Qual a Ordem dos Livros Maze Runner, de James Dashner? Sequência Cronológica de Leitura

sequencia maze runner

Você é fã de livros com muita ação, suspense psicológico e ficção científica? Se a resposta for sim, então te convidamos a conferir a ordem dos livros Maze Runner, uma obra infanto-juvenil em 7 volumes incríveis de James Dashner.

Mas, certamente, esse título que se tornou um best-seller pelo New York Times não é estranho para você, afinal, a saga “Maze Runner” ganhou as telas do cinema em 2014.

Isso se deve ao sucesso absoluto da obra literária lançada em 2009 e que foi aclamada pela crítica.

Portanto, se você ama histórias pós-apocalípticas e de muita ação de “Maze Runner”, é hora de conhecer a sequência dos livros e iniciar sua leitura para ontem! Vamos lá!

Livros com Desconto
Compre livros com desconto Amazon
3

Maze Runner: ordem dos livros de James Dashner

No total, a saga “The Maze Runner” teve sete livros escritos por James Dashner:

  1. Correr ou morrer;
  2. Prova de fogo;
  3. A cura mortal;
  4. Ordem de extermínio;
  5. Arquivos;
  6. O código da febre;
  7. Crank palace.

A trama “Crank palace” se passa após os últimos eventos do terceiro volume da saga.

Vamos conhecer o resumo de cada uma dessas obras a seguir.

1. Maze Runner: correr ou morrer (2009)

livromaze runner correr ou morrer

A história sobre “Maze Runner” inicia em um mundo pós-apocalíptico. Thomas é um jovem que desperta em um elevador em movimento, situado em um local isolado.

Assim que a caixa metálica para e a porta se abre, o garoto se depara com o que chamam de “Clareira”, um cenário cercado por muros gigantes.

Nesse espaço aberto, Thomas e outros jovens estão na mesma situação: lembram do próprio nome, mas não têm memória do que aconteceu para estarem ali.

A única coisa que sabem é que, durante as manhãs, as portas do Labirinto se abrem e depois fecham à noite para evitar que as criaturas do outro lado ataquem.

Para tentar sair do local, os 60 jovens criaram uma sociedade para dividir tarefas.

No entanto, algo novo acontece na Clareira: ao invés de chegar um novo garoto a cada 30 dias, uma garota é enviada ao Labirinto. A mensagem que ela traz poderá colocar Thomas em algum grau de importância.

Como o sonho dele é ser um corredor e atravessar o Labirinto em busca da saída, ele terá que correr muito para resolver os enigmas escondidos em sua mente e escapar desse Labirinto mortal.

2. Maze Runner: prova de fogo (2010)

livro maze runner prova de fogo

“Prova de fogo” é a segunda parte da ordem dos livros “The Maze Runner”. Os jovens da Clareira enfrentaram o Labirinto, e agora vão conhecer um novo grupo, formado por meninas e apenas um menino, chamado Aris.

Só que toda a calmaria do cenário esconde um novo e temível teste para os clareanos: eles vão encarar um deserto letal do novo mundo.

O novo desafio é atravessar um ambiente inóspito e devastado, sem água, comida e lugar para se abrigar.

Não bastasse isso, a chuva é um perigo agonizante e mortal, e os jovens clareanos ainda se veem cercados por estranhas criaturas que se espreitam no deserto.

Tais criaturas são pessoas em estágio avançado da doença que assolou o planeta: fulgor. Thomas irá descobrir que a simples procura por água, comida ou abrigo se torna um fardo, na tentativa de encontrar a cura do fulgor.

No meio desse cenário aterrorizante e desolador, porém, eles conhecem o CRUEL, alguém que tanto pode ajudar quanto atrapalhar. Ninguém sabe.

A única coisa que Thomas pode ter certeza é que não dá para confiar em ninguém em meio a um jogo manipulador e traiçoeiro.

