Os 22 Melhores Livros sobre Liderança

melhores livros de lideranca

No mundo profissional, nos deparamos com diversas palavras de ordem, que funcionam como “pilares” de desenvolvimento para quem deseja traçar seu caminho rumo à fortuna, independência e satisfação pessoal.

“Liderança” é uma das mais importantes, sendo um verdadeiro gênero dentro das livrarias, com prateleiras imensas dedicadas ao que também podemos chamar de “arte” ou “ciência”, dentro da imensa categoria do desenvolvimento pessoal.

Além do aprimoramento profissional, adotar os princípios elencados pelos mestres e gurus da liderança pode causar grandes transformações na sua vida pessoal, social, afetiva…Os limites são dados por você, pois você é o líder. Quanto mais evolução na autogestão, ou seja, na liderança pessoal, melhor saberá exigir dos outros. O exemplo é um ótimo conselheiro para as pessoas!

Como pode notar, “liderança” não é apenas sobre “mandar”, mas também sobre “ordenar”, “organizar”, “refletir”, enfim, vasta é a matéria estudada pelos experts no assunto, com benefícios que vão do tempo ao dinheiro e saúde. O resultado é, no mínimo, desenvolvimento pessoal e conhecimento. Quer dizer: sempre se ganha alguma coisa!

E o máximo? Este limite é só você quem responderá. O importante é se ligar que o pensamento é seu maior limitador. E do mesmo modo, seu maior motor.

Não perca a chance de ser o capitão do seu navio. Apenas agarre o leme. Confira a seleção que a Mural dos Livros organizou especialmente para você.

Torne-se agora seu grande líder com os melhores livros

Em seguida, mais detalhes da lista para que possamos começar sua jornada de sucesso!

1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey

livro os 7 habitos das pessoas altamente eficazes

Um livro de auto-ajuda, de administração, desenvolvimento… Não importa o rótulo! É um livro para inspirar todas as pessoas. Essencial e sucinto, o livro parte da necessidade de responder quais hábitos as pessoas de sucesso teriam em comum. Quem nunca se perguntou: “O que essa pessoa fez para se dar tão bem?”

A extensa pesquisa de Stephen Covey trouxe uma lista de hábitos, mostrando vias de ação para o leitor ou time atingir sucesso no trabalho, tendo como princípio a “Ética do caráter”.

Foi considerada a obra mais influente do século XX pela Chief Executive, passando de 15 milhões de cópias vendidas. O autor também lançou “Os 7 hábitos das famílias altamente eficazes”, focando em administração e liderança.

2. O homem mais rico da Babilônia, de George S. Clarson

livro o homem mais rico da babilonia

Tal como, “Pai rico, pai pobre”, já citado na nossa lista dos 19 melhores livros de auto-ajuda, “O homem mais rico da Babilônia” é uma grande referência, passando pelo comportamento do líder, focado para “bombar” nos negócios.

O autor George S. Clarson mostra formas de trabalhar na escassez, reeducar gastos para a alta, procurar conhecimento além de puramente informação, ou oportunidades arriscadas, atento à renda futura.

Habilidades como pontualidade e gerenciamento de crise são pontos altos dessa coletânea de parábolas que faz sucesso há décadas no meio administrativo e financeiro.

“O homem mais rico da Babilônia” é completo, figurando também na lista dos melhores livros para investimento que já publicamos aqui no blog.

3. O ego é o inimigo, de Ryan Holiday

livro o ego e o inimigo

O quarto livro do jovem autor trata de se tornar líder sobre um dos maiores obstáculos da mente humana: o ego.

Lançado após o sucesso de “O obstáculo é o caminho”, esta obra aborda tópicos como humildade, percepção da realidade e propósito para ajudar a clarificar sua mente, resolvendo conflitos internos e armadilhas que impedem de crescer.

Holiday escreve com habilidade e leveza uma leitura para desenvolver, influenciar e inspirar quem deseja se conhecer melhor.

4. As 48 leis do poder, de Robert Greene

livro as 48 leis do poder

Lançado em 1998, o primeiro livro do autor trabalha aspectos de liderança que atraiu atenção de grandes estrelas de Hollywood, como o rapper 50 Cent.

Robert Greene recorre à história e apresenta a essência do líder por um viés Maquiavélico, ou seja, individualista e manipulador, trabalhando astúcia e persuasão para influenciar e liderar.

Polêmico, um dos livros mais fortes sobre liderança, observando o jogo político necessário dentro do poder, traz a arte da dominação dos sentimentos ao alcance de todos.

