Ordem dos livros Star Wars: a sequência certa para se aventurar

ordem dos livros star wars

Livros, séries, filmes, HQs – parece haver infinitas obras sobre o Universo Expandido de “Star Wars” e isso pode confundir até mesmo os fãs da franquia. Por isso, nada melhor que descobrir a ordem dos livros de “Star Wars” e saber por onde começar a ler.

Além do Universo Expandido (também chamado de “UE”), há histórias oficiais de “Star Wars”, conhecidas como “Canônicos” e outras que receberam o selo “Legends”.

Então, para ninguém ficar perdido e isso causar o despertar da força do ódio em alguém, vale conhecer a sequência de livros do universo de “Star Wars” e iniciar a leitura para hoje.

Acompanhe essa saga!

Livros com Desconto
Compre livros com desconto na Amazon
3

Universo Expandido, Canônico e selo Legends: o que são esses termos em Star Wars?

Antes de partir para a ordem dos livros de “Star Wars”, é importante explicar o universo da série em três tipos de histórias. São eles:

Universo Expandido de Star Wars: histórias originais

O “UE” são histórias originais de “Jornada nas estrelas” e que não são vistas nos filmes.

A propósito, o conceito do Universo Expandido é expandir a obra para outros meios de entretenimento, como quadrinhos e games.

Canônico: histórias oficiais

Depois que foi lançado pela Disney, todo o material do universo de “Star Wars” foi classificado como oficial, ou melhor dizendo, verdadeiro. Isto é, o “Canônico” é a série de George Lucas pós-Disney.

Selo Legends: histórias antes do lançamento na Disney

Histórias com o selo “Legends” são aquelas lançadas antes da Disney comprar os direitos de exibição da Lucasfilm. Isto é, a cronologia dos filmes não é seguida a rigor pelo estúdio, com isso, os fãs podem considerar ou não como verdadeiras as histórias com selo “Legends”.

Como começar a ler os livros Star Wars?

É válido destacar que não existe uma ordem dos livros para começar a ler o “Universo expandido” de “Star Wars”, já que vai do gosto pessoal de cada um.

Por isso, selecionamos uma sequência dos livros que vão te ajudar a mergulhar nas histórias de Luke, Han, princesa Leia e demais personagens icônicos da franquia.

Antes de continuar, conheça a ordem cronológica desses livros também:

Ordem dos livros “Star Wars”: lista dos canônicos

1. Star Wars: Um novo amanhecer, de John Jackson Miller

livro um novo amanhecer

Os eventos neste livro acontecem entre os episódios III e IV, e mostram personagens da série animada “Star Wars rebels”.

Com o fim da rebelião Jedi, o imperador Palpatine começa a ter suas atitudes duvidosas postas em xeque.

É a chegada do futuro Cavaleiro Jedi, o clandestino Kanan Jarrus, que vai mexer com as estruturas das forças imperiais e se deparar com Hera Syndulla.

2. Estrelas perdidas, de Claudia Gray

livro estrelas perdidas

A união e a separação de Ciena Ree e Thane Kyrell contadas sob a escrita de Claudia Gray. Ambas se uniram pelo sonho de serem pilotos do Império, mas se separaram por opiniões políticas opostas.

O livro mostra como o imperador tem poder sobre as pessoas, uma vez que Ciena vai escolher ficar do seu lado, enquanto Thane prefere a “Aliança rebelde”.

3. Dark Disciple, de Christian Golden

livro dark disciple

Os exércitos do lado negro e da República estão em guerra pelo controle da galáxia. O Lorde Sith Conde Dookan está cada vez mais impiedoso em suas táticas cruéis, ordenando o massacre de refugiados indefesos.

Isso obriga o Conselho Jedi a tomar uma medida drástica: eliminar o próprio Conde Dookan. Para tal, decide unir dois lados da força: o cavalheiro Quinlan Vos e a infame Sith Asajj Ventress.

Ainda que a assassina Ventress já tenha lutado ao lado de Dookan, o Conselho Jedi acredita que tanto ela quanto Vos vão conseguir acabar com ele.

4. Dooku – Jedi lost, de Cavan Scott

livro dooku jedi lost

Quem seria Dookan antes de se tornar braço direito dos Sith? Neste livro de Cavan Scott, os leitores de “Star Wars” vão conhecer a vida de Dookan, nascido em uma propriedade orbitada pela lua Cemitério.

Tão logo suas habilidades Jedi são reconhecidas, ele é levado para ser treinado por ninguém menos que o lendário Mestre Yoda.

A partir daí, Dookan começa a subir de hierarquia, fazer amizades e mostrar seu fascínio pela missão de Jedi Lene Kostana: encontrar e estudar as relíquias dos Jedi, que serão de grande importância para o caso dos inimigos dos Jedi retornarem.

