Os 13 Melhores Livros sobre Política

Muitas vezes um tema complicado, difícil ou mesmo delicado, entender e discutir política é um enorme desafio mesmo para os mais letrados no assunto.

Conhecer o cenário político atual, tanto no nosso país como no mundo, exige muito estudo e leitura. Afinal, é tanta coisa acontecendo a todo momento que cada dia algo histórico pode se desenrolar na nossa frente.

O estudo da política passa pelos clássicos da filosofia, que discutiram direito, democracia e sociedade em sua formação, até os livros contemporâneos, indispensável no assunto e que nos revelam o que está acontecendo no mundo e no Brasil em termos de economia e política.

Nessa lista que preparamos, o leitor encontrará livros best-seller no assunto, escritos por especialistas, com conteúdo para fomentar a discussão e pensamento em cada página.

Queira você estudar para compor uma redação de vestibular, iniciar estudos nos campos políticos ou aprofundar nessa matéria super interessante, aqui encontrará o que procura.

O que não falta são livros espetaculares de autores que realmente sabem do que estão falando. Vamos lá?

Formação do Brasil

Para começar, veremos alguns dos livros mais clássicos quando tratamos de política nacional e a construção de nosso país e identidade como cidadãos brasileiros.

São títulos fundamentais para qualquer interessado em história e em como é a relação do nosso país com as suas raízes coloniais. As origens da desigualdade que presenciamos mesmo na atualidade, o surgimento de nossas estruturas como nação e a maneira como o país se desenvolveu são conteúdos presentes.

Além disso, passamos pelo Brasil no início do século XX e a construção democrática nacional, os processos econômicos até pouco depois da redemocratização pós-ditadura e a corrupção que se enraíza na política nacional.

1. O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro, renomado autor brasileiro

livro o povo brasileiro

Neste que é talvez o mais ambicioso livro de Darcy Ribeiro, um dos maiores antropólogos brasileiros, o objetivo é responder à pergunta “Por que o Brasil não deu certo?”.

Escrito durante o exílio de Darcy no Uruguai durante o período da ditadura militar brasileira, o livro trata da formação do povo brasileiro, desde suas origens indígenas e o violento período de colonização e escravização no território nacional.

“O povo brasileiro” é uma obra produzida sobre os mais de trinta anos de estudos e experiência de Darcy. Sua pesquisa foi centrada principalmente na população indígena e processos de educação no país.

Darcy Ribeiro ainda teve experiência na política, como vice-governador do Rio de Janeiro e senador, além de Ministro da Educação, cargo no qual promoveu reformas importantes na educação brasileira. Durante seu exílio, além deste livro, contribuiu enormemente para a educação em toda a América Latina.

Sem dúvidas, um grande livro escrito por um grande estudioso. Obra essencial para entender a trajetória da nossa nação.

2. A lanterna na popa, de Roberto Oliveira Campos

livro a lanterna na popa

Este livro de memórias do economista Roberto de Oliveira Campos transita por alguns dos eventos mais importantes da história brasileira e mundial.

Muito mais que uma biografia de importante figura política nacional, ele é praticamente uma aula de história vista pelos olhos de alguém que esteve no meio dos acontecimentos.

Roberto de Oliveira Campos fala sobre a Segunda Guerra Mundial, período pós-guerra e Guerra Fria, o processo de industrialização brasileiro, criação do BNDES e Petrobrás, a constituinte de 1988, privatizações e mais.

“A lanterna na popa” tem cenas com figuras históricas brasileiras, como Juscelino Kubitschek e João Goulart, e internacionais, como John F. Kennedy e Margaret Thatcher. Todos com os quais Roberto Campos teve contato e trabalhou junto.

Livro indispensável para estudiosos de história e economia nacional e internacional.

3. Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda

livro raizes do brasil

Um dos livros mais importantes para a historiografia e ciências sociais no Brasil, “Raízes do Brasil” discute as origens da nação e sociedade.

Escrita por Sérgio Buarque de Holanda, grande historiador e sociólogo, a obra tem como objetivo construir a ideia de um Brasil verdadeiramente livre de sua herança colonial. Para Holanda, essa herança, principalmente na forma do colonialismo e escravidão, é uma barreira que impede a formação de uma verdadeira nação brasileira.

