Os 17 Melhores Livros do Osho (espiritualidade, meditação, desenvolvimento)

Salve, leitores iluminados!

Hoje traremos para vocês um dos posts mais importantes do blog, de preço pequeno em relação ao valor! Tem produtos para a mente, pensamento e espírito.

Os livros do guru Osho, como ficou conhecido no ocidente, são acessíveis para todos os viventes. O guia indiano despertou a consciência de multidões com suas palestras e uma grande produção de livros figurantes em listas “best seller”.

Osho dedicou sua vida de autor e guru a uma filosofia de vida que se tornou um movimento nos Estados Unidos. O legado de Osho se espalhou tanto que hoje há também em São Paulo um espaço “Osho Meditation”.

Amor, liberdade, sociedade, consciência, poder feminino, contato com o poder, celebração, meditar, perguntas, respostas e opiniões diversas e polêmicas – Osho foi considerado um “guru politicamente incorreto”, pela quantidade de polêmicas que causou e pelo quanto desafiou certas camadas do poder estabelecido.

O contato com o poder é acessível a cada um. Assim como conselhos para lidar com o ego e encontrar a paz interior, como bom guru, Osho não deixa de dar suas instruções, com técnicas como a sua original “meditação ativa”.

Guru ou astro pop? Gênio ou artista sagaz? Mestre ou produto? Mergulhe nessas páginas e veja por você mesmo. Qualquer que seja a impressão sobre sua pessoa, não há dúvidas sobre o valor de sua obra.

Osho: um livro para cada leitor

O material de Osho é tão extenso e reeditado que foram mais de 600 livros lançados pelo mundo, nem todos traduzidos para o português. São tantas formas de passar os ensinamentos do líder que o legado continua e sua meditação fez escola.

Confira a seleção com as melhores obras do guru que o blog Mural dos Livros montou para você e a Amazon separou nas prateleiras virtuais!

1. Aprendendo a silenciar a mente

livro aprendendo a silenciar a mente2

Este best seller absoluto é um livro que todos devem ter em casa. Aqui o autor narra com seu modo irreverente histórias e conceitos complexos da espiritualidade, numa linguagem leve para os ensinamentos entrarem na sua mente como se fossem uma música suave.

Em alguns momentos o texto circular de Osho parece repetitivo, mas isto faz parte de um método para fazer o leitor gravar o tema, como um mantra.

Meditar não é pensar, mas limpa inteiramente o pensamento. E para isso é preciso praticar. A meditação acalma a mente, amplia o foco e a presença no momento. Faz bem e é de graça!

2. O livro da sua vida

livro o livro da sua vida2

Este livro é feito em formato de perguntas e respostas, como muitos livros editados a partir de palestras e discursos de gurus.

Neste livro Osho explora um de seus assuntos polêmicos, que é o materialismo, a relação do ocidente com a matéria e onde a espiritualidade se encontra nisso.

O autor expressa sem receio sua defesa da prosperidade material, razão pela qual atraiu muitos seguidores poderosos que investiram em sua causa. Quem foi cliente de Osho em muitos casos se transformou em investidor.

3. O livro do ego: liberte-se da ilusão

livro o livro do ego2

Um livro que critica o materialismo voltado à distração e futilidade, procurando despertar no leitor o seu verdadeiro valor, o senso de propósito. Um texto que muitas vezes o convida a refletir, pensar diretamente na sua vida, sem ficar inebriado com cenários fictícios.

Quem está buscando uma amplitude maior de si, fora das convenções mundanas e rotineiras, vale conferir o texto. Há também explanações sobre o sentido do “eu”, que é a fonte de manifestação do ego.

Quando compramos algo, por exemplo, sem examinar o querer, é o ego quem compra, e muitas vezes compra sem escolher. É preciso a compra de boas ideias.

Mais um daqueles livros para nos fazer pensar nossa tarefa no mundo e em certas práticas da vida, como ser humano.

4. Torne-se quem você é

livro tornese quem voce e2

Para este livro, um trabalho sobre a obra “Assim falou Zaratustra”, de Friedrich Nietzsche. Certas perguntas-chave elencadas pelo visionário Zaratustra aparecem ilustradas por Osho, exploradas no seu próprio discurso.

Osho vai chamar seu potencial à reflexão e ação, constantemente. Que você procure saber e mostrar quem é, e assim encontrar seu brilho no mundo. Não é à toa que escolheu o trabalho de um filósofo tão polêmico quanto si mesmo.

O livro também traz muitos relatos pessoais de Osho, fazendo um diálogo com o profeta persa, um diálogo de mestres.

Aproveite e leia também nossa seleção com o 20 melhores livros de filosofia clicando aqui.