Aqui, a luta de Dookan para permanecer na luz será testada, mesmo que a escuridão já esteja tomando conta…

5. Sombras do império, de Steve Perry

livro sombras do imperio

Quando se fala em Universo Expandido, é impossível não associar a este livro. A obra ganhou quadrinhos, trilha sonora e game, e aborda passagens entre os episódios V e VI de “Star Wars”.

Na trama, Darth Vader não descansa enquanto não levar o jovem Jedi, Luke Skywalker, ao imperador.

Para isso, o império terá ajuda de Sol Negro, uma das maiores facções criminosas da galáxia, comandada por Xizor, o príncipe controlador de todo o sub-mundo da área.

6. Star Wars: Aftermath, de Chuck Wendig

'livro aftermath

“Aftermath” é uma trilogia que explica a reestruturação da galáxia após a morte impactante de Darth Vader. Chuck Wendig resolveu abordar o tema em três livros.

Dessa forma, fãs podem entender tudo que aconteceu entre os episódios VI e VII, com assuntos especiais e o romance entre Leia e Han.

7. Guardians of the whills, de Greg Rucka

livro guardians of the whills

Baze e Chirrut eram, até então, os Guardiões das Colinas, situadas na Cidade Santa, no deserto de Jheda. Eles cuidavam de um Templo e dos devotos que lá frequentavam, até o Império chegar e destruir tudo.

Mas a presença de uma milícia governada por Saw Guerrera parece ser a solução para derrotar o Império. No entanto, Baze e Chirrut podem ter que pagar caro por conta dessa oportunidade.

8. Antes de despertar, de Greg Rucka

livro antes de despertar

O trio de protagonistas de “Star Wars: o despertar da força” tem suas histórias contadas neste livro de Greg Rucka.

Os fãs têm a chance de conhecer a vida de Rey em Jakku, além de saber como Finn passou a questionar as ordens de Phasma e despertar para o homem que todos conhecem no cinema.

Mais livros canônicos da Jornada nas Estrelas

  • Star Wars Episódio I: A ameaça fantasma, de Terry Brooks;
  • Star Wars Episódio II: O ataque dos clones, de R. A. Salvatore;
  • Star Wars Episódio III: A vingança dos Sith, de Matthew Stover;
  • Lordes dos Sith, de Paul S. Kemp;
  • Tarkin, de James Luceno;
  • Star Wars IV: Uma nova esperança, de Alan Dean Foster & George Lucas;
  • Herdeiro de Jedi, de Kevin Hearne;
  • Battlefront: Twilight company, de Alexander Freed;
  • O império contra-ataca, de Donald F. Glut;
  • Star Wars episódio VI: O retorno de Jedi, de James Kahn;
  • Moving target: Aventura da princesa Leia, de Cecil Castellucci e Jason Fry;
  • Smuggler’s run: A Han Solo & Chewbacca adventure, de Greg Rucka;
  • The weapon of a Jedi, de Jason Fry.

Gosta de ler histórias de ficção científica como essa? Então confira os 16 melhores livros de ficção científica com histórias incríveis!

Ordem dos livros de “Star Wars”: lista com selo Legends

1. Revan, de Drew Karpyshyn

livro revan

Revan: de traidor a um vilão sem memórias. Depois que ele deixou Coruscant para derrotar os mandalorianos e acabou voltando como um discípulo disposto a derrotar a República, Revan tem uma oportunidade de redenção.

O Conselho Jedi decide dar uma chance, mas com a condição de ele esquecer de tudo. Agora, o que sobrou para Revan é medo e pesadelos, coisas que podem atrapalhar sua vida e a existência da República.

Isso porque seus pesadelos são parte de poucas lembranças e ele sente que um grande perigo ameaça a todos.

2. Trilogia Darth Bane, de Drew Karpyshyn

livro trilogia darth bane

Esta trilogia conta os três seguintes livros: “Path of destruction”, “Rule of two” e “Dynasty of evil”. Trata-se da história do minerador Dessel que se transformou em Darth Bane, o guerreiro lorde sombrio dos Sith.

Após fugir das forças da República e se unir ao exército Sith, Dessel é testado de todas as formas até se entregar totalmente ao lado sombrio da força. Cada um dos livros mostra a sua ascensão e o seu eventual sucessor, Darth Sidious.

3. Darth Plagueis, de James Luceno

livro darth plagueis

Darth Plagueis é a criatura que tem o controle da vida e da morte. Tal poder chama a atenção de seu aprendiz, Darth Sidius, conhecido como Palpatine.

Aos poucos, a galáxia assiste sua escalada de poder, sua ascensão a novos postos da hierarquia, sua história sendo traçada.

