
  • Análise combinatória;
  • Probabilidade.

15. Uma história da simetria na matemática, de Ian Stewart

livro uma historia da simetria na matematica

Durante muito tempo, a simetria era algo incompreensível para a ciência. No entanto, no século XX ela passou a ser a parte central das noções básicas de cosmologia e física.

Em “Uma história da simetria na matemática”, Ian Stewart fala de modo atraente e simples sobre diversos físicos e matemáticos que procuravam soluções para equações algébricas que construiu a teoria que revolucionou a nossa visão a respeito do Universo.

Na obra, Stewart traça uma linha do tempo desde a antiga Babilônia até a física dos nossos dias. Dessa forma, o autor mostra que a história da matemática depende das descobertas de pensadores inconformados e persistentes.

Gostou de conhecer os melhores livros de matemática? Então, confira também: “Os 19 Melhores Livros de História Geral e do Brasil: Obras que Todos Precisam Ler”

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.