Sequência de Livros Jogos Vorazes: A Ordem Certa para Ler

Está com dúvidas em relação à sequência de livros “Jogos vorazes”? Confira o artigo até o fim para saber por onde começar. Além disso, fizemos um resuminho do que você encontrará em cada uma das obras da série.

A saga “Jogos vorazes” é uma das primeiras e mais famosas coleções que tratam de cenários pós-apocalípticos.

Se você curte esse tipo de história, provavelmente vai amar essas obras.

Em “Jogos vorazes”, Katniss Everdeen é uma garota de 16 anos que mora na região onde antes correspondia à América do Norte. A narração é feita em primeira pessoa e a jovem é a personagem principal que descreve toda a história.

Ela conta suas experiências a partir de 4 enredos de cenário futurístico que serão abordados aqui.

Confira a sequência de livros “Jogos vorazes”. E se você curte leituras de livros como esse, veja também nossa lista dos melhores livros para jovens.

Quantos são os livros de “Jogos vorazes”?

Os livros da franquia “The Hunger Games”, de Suzanne Collins, totalizam 4 volumes. Ao longo desse artigo, você entenderá mais detalhes sobre cada livro da série. Continue com a gente até o fim!

A inspiração para “Jogos vorazes”, por Suzanne Collins

Apesar de ser uma série com um aspecto distópico e fictício, a autora de “Jogos vorazes” explica que a inspiração para a criação veio de situações muito cotidianas.

Suzanne Collins conta que via um reality show enquanto passava pelos canais de televisão. Desta maneira, logo em seguida viu um noticiário sobre a guerra no Iraque e simplesmente resolveu misturar os dois acontecimentos.

Alguns aspectos se refletem na vida da autora como, por exemplo, a maneira como Katniss perdeu o pai ainda aos 11 anos de idade.

A autora dos livros de fama teve a sensação de perda também.

Isso ocorreu quando o pai de Suzanne prestou serviço militar na guerra do Vietnã também. A diferença é que a personagem que narra a história perdeu seu pai em um acidente nas minas antes do início da trama.

Aliás, se você gosta de ler biografias, confira nossa lista com as melhores!

Qual é a sequência de “Jogos vorazes”?

Inicialmente, “Jogos vorazes” era apenas uma trilogia. Mas, em 2020, Suzanne Collins surpreendeu os fãs, trazendo um novo livro para a série.

A melhor ordem para ler é:

  1. A cantiga dos pássaros e das serpentes ou The ballad of songbirds and snakes (lançado em 2020 pela Editora Rocco)
  2. Jogos vorazes ou The hunger games (lançado em 2008 pela Editora Rocco)
  3. Em chamas ou The hunger games catching fire (lançado em 2009 pela Editora Rocco)
  4. A esperança ou The hunger games Mockingjay (lançado em 2010 pela Editora Rocco)

1. “A cantiga dos pássaros e das serpentes”, de 2020, primeiro “Jogos vorazes” considerando a ordem cronológica, não de lançamento

livro jogos vorazes a cantiga dos passaros e das serpentes

Lançado recentemente, em comparação com os demais livros, é a primeira produção em ordem cronológica da franquia.

Assim, tudo se inicia na manhã do dia da colheita, que é a época na qual começa a competição dos “Jogos vorazes”.

Na Capital, cidade que comanda os demais distritos, Coriolanus Snow inicia seus planos para mentorear a competição. A casa Snow, que era de extrema importância,

passa por dificuldades, e a única chance de renová-la é realizando uma lavagem cerebral no tributo vencedor.

Snow acaba por ter de mentorear a garotinha do distrito 12. Aparentemente sem muitas chances, Snow se vê completamente sem sorte. Porém, se apega a Katniss e faz o que precisa ser feito para se manter vivo na batalha.

“”A cantiga dos pássaros e das serpentes” é o mais novo e não se encaixa perfeitamente entre os 3 livros da franquia “Jogos vorazes”. Ele é considerado como uma obra “número 0”, pois narra o caminho inicial da personagem.

No entanto, em “A cantiga dos pássaros e da serpente”, o principal personagem que tem sua história contada é o presidente Snow. Assim, é contado todo o desenvolvimento do personagem, até comandar a capital onde os combates acontecem.

2. “Jogos vorazes”, de 2010

livro jogos vorazes

O primeiro foi lançado em 2010. A autora mistura elementos da mitologia grega, como Teseu, que é representado de maneira um pouco mais futurista.

