Qual é a Ordem dos Livros de Trono de Vidro, de Sarah J. Maas? Sequência Cronológica de Leitura

ordem dos livros trono de vidro

Quando o assunto é fantasia, Sarah J. Maas é uma das escritoras de referência. Ao todo, a autora já vendeu mais de 8 milhões de exemplares dos seus livros, sendo que eles foram traduzidos para 36 idiomas.

De fato, suas histórias já conquistaram muitos fãs ao redor do mundo, especialmente com as suas séries “Trono de vidro” e “Corte de espinhos e rosas”.

Ao todo, “Trono de vidro” contém 7 livros, alguns contos e conteúdos extras. Nessa obra fantástica em que a heroína é uma assassina, todos eles se complementam de alguma forma e são essenciais para entender plenamente a trama.

Então, para você não se perder, hoje nós vamos falar sobre a ordem de leitura dos livros “Trono de vidro”. Confira a seguir!

Livros com Desconto
Compre livros com desconto Amazon
3

Do que se tratam os livros da série Trono de Vidro?

A série “Trono de vidro” é um best-seller do New York Times que faz sucesso em muitos países. Essa obra é uma série de fantasia young adult que conta a história de uma assassina chamada Celaena Sardothien. Ela nasceu em uma terra sem magia e governada por um rei muito cruel.

Depois de passar um ano trabalhando nas minas de sal de Endovier como escrava para pagar por seus crimes, ela é levada perante o príncipe Dorian. Nesse momento, o herdeiro da família real oferece a ela sua liberdade com a condição de que ela ganhe uma competição para se tornar a assassina real.

Caso ela realmente ganhe, ela terá que servir como assassina durante três anos e depois disso ela terá sua liberdade.

Originalmente, “Trono de vidro” levava o título de “Rainha de vidro”. Ele foi publicado em 2003 no site FictionPress sob o pseudônimo de S. J. Maas.

Porém, logo a história se tornou uma das mais populares do site. Então, no final de 2008, a autora retirou sua obra do site para publicar o livro.

Em 2012, Sarah J. Maas publicou o livro reescrito com a editora Bloomsbury com o nome “Trono de vidro”. A princípio, a história foi dividida em três partes. Depois, ela foi adaptada para os quatro primeiros livros da série. No Brasil, as obras foram publicadas pela editora Galera Record.

Ao todo, a série contém 7 livros e alguns contos. Todos os livros de “Trono de vidro” já foram nomeados ao Goodreads Choice Awards para Melhor Livro Jovem Adulto de Fantasia e Ficção Científica, e dois deles ganharam (“Rainha das sombras” e “Reino das cinzas”).

De acordo com a própria Sarah J. Maas, o universo da série “Trono de vidro” foi inspirado nos contos de fadas, algo que a autora adora.

Ela pensou que a Cinderela poderia ser uma assassina que não vai ao baile para dançar com o príncipe, mas para matá-lo. Foi assim que nasceu a protagonista da série, Celaena Sardothien.

O objetivo da autora ao escrever a série é mostrar que, com esperança, tudo pode ser alcançado, e que a lealdade e a amizade são as coisas mais importantes. Além disso, os livros também mostram que o amor é capaz de superar muitos obstáculos, curar e transformar o modo de pensar das pessoas.

Conheça mais sobre a ordem dos livros de Trono de Vidro, da autora Sarah J. Maas

Conforme já mencionamos, essa série de Sarah J. Maas possui 7 livros. Porém, ela também possui alguns contos que aconteceram antes da história contada no primeiro livro, e eles são fundamentais para a narrativa. Eles contam como a nossa heroína se tornou a melhor assassina de Adarlan.

Basicamente, esta é a ordem de leitura de “Trono de vidro”:

  1. “A lâmina da assassina”;
  2. “Trono de vidro”;
  3. “Coroa da meia noite”;
  4. “Herdeira do fogo”
  5. “Rainha das sombras”;
  6. “Império de tempestade”;
  7. “Torre do alvorecer”;
  8. “Reino das cinzas”.

Confira a seguir mais detalhes sobre cada uma dessas obras.