5. Inteligência emocional, de Daniel Goleman

livro inteligencia emocional

E se você descobrisse que o tal “agiu sem pensar” foi muito bem pensado pela parte emocional da sua mente?

Tratando de uma “divisão” entre mente racional e mente emocional, Daniel Goleman aborda a observação das emoções para obter os resultados adequados em nossas vidas, além do simples estudo prático do pensamento.

“Inteligência emocional” é uma obra extensa de neurociência, tendo por objetivo trabalhar o que também chamaríamos desenvolvimento espiritual. Para Daniel, autodomínio é fator-chave da liderança.

6. Decisão, como grandes líderes fazem escolhas, de Warren Bennis e Noel M. Tichy

livro decisao

Dois autores consagrados dos melhores livros sobre liderança se unem para trazer a essência do líder Warren Bennis em exemplos de tomadas de decisão de um bom líder.

Um livro sobre organização e comunicação para executivos, gestores e qualquer equipe atingir alta performance.

7. Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

livro como fazer amigos e influenciar pessoas

Obra clássica da década de 30, fenômeno espantoso de vendas, referência em lições para comunicação, relacionamentos, persuasão, jeito de agir e liderar.

Apresenta princípios simples e fundamentais para fazer um bom líder, com ferramentas agradáveis e passivas como exercitar a capacidade de ouvir e respeitar o outro.

Um dos melhores livros sobre liderança, para todos os leitores.

8. Comece pelo porquê, de Simon Sinek

livro comece pelo porque

A palavra é: propósito. A liderança e outras habilidades tão estudadas florescerão melhor a partir de um propósito que conecte os interessados, desenvolvendo pessoas, colaboradores, gestores, times, formando equipe.

Os objetivos que levam à ação e organização são o assunto sobre o qual o autor Simon Sinek se dedica neste livro. Ideias conectam pessoas.

Este é um dos livros de cabeceira de Steve Jobs, que tem sua biografia na lista de biografias aqui do blog.

9. Pipeline da liderança, de Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel

livro pipeline da lideranca

Neste livro, os autores trazem uma metodologia definida sobre liderança. Um trabalho a ser realizado partindo de seis tópicos, chamados “transições”, abordagens inovadoras que vão desenvolvendo habilidades até formar um líder ideal.

Uma leitura de performance, um pouco mais complexa que a maioria, mas com métodos funcionais e abordagens extensas, para um trabalho de resultados duradouros e grande implementação.

10. O gestor eficaz, Peter Drucker

livro o gestor eficaz

O autor foi uma verdadeira lenda no mundo executivo, bastante prolífico e divulgador de ensinamentos que ainda circulam, desde seus primeiros livros da década de 50.

Considerado “o pai da Administração moderna”, ajudou diversas organizações a aprimorar a gestão de modo eficiente. De olho na evolução dos sistemas, as lições de Drucker sobre descentralização na administração continuam atuais.

11. O monge e o executivo, de James C. Hunter

livro o monge e o executivo

Aqui a concepção de liderança é abordada de forma menos agressiva que a maioria dos livros sobre liderança. Hunter prefere os bons relacionamentos para uma boa equipe.

Segundo o autor, uma bem-sucedida liderança se alcança conquistando o apreço do time, diferenciando liderança e poder, cativando as pessoas e servindo, entregando para receber.

Você pode conferir um resumo dessa obra aqui.

12. A arte da guerra, de Sun Tzu

livro a arte da guerra

Provavelmente o livro mais clássico do assunto “livros sobre liderança”, aqui temos uma lista de estratagemas que se diz ter sido utilizado por diversos líderes ao longo da história.

É uma obra completa que conhece profundamente o comportamento humano e, através da exploração de suas fraquezas como a vaidade, ou aconselhando o cultivo de virtudes como a paciência, demonstra como atingir o sucesso da missão, de pequena ou grande escala.

Basta conhecer seu inimigo e prever seus movimentos, adiantando-se a ele.

É uma obra de cunho militar, com ideias inovadoras à época, que serviu a exércitos na formação de estratégias, com conceitos aplicáveis no micro, nas relações interpessoais. Leitura de cabeceira.

13. Faça acontecer – Mulheres, trabalho e a vontade de liderar, de Nell Scovell e Sheryl Sandberg

livro faca aocntecer

Os autores trazem exemplos reais de mulheres em posição de líderes, num estudo que também é um chamado inspirador para mulheres que desejam altos cargos e funções.

Sheryl Sandberg foi eleita pela Forbes uma das dez mulheres mais poderosas do mundo, devido à sua influência e livros vendidos. Sua obra apresenta razões para a luta feminina e traz maneiras do público desenvolver potencial. Confira!

