Os 9 Melhores Livros de Programação

melhores livros programacao

Assim como em qualquer área do conhecimento, na programação é essencial estudo e aprimoramento constante de habilidades. Para isso, é ideal conhecer os principais livros de programação já publicados.

Através dos livros, uma carga enorme de aprendizado pode ser adquirida. Nas páginas estão a experiência de renomados profissionais, que passaram por todo tipo de problemas e construíram um corpo de técnicas que estão à sua disposição!

Para facilitar sua jornada na programação e desenvolvimento de software, selecionamos os melhores títulos disponíveis e listamos abaixo.

Apresentamos desde livros focados em iniciantes, que estão começando a estudar em linguagens de programação e digitando suas primeiras linhas de código, até os intermediários que já querem entrar no mercado de trabalho e mesmo programadores já experientes, mas que querem expandir sua biblioteca de habilidades, para desenvolver softwares cada vez mais eficientes e códigos mais limpos.

Seja você um fã dos livros físicos ou adepto da leitura digital, as opções são muitas para você complementar seus estudos!

Os principais livros de linguagem de programação, banco de dados, algoritmos e mais

Entender como funcionam as linguagens de programação e construção da lógica por trás delas já pode ser um desafio em si. Dominar os conceitos básicos é parte chave, uma vez que eles estarão presentes por toda sua carreira de programador.

Além disso, o assunto se expande de formas inigualáveis, uma vez que, através da programação, é possível realizar feitos incríveis quando se sabe o que está fazendo.

Ter bons guias durante essa fase pode ser a diferença entre uma experiência frustrada ou o aprendizado constante quando começar a desenvolver programas.

Por muitas vezes as coisas não acontecem como você espera e mais tempo será utilizado para corrigir as linhas de código do que avançando o projeto em si. Conseguir o que se deseja se mostrará extremamente desafiador.

É aqui que os livros facilitarão sua vida. Eles são como professores e guias, sempre à disposição para você consultar e tirar suas dúvidas.

Reutilizando a roda

Dada a característica lógica e matemática da programação, muito do que se busca executar já está catalogado em uma série de padrões.

Como você verá, boa parte destes livros abordam estes padrões. São estruturas de linguagem desenhadas por experientes programadores que buscam evitar com que toda vez você precise reinventar a roda.

Ao consultar estas obras, terá em mão o necessário para construir seus programas e garantir um bom avanço de seus projetos.

Além disso, metodologias e melhores práticas também estão nesta lista de leitura.

São técnicas de programação e formas de se planejar e executar um projeto para você estudar e aplicar, seja por hobby ou trabalhando em uma empresa. Afinal, um código limpo e legível facilita não só a sua vida como também a de todos envolvidos na programação, e também dos usuários do software.

Os melhores livros de programação segundo o StackOverflow

Para quem já mexe com programação, o site StackOverflow é muito famoso. Nele, programadores e entusiastas podem trocar experiências e tirar dúvidas entre si, como assuntos relacionados a Javascript, C++ ou Python, por exemplo.

Como um grande centro de conhecimento do assunto, os administradores do site listaram as obras mais citadas nas respostas dadas às perguntas da plataforma.

Com isso, eles nos dão um grande indicador das obras mais úteis e influentes ao tratar de programação.

E não só isso. Uma vez que estas obras são citadas em respostas às dúvidas de pessoas reais, no cotidiano de aprender programação e desenvolver softwares, eles são peças-chave para que você aprenda como funciona o mundo dos códigos e, assim, comece a entender melhor como tudo funciona.

Alguns dos livros compõem a nossa própria lista. Uns são mais técnicos que outros, por isso recomendados para públicos diferentes. De toda forma, cada um traz lições sem igual para sua jornada.

Do hobby à carreira

Por fim, todos os livros aqui citados podem compor sua biblioteca pessoal de referências. Comece pelos mais básicos e introdutórios, de linguagem simples, e avance pouco a pouco, passando para os mais técnicos até os de nível avançado sobre programação.

Com um plano de estudos bem estruturado, muita disciplina e técnicas de aprendizado, quando menos perceber já estará aplicando os conhecimentos avançados aprendidos nas obras mais clássicas do desenvolvimento de software em seus projetos pessoais.