1. A lâmina da assassina

livro a lamina da assassina

O livro “A lâmina da assassina” é composto por cinco contos que se complementam e contam como Celaena chegou onde está no começo do livro “Trono de vidro”. Estas são as cinco histórias:

  • A assassina e o lorde pirata
  • A assassina e a curandeira
  • A assassina e o deserto
  • A assassina e o submundo
  • A assassina e o império

Nesse livro, nós começamos a conhecer Celaena Sardothien, a famosa assassina que poucos viram, e menos pessoas ainda sobrevivem à sua ira. Suas lâminas são precisas e ela tem um senso de justiça muito aguçado, embora seu código de honra possa parecer um pouco estranho.

Quando criança, ela foi encontrada pelo rei dos Assassinos de Adarlan, agonizando. Desde então, seu caminho ficou repleto de lágrimas, suor e sangue.

Em “A lâmina da assassina”, nós acompanhamos Celaena derrotar um lorde pirata junto com toda a sua tripulação, se encontrar com uma curandeira e treinar com o Mestre Mudo, além de saber um pouco mais sobre o seu tempo como escrava na prisão nas Minas de Sal de Endovier e a luta com seu próprio coração.

Com certeza, esse deve ser o primeiro livro na ordem de leitura, pois ele contextualiza todo o resto da série.

2. Trono de vidro

livro trono de vidro

“Trono de vidro” é o segundo livro da ordem de leitura da série. Nele, nós conhecemos o Reino de Adarlan, um lugar em que a magia foi extinta há muito tempo. Ele é governado por um rei cruel que pune os rebeldes sem nenhuma piedade.

Nesse momento, Celaena Sardothian está com 18 anos de idade, presa em Endovier. Quando está quase sem esperanças, ela recebe uma oferta que jamais imaginou: ir no lugar do príncipe em uma mortal competição. Para isso, ela terá que lutar e derrotar os 23 assassinos mais habilidosos do reino.

Essa oferta pode parecer arriscada demais para uma jovem. Mas, essa pode ser a única oportunidade dela finalmente conquistar a sua liberdade. Afinal de contas, não existe nenhuma chance dela escapar com vida da prisão onde ela está.

Porém, antes da batalha, cada um dos competidores começa a morrer de forma terrível. Então, para sobreviver, ela precisa descobrir o que está causando todas essas mortes antes de ser assassinada e que a sua única possibilidade de ser livre seja destruída.

3. Coroa da meia noite

livro coroa da meia-noite

No próximo livro da série de Sarah J. Maas, “Coroa da meia noite”, Celaena continua em busca da sua liberdade, mas agora como assassina real. Diferente de sua vida de escravidão nas Minas de Sal de Endovier, a jovem tem conforto, fartos banquetes, muito dinheiro e uma conselheira, a doce Nehemia.

Agora, a sua missão é encontrar os inimigos do rei onde quer que eles estejam. Apesar de amar sua vida de luxos, Celaena é uma líder confiante, forte e está sempre pronta para sacrificar tudo por quem ela ama. Porém, sem permitir que esse sentimento a defina.

Depois de algum tempo, um complô contra o rei e seus planos misteriosos é descoberto.

Então, a mais nova assassina real é encarregada de eliminar os traidores. Contudo, logo ela descobre que terá de matar um amigo de longa data, fazendo com que ela fique cada vez mais envolvida em traições e mentiras.

Ao mesmo tempo, a jovem assassina tenta descobrir os segredos escondidos sobre o reino de Adarlan. Então, depois de uma trágica noite, os mistérios do castelo de vidro passam a ser revelados e Celaena precisa descobrir toda a verdade para poder fazer justiça.

4. Herdeira do fogo

livro herdeira do fogo

“Herdeira do fogo” é o quarto livro na ordem de leitura da série “Trono de vidro”. Agora, chegou o momento de Celaena reconhecer sua verdadeira herança e exigir a coroa do país de Terrasen. Depois de ressurgir das cinzas, ela está mais letal e forte do que nunca.

Após fazer um pacto de sangue com Nehemia, Celaena está em busca da feérica Meave. Assim, ela poderá aprender mais sobre a sua própria magia.

Enquanto isso, ela também está treinando com príncipe Rowan, que a leva à beira da exaustão emocional e física. Porém, Celaena não pode se dar ao luxo de se render às suas dúvidas e inseguranças. Afinal de contas, a maior batalha de todos os tempos está prestes a começar, uma guerra que pode transformar todo o seu povo em escravos.