Com uma trama envolvente, o livro escrito por James Luceno contém golpes políticos, assassinatos e muitas lutas pelo poder.

4. A origem e a lenda de Obi-Wan-Kenobi, de Ryder Windham

livro a origem e a lenda de obi-wan-kenobi

A extraordinária história de Obi-Wan-Kenobi que, mesmo subestimado como Padawan, se mostrou um dos melhores Mestres Jedi da galáxia.

Ainda que tenha jurado servir à República Galáctica e à Ordem Jedi, as coisas ficam difíceis, uma vez que seu aprendiz só fez destruir essas instituições.

Agora, só resta resgatar Darth Vader do Lado Negro da força, porém, isso será missão designada a outra pessoa: Luke Skywalker.

5. A ascensão e a queda de Darth Vader

livro ascensao e a queda de darth vader

Muitos amam; outros odeiam. A verdade é que Darth Vader é a figura icônica por trás do sucesso absoluto da franquia “Star Wars”.

Neste volume, o leitor conhece toda a trajetória do vilão, desde a sua infância em Tatooine até sua ascensão como Jedi.

A história é contada através do ponto de vista do próprio Anakin Skywalker e como ele foi parar no Lado Sombrio para se tornar o Darth Vader que conhecemos.

6. Kenobi, de John Jackson Miller

livro kenobi

O grande Cavaleiro Jedi, Obi-Wan Kenobi, está isolado nos confins da galáxia após a destruição da República.

Ainda que tente se manter no anonimato, Obi-Wan vai se envolver em conflitos com o perigoso Povo da Areia, para proteger os habitantes no meio do deserto.

“Kenobi” se passa após os eventos do filme “Star Wars III – A vingança dos Sith”, que mostra a ascensão de Darth Vader, o nascimento de Luke e Leia e a eliminação dos Jedi.

7. Perseguição ao Jedi (The last Jedi), de Michael Reaves e Maya Kaathryn Bohnhoff

livro perseguicao ao jedi

Jax Pavan é um dos sobreviventes do massacre promovido pela Ordem 66. Os poucos Jedi que sobreviveram decidiram pelo isolamento, mas Pavan, não.

Ele está disposto a enfrentar o Império com ajuda de um parceiro da Whiplash, um grupo secreto de resistência, sediado em Coruscant.

Jax Pavan tem a missão de transportar um líder da Whiplash para um mundo distante, mas nesse caminho ele teme a presença nefasta de Darth Vader, que não pretende descansar enquanto não descartar o último Jedi da galáxia.

8. Trilogia Han Solo, de A.C. Crispin

livro trilogia hans solo

A história de Han Solo se passa entre os episódios III e IV de “Star Wars”. Neles, vemos a trajetória do personagem, que tenta fugir dos contrabandistas que o exploravam desde sua infância.

Sonhando em ser piloto na Academia Imperial, Han Solo vai enfrentar muitos obstáculos e situações estranhas, como ser designado a cumprir missões ilegais na companhia de um enorme e peludo alienígena: o Chewbacca.

Agora, para escapar da cilada em que se meteu, ele vai precisar enfrentar contrabandistas e falsos profetas.

9. Star Wars: uma nova esperança, de Ryder Windham

livro um nova esperanca

Este livro ajuda a compreender o caminho que Kenobi traçou para o jovem Luke Skywalker, quando ainda morava em Tatooine.

Luke queria descobrir seu lugar no mundo e isso o levou a conhecer o Mestre Jedi Obi-Wan, o cavaleiro que se escondeu no planeta após a destruição da República.

Quando Luke se junta aos Rebeldes na luta contra o Império, o jovem percebe que encontrou o caminho para enfrentar aquele que vem a ser o seu maior desafio: Darth Vader.

Luke será a nova esperança para a galáxia?

10. Star Wars: Thrawn, de Timothy Zahn

livro thrawn

Se você quer saber mais informações sobre o Império, a dica de leitura é acompanhar a trilogia “Thrawn”.

Considerado um dos maiores marcos do “UE”, este box reúne três histórias: “Herdeiro do império”, “Ascensão da força sombria” e “O último comando”.

Você poderá saber o que aconteceu após cinco anos desde o “Retorno de Jedi”, além de ter acesso a um conto extra.

11. Legado de sangue, de Claudia Gray

livro legado de sangue

Seis anos antes dos eventos em “O despertar da força”, o leitor vai conhecer melhor sobre a história de Leia e como ela se tornou a líder que todos conhecem em “Legado de sangue”.

Assim, os fãs entendem o motivo dela nunca ter desejado ser uma Jedi, como a Nova República começou a ruir e também o surgimento da Primeira Ordem.

Assim como “Star Wars”, temos uma lista de 23 livros de fantasia para você colocar em dia!