5. Amor, liberdade e solitude – uma nova visão sobre os relacionamentos

livro amor liberdade e solitude2

Osho prossegue em sua missão de iluminar as pessoas. Homens e mulheres recebem nessa obra mais uma luz de autoconhecimento, em forma da libertação do outro. E a fórmula é a aceitação. O amor do outro não é um objeto de posse nossa.

O modelo tradicional de família e felicidade é igualmente criticado, analisado por Osho.

A palavra “solitude” é muito importante, e aqui você será convidado a conhecê-la. Mas vamos deixar esta tarefa para você dar conta. Quem gosta de ler já conhece bem.

6. O livro completo da meditação: equilibrando corpo, mente e espírito

livro o livro completo da meditacao2

A importância que o oriente dá a esta prática é tipo a mesma importância que o ocidente dá ao dinheiro, e por causa dele, para o tempo. A confusão começa aí.

A tensão na nossa mente liga uma voz que nunca se acalma. É a voz que pergunta, que pede, que precisa e quer as coisas e soluções.

A voz que tudo quer e pergunta está tão longe da essência! E a essência é silêncio puro. Sem crença, sem sabedoria, sem razão, sem garantia, só silêncio.

Mais um livro da série dedicada à prática, chave da concentração, sem a qual dificilmente algum ser humano se faria mestre em qualquer arte.

7. O livro das mulheres: como entrar em contato com o poder feminino

livro o livro das mulheres2

O guru indiano abre o tema do feminino, ou sagrado feminino, com grande devoção e respeito. Abordado como fonte de vida, criatividade, entrega e amor, o feminino é a força que constrói. A mulher tem um papel maior que a sociedade a imprime.

Osho discursa também sobre questões caras ao feminino como aborto, maternidade, repressão sexual. Este livro se completa com a obra “O livro dos homens”, que é o outro lado da energia, da sinergia desse mundo que é a união que nos falta.

8. A semente de mostarda

livro a semente de mostarda2

A primeira compilação de palestras de Osho em forma de livro foi o que formou “A semente de mostarda”. Lançado no ano de 1974, Osho ministrou uma série de 21 digressões, no caso, sobre o evangelho de Tomé. Aqui, o guru se aproxima da essência dos ensinos de Jesus.

As parábolas de Jesus e suas vivências são usadas para o autor argumentar livremente sobre questões essenciais que são base para nossa vida. Tudo mediado pela escolha de belas palavras e momentos de profunda clareza.

Da vasta lista de títulos em nome de Osho, esta é uma das obras mais difundidas, responsável por espalhar seu nome pelo mundo. A primeira edição se esgotou rapidamente e desde então o fenômeno deslanchou. Um título para estar na sua lista.

9. Em busca do eu interior: histórias e parábolas para encher seu coração

livro em busca do eu interior2

Esta obra escrita pelo próprio guia é uma coleção de sessenta belas parábolas. Segundo o próprio Osho: “Um modo de falar por imagens”.

Tal como Paulo Coelho e outros autores ligados à espiritualidade, Osho utiliza-se de um costume comum do oriente, que é utilizar parábolas para atingir o coração do leitor.

As parábolas de Osho são de grande ajuda para aquela consulta breve, em momentos de indecisão, inspiração, em intervalos do dia ou mesmo ao fim de um dia corrido.

10. Viva à sua própria maneira

livro viva a sua propria maneira2

Osho teve tantos lançamentos em seu nome que, dentro de sua obra, existe uma separação em séries, como forma de organizar o conhecimento.

Na série questões essenciais, o livro “Viva à sua própria maneira – a rebeldia de ser você mesmo em um mundo que conspira contra a sua individualidade” é um sucesso, e uma leitura necessária para os dias tumultuados de hoje.

O autor traz a importância de sermos autênticos para o alcance da verdadeira felicidade. Viver nos exige grandes sacrifícios e compromissos, mas ir atrás das nossas próprias verdades acaba ficando para segundo plano e gerando frustrações fatais.

Que tal conhecer mais de si mesmo, chutar para longe as demandas mundanas e sociais, e construir seu próprio caminho? Como? Por onde começar? Pelas perguntas, tipo essas. O resto você mesmo conseguirá encontrar, e este livro é o primeiro achado.

11. Desvendando mistérios: Chacras, Kundalini, os sete corpos e outros

livro desvendando misterios2

Mais um livro no formato de perguntas e respostas das obras do guia, neste, os ensinos vêm enquanto se dialoga com símbolos e conceitos orientais, revelando estes mistérios para quem procura conhecer um pouco mais de cultura oculta.

A história do pensamento ocidental se difere em muitos aspectos ao desenvolvimento da cultura oriental, no que diz respeito à busca do ser sagrado. Muitos elos se ocultaram durante o desenvolvimento da sociedade moderna.

Osho faz o papel de revelar para o universo disperso de nações e culturas aspectos fundantes de nosso espírito, que contém certas chaves que todos podemos utilizar para enxergar amor, liberdade, paz e saúde. Basta pegar!

