Sequência dos Livros Harry Potter: a Ordem Cronológica de Leitura

Tendo início em 1997, a história do bruxinho se desenrola por 7 livros da saga principal, uma peça de teatro e várias outras obras que expandem seu universo.

Com tanto material disponível, fica a pergunta: quais são e qual a sequência dos livros de Harry Potter?

Criado por J K Rowling, a primeira grande obra da britânica – “Harry Potter e a pedra filosofal” – foi um sucesso estrondoso.

Isso não só garantiu a publicação de suas várias sequências, mas também adaptações cinematográficas com filmes de sucesso mundial e uma base de fãs fiéis que cresceram com o protagonista e seus companheiros.

Em 2008, um ano após o lançamento do último livro, estimava-se que as aventuras do bruxo já haviam vendido mais de 300 milhões de cópias ao redor do planeta.

Em 2018, esse número foi atualizado para estrondosos meio bilhão! Parece mágica!

CARACTERÍSTICA PRODUTO

Harry Potter e a Pedra Filosofal
  • J. K. Rowling
Verificar Preço →

Harry Potter e a Câmare Secreta
  • J. K. Rowling
Verificar Preço →

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkabam
  • J. K. Rowling
Verificar Preço →

Harry Potter e o Cálice de Fogo
  • J. K. Rowling
Verificar Preço →

Harry Potter e a Ordem da Fênix
  • J. K. Rowling
Verificar Preço →

Harry Potter e o Enigma do Príncipe
  • J. K. Rowling
Verificar Preço →

Harry Potter e as Relíquias da Morte
  • J. K. Rowling
Verificar Preço →

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
  • J. K. Rowling
Verificar Preço →

Os Contos de Beedle, o Bardo
  • J. K. Rowling
Verificar Preço →

Animais Fantásticos e onde habitam
  • J. K. Rowling
Verificar Preço →

O Quadribol Através dos Tempos
  • J. K. Rowling
Verificar Preço →

História e sequência dos livros de Harry Potter, grande obra de J K Rowling

Com tanto material disponível, pode ser assustador entrar nesse trem que transformou jovens fãs em leitores assíduos ao redor do globo.

Mas, não tenha medo. Como o próprio bruxo aprendeu, às vezes o que precisamos fazer é confiar e entrar de cabeça na plataforma. Para sua sorte, não precisa ir de encontro a uma parede de tijolos, pois vamos lhe guiar no caminho certo.

Abaixo você confere a exata sequência Harry Potter e o que esperar em cada aventura.

1. Harry Potter e a pedra filosofal

livro harry potter pedra filosofal2

“Você é um bruxo, Harry”. Essa frase abriu um mundo completamente novo, cheio de aventuras e magia, não só para o jovem Harry Potter, mas também para toda uma geração.

Em “Harry Potter e a pedra filosofal”, vivendo em um quartinho sob a escada da casa de seus parentes, os Dursley, Harry Potter passou sua infância inteira sofrendo maus tratos dos tios e de seu primo, como uma gata-borralheira.

Ele cuidava dos afazeres domésticos, herdava roupas vários números maiores que o seu, do primo, e não tinha direito a uma infância normal, sendo privado de ter amigos ou se divertir.

Tudo muda no dia em que Harry Potter começa a receber, de forma inusitada, convites para ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Ele descobre que seus pais, e ele próprio, são figuras lendárias no mundo bruxo, e passa a frequentar a escola, onde faz amigos, assim como rivais.

Harry aprende a manusear itens mágicos, conjurar feitiços, jogar quadribol – esporte em equipes que envolve acertar uma bola em aros de metal voando numa vassoura encantada, fenômeno entre bruxos de todo canto – e experimenta coisas que jamais imaginou, mágicas ou não.

Mas nem tudo são flores, pois um perigo antigo ronda os corredores da escola.

E, querendo ou não, Harry, com Rony Weasley e Hermione Granger, seus fiéis companheiros, são pegos nessa trama.

Este primeiro livro é uma ótima aventura introdutória, nos apresenta um protagonista ignorante para os fenômenos ao seu redor.

Aprendemos com ele o que é magia, exploramos a escola, o mundo mágico e vemos como se difere do “trouxa” – como são chamados os não mágicos.

Além disso, personagens carismáticos e cativantes, como o diretor Alvo Dumbledore, o gentil gigante Rúbeo Hagrid, o mimado Draco Malfoy e o sombrio professor Severo Snape já aparecem aqui e nos acompanham por toda a obra.

2. Harry Potter e a câmara secreta

livro harry potter camara secreta2

Em “Harry Potter e a câmara secreta”, continuação direta do primeiro livro, começamos de forma semelhante ao primeiro.

