Os 17 Melhores Livros de Sidney Sheldon

melhores livros sidney sheldon

Você sabia que o autor Sidney Sheldon foi o pioneiro dos livros de romance com suspense? Os melhores livros de Sidney Sheldon incluem “O reverso da medalha”, “A ira dos anjos”, e a obra-prima, segundo críticos, “O outro lado da meia-noite”.

Sucesso no mundo editorial, todos os seus romances tornaram-se best-sellers do The New York Times, traduzidos para vários idiomas. Dessa forma, Sidney Sheldon se tornou o escritor de livros mais traduzido do mundo, segundo o Guinness.

Neste artigo, vamos conhecer as obras mais marcantes do autor e quais livros você precisa colocar na sua lista de leitura ainda hoje! Confira!

Os melhores livros de Sidney Sheldon: o que você precisa saber?

Sidney Sheldon é autor de 18 livros de romance, todos presentes na lista dos mais vendidos do The New York Times — um marco na vida de um escritor.

Suas obras foram traduzidas para vários idiomas e algumas delas ganharam as telas do cinema, como “A herdeira”.

No entanto, selecionamos 12 livros de romances desse autor que merecem destaque em sua estante.

Não foi fácil, mas esperamos que elas também estejam em sua lista dos melhores livros de todos os tempos de Sidney Sheldon. Vamos lá?

1. A outra face, o primeiro livro de Sidney Sheldon

livro a outra face

Judd Stevens é um renomado psicanalista que se vê envolvido em um misterioso caso de polícia. Dois assassinatos de pessoas próximas fazem dele um suspeito, ainda mais que ele não quer revelar informações sobre seus pacientes.

Além do risco de ser preso por não desvendar a mente do assassino (que é um dos seus pacientes), o Dr. Stevens ainda corre o risco de ser morto!

O problema é que, mesmo diante dos atentados, a polícia não acredita que ele seja vítima, obrigando-o a correr contra o tempo para descobrir a verdade e o porquê de ser alvo de uma mente doentia.

Indicado ao prêmio Edgar Allan Poe de literatura de mistério, como “O melhor livro de estreia”, a história de “A outra face” é instigante e merece um lugar na sua estante.

2. A ira dos anjos

livro a ira dos anjos

Jennifer Parker realiza o sonho de trabalhar na Promotoria Distrital de Manhattan, em Nova York, mas sua alegria dura apenas quatro horas.

Isso porque a jovem advogada é acusada de suborno e escorraçada do tribunal onde atuava em seu primeiro julgamento.

Sem dinheiro, sem carreira na equipe do Promotor Distrital de Manhattan, frustrada por cair em uma cilada muito bem armada, Jennifer Parker conhece Adam Warner, um anjo que aparece para ajudá-la.

No entanto, onde tem um anjo bom, tem um anjo mau e esse é conhecido como Michael Moretti, o anjo das trevas.

Assim começa a história do livro de Sidney Sheldon, “A ira dos anjos”. Se você ama romances de tribunal, vai adorar esse livro!

3. O outro lado da meia-noite, uma obra-prima de Sidney Sheldon

livro o outro lado da meia noite

Catherine Alexander e Noelle Page são duas mulheres lindas, inteligentes e que subiram na vida após muito esforço. Além disso, elas têm outra coisa em comum: amam o mesmo homem.

Enquanto Catherine Alexander é uma americana insegura em relação aos homens, o mesmo não se pode dizer de Noelle Page, uma atriz francesa e muito ambiciosa, que usa seus dotes físicos para subir na vida.

No meio delas está Larry Douglas, um aviador e conquistador barato que abandona Noelle e resolve fugir. O que Noelle não imagina é que ele está envolvido com Catherine Alexander.

O enredo desse triângulo amoroso de “O outro lado da meia-noite” se passa nos anos 1930 e 1940 e ganhou uma continuação chamada “Lembranças da meia-noite”.