14. O livro de ouro da liderança, de John C. Maxwell

livro de ouro da lideranca

A busca do autor pelo tema é mitológica. Iniciada logo cedo, John chegou ao sucesso com seus livros sobre liderança e conceitos apurados, reunidos aqui de modo brilhante.

Tentar e errar, cultivar amizades, criar conexões, networking – conceitos atuais e primitivos, elencados pelo autor, organizados para você ler em harmonia.

Um de seus princípios-chave é excelente: “A primeira responsabilidade de um líder deve ser descrever a realidade”.

15. O líder sem status, de Robin Sharma

livro lider sem status

Para a liderança da equipe ou a simples gestão de sua carreira, os ensinamentos dos livros de Sharma dão gosto de ler, pois falam sobre ir de encontro a oportunidades, identificar e aproveitar momentos, lidar e se relacionar com as pessoas corretas, entre outros conceitos-chave.

16. Drive – A surpreendente verdade sobre o que nos motiva, de Daniel H. Pink

livro drive

Dos livros sobre liderança, “Drive” traz olhares novos sobre a motivação, promovendo a liderança através de estudos sobre o interior do ser. Divide em “autonomia”, “propósito” e “domínio” os principais tópicos de análise, contrapondo-se aos velhos métodos de “recompensa” e “castigo”.

Pink argumenta que o incentivo às tarefas que busquem desenvolver os 3 tópicos nos liderados, vai gerar apreço e interesse pelo trabalho.

17. Um novo jeito de trabalhar, de Laszlo Bock

livro um jeito novo de trabalhar

Um renomado líder de gestão de equipe da Google partilhou sua própria experiência como caça-talentos, escrevendo um livro essencial a todos em busca de uma carreira frutífera, além de revelar segredos e princípios que tornam a gigante da informação tão eficaz, na linha “empresa visionária” de Jim Collins.

18. O efeito gatilho, de Marshall Goldsmith

livro efeito gatilho

Mais um dos livros sobre liderança da área mental, o coach Goldsmith analisa os gatilhos que, num dado ambiente ou contexto, desviam nossos comportamentos, convicções e ideias, prejudicando foco, decisão, propósito.

Um guia para gestão emocional e comportamental.

19. Descubra seus pontos fortes, de Don Clifton

livro descubra seus pontos fortes

Num dos livros mais vendidos sobre líderes, o autor aponta um brutal erro que cometemos em gestão e desenvolvimento: passamos a maior parte do tempo buscando reparar erros, ao invés de se dedicar às aptidões.

Um guia para focar no que dá certo, ao invés de tentar tornar o erro um acerto pela insistência.

20. A essência do líder, de Warren Bennis

livro a essencia do lider

Todos devem ler ou conhecer a ideia do grande gestor de líderes: que a liderança não é uma característica inata no indivíduo, mas uma aptidão que pode ser desenvolvida como disciplina, acessível a todos.

O autor buscou entrevistar pessoas no comando de organizações, coordenação de equipe, executivos de sucesso, que acrescentassem no conceito “liderança”, revelando o “segredo” que então podemos chamar de “técnica”. Você pode criar a própria sorte se perseguir o árduo caminho, com confiança e dedicação.

21. Preciso saber se estou indo bem!, de Richard L. Williams

livro preciso saber se estou indo bem

O livro é focado em maneiras de explorar bons feedbacks na formação de líderes. Divide o assunto em quatro tipos: insignificante, ofensivo, corretivo e positivo. Ideal para treinamentos de grupo, apresenta dicas básicas que podem refletir no desempenho do time.

Dentre os elogios recebidos, um divertido comentário disse não saber se é um livro para educar os filhos que pode ser aplicado no mundo dos negócios, ou um livro de negócios que poderia ser aplicado na vida privativa.

22. Mapeamento de Competências, de Hugo Pena Brandão

livro mapeamento de competencias

Também recomendado para áreas como Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, este compêndio atua para a formação de equipes, líderes e profissionais, orientando o trabalho conforme aptidões a serem verificadas pelos métodos e ferramentas apresentadas.

Conclusão

O grande guru da economia, Adam Smith, já dizia: “A ambição universal do homem é colher o que nunca plantou”.

Curiosidade, poder, sucesso, glória e o desejo sagrado de independência que move nações e indivíduos, instituições e empresas. Tudo é possível conquistar, menos escapar à morte, por enquanto. Por isso, temos métodos e fórmulas para fazer acontecer nossos sonhos enquanto podemos. Boa leitura.

Uma última dica: Muitos desses livros estão disponíveis em formatos de microbooks no app 12 minutos.