Além disso, gladiadores romanos também são representados no livro.

Para entender melhor o cenário dos livros, no mundo onde habitam, existem 12 distritos.

A protagonista habita o distrito 12, conhecido por ser o mais pobre entre eles. O distrito 13 se encontra completamente destruído na série, pois é atacado pela capital.

Katniss em ação

A capital de Panem é extremamente autoritária e exerce poder sobre o resto do país através da organização de eventos.

Os “Jogos vorazes” são uma competição onde uma moça e um rapaz (ambos com idades entre 12-18 anos) representam cada estado.

Todos os competidores devem lutar até a morte, e isso somente favorece ainda mais o poder do governo. Nesta trajetória, Katniss Everdeen simplesmente se oferece para a batalha, uma vez que desejava evitar que sua irmã fosse selecionada.

Dentro do distrito 12, é também escolhido Peeta Mellark, que terá de lutar ao lado de Katniss Everdeen pela própria sobrevivência. Como estavam acostumados às condições de sobrevivência no distrito onde nasceram, ambos se sentem melhor preparados para a batalha.

O governo da capital domina todo o resto do estado de Panem e promete ao vencedor muitas riquezas e fama. No entanto, os jovens que entrarem na arena e perderem, simplesmente serão mortos.

É, de verdade, um entrave mortal.

3. “Jogos vorazes em chamas”, de 2011

livro jogos vorazes em chamas

Após o resultado da luta, em “Catching fire”, Katniss descobre que algumas atitudes que tomou no jogo provocaram uma rebelião, uma revolução, em diversas cidades de Panem.

Nesta edição, a garota sofre diversas represálias da Capital e precisa decidir que caminho irá seguir.

Ainda, nesta edição, os jogos estão completando 75 anos e as regras dessa vez serão extremamente cruéis e rígidas. Desta maneira, tanto Katniss quanto Peeta precisam lutar.

Com a resistência dos cidadãos, causada pela grande rebelião, Katniss e seu companheiro Peeta precisam lutar para defender toda a população do país. Isso porque a capital é completamente contra qualquer revolução.

Como esteve entre os competidores do jogo, Katniss é considerada uma entre os campeões, e com Peeta precisa defender seu país do governo.

Por pressão de Snow, os garotos são obrigados a convencer a população de que estão apaixonados.

Com a rebelião dos cidadãos e a ameaça de revolução, o presidente percebe a influência que os jovens possuem na ordem.

Assim, ele não mede esforços para controlar os adolescentes e manter o controle sobre Panem. Mesmo que isso signifique colocá-los para lutar novamente nos jogos, o governo deseja manter o poder sobre o país.

Uma curiosidade: entre os filmes, esta edição foi a mais vendida de toda a franquia de “Jogos vorazes”. Ainda, em 2013, “Jogos vorazes” foi considerado o longa de maior arrecadação.

4. “Jogos vorazes: a esperança (parte 1 e 2)”, de 2011

livro jogos vorazes a esperanca

Pela segunda vez, Katniss, Peeta e Gale conseguem se libertar dos jogos, saindo da arena. Ainda assim, não estão livres da opressão psicológica que o governo e o presidente fazem contra a população.

Em “Jogos vorazes: a esperança (parte 1 e 2)”, a autora explora muito mais os aspectos sociais das escolhas das personagens e do próprio povo. A trajetória do último livro propõe questionamentos às represálias da capital com a população.

Além disso, o tiranismo do presidente traz a Katniss diversos questionamentos, sobre o quanto vale a pena sacrificar a si mesma pelos amigos e família.

A trama também mostra a forma como cada distrito foi afetado pelas ações de Katniss e a maneira como o governo trabalha para manter a ordem.

Sem dúvidas, dentre os três livros iniciais, este é o que mais apresenta questionamentos a respeito desses jogos e outros aspectos da arena.

Apesar de serem campeões, o governo se posiciona como um inimigo dos adolescentes, obrigando-os a continuar lutando. Principalmente com a chegada do distrito 13 que possui diversos rebeldes para a revolução.

Contra a própria vontade, Katniss, a escolhida do distrito 12, precisa assumir a liderança contra a capital e o presidente, tornando-se Tordo. Todos os distritos são liderados por ela. No entanto, em “Jogos vorazes: a esperança”, Katniss não quer colocar em risco a vida de Gale e Peeta novamente.