4. O reverso da medalha, um dos livros Sidney de Sheldon mais famosos

livro o reverso da medalha

Kate Blackwell é uma mulher poderosa, dona de um império invejável e de uma posição de destaque em meio aos poderosos.

No entanto, para chegar a ser uma empresária de sucesso, Kate Blackwell fez muita coisa por pura ambição.

O leitor de “O reverso da medalha”, então, vai conhecer as quatro gerações da família, incluindo o antes e depois da matriarca Blackwell, até sua idade atual, 90 anos.

E é na celebração da família que o passado dessa mulher poderosa vem à tona, todas as lembranças de uma vida repleta de chantagens, manipulações e assassinatos. Um império marcado por ambição desmedida.

5. Conte-me seus sonhos

livro conteme seus sonhos

Ashley Patterson, Toni Prescott e Alette Peters são três executivas de uma empresa de tecnologia no Vale do Silício.

O trio tem personalidades diferentes, mas um destino igual: elas se tornam suspeitas de assassinatos, principalmente quando a polícia encontra evidências da ligação entre elas na série de crimes.

Ashley, Toni e Alette vão contar com a ajuda do advogado David Singer para provar a inocência. O problema é que uma delas sabe a verdade.

Esse é mais um livro envolvendo mulheres fortes e independentes e um misterioso crime. Vale muito a pena conferir a leitura de “Conte-me seus sonhos”.

6. O céu está caindo

livro o ceu esta caindo

Dana Evans é uma brilhante jornalista que passou um tempo em Sarajevo cobrindo uma série de reportagens sobre a guerra. De lá, retornou aos Estados Unidos com uma criança que perdeu os pais na guerra.

Até aí, parece que “O céu está caindo” é um romance light, até o dia em que Dana Evans entrevista Gary Winthrop, um magnata de uma família poderosa, acostumada a fazer caridades.

Após a entrevista, Gary é assassinado e isso desperta na jornalista seu instinto investigativo, afinal, ele era o último sobrevivente de uma família marcada por tragédias misteriosas.

Eis então que Dana Evans decide investigar e começa a perceber que por trás de uma família distinta, havia algo sombrio e de proporções inimagináveis. Dessa forma, ela põe em risco não só sua vida, mas do noivo Jeff Connors e da criança Kemal.

7. Um estranho no espelho

livro um estranho no espelho

Quando o famoso Toby Temple se apaixona por Jill Castle, ele nem imagina do que ela é capaz de fazer pela fama. É assim que Sidney Sheldon apresenta um romance recheado de ódio e vingança no livro “Um estranho no espelho”.

Toby sempre lutou muito para ter seu lugar de destaque na capital do cinema, Hollywood. Enquanto isso, apesar do esforço, Josephine Czinsiki era uma candidata a estrela com poucas chances de ascensão. Seu sonho era ser rica e famosa para se vingar dos que a maltrataram um dia.

Eis que Toby Temple alcança a fama, dinheiro e sucesso. Já Josephine, que mudou o nome para Jill Castle, só consegue papéis pequenos às custas do próprio corpo.

Sua sorte parece mudar quando Toby se apaixona por ela, mas Jill vai fazer de tudo para ele não descobrir seu passado pervertido.

Se gosta de romances cheios de amor e segredos, então vai curtir mais um dos melhores livros de Sidney Sheldon.

8. O plano perfeito

livro o plano perfeito

Essa é mais uma obra sobre vingança pelas mãos de uma mulher. “O plano perfeito” conta a história de Leslie Stewart, uma jovem executiva que passa a trabalhar na campanha a governador de Oliver Russell.

Com a popularidade em baixa, Russell conta com a ajuda de Leslie para impulsionar sua campanha e ambos acabam se envolvendo.

Antes do casamento, porém, Oliver Russell precisa fazer uma viagem emergencial à Paris. É quando Leslie descobre, por meio de telefonemas recebidos, que Russell se casou com a filha do senador Todd Davis.

Revoltada, ela decide se vingar dele usando a imprensa, mas, para isso, arma “O plano perfeito”.