Para aqueles que desejam transformar a programação em atividade profissional, muitas das obras se mostram essenciais. Elas te ajudarão a ter um projeto de carreira sólido e bem estruturado, e entender como funciona o mercado de trabalho.

Enquanto isso, outros te ajudarão a formar o corpo de conceitos, metodologias e técnicas que são, acima de tudo, práticas e de fato aplicáveis no mundo real e dia a dia de trabalho com códigos.

Independente do que deseja, faça bom uso dos livros de programação apresentados e bons estudos!

1. Expressões regulares: uma abordagem divertida, de Aurélio Marinho

livro expressoes regulares

Começamos nossa lista com um dos livros que, apesar de bastante técnico, trata do assunto de forma leve e fácil de entender.

Aqui, Aurélio Marinho aborda várias áreas do campo da programação. Ele apresenta uma bela introdução para aqueles interessados em iniciar os estudos, os caminhos básicos por onde dar os primeiros passos.

Ainda assim, o livro é de extremo valor para profissionais que já atuam na área, uma vez que o foco da obra são as expressões regulares, técnica aplicável em variadas linguagens de programação e que acompanharão carreiras inteiras de desenvolvedores.

“Expressões regulares” é fortemente recomendado para iniciantes, graças a sua linguagem dinâmica sem perder a profundidade necessária nos estudos. Se não sabe por onde começar, tente esse!

2. O programador apaixonado, de Chad Fowler, destaque entre os livros

livro programador apaixonado

Chad Fowler é um renomado programador, de fama internacional, com mais de 10 anos de experiência trabalhando com código, programação e solução de problemas para diversas companhias.

Além disso, foi autor e co-autor em uma série de livros sobre programação. Entre estes está “O programador apaixonado”.

Neste livro, o foco de Fowler é ajudar programadores, principalmente iniciantes, que estejam interessados em construir uma carreira de sucesso nessa área.

O autor coloca nas páginas dessa obra toda sua experiência para auxiliar os recém-chegados ao mundo da programação a se desenvolverem profissionalmente, através de técnicas e conhecimento sobre empreendedorismo e autopromoção.

Aprenda a construir um plano de carreira e como se preparar para o mercado de trabalho, além de otimizar seus estudos para garantir rápido desenvolvimento nessa área cada vez mais competitiva.

3. Trabalho eficaz com código legado, de Michael C. Feathers

livro trabalho eficaz com codigo legado

Neste, que é o livro de programação mais indicado pelos usuários do site StackOverflow, o autor Michael C. Feathers aborda como garantir que seus códigos se mantenham organizados e de fácil manutenção, garantindo um desenvolvimento de software mais ágil.

Essencial para quem trabalha no desenvolvimento, até as áreas de debug e manutenção de códigos e softwares, esta obra é essencial para empresas e equipes que trabalham com códigos grandes.

Nestes casos, a manutenção do código, para que este funcione como esperado com o mínimo de linhas possível, é essencial. Além disso, quanto mais código, mais problemas podem surgir e o debug se torna cada vez mais complicado.

Justamente por estes motivos, manter em mente técnicas e práticas para melhor desenvolvimento e escrita da sua lógica formas a base de qualquer programador.

“Trabalho Eficaz com Código Legado” não é o livro mais citado à toa. As habilidades aprendidas aqui, e sendo bem desenvolvidas, permitirão um trabalho mais fluido e sem complicação por toda sua carreira de programador.

4. Padrões de projeto: Soluções reutilizáveis de software orientado à objetos, destaque entre livros sobre programação orientada a objetos

livro padroes de projeto

“Padrões de Projeto” é a obra máxima da chamada Gang of Four, ou Gangue dos Quatro, e compõe leitura obrigatória quando tratamos de programação orientada a objetos e design de software.

Formam a gangue Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides. Os quatro, através desta obra, definiram padrões de programação e estrutura de software que se tornaram padrão na indústria.

O objetivo dos autores com o livro foi facilitar a vida de designers e programadores. Uma vez que durante o desenvolvimento de software muitos problemas podem surgir, ter uma série de soluções práticas e efetivas é essencial.

Por isso, eles apresentam 23 padrões de projetos comumente usados e necessários, que podem ser aplicados em qualquer linguagem e servem de solução imediata para funções comuns em código.

