Os 30 Melhores Livros para Presentear Alguém Especial

melhores livros para presentear

Sem dúvida, os livros são um dos melhores presentes que você pode dar para alguém.

De acordo com a pesquisa do instituto Kelton Global, encomendada pela Amazon, a leitura aumenta a felicidade e ajuda o leitor a se conectar com os outros e melhorar seus relacionamentos.

Na pesquisa, o instituto entrevistou mais de 27 mil pessoas de 13 países. O resultado mostrou que 71% das pessoas que têm o hábito de ler toda semana, declararam que se sentem mais felizes. Por outro lado, a taxa entre os leitores esporádicos é de 55%.

Quer fazer os seus amigos mais felizes?

Então, veja os 30 melhores livros para presentear!

#1

Verity
Colleen Hoover

Ver Preço ➞

Conheça mais sobre os 30 melhores livros para presentear

Está na dúvida de qual livro vai agradar mais a pessoa que você quer presentear?

Então, confira mais detalhes sobre cada obra a seguir.

1. Verity, de Colleen Hoover, para abrir a lista dos melhores livros para presentear

livro verity

Essa obra de Colleen Hoover conta a história de Verity Crawford, a autora best-seller por trás de vários sucessos.

Porém, depois de ser vítima de um acidente no auge da sua carreira, o que a impede de terminar as histórias que estava escrevendo, ela convida Lowen Ashleigh, uma escritora que está prestes a declarar falência, para terminar as três séries da autora sob um pseudônimo.

Mas, enquanto passa um tempo na casa dos Crawford, Lowen Ashleigh começa a descobrir os segredos da família e se apaixona por Jeremy, o marido de Verity.

Enquanto Lowen se envolve cada vez mais nas mentiras e segredos que envolvem aquela família, ela se vê no meio de um jogo psicológico.

Sem dúvida, esse é um dos melhores livros de suspense psicológicos para dar de presente!

2. Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

livro mulerzinhas

O livro “Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott, fala sobre a trajetória das jovens irmãs March, Meg, Beth, Amy e Josephine, que vivem em meio a Guerra Civil dos Estados Unidos.

Nessa obra, nós acompanhamos as desilusões amorosas, aventuras, dores, perdas e aprendizados das irmãs March.

Publicado pela primeira vez em 1868, “Mulherzinhas” é um dos livros mais relevantes e queridos da literatura mundial.

3. Eleanor e Park, de Rainbow Rowell, o livro perfeito para dar de presente para seus amigos românticos

livro eleanor e park

A obra de Rainbow Rowell se passa durante o ano letivo de 1986. Ela conta a história de dois jovens de 16 anos que, mesmo sabendo que o primeiro amor não dura para sempre, resolvem se arriscar.

Eleanor é nova na cidade, tem uma família problemática e sente que nunca vai se encaixar. Parker sempre senta sozinho no ônibus da escola, com seus fones de ouvido e um livro, na intenção de passar despercebido; mas não para Eleanor.

Seus encontros diários no ônibus escolar faz com que se aproximem e se apaixonem um pelo outro, mesmo com a desaprovação da família.

4. A vida mentirosa dos adultos, de Elena Ferrante

livro a vida mentirosa dos adultos

Com o início da adolescência, o rosto de Giovanna começa a mudar. Essa feiura estética recai sobre ela como uma indesejável herança ao ser comparada a sua tia Vittoria, há muito renegada por Andrea, mãe de Giovanna.

Mesmo sem entender muito bem o peso dessa comparação, a jovem sente que algo está inevitavelmente à beira de um abismo.

Então, quando Giovanna decide conhecer Vittoria, ela tem a chance de viver a vida adulta como nenhuma outra mulher já havia vivido até então. Porém, essa decisão faz com que a proteção e o amor oferecidos por sua família desmoronem rapidamente.

5. A vida não é útil, de Ailton Krenak

livro a vida nao e util

“A vida não é útil” reúne cinco textos adaptados de entrevistas, palestras e lives do líder indígena e pensador, Ailton Krenak.