Enquanto isso, Russell ainda ama Leslie, mas em seu casamento estava incluso apoio político para um dia chegar à Casa Branca. E esse dia chega.

A partir desse momento, um assassinato de mulheres chama a atenção da imprensa e o principal suspeito é Oliver Russell. Será que Leslie tem algo a ver com isso?

9. A herdeira

livro a herdeira

Samuel Roffe é um homem pobre que vai em busca da cura de uma doença que está assolando a região. Sua busca incessante tem um propósito: casar com a filha de um médico local, provando que tem condições de manter seu padrão de vida.

Nessa busca, Samuel tem êxito e se torna dono de uma grande indústria farmacêutica.

Tempos depois, ele precisa garantir que a empresa sempre pertença à família Roffe, e para isso decide que a indústria só poderia ser vendida se todos os filhos assinassem a venda.

É aí que a história toma fôlego.

Samuel morre em uma expedição nas montanhas de Chamonix, na França, mesmo sendo um exímio alpinista, deixando sua filha Elizabeth Roffe sozinha.

Sua desconfiança quanto à morte do pai só aumenta quando ela é vítima de uma suposta sabotagem em seu carro.

“A herdeira” é mais um dos livros de suspense do autor Sidney Sheldon para colocar em sua lista de leitura.

10. As areias do tempo

livro as areias do tempo

Quatro freiras se veem em meio a uma guerra entre o grupo “terrorista” ETA e o Governo espanhol por causa de duas pessoas: o líder guerrilheiro basco, Jaime Miró, e o sádico e violento Ramón Acoca.

Tudo acontece quando Jaime liberta seus companheiros da cadeia em Pamplona e logo depois foge do exército e da polícia.

Não demora muito e o coronel Acoca embarca em uma perseguição implacável e desconfia que os bascos estejam refugiados no convento cisterciense.

Tal desconfiança leva o comandante a invadir e brutalizar o convento, levando com ele as freiras para serem presas. Mas, no meio delas, quatro freiras escapam e são obrigadas a conhecer uma nova realidade, de perigo e paixões proibidas.

“As areias do tempo” é um livro de Sidney Sheldon que revela uma guerra pouco conhecida, de proporções devastadoras, tanto quanto o Holocausto, na Alemanha. A guerra contra o país Basco, sua cultura, bandeira, idioma. Vale muito a pena.

11. Se houver amanhã, um dos melhores livros de Sheldon

livro se houver amanha

“Se houver amanhã” está entre os livros de Sidney Sheldon mais mencionados quando se fala no autor. Não é para menos, afinal, possui uma das heroínas mais emblemáticas de seus romances.

Na história, Tracy Whitney é uma garota simples que está noiva de um homem muito rico. Sua vida vira do avesso ao descobrir o suicídio de sua mãe por não aceitar perder o patrimônio para a máfia.

Ingênua, Tracy Whitney vai tirar satisfações com os mafiosos e acaba enredada em um crime que não cometeu.

Para piorar, ela é condenada a 15 anos de prisão, desprezada pelo noivo e violentada na cadeia. Tracy não só perde a criança que esperava, mas também suas esperanças em um futuro melhor.

Ao sair da prisão, as portas se fecham para a ex-condenada, por isso, Tracy Whitney decide entrar para o mundo do crime e começar a traçar sua vingança.

“Se houver amanhã” é uma história clichê, mas fica imbatível pelas mãos de Sidney Sheldon.

12. Capricho dos deuses

livro capricho dos deuses

O presidente norte-americano recém-eleito, Paul Ellison, pretende estreitar relações com os países da Cortina de Ferro. Mas, em vez de delegar essas funções a um diplomata experiente, Ellison escolhe Mary Ashley para ser embaixadora dos Estados Unidos da Romênia.

Ashley é uma mulher simples, casada, com dois filhos e especialista em assuntos da Europa Oriental da Universidade do Kansas. No entanto, não estava preparada para sair da cidade.

Até que a estranha morte de seu marido faz a jovem aceitar a proposta mais perigosa de sua vida.