O livro traz fortes análises sobre o histórico colonial do nosso país e o longo processo de escravidão, que se enraizaram em nossa sociedade e levaram a problemas econômicos e uma elite despótica.

4. Samuel Wainer – O homem que estava lá, de Karla Monteiro

livro samuel wainer

Escrito pela repórter Karla Monteiro, “Samuel Wainer – O homem que estava lá” é a biografia de Samuel Wainer, jornalista que ganhou notoriedade graças à entrevista na qual o presidente Getúlio Vargas prometeu voltar ao poder nos braços do povo e à fundação do jornal Última Hora.

Monteiro mostra nessa obra uma visão geral da formação da imprensa brasileira a partir da vida de Wainer. Ela investiga os mitos ao redor da figura, sua origem Russa e os períodos que serviu de conselheiro à Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart.

Um ótimo livro para entender a formação da política e da imprensa brasileira através dos tempos.

Clássicos atemporais

Os livros que marcam presença aqui apresentam uma carga enorme de informações. São títulos que trabalham o conceito de política e democracia desde a sua origem e como os países as aplicam.

Cada autor faz uma análise dos temas de poder político, estruturas nacionais e democráticas e suas influências na vida dos cidadãos de uma forma diferente.

5. O príncipe, de Nicolau Maquiavel

livro o principe

Uma das obras máximas da literatura mundial, tanto no campo da filosofia como na política, “O Príncipe” trata sobre a conquista e manutenção do poder pelas figuras políticas e governantes.

Este clássico de Nicolau Maquiavel, lançado em 1532, é uma das principais obras e que contribuiu de forma significativa para o pensamento ocidental moderno sobre política e democracia.

O livro tinha como objetivo ser um guia para a tomada de decisão no âmbito governamental para o duque. Com isso, Maquiavel pretendia conquistar a confiança dele e alcançar favores.

Este plano não deu certo, mas em troca o ator deixou para o mundo um clássico eterno.

6. Em busca da política, de Zygmunt Bauman, um dos melhores livros no assunto

livro em busca da politica

Zygmunt Bauman foi um dos maiores sociólogos e filósofos da era moderna, e “Em a busca da política” nos deixa um tratado sem igual sobre a origem das liberdades individuais e como elas se entrelaçam com o campo político.

Aqui, Bauman discute sobre como a liberdade das pessoas só é possível verdadeiramente através do trabalho coletivo. Porém, nos mostra a transição cada vez mais acentuada dos meios pelos quais é possível conquistar essa liberdade para o campo privado, graças à corrupção provocada pelo capitalismo. Essa privatização da liberdade produz males profundos na nossa sociedade e em cada pessoa.

Com isso o autor busca evidenciar a necessidade de se politizar os problemas sociais e pessoais, que possuem origens políticas e coletivas. Só assim é possível uma política plena e evoluída, com foco no bem-estar coletivo e individual.

7. Ciência política, de Paulo Bonavides

livro ciencia politica

O jurista, jornalista e cientista político brasileiro Paulo Bonavides traz neste livro um tratado completo sobre a Teoria Geral do Estado e o que compõe a política moderna.

Em “Ciência política” encontramos explanações sobre a separação dos poderes e o equilíbrio político e democrático, além do conceito de povo, nação, ordem e a legalidade e legitimidade do poder.

Um clássico que nos ajuda a compreender o que é um país e democracia na visão jurídica e seus componentes.

8. Sobre a tirania, de Timothy Snyder

livro sobre a tirania

Em “Sobre a tirania” o historiador Timothy Snyder nos apresenta uma visão histórica para explicar o processo de deterioração das democracias ao redor do mundo.

Para ele, as gerações atuais não se diferem daquelas que viram a ascensão ao poder de regimes autoritários, como o nazi-fascismo, e que a frágil democracia instituída nos países passa por constantes ameaças.

Apesar da temática dura, o autor não deixa de lado o otimismo histórico de aprender com os erros do passado e o desenvolvimento de mecanismos sociais e políticos para prevenir eventos como os que aconteceram.

Brasil na atualidade

Por fim, mas não menos importante, compreender a política nacional da atualidade é um enorme desafio.

Os livros abaixo abordam diferentes aspectos, desde as estruturas de poder, corrupção, a descrença nos políticos e o papel dos partidos. Sempre com dados relevantes e cuidadosamente levantados.