Mais livros Legends de Star Wars

  • Troopers da morte, de Joe Schreiber;
  • Canalhas, de Timothy Zahn;
  • Império e rebelião – no fio da navalha, de Martha Wells;
  • Tréguas em Bakura, de Kathy Tyers (não publicado no Brasil);
  • Esquadrão Rogue, de Michael A. Stockpole;
  • O dilema da princesa Leia, de Dave Wolverton;
  • A estrela de cristal, de Vonda N McinTyre;
  • Provação, de Troy Dening;
  • Série O legado de Jedi, de Jude Watson.

Aventura dos Jedi

  • O caminho à verdade;
  • O caminho do aprendiz;
  • O rastro dos Jedi;
  • Os jogos perigosos;
  • O mestre do disfarce;
  • A escola de medo;
  • A armadilha sombria;
  • O momento da verdade;
  • A troca da guarda;
  • A falsa paz;
  • O duelo final.

Os últimos dos Jedi

  • A missão desesperada;
  • O aviso escuro;
  • O mundo subterrâneo;
  • Morte em Naboo;
  • Uma teia enrascada;
  • O retorno do lado escuro;
  • A arma secreta;
  • Contra o império;
  • 9 Master of deception;
  • 10 Reckoning.

Mais sobre Legends

  • O manto de engano, de James Luceno
  • Darth Maul: Sabotador, de James Luceno
  • Darth Maul: O caçador das sombras, de Michael Reaves
  • O planeta selvagem, de Greg Bear;
  • A força nascente, de Dave Wolverton;
  • Voo de ida, de Timothy Zahn;
  • A tempestade que se aproxima, de Alan Dean Foster;

A guerra dos clones

  • Ponto de ruptura, de Matthew Stover;
  • A decepção de cestus, de Steven Barnes;
  • A colmeia, de Steven Barnes;
  • A prova de Jedi, de David Sherman & Dan Cragg;
  • Yoda: O encontro escuro, de Sean Stewart.

Série de Republic Commando, de Karen Traviss

  • Contato Duro, de Karen Traviss;
  • Zero Triplo, de Karen Traviss;
  • Lealdade Verdadeira, de Karen Traviss;
  • Omega Squad Targets, de Karen Traviss.

Boba Fett, por Terry Bisson

  • A luta para sobreviver;
  • Crossfire.

Boba Fett, por Elizabeth Hand

  • O labirinto de decepção;
  • Caçado;
  • Uma ameaça nova;
  • A perseguição.

Para continuar despertando a força em você…

  • Medstar duology (Duologia de medestrela), de Michael Reaves e Steve Perry;
  • A vingança dos Sith, de James Luceno;
  • Coruscant Nights (As Noites de Coruscant), de Michael Reaves;
  • Estrela da morte, de Michael Reaves e Steve Perry;
  • As aventuras de Lando Calrissian, de L. Neil Smith (trilogia).

Série The Mandalorian

A Disney+ lançou uma série no universo “Star Wars”, que está focada em um caçador de recompensas que atua em algum lugar sem lei da galáxia.

“The Mandalorian” se passa nove anos depois dos eventos do primeiro filme “Star Wars” (“Uma nova esperança”) e também antes dos 30 anos de “O despertar da força”.

Sabemos, portanto, que a Nova República foi construída após a derrubada do Império pela Aliança Rebelde. Mas os rebeldes não faziam ideia da ameaça chamada Primeira Ordem.

Para quem assistiu à temporada final de “Star Wars rebels”, vale a pena conferir esse seriado.

Dica especial: Star Wars – academia Jedi

Uma boa dica para quem deseja ler “Star Wars” é começar pelo livro “Academia Jedi”, que é basicamente um guia de leitura da franquia de George Lucas.

Isso porque, depois que os direitos da saga foram comprados pela Disney e as histórias sofreram algumas mudanças, os fãs – principalmente os novatos – ficaram perdidos no espaço.

Piadinhas à parte, a editora Aleph pensou na confusão que os leitores poderiam fazer e resolveu criar uma linha do tempo que ficasse entre Antes da Batalha de Yavin (A.B.Y) e Depois da Batalha de Yavin (D.B.Y).

Agora, a força está com você!

Com essa sequência de livros “Star Wars”, é possível que você se sinta pronto a embarcar nas aventuras de Luke, Han, Leia e do temível Darth Vader.

Mesmo que você já tenha assistido aos filmes da série, mergulhado na galáxia dos personagens icônicos e se aprofundado nos quadrinhos, é sempre bom contar com a ordem dos livros de “Star Wars” para não se perder.

Aproveite que você chegou até aqui e acompanhe a ordem dos livros do “Guia do mochileiro das galáxias”, de Douglas Adam.

Boa leitura e até a próxima!