Isso porque, sem saber, Mary Ashley é envolvida em uma trama muito bem articulada por uma organização secreta, que tudo faz para sabotar Paul Ellison ou matá-la.

Portanto, em “Capricho dos deuses”, Sidney Sheldon nos mostra os bastidores do poder, a luta de uma mulher em meio a lobos e como alguém pode cair no capricho de pessoas que se julgam deuses. É imperdível!

Livro bônus: O ditador, leitura obrigatória para fãs de Sidney Sheldon

livro o ditador

Apesar de ser um livro de cunho político, “O ditador” é um suspense infanto-juvenil com menos de 300 páginas. A história nos leva ao centro de intrigas, poder, corrupção e assassinato sob o comando do governo ditatorial do coronel Ramón Bolívar.

Em meio à crise em Amador, pequena cidade da América do Sul, está Eddie Davis, um ator falido que foi chamado para encenar a pena “My fair lady”.

O trabalho coincide com a necessidade de Ramón Bolívar em passar por uma cirurgia, mas sabia que sua ausência poderia acarretar em invasão ou revolta.

É quando a semelhança entre Eddie e o ditador é notada, e logo o ator é chamado para interpretá-lo por algumas semanas.

A partir daí, Eddie Davis vai experimentar o ódio e a perseguição de rebeldes e revolucionários contra o “seu governo”.

O que ele pretende fazer na pele do temido Ramón Bolívar? Seria ele capaz de usar seus dotes artísticos para virar a vida do ditador de ponta a cabeça? Suspense e surpresas do início ao fim em mais um livro de Sidney Sheldon.

Sobre Sidney Sheldon e suas obras

Nascido em Chicago, Illinois, em 11 de fevereiro de 1917, Sidney Sheldon iniciou sua carreira no cinema, como roteirista do filme “Desfile de Páscoa”, estrelado pelos atores Fred Astaire e Judy Garland.

No entanto, para chegar a ser creditado como roteirista, Sheldon trabalhou em diversos empregos em sua juventude. Ele foi entregador em uma drogaria, vendedor de sapatos e locutor de rádio.

Jeannie é um gênio e Casal 20, dois clássicos do cinema

Muitas pessoas que conhecem Sidney Sheldon como escritor de livros, podem não saber que ele assinou roteiros de cinema e TV. Inclusive, ganhou o Oscar em 1947 pelo filme “O solteirão cobiçado”.

Sheldon também escreveu dois clássicos da TV de enorme sucesso: “Jeannie é um gênio” e “Casal 20”.

Em cinco anos (período de 1965 a 1970), a série sobre uma gênia de 2000 anos bateu recordes de audiência, e trazia a atriz Barbara Eden como protagonista.

Já em 1979, Sidney Sheldon escreveu “Casal 20” (originalmente, “Hart to Hart”), uma série televisiva sobre um casal que investiga casos de mistério, sem deixar o romance de lado.

O sucesso foi tão grande que o termo casal 20 passou a ser atribuído a um casal apaixonado, cúmplice e perfeito.

Sucesso como roteirista e escritor de livros

Não bastasse o sucesso em roteiros para o cinema e TV, Sidney Sheldon também se consagrou na literatura.

Lançou “A outra face”, seu primeiro livro indicado ao Prêmio Edgar Allan Poe, na categoria “Melhor livro de estreia”.

O segundo, “O outro lado da meia-noite”, uma obra-prima, de acordo com os críticos, ficou mais de 50 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times.

É muito difícil alguém ser bem-sucedido em praticamente todos os projetos, mas Sheldon conseguiu esse feito.

Apesar de ter produzido para o cinema, o autor de “O reverso da medalha” e “Se houver amanhã” gostava mesmo era de escrever livros.

“É uma liberdade que não existe em outra mídia”, teria dito ele, ao explicar sua paixão pela escrita.

Lista completa das obras de Sidney Sheldon

Ao todo, o autor Sheldon publicou 18 romances, mais de 250 roteiros para a TV, 25 filmes e 6 peças para a Broadway.