Desde as eras de governo do PT, até o impeachment e maneira como o bolsonarismo chegou ao poder, cada página apresenta conteúdo que nos leva a compreender a crise política no Brasil e sua relação com a vida social e as pessoas.

9. O tempo dos governantes incidentais, de Sérgio Abranches

livro o tempo dos governantes ocidentais

Sérgio Abranches em 1980 criou o termo “presidencialismo de coalizão” para definir as relações de troca e favor entre os poderes Executivo e Legislativo.

Em “O tempo dos governantes incidentais” o cientista político utiliza desta ideia para discutir sobre o presidencialismo brasileiro contemporâneo, os retrocessos democráticos e os perigos da ascensão autoritária.

Este livro, lançado em 2020, investiga a eleição de figuras como Donald Trump e Jair Bolsonaro e o oportunismo político por figuras populistas, a polarização ideológica, o crescimento das influências dos meios digitais e seu papel na política nos dias de hoje.

Como uma visão atual, é um livro indispensável para entender o cenário político em que vivemos e os riscos à nossa frágil democracia que alguns tipos de governo trazem.

10. A máquina do ódio – Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital, de Patrícia Campos Mello

livro a maquina do odio

Uma obra forte e ousada que lança luz sobre como o digital e a internet mudaram a política para sempre.

“A máquina do ódio” nos mostra como o bolsonarismo ascendeu no panorama político, e como fenômeno social, através da manipulação de informação e espalhamento de notícias falsas pelos meios virtuais de comunicação, e se sustenta por esta rede organizada de desinformação.

Além disso, a autora, a repórter Patrícia Campos Mello, foi si mesma vítima de ataques virtuais após denunciar o disparo ilegal de mensagens via WhatsApp durante as eleições de 2018. Como alvo direto, ela nos mostra de forma visceral as humilhações sofridas nas mãos da milícia digital.

Diante do conturbado cenário político nacional atual, este é um dos livros que são peça chave para entender como chegamos onde estamos e o papel dos veículos de comunicação e de notícias na política.

11. Curto-circuito: O vírus e a volta do Estado, de Laura Carvalho

livro curto-circuito

“Curto-circuito” é mais um livro chave para entender os modernos processos políticos e econômicos, desta vez com foco na pandemia de Covid-19.

Laura Carvalho, economista e professora da USP, trata sobre a necessidade visível do Estado como regulador econômico, e o foco nas teorias político-econômicas de John Maynard Kennedy, britânico fundador da escola keynesiana, que se opõe fortemente ao liberalismo.

Para ela, a pandemia mostra como o Estado deve trabalhar para a promoção do bem-estar social. Ainda assim, ela não deixa de ser realista sobre a crise econômica gerada pelo vírus e como isso já afeta as nações, principalmente o Brasil.

12. Do PT das lutas sociais ao PT do poder, de José de Souza Martins

livro do pet das lutas sociais ao pt do poder

José de Souza Martins traz nesse livro uma análise sobre a trajetória do Partido dos Trabalhadores, desde sua origem nos movimentos sociais e por direitos trabalhistas, até a ascensão ao poder.

Aqui o autor mostra como foi a transformação do partido ao longo de mais de uma década no poder e, principalmente, na figura do ex-presidente Luiz Inácio da Silva e a importância da figura do Lula, que foi de operário à presidente da República.

Um dos livros mais importantes para entender a política nacional no pré, durante e pós petismo e os atuais processos pelo qual o país passa.

13. Lula e Dilma: 10 anos de governo pós neoliberais no Brasil, de Emir Sader

livro lula e dilma

Assim como o título anterior, este livro trata do fenômeno PT. Porém, desta vez, o objeto de investigação são os governos Lula e Dilma Rousseff em si e as transformações profundas que eles provocaram em nosso país.

“Lula e Dilma” reflete sobre os anos de governo petista em Brasília e sua influência para o cenário político e sentimento democrático nacional.

Quem nos traz este livro é o sociólogo Emir Sader, que conta com participações de nome proeminentes da sociologia, historiografia e filosofia nacional, como Marilena Chauí, Marco Aurélio Garcia, Marcio Pochmann, Luiz Gonzaga Belluzzo, José Luis Fiori, Luis Pinguelli Rosa e Paulo Vannuchi.

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.