O segundo volume dessa série “Maze Runner” é bastante inusitado e nos dá pistas sobre o porquê dos garotos clareanos precisarem passar por essas provas mortais.

É uma trama que prende a atenção do leitor do início ao fim e revela a tensão pelo que o protagonista passa ao ter que enfrentar as criaturas perigosas e decidir em quem acreditar.

3. Maze Runner: a cura mortal (2011)

livro maze runner a cura mortal

Na sequência do livro “Maze Runner”, o terceiro volume intitulado “A cura mortal” traz o nosso protagonista Thomas certo de que não é possível acreditar no CRUEL.

Preso no Labirinto e longe dos outros clareanos, Thomas não sabe se vai sobreviver, nem o que mais ele terá que perder para salvar todos que ele ama.

A única coisa a qual ele tem certeza é que, por trás da cura para Fulgor, existe algo muito bem planejado por CRUEL.

Sim, a cura não foi encontrada para essa terrível doença em “Prova de fogo”, mas Thomas descobre que está imune ao vírus. Mais ainda! Descobre que pode recuperar suas memórias antes de ter entrado no Labirinto.

Voltando ao plano de CRUEL, este pode colocar em risco a humanidade, por isso, Thomas decide se entregar ao experimento final. Mas será que existe uma chance de acreditar no CRUEL?

É possível que a verdade seja ainda mais perversa do que Thomas poderia supor.

4. Maze Runner: ordem de extermínio (2012), a origem da trilogia

livro maze runner ordem de exterminio

A quarta edição da ordem dos livros da saga “Maze Runner: ordem de extermínio” é um prequel da saga e inicia 13 anos antes dos eventos do primeiro livro.

Dashner nos revela o que aconteceu antes de Thomas, a Clareira e o CRUEL surgirem nas edições anteriores.

Na trama, Mark e Trina estavam presentes quando a Terra foi assolada por chamas solares e pelo vírus Fulgor. Mas isso não foi o bastante.

Agora, eles precisam sobreviver a um vírus altamente letal que invade a mente das pessoas de forma violenta e está se espalhando de maneira assustadora.

Além da suspeita sobre sua origem, há uma mutação em curso, o que significa que, possivelmente, a humanidade estará diante de uma morte devastadora.

Mark e Trina acreditam, entretanto, que podem salvar algumas pessoas, mas estão cientes também de que algumas delas valem mais mortos que vivos.

“Ordem de extermínio” revela a origem de “Maze Runner” e como o surto do vírus Fulgor, em meio a destruição da civilização, conseguiu fazer alguns planejarem soluções drásticas para os seres humanos sobreviverem.

O livro prequel de “Maze Runner” se tornou um best-seller do New York Times, traduzido em vários idiomas.

5. Maze Runner: arquivos (2013)

livro maze runner arquivos

“Arquivos” é o quinto volume da saga “Maze Runner” e é leitura obrigatória para os fãs dos livros.

Com ilustração de Marcelo Orsi Blanco, a obra de James Dashner dá acesso a diversas informações sobre CRUEL.

Você vai conhecer os documentos confidenciais, como e-mails trocados entre funcionários e CRUEL, arquivos que deveriam, mas não foram destruídos após leitura e memórias de alguns Clareanos.

É uma edição imperdível e, por isso, merece que a sequência de leitura siga a ordem dos livros de “Maze Runner”, já que é mais emocionante descobrir através de “Arquivos” quem, de fato, é CRUEL: bom ou mau?

6. Maze Runner: o código da febre (2016), spinoff imperdível da saga

livro maze runner o codigo da febre

O fim do mundo chegou. Uma peste febril disseminou na Terra, matando várias famílias.

A seca chegou nos lagos e rios, os oceanos transbordaram, o caos sobre a Terra havia chegado. A violência reinou como nunca. Nenhum lugar era seguro.