Nessas reflexões provocadas pela pandemia de Covid-19, Krenak aponta as tendências destrutivas da nossa civilização, como a devastação ambiental, o consumismo descontrolado e a visão limitada do que é a humanidade.

Sem dúvida, esse livro vai cativar seus amigos que gostam de política e filosofia.

6. Anne de Green Gables, Lucy Maud Montgomery

livro anne de green gables

Quer incentivar aquele seu amigo que é apaixonado por séries a começar a ler?

Então, o livro “Anne de Green Gables” é a melhor opção para dar de presente.

Essa obra foi adaptada pela Netflix e venceu 23 prêmios e concorreu em 48 categorias.

O livro conta a história de Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos que é adotada por engano pelos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert.

Porém, receber uma menina não é a única surpresa que os Cuthbert têm. Anne, com sua imaginação peculiar e tagarelice, conquista seus pais adotivos e todas as pessoas da sociedade, vencendo muitos preconceitos.

7. Sobre a tirania, de Timothy Snyder, um dos melhores livros para dar de presente para quem gosta de política

livro sobre a tirania

Alguns dias depois da eleição de Donald Trump, o professor e historiador Timothy Snyder fez uma publicação no Facebook que viralizou.

O texto apresentava 20 lições tiradas do século XX e adaptadas para o mundo de hoje.

Então, em seu breve livro “Sobre a tirania”, Snyder aprofunda e desenvolve essa ideia, nos inspirando a enfrentar os desafios do presente.

8. Star wars: a trilogia, de George Lucas, presente de Natal ideal para o seu amigo geek

livro star wars

A edição de “Star wars: a trilogia” lançada pela DarkSide® Books vai fazer qualquer fã enlouquecer!

O livro reúne as histórias finais da mais lendária saga do cinema (“Uma Nova Esperança”, “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”).

Além disso, o livro tem capa com material semelhante a couro com detalhes em dourado e páginas de guarda que brilham mais do que um sabre de luz no escuro.

9. Luzes da ribalta, de Charles Chaplin

'livro luzes da ribalta

Quer presentear uma pessoa que é fã de cinema cult? Então, “Luzes da ribalta”, de Charles Chaplin, pode ser uma excelente opção.

O livro traz o único texto de ficção escrito pelo ator. Ele conta a dolorosa história de Calvero, um palhaço velho, bêbado e decadente, e seu amor platônico por Thereza, uma jovem bailarina suicida.

A edição de 2014, da editora Companhia das Letras, também conta com dezenas de fotografias e documentos do Charles Chaplin Archive.

10. Toda poesia, de Paulo Leminski

livro toda poesia

Paulo Leminski é um dos poetas brasileiros mais lidos das últimas décadas.

O seu livro “Toda poesia” abrange toda a trajetória poética do autor curitibano, reunindo suas canções, poemas concretos e líricos e haikais.

Este livro traz alguns clássicos, como “Distraídos vencedores” e “La vie en close”. Além disso, também apresenta algumas raridades, como “Quarenta clics em Curitiba”.

11. Um lugar bem longe daqui, de Delia Owens, um dos livros mais emocionantes para dar de presente

ivro um lugar bem longe daqui

Lançado originalmente em 2018, “Um lugar bem longe daqui” continua na lista de best-sellers dos Estados Unidos e já teve mais de 2 milhões de cópias vendidas.

O romance de Delia Owens fala sobre a jovem e corajosa Kya Clark. Ela foi abandonada por sua família aos seis anos de idade e hostilizada pelas pessoas da cidade próxima.

Por isso, ela sobreviveu sozinha por anos em um pântano, se refugiando nos livros.

Alguns anos depois, a beleza selvagem de Kya intriga dois jovens da cidade. Então, ela se permite ter uma nova experiência na vida.

Porém, o impensável acontece e um daqueles jovens é encontrado morto.

12. Um caminho para a liberdade, de Jojo Moyes, um dos melhores livros para presentear as amigas

livro um caminho para a liberdade

Inspirado em uma história real, “Um caminho para liberdade” narra a trajetória de cinco mulheres da década de 1930 que estão decididas a levar livros e materiais de leitura para as comunidades isoladas da região montanhosa dos Estados Unidos.