Não é dos livros mais leve ou fácil de se ler, e não é recomendado para iniciantes. Ainda assim, te dará ferramentas sem igual durante a programação.

5. Código limpo: Habilidades práticas do Agile Software, de Robert C. Martin

livro codigo limpo

Robert C. Martin é um grande nome do desenvolvimento de software e em “Código Limpo” apresenta suas lendárias técnicas de escrita e refatoração de código.

Este livro apresenta de forma prática desde o início como construir códigos mais eficazes e robustos. Assim, ao garantir softwares mais limpos e ágeis desde o zero da programação, consequentemente sua manutenção será mais fácil.

Além disso, o autor ainda nos mostra os problemas gerados por códigos ruins, para fortalecer ainda mais a utilidade de suas técnicas. Recomendado para aqueles em todos os níveis de conhecimento em programação.

6. Domain driven design: Atacando as complexidades no coração do software, de Eric Evans

livro domain driven design

Outro dos livros destaque da área de padrões de projetos e programação orientada a objetos.

Eric Evans, o autor, possui décadas de experiência e apresenta no livro uma série de padrões que utilizam da modelagem de projeto orientado a domínio, ou domain driven design – DDD.

São técnicas e abordagens complexas, por isso não é recomendado para iniciantes. De toda forma, é um dos livros de programação mais fundamentais lançados, quase obrigatório para profissionais que já atuam na área.

7. Padrões de arquitetura de aplicações corporativas, de Martin Fowler

livro padroes de arquitetura

Com este livro de Martin Fowler continuamos a tratar de padrões de design para programação e desenvolvimento de softwares.

Este se encontra na posição número 7 da lista dos mais citados do site StackOverflow e não à toa.

O PEAA, sigla do catálogo que faz alusão ao nome original do livro, Patterns of Enterprise Applications Architecture, apresenta padrões muito mais práticos e imediatamente aplicáveis. Isso faz deste livro recomendado para todos, desde iniciante até quem já programa profissionalmente há algum tempo.

As páginas trazem exemplos práticos e claros para os padrões, que variam em graus de complexidade, conferindo essa característica mais acessível da obra.

Sem dúvidas é peça essencial na biblioteca de qualquer programador e profissional de desenvolvimento de programas.

8. Use a cabeça: Padrões de projeto, de vários autores

livro use a cabeca

Este o livro número 10 na lista dos mais indicados do site StackOverflow e também o mais recomendado para iniciantes em programação e desenvolvimento de softwares.

Isso porque sua linguagem é simples e prática, e apresenta os conceitos e exemplos de padrões de projeto de forma simples e didática, sendo perfeita introdução para a metodologia de programar com foco na orientação a objetos.

É uma ótima porta de entrada para as obras focadas em padrões de projeto e, apesar de sua especificidade para Java, é recomendado para todos os interessados no assunto, independente da linguagem com que trabalham.

“Use a Cabeça: Padrões de Projeto” é um dos livros da série “Use a Cabeça”. Cada um deles trata de um tema relacionado a área de programação e possuem altíssimo valor para iniciantes e quem mais quer aprender sobre conceitos básicos de programação de forma descomplicada e acessível.

9. TDD: Desenvolvimento guiado por testes, de Kent Beck

livro tdd desenvolvimento guiado por testes

Kent Beck é um famoso engenheiro de software e autor de livros de programação. Ele chegou a trabalhar para o Facebook e foi criador de diversas metodologias, como a Extreme Programming (XP) e o desenvolvimento guiado por testes, do inglês Test Driven Development ou TDD.

No TDD, Beck quebra a clássica estratégia de desenvolvimento onde se programa para então testar e corrigir erros, repetindo o ciclo ao final.

Ao invés disso, ele sugere uma estrutura onde se escreve primeiro os testes para a aplicação, e depois o código para responder estes testes.

Por mais que seja contra intuitivo de início, esse modelo permite que o código seja escrito de forma objetiva e limpa desde o início. Além disso, facilita a implementação de novas funcionalidades e o debug após os testes.

Essa metodologia facilita o trabalho, uma vez que o programa será desenvolvido com objetivos claros em mente e a passos curtos.

“TDD” é um livro ideal para quem quer aprender novas formas de programar.