É nesse cenário devastador que surge CRUEL. Após muitas pesquisas, sua organização não medirá esforços para encontrar as respostas desse novo ambiente hostil e também para encontrar a cura.

“O código da febre” é um prequel e sexto volume na sequência dos livros “Maze Runner”. Nele, você vai se deparar com CRUEL fazendo testes em crianças.

Algumas delas eram imunes e especiais, como Thomas e Tereza. Ambos cresceram nos laboratórios e agora são designados a participar de um experimento chamado Labirinto.

É a partir desse livro que as respostas para tudo aquilo que aconteceu após Thomas sair da caixa metálica em “Correr ou morrer” serão desvendadas.

7. Maze Runner: crank palace (2020)

maze runner crank palace

O novo livro da saga “Maze Runner” é o sétimo lançado por Dashner. “Crank palace” acontece durante os últimos eventos do livro “A cura mortal”.

Nele, vamos conhecer a história de Newt a partir de sua própria mente, enquanto ele tenta buscar o significado de uma vida que deu errado.

Enquanto tenta cumprir um destino novo, Newt caminha para um desfecho terrível e, também, para o último encontro com seu melhor amigo.

Qual a ordem para ler Maze Runner?

Ainda que a saga “Maze Runner” tenha praticamente três prequels (se considerar “Crank palace”), sugerimos que a ordem de leitura comece pelo livro “Correr ou morrer”.

Após a trilogia original, ou seja, os primeiros três livros lançados, você poderá acompanhar a sequência de “Ordem de extermínio” e “O código da febre”.

Veja a ordem de leitura de todos os livros “Maze Runner”:

  • (#1) Correr ou morrer;
  • (#2) Prova de fogo;
  • (#2.5) Thomas’s first memory of the flare*;
  • (#3) A cura mortal;
  • (#3.5) Crank palace;
  • (#4) Ordem de extermínio;
  • (#5) Arquivos;
  • (#6) O código da febre.

* “Thomas’s first memory of the flare” é uma obra em 4 páginas com um breve flashback entre os dois primeiros livros.

Conheça também a ordem dos livros de Percy Jackson e sua sequência cronológica.

Livros Maze Runner e as outras obras de James Dashner

James Dashner é um escritor americano, nascido na Geórgia em 26 de novembro de 1972. Formando em contabilidade, Dashner largou as finanças para se dedicar aos livros, e tão logo suas obras se tornaram best-sellers.

O primeiro livro de sua autoria foi “Jimmy Fincher saga” (2003 – 2005), uma história sobre uma misteriosa porta no meio da floresta que, ao ser aberta por Jimmy, muda completamente sua vida.

Em seguida, lançou “13ª Realidade – o diário das cartas curiosas” (2008 – 2012), uma aventura fantástica espera pelo garoto Tick. Ele recebe uma carta e precisa seguir pistas para salvar sua realidade inteira.

Finalmente, eis que Dashner ganhou destaque com o lançamento de “Maze Runner” (2009 – 2020), uma saga que conquistou adolescentes aficionados por outra distopia: “Jogos vorazes”.

Nesse período, o autor também escreveu “Regras do jogo: a doutrina da morte” (2013 – 2015), mais um dos melhores livros de fantasia para quem ama o gênero.

Na trama, Michael vai descobrir a real intenção do Serviço de Segurança da VirtNet: povoar a Terra com humanos controlados por inteligência artificial. De arrepiar, não é?

Maze Runner em números

“Maze Runner” surgiu no mesmo período que “Jogos vorazes”, considerado uma das melhores distopias da literatura mundial.

Foram vendidos mais de 6,5 milhões de livros “Maze Runner” ao redor do mundo. A saga foi publicada pela editora “Delacorte books for youngs readers” (aqui, “Vergara & Riba”). A exceção fica por conta de “Crank palace”, que teve sua publicação pela “Riverdale avenue books”.