Nessa época, não seguir a religião e os costumes da cultura local era considerado uma transgressão muito grave. Por isso, elas enfrentam diversas dificuldades, o que fortalece o laço que as une e as faz descobrir mais uma sobre si mesmas.

Mas, em pouco tempo, a cidade se volta contra elas, colocando a sobrevivência do projeto em risco. Será que o poder das palavras vai ser o suficiente para salvá-las?

De fato, essa obra de Jojo Moyes nos ensina uma grande lição sobre o poder do conhecimento, da amizade e da liberdade.

Nela, a autora fala sobre lealdade, justiça e independência, nos fazendo refletir sobre a rede de apoio e amizade das mulheres e sobre a importância de ir além dos nossos “limites”.

13. Cem: o que aprendemos na vida, de Heike Faller

livro cem

Sem dúvida, “Cem: o que aprendemos da vida” é um dos melhores livros para presentear. Nele, o autor Heike Faller nos leva por uma viagem extraordinária por cada ano das nossas vidas; ilustrando desde a infância até os cem anos.

Esse é um livro para chorar, rir, refletir e compartilhar com quem amamos. Ele nos faz parar e pensar sobre o caminho que percorremos até aqui e o que nos espera no futuro.

14. Uma pergunta por dia, de Potter Style, outra opção de presente de Natal

livro uma pergunta por dia

O livro “Uma pergunta por dia”, de Potter Style, convida o leitor a responder uma questão por dia durante um ano, das mais simples até as mais complicadas.

Em suas páginas, há espaço para cinco respostas, ou seja, é possível utilizar o livro por até cinco anos.

Por isso, ele funciona como uma espécie de cápsula do tempo, que pode ser usado tanto por quem ama diários como por quem tem dificuldade de mantê-los.

15. O que aconteceu com Annie, de C. J. Tudor

livro o que aconteceu com annie

Quer dar um livro de suspense de presente? Então, uma das melhores opções é “O que aconteceu com Annie”, de C. J. Tudor, a mesma autora do sucesso “O homem de giz”.

Nesta obra, Tudor fala sobre o desaparecimento misterioso da pequena Annie. Embora ela tenha retornado depois de alguns, estava diferente.

Vinte e cinco anos depois, Joe, seu irmão, recebe um e-mail anônimo que diz: “eu sei o que aconteceu com a sua irmã. Está acontecendo de novo”.

16. Serpentário, de Felipe Castilho

livro serpentario

Em “Serpentário”, Felipe Castilho conta a história de um grupo de amigos que fica preso em uma ilha repleta de cobras no Réveillon de 1999.

Em meio ao caos, eles descobrem que a única maneira de sair de lá é oferecendo um deles como sacrifício.

Anos depois do ocorrido, Caroline, uma das integrantes do grupo, descobre que a pessoa que eles abandonaram está viva. Então, ela decide reunir novamente os amigos para finalmente entender o que aconteceu naquela noite.

17. Teto para dois, de Beth O’Leary

livro teto para dois

Está procurando livros de romance para dar de presente? Então, você precisa conhecer a história de Tiffy e Leon, duas pessoas que decidem morar juntas sem nunca terem se visto pessoalmente.

Depois de três meses do fim do seu relacionamento,Tiffy finalmente consegue sair do apartamento do seu ex-namorado obsessivo. Por isso, ela precisa urgente de um lugar barato para morar.

Leon é um enfermeiro que está passando por problemas financeiros. Por isso, ele decide sublocar seu apartamento, onde fica apenas durante o dia, já que trabalha no turno da noite e passa os finais de semana na casa da sua namorada.

Em um plano aparentemente perfeito, Tiffy e Leon fecham um contrato de seis meses. Para se comunicar e resolver os pequenos problemas do dia a dia, eles trocam post-its pela casa.

Será que isso tem como dar certo?

18. O presente do meu grande amor, de Stephanie Perkins

livro o presente do meu grande amor

O que pode ser melhor de presente de Natal do que um livro com contos sobre as festas de fim de ano?