Veja a seguir a relação dos livros de Sidney Sheldon.

Romances

  • A outra face – 1970;
  • O outro lado da meia-noite – 1974;
  • Um estranho no espelho – 1976;
  • A herdeira – 1977;
  • A ira dos anjos – 1980;
  • Se houver amanhã – 1985;
  • Capricho dos deuses – 1987;
  • As areias do tempo – 1988;
  • Lembranças da meia-noite – 1990;
  • O reverso da medalha – 1991;
  • Juízo final – 1991;
  • Escrito nas estrelas – 1992;
  • Nada dura para sempre – 1994;
  • Manhã, tarde e noite – 1995;
  • O plano perfeito – 1997;
  • Conte-me seus sonhos – 1998;
  • O céu está caindo – 2000;
  • Quem tem medo do escuro? – 2004.

Livros infanto-juvenil

  • Corrida pela herança – 1994;
  • O ditador – 1995;
  • Os doze mandamentos – 1995;
  • O fantasma da meia-noite -1995;
  • A perseguição – 2000.

Você também pode gostar de outros livros infanto-juvenil.

Livros de Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe

Mesmo após a morte de Sidney Sheldon, em 2007, a família quis continuar o legado do autor.

Para isso, escolheu a jornalista Tilly Bagshawe, por meio de um concurso, para continuar escrevendo os livros usando o nome do autor de “Conte-me seus sonhos” e “Escrito nas estrelas”.

Com as anotações deixadas por Sheldon, Tilly Bagshawe escreveu 7 obras, todas com o mesmo ritmo das obras anteriores. Conheça algumas delas a seguir.

1. A senhora do jogo

“A senhora do jogo” é uma sequência do best-seller mundial, “O reverso da medalha”. Tilly Bagshawe retorna à família Blackwell para continuar a saga dessa família manipuladora e ambiciosa.

2. Depois da escuridão

Grace Brookstein é a esposa perfeita de Lenny Brookstein, conhecido como o rei de Wall Street. Mas, quando o bilionário desaparece, assim como sua fortuna, a vida de Grace Brookstein se torna um inferno, já que todos acreditam que ela matou o próprio marido.

3. Anjo da escuridão

Um thriller policial onde a detetive Danny McGuire reabre um caso antigo, depois que assassinatos continuam a ocorrer nos mesmos moldes.

4. Em busca de um novo amanhã

Continuação do best-seller “Se houver amanhã”. O livro “Em busca de um novo amanhã” traz de volta a heroína Tracy Whitney, casada com Jeff Stevens e longe do mundo do crime.

Entretanto, após desaparecer de forma misteriosa, o nome de Tracy volta ao centro da história por causa de uma série de assassinatos.

Tilly Bagshawe também escreveu outros livros com o nome de Sidney Sheldon: “Sombras de um verão”, “Um amanhã de vingança” e “A viúva silenciosa”.

Morte de Sidney Sheldon

Sheldon passou por algumas tragédias pessoais, como a morte de uma das filhas e o diagnóstico de transtorno bipolar.

Apesar disso, conseguiu se consagrar no show business e até hoje é lembrado pelo seu pioneirismo, ao lançar a fórmula dos livros de romance com suspense.

Em 30 de janeiro de 2007, aos 89 anos, Sidney Sheldon faleceu na Califórnia, porém, seu legado continua pelas mãos de Tilly Bagshawe.

Gostou de conhecer os melhores livros de Sidney Sheldon?

Ler as obras de Sidney Sheldon é para quem ama histórias cheias de mistério, suspense, amores e vinganças.

Não importa qual dos livros você pretende acompanhar, se é “A ira dos anjos”, “Nada dura para sempre”, “Lembranças da meia-noite” ou “Se houver amanhã”. Afinal, todos merecem um lugar na sua estante virtual ou física.

Quer conhecer outros livros de suspense? Nós, do Mural dos Livros, preparamos uma lista com os melhores livros de suspense. Clique aqui e confira.

Até a próxima!