Reunimos, abaixo, o número de páginas de cada livro lançado, tanto aqui no Brasil quanto no exterior. Dá uma olhada:

Correr ou morrer (The maze runner)

  • Nacional: 426 páginas;
  • Internacional: 384 páginas.

Prova de fogo (The scorch trials)

  • Nacional: 400 páginas;
  • Internacional: 368 páginas.

A cura mortal (The death cure)

  • Nacional: 400 páginas;
  • Internacional: 384 páginas.

Ordem de extermínio (The kill order)

  • Nacional: 384 páginas;
  • Internacional: 336 páginas.

O código da febre (The fever code)

  • Nacional: 370 páginas.
  • Internacional: 384 páginas.

Crank palace

  • Nacional: sem previsão;
  • Internacional: 168 páginas.

Filmes Maze Runner

A trilogia dos livros “Maze Runner” foi adaptada para o cinema pelas mãos do diretor Wes Ball e teve Dylan O’brien e Kaya Scodelario como parte do elenco principal.

Outros livros como Maze Runner

Histórias sobre um futuro apocalíptico se tornaram um grande fenômeno nas últimas décadas. Não importa o tema da distopia (vírus mortal ou governo autoritário), os livros que abordam um futuro incerto causam curiosidade e admiração.

Veja abaixo alguns livros e filmes com um contexto semelhante a Maze Runner que você, talvez, vai gostar de ler:

  • Jogos vorazes: no futuro sem a presença dos Estados Unidos, jovens precisam participar de um jogo mortal onde o vencedor é quem sai vivo. Um grande sucesso distópico da literatura jovem.
  • Divergente: na Chicago futurista, os jovens de dezesseis anos precisam escolher um dos cinco grupos onde querem viver. O problema é que a escolha é muito difícil: ficar com a família ou conquistar a independência ao lado de pessoas desconhecidas?
  • Os 12 macacos: o livro de Elizabeth Hand ganhou uma versão cinematográfica em 1996, tendo Bruce Willis e Madeleine Stowe nos papéis principais. Na história, o protagonista é um solitário viajante do tempo do ano 2035, encarregado de voltar no tempo para descobrir a cura do vírus que assolou o planeta.
  • Ensaio sobre a cegueira: livro escrito por José Saramago, ganhador do Nobel da Literatura de 1998, retrata um surto de “treva branca” (cegueira). Diferente de outras epidemias, esse surto não causa dor de cabeça nem gripe, mas deixa as pessoas subitamente cegas. De uma hora para outra.
  • The eyes of darkness: essa ficção é bastante interessante porque muitos acreditam se tratar de uma previsão para a atual pandemia do novo Coronavírus. Na trama, o vírus letal recebeu o curioso nome de Wuhan-400, criado nos laboratórios da União Soviética.
  • Contágio: o filme de 2011 também voltou à tona após o início da pandemia em 2020. Dirigido por Steven Spielberg, a trama se desenrola após a personagem de Gwyneth Paltrow cumprimentar o “paciente zero” na inauguração de uma fábrica na China. A partir daí, ela começa a transmitir o vírus até transformar o surto em um grave problema global.

Outros livros sobre distopia que você pode se interessar:

  • 1984, de George Orwell;
  • Admirável mundo novo, de Aldous Huxley;
  • Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.

O que achou da sequência dos livros Maze Runner?

Quem é amante dos livros de fantasia e ficção científica vai amar a proposta de “Maze Runner”.

A obra de Dashner tem tudo que os fãs desse tipo de literatura esperam: aventura, ação, drama, romance e um thriller de arrepiar.

Depois de ler a ordem dos livros de “Maze Runner”, pode ser uma boa experiência assistir aos filmes da saga. Ou, se você já assistiu, não deixe de ler as obras completas.

Se você gostou de conhecer essa sequência “Maze Runner”, talvez vá gostar de conferir também outros livros infanto juvenil.

Boa leitura e até a próxima!