“O presente do meu grande amor”, de Stephanie Perkins, reúne doze histórias escritas por alguns dos autores mais populares da atualidade, como David Levithan, Rainbow Rowell e Jenny Han.

Nessa obra, há um pouco de tudo. Por isso, ela vai agradar quer a pessoa comemore o Natal, o solstício de inverno, o ano-novo ou o Chanucá.

19. Esqueceram de mim, de Kim Smith, uma opção de presente para as crianças

livro esqueceram de mim

O livro “Esqueceram de mim” é baseado no clássico filme dos anos 1990. Ele conta as aventuras de Kevin McCallister, um menino de oito anos de idade que deseja que sua família desapareça. E o seu desejo é realizado!

Então, sozinho em casa na véspera de Natal, ele usa de suas artimanhas infantis para se proteger de dois ladrões insistentes e muito atrapalhados.

20. O elogio do vira-lata, de Eduardo Giannetti

livro o elogio do vira-lata

“O elogio do vira-lata” reúne vinte e cinco ensaios do economista e filósofo Eduardo Giannetti. Nesta obra, o ensaísta explora temas como identidade, história econômica e cultura.

Em um dos seus ensaios mais celebrados desse livro, Giannetti examina o complexo do vira-lata, ou seja, a imagem depreciativa que os próprios brasileiros têm de si mesmos em relação ao que é estrangeiro.

Sem dúvida, essa coletânea publicada pela editora Companhia das Letras é um dos melhores livros para presentear aquela pessoa que gosta de filosofia e história.

21. A menina da foto, de Kim Phuc, o livro perfeito para dar de presente para quem é religioso

livro a menina da foto

Kim Phuc foi uma das crianças que aparece na famosa foto que se tornou um ícone da barbárie da guerra no Vietnã.

Quanto tinha apenas 9 anos de idade, Kim Phuc foi gravemente atingida por Napalm e considerada como praticamente morta.

Porém, sua mãe percebeu que ela, embora muito abatida, estava viva. Por isso, lutou para que Kim fosse atendida. Então, depois de várias cirurgias, ela sobreviveu.

Mesmo diante da manipulação do governo e das dores, Kim Phuc mostrou uma resistência espiritual e física impressionante.

Nesta autobiografia emocionante, Kim conta como a religião a “salvou” e trouxe a ela uma nova trajetória de esperança e paz.

22. Sapiens: uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari

livro sapiens

“Sapiens: uma breve história da humanidade” é a obra que consagrou Yuval Noah Harari como um dos pensadores mais brilhantes da atualidade.

O livro fala de forma fascinante sobre a história dos humanos sobre a Terra. Desde a Idade da Pedra até o Vale do Silício, o historiador israelense traz uma visão ampla e crítica da jornada que tornou os seres humanos os governantes do mundo.

Quem tem a oportunidade de ler esse livro entende por que ele já foi indicado por Barack Obama e Mark Zuckerberg.

23. Um crime da solidão: reflexões sobre o suicídio, de Andrew Solomon

livro um crime da solidao

Infelizmente, a morte ainda é um tabu para a maioria das pessoas. Porém, em “Um crime da solidão: reflexões sobre o suicídio”, Andrew Solomon nos lembra sobre a gravidade da depressão e como o suicídio não é tratado com a devida seriedade.

Com muita sensibilidade e empatia, Solomon discute sobre vários aspectos desse mal tão comum.

Na edição da Companhia das Letras, reuniram-se pela primeira vez os textos de “O demônio do meio-dia” e “Longe da árvore”. Neles, Salomon reflete sobre casos recentes de suicídios, como  Robin Williams, Anthony Bourdain, Kate Spade, Sylvia Plath, David Foster Wallace e Virginia Woolf.

24. Mindset: a nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck

livro mindset

Carol Dweck, ph.D., professora de psicologia e especialista em sucesso e motivação, desenvolveu um conceito fundamental de como encaramos a vida é crucial para o sucesso.

Em seu livro, “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, Dweck mostra cientificamente porque somos pessimistas ou otimistas, bem-sucedidos ou não.