Jogos vorazes no cinema

Como foi perceptível, a ordem cronológica se diferencia da ordem de lançamento de “Jogos vorazes”.

Ainda assim, o melhor é começar por “A cantiga dos pássaros e das serpentes”, uma vez que explica melhor a forma como Snow cresceu.

Isso porque o presidente Snow muitas vezes é visto como um inimigo de Katniss e Peeta, principalmente nos cinemas. No entanto, na narrativa, apesar de continuar sendo o “vilão”, a trama se mostra muito maior do que nos cinemas.

Com o desastre do distrito 13, Snow se mostra muito mais afetado do que os três livros poderiam mostrar. Por retratar bastante o passado do personagem, é interessante que a ordem de leitura seja a partir desta produção mais recente.

Falando agora de “Jogos vorazes”, Katniss, interpretada pela brilhante Jennifer Lawrence, é apresentada como personagem principal com suas características mais marcantes logo no início.

No entanto, só conhecemos perfeitamente os defeitos e outras características no desfecho.

No caso dos cinemas, existem quatro filmes da série “Jogos vorazes”. São eles:

  1. Jogos vorazes
  2. Em chamas
  3. A esperança – pt. 1
  4. A esperança – pt. 2

A esperança (parte 1 e 2), no cinema

No terceiro filme, o seja, a parte 1, vemos a forma como Peeta ficou sob domínio de Snow após uma lavagem cerebral. Assim, a presidência deseja que Katniss lidere uma resistência para desmascarar Snow.

Para se ter uma ideia da fama, essa foi a segunda maior arrecadação do mercado interno dos Estados Unidos e Canadá.

Chegando à tão esperada parte 2, a adaptação para o cinema obteve um resultado um pouco menor que os demais da franquia. Ainda assim, apareceu em todo o mundo.

No episódio final, Katniss e Peeta participam do “Esquadrão 51” com a presença também de Finnick e Gale. Sendo Katniss o Tordo e os demais seus aliados, fica demarcado o conflito contra o presidente Snow.

Além disso, Katniss e Peeta estão em um conflito interno de confiança que ao longo do enredo será reconstruída.

Com os distritos em guerra, Katniss está muito mais determinada nesta última aparição. O presidente Snow, cada vez mais obsessivo por sua vingança, traça planos cada vez mais prejudiciais para seu próprio distrito.

Assim, o conflito entre Katniss, Finnick, Gale e Peeta contra o presidente se caminha para um desfecho. Mesmo após saírem campeões da arena, nem Katniss e nem Peeta conseguem a prometida paz, e isso gera muita revolta.

Os filmes de “Jogos vorazes” fizeram muita fama justamente por este motivo. Principalmente nos filmes finais, Katniss mostrou bastante mudança em seu comportamento.

Qual é o melhor lançamento?

A obra possui diversos filmes e livros de muita popularidade, mas em um aspecto de vendas e bilheteria, “Jogos vorazes em chamas” foi o líder. Em compensação, o último episódio obteve menos popularidade em relação aos demais.

Isso não significa, no entanto, que a autora não conseguiu promover reflexões no leitor. As relações de domínio, poder e sucesso nas produções são notáveis.

A forma como a protagonista acaba tendo que se portar diante de responsabilidades é também muito importante. Se, inicialmente, Katniss era extremamente responsável e capaz de dar a vida pela irmã, ao fim, o cenário muda um pouco.

A necessidade de assumir responsabilidades de maneira obrigatória também é um ponto que levanta muitos questionamentos.

É interessante a forma como Beetee vence a competição e ainda assim é esquecido por muitas vezes. Por outro lado, Katniss sempre é perseguida e pressionada a liderar a resistência até o fim.

Gostou de conhecer o universo de “Jogos vorazes”?

Tanto na América do Norte quanto na América do Sul, “Jogos vorazes” foi um grande sucesso.

A forma como os distritos precisam lutar entre si em uma disputa mortal é algo que realmente prende a atenção tanto de quem está acompanhando um livro quanto uma produção cinematográfica da série.

Suzanne Collins, em sua trilogia (posteriormente agraciada com mais um volume complementar), mostra um futuro distópico e surreal, onde tudo acontece com base na sede pelo poder.

Esperamos que você tenha uma boa leitura – confira também outros livros de aventura.

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.