Em contrapartida, no Forte da Fenda, Dorian está contando com a ajuda da sua amiga e curandeira Sorscha para entender a magia. Porém, logo eles se tornam mais do que amigos e os segredos de Sorscha podem colocar a vida do príncipe em perigo.

Em meio a tudo isso, Celaena precisa reunir coragem para encarar mais perigos, enfrentar seus medos e fazer a mais difícil escolha de toda a sua vida.

5. Rainha das sombras

livro rainha das sombras

O quinto livro na ordem de leitura de “Trono de vidro” é “Rainha das sombras”.

Depois que todas as pessoas que Celaena Sardothien ama foram mortas, presas ou escravizadas, chegou o momento da vingança. De volta ao império, ela vai confrontar seu passado obscuro, reconquistar seu reino e finalmente fazer justiça.

Agora, aquela famosa assassina da guarda real está morta. Celaena assumiu a identidade da rainha de Terrasen. Porém, antes de reivindicar seu trono, ela precisará lutar.

Enquanto coloca seu plano em ação, ela vai precisar se proteger contra seus antigos inimigos e se abrir para novos aliados. Somente assim ela terá alguma chance de sobreviver!

Leia também: “Os 23 Melhores Livros de Fantasia (Magia, Medieval)

6. Império de tempestades

livro imperio de tempestades

Em “Império de tempestades”, o sexto livro na ordem de leitura da série, finalmente Aelin voltará ao seu trono de direito. Ela vai ser coroada rainha pelo Senhor do Norte. Porém, o caminho até a coroa será longo e muito tortuoso.

Muitos amigos serão perdidos, laços desfeitos e novos pactos serão feitos. E tudo isso poderá afetar diretamente na batalha contra o Rei Sombrio.

Por isso, ela vai se dedicar totalmente à magia para proteger seu povo e honrar a coroa de fogo que leva sobre a cabeça.

Mais uma vez, os horrores libertados de Morath e o exército Valg ameaçam o mundo. Para vencê-los, Aelin Galathyius precisará encontrar O Fecho, uma relíquia estranha enterrada nos destroços de um velho pântano.

Agora, mais do que nunca, Aelin vai precisar da ajuda de todos os seus aliados para descobrir a chave e salvar seu mundo. Mas isso não será nada fácil, pois ela precisará escolher quem e o que ela vai sacrificar para dar uma esperança ao seu povo.

Porém, Aelin tem algo mais poderoso do que O Fecho: ela é muito esperta e tem uma forte fé em um mundo melhor.

7. Torre do alvorecer

livro torre do alvorecer

O sétimo livro da ordem de leitura de “Trono de vidro” é “Torre do alvorecer”. Diferente dos outros livros da série, essa é uma história sobre se curar e se reerguer.

Depois que o castelo de Vidro foi quebrado e o rei de Adarlan matou todos os seus homens, Chaol Westfall ficou fisicamente e emocionalmente despedaçado. Sua única esperança são os curandeiros da Torre Cesme, uma fortaleza do império poderoso do continente do sul.

Por isso, ele e Nesryn viajam para lá na expectativa de encontrarem a cura para o seu corpo e fazer novos aliados para a guerra que se aproxima.

Quando chegam em Antica, Chaol e Nesryn se deparam com algo que vai mudar suas vidas e que pode ser fundamental para salvar Erilea, o príncipe herdeiro Dorian e Aelin.

8. Reino de cinzas

livro reino de cinzas

Por fim, “Reino de cinzas” é o último livro da ordem de leitura da série “Trono de vidro” e a conclusão dessa história épica.

Apesar de ter arriscado tudo para salvar sua nação, Aelin precisa vencer uma última batalha. Após ser sequestrada pela rainha sombria, a ex-assassina da guarda real precisa lutar para continuar firme e suportar as terríveis torturas de Maeve. Somente assim o seu povo terá a chance de sobreviver. Porém, depois de vários meses sofrendo, a determinação de Aelin está quase se esgotando.

Enquanto isso, em Terrasen, Lysandra, Aedion e seus aliados fazem de tudo para conter o exército de Erawan e impedir que sua terra seja totalmente destruída.

Muito longe dali, Rowan faz o possível e o impossível para encontrar Aelin antes que seja tarde demais. Eles só terão mais uma tentativa para vencer a guerra contra Erwan, Maeve e Valg.

Agora que você já conhece a ordem de leitura da série “Trono de vidro”, confira os livros com desconto na Amazon! Boa leitura e até a próxima!