Além disso, ela mostra como a nossa atitude mental pode ser decisiva para que todo nosso potencial seja explorado.

Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

25. Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker

ivro os segredos da mente milionaria

Em “Os segredos da mente milionária”, T. Harv Eker nos ensina que ter o hábito de administrar o dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro que uma pessoa tem.

Nesse livro, Eker aborda 17 modos de pensar que tornam uma pessoa rica. Além disso, ele mostra um método eficiente de administrar o dinheiro e aumentar o seu patrimônio, independente da quantidade de horas que você trabalha.

Sem dúvida, esse é um presente para a vida toda – se quiser incrementar ainda mais o presente, veja nossos livros sobre finanças.

26. Ironias do tempo, de Luis Fernando Verissimo

livro ironias do tempo

Luis Fernando Verissimo há muito tempo registra suas crônicas nos jornais dos principais eventos do Brasil e do mundo. Por isso, Adriana e Isabel Falcão reuniram e selecionaram os textos produzidos pelo autor nos últimos vinte anos para montar essa antologia.

Como resultado, temos uma viagem pelo tempo que nos mostra que muita coisa muda em vinte anos, e muita coisa permanece exatamente igual.

Esse livro é perfeito para dar de presente para quem tem um olhar crítico e curte o estilo sarcástico de Verissimo.

27. Minha história, de Michelle Obama, um dos melhores livros para dar de presente e inspirar

livro minha historia

A ex-primeira dama dos Estados Unidos se tornou uma das mulheres mais cativantes e icônicas do nosso tempo. Enquanto ajudava a criar a mais inclusiva e acolhedora Casa Branda de todos os tempos, Michelle Obama se posicionou como um porta-voz das meninas e mulheres do mundo todo.

Em sua autobiografia, Michelle Obama reflete sobre como suas experiências a moldaram, descrevendo com honestidade e inteligência suas vitórias e decepções públicas e privadas.

28. Adulta sim, madura nem sempre, de Camila Fremder, um dos livros para dar de presente de aniversário de 30 anos

livro adulta sim madura nem tanto

“Adulta sim, madura nem sempre”, de Camila Fremder, conta de forma leve e divertida situações engraçadas do dia a dia de quem chega aos trinta e poucos anos.

Nessa obra curta, feita para ler num só fôlego, Camila Fremder mostra que todo mundo sente que a vida adulta chega sem avisar e sem curso preparatório.

29. Pancadaria: por dentro do épico conflito Marvel vs DC, de Reed Tucker

livro pancadaria

A obra de Reed Tucker, “Pancadaria: por dentro do épico conflito Marvel vs DC”, é um dos melhores livros para dar de presente para quem é apaixonado por quadrinhos.

O livro conta a história da épica disputa cinematográfica entre a Marvel e a DC Comics desde 1960 até os dias de hoje.

Aproveite para clicar aqui e ler, também, nossa seleção de melhores HQ.

30. Pais e filhos, de Ivan Turguêniev

livro pais e filhos

Por fim, “Pais e filhos”, de Ivan Turguêniev, reflete o confronto entre as gerações, suas expectativas e ideais.

Acusado de ser responsável por atos criminosos cometidos por radicais influenciados pela obra, “Pais e filhos” protagonizou uma das maiores polêmicas da literatura russa.

O livro conta a história do jovem estudante Arkádi Nikolaitch que retorna para casa acompanhado do seu amigo e mentor que despreza qualquer autoridade, é antissocial e se declara niilista.

Então, imediatamente essa companhia causa um imenso desgosto no pai e no tio de Arkádi.

Gostou dessa seleção de livros para presentear?

Os livros que trouxemos hoje nessa lista são excelentes dicas de títulos para presentear amigos e pessoas queridas.

A literatura não deixa de surpreender, trazendo histórias em páginas de muita emoção, reflexão e surpresas, seja qual for o gênero escolhido.

Esperamos que você tenha gostado de nossas sugestões de presentes. Para os apaixonados por livros, essas dicas cairão como uma luva. Escolha a sua favorita dentre as obras e autores citados e compre um super presente!