12. Tarô Zen de Osho: o Jogo Transcendental do Zen Rajneesh

livro taro zen de osho2

Diferente do que se espera de um baralho tarô, normalmente utilizado para compreender o ser no seu desenvolvimento temporal, a proposta do tarô zen tem foco no presente.

Pode se considerar um chamamento ao despertar da intuição, da mente sensível, compaixão, coragem e firmeza.

Uma relação com a consciência para tomar percepção de si e não deixar a peteca cair. Os símbolos trazidos pelo tarô são vitais para o aprimoramento de quem faz uma boa leitura.

Menos focado na venda do futuro, que é muito relacionado a esperanças vaidosas e acomodadas, o trabalho de Osho é muito voltado ao “aprender fazendo”, sabendo que na vida não há reembolso por certas falhas e enganos. É ir vivendo e aprendendo!

13. Confiança: a Arte de se Entregar à Vida e Confiar em Si Mesmo

livro confianca2

O que é que todos precisamos para ir atrás dos objetivos? Saúde? Recursos? Propósito? Certamente! Mas a confiança é fundamental para quando estes faltarem. Principalmente, quando estivermos sozinhos na batalha.

Em muitos casos o sofredor não percebe que sabota sua confiança, vivendo sua vida abaixo do que poderia experienciar, e achando que não há como ser melhor!

Um livro que pode ajudar tanto adultos como crianças a perceber seu poder, sua importância para o universo. O papel do líder, a razão de se confiar, a socialização e a força da individualidade.

Tudo é possível alcançar com o direcionamento e percepção adequada da sua força. Há que se confiar na vida e no seu papel. Confia e vai!

14. Antes que você morra

'livro antes que voce morra2

Um dos títulos mais chamativos é também um dos livros que contém mais ensinos do guia. Não estamos falando de volume, mas apenas da importância do ensinamento sobre a morte, os aspectos da morte em vida que muitos ignoram e acabam vivendo uma vida de sombras e dúvidas.

Morrer o quanto for preciso para acionar sua vida plena. Osho dedica essas páginas a falar do processo de quase morte, quando, pela entrega, se sente o medo ir embora. E exemplifica formas de olhar a vida sem apego, “matando” o indivíduo que está matando a gente.

Que todos vamos morrer é uma certeza, e quem vai atingir a essência da sua vida até la?

15. A harmonia oculta

livro a harmonia oculta2

Mais um trabalho do guru baseado em suas explanações para seguidores. Neste, as palavras do filósofo Heráclito são revistas, e Osho procura nos ajudar a encontrar o equilíbrio entre razão e emoção.

As falhas no intelecto e verdades associadas a ideologias e instituições que formam a civilização ocidental e nos fazem de ratos de laboratório. É importante questionar para onde estamos indo.

A harmonia oculta está mais próxima do que imaginamos. E não tem muito a ver com aquisição de coisas e empoderamento sobre pessoas.

16. Autobiografia de um místico espiritualmente incorreto

livro autobiografia de um mistico espiritualmente incorreto2

Este não poderia faltar! Como todo grande astro, Osho não deixou de fora seu legado autobiográfico. Neste livro para todos os seguidores e curiosos, temos Osho por si mesmo, contando sua trajetória, opiniões e sentimento em relação à vida e suas convicções.

Na introdução, declara: “Não sou o início de uma nova religião, mas o início de uma nova religiosidade”. É importante perceber tal diferença para atuar livremente e buscar o que Osho propunha.

O livro também traz cenas raras da infância do guia, detalhes de relações afetivas e profissionais, e até facetas do seu ego, sem pudor, afinal, o mestre mostra quem é com defeitos e virtudes, sem medo de ser imperfeito.

17. Consciência: a chave para viver em equilíbrio

livro consciencia2

A consciência, para Osho, é a capacidade de viver o momento, e não necessariamente um conjunto de saberes e conceitos. Estar desperto e vivendo plenamente o momento é a chave. Vivendo seu momento da maneira mais presente possível, não há aflição ou decepção.

Mais um livro que lhe mostrará a necessidade da meditação, da procura do seu eu interior, da limpeza externa, enfim, o processo é diferente com cada um, mas as dicas e gatilhos para que cada um possa iniciar seu processo, estão em obras como essa, necessárias.

O melhor de Osho está em você mesmo!

Esperamos que nossa lista ajude você a encontrar mais flores em seu caminho, mais luz nessa estrada cheia de desvios e percalços que é a vida.

Autoajuda, desenvolvimento pessoal, liderança, livros motivacionais: temos listas de todo tipo de método para que você possa procurar suas verdades interiores e despertar a potência e a alegria que existem dentro de si. É só escolher e mergulhar.

E também temos uma bela lista dos melhores livros budistas. Confira!

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.