O bruxinho se encontra na casa dos tios, uma vez que Hogwarts está em período de férias. Mas, desta vez, ele sabe que algo melhor o espera.

Não demora muito e Harry está a caminho da escola para iniciar o ano letivo. E desde o início da obra as coisas começam a se complicar para ele.

Eventos estranhos parecem tentar impedir seu retorno ao castelo. Contando com a ajuda de Rony e demais membros da família Weasley, Harry consegue chegar à escola.

Novas lições, novos alunos e professores e, claro, mais perigos e mistérios aguardam Harry Potter entre os corredores e salas do castelo.

Neste livro, aprendemos bastante sobre a escola e seus habitantes, atuais e passados. Esse maravilhoso mundo novo parece conter mais intrigas e perigos do que os alunos imaginavam.

Mais personagens icônicos para toda a série aparecem em “Harry Potter e a câmara secreta”, incluindo o adorável elfo doméstico Dobby.

3. Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban

livro harry potter prisioneiro de azkaban2

No seu terceiro ano em Hogwarts, Harry, Rony e Hermione ficarão frente a frente com desafios maiores do que jamais tiveram.

Em “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, logo descobrimos que um perigoso bruxo, Sirius Black, escapou da famigerada prisão de Azkaban, para onde aqueles condenados por crimes horrendos são mandados.

E, como não poderia deixar de ser, tudo indica que ele está atrás do garoto Harry Potter.

Hogwarts é cercada de Dementadores, terríveis criaturas que fazem a segurança em Azkaban e aqui estão para garantir o bem-estar dos alunos e professores.

Neste livro, contamos com o retorno de figuras queridas e também a introdução de mais personagens importantes para a história, como o misterioso professor Lupin e o próprio Sirius.

Com a escola já estabelecida para o leitor e personagens, é perceptível a vontade da autora em expandir a sua criação e mostrar o que há fora dos muros do castelo. Azkaban é uma dessas partes, e criaturas, como os já citados Dementadores, são peças importantes dessa aventura.

Magias icônicas são aprendidas e itens poderosos utilizados pelos bruxos aprendizes em  “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, enquanto mais começa a ser revelado sobre Lílian e Tiago Potter, os pais de Harry, e sua ligação com Sirius Black.

4. Harry Potter e o cálice de fogo

livro harry potter calice de fogo2

No quarto livro da série, “Harry Potter e o cálice de fogo”, lançado originalmente em julho de 2000 e em novembro do mesmo ano no Brasil, J K Rowling continua a nos revelar mais sobre as maravilhas que existem fora da escola.

A história logo no início coloca o trio Harry, Rony e Hermione na Copa do Mundo de Quadribol. O evento é gigantesco! Milhares de pessoas estão aqui para assistir e já temos contato com novos personagens e itens mágicos maravilhosos.

Na escola, o espírito de competição continua.

Este ano ocorrerá em Hogwarts o Torneio Tribuxo, que coloca alunos das várias escolas mágicas para competirem e se enfrentarem em desafios diversos.

Harry é selecionado como um campeão de Hogwarts e terá que provar suas capacidades mágicas e não mágicas no torneio. Tudo isso enquanto perigos aparecem e retornam para assombrar o protagonista e seus companheiros.

Com este livro fica consolidado o tamanho do universo criado pela escritora e o quão pouco ainda sabemos em comparação. “Harry Potter e o cálice de fogo” se encerra nos fazendo esperar por perigos cada vez maiores e um peso gigantesco nos ombros dos heróis.

5. Harry Potter e a ordem da fênix

livro harry potter ordem da fenix2

Lançado em 2003, no quinto dos livros, “Harry Potter e a ordem da fênix”, vemos um bruxo de 15 anos que, assim como seus leitores, cresceu e agora enfrenta não só os desafios da escola e perigos mágicos, mas também dilemas da adolescência, como paixões, laços de amizade e auto afirmação.

Ameaças estabelecidas em livros anteriores começam a ficar cada vez maiores e Harry Potter deve tomar a responsabilidade que lhe cabe.

Sendo o garoto que sobreviveu a um ataque do próprio lorde das trevas, Voldemort, ele é não só uma celebridade entre feiticeiros, mas também uma referência para os demais alunos de Hogwarts.

Em “Harry Potter e a ordem da fênix”, as batalhas iminentes fazem com que o protagonista, com seus amigos e colegas, assumam a tarefa de se prepararem da forma que os professores e suas aulas não fazem.

Essa perspectiva sombria, somada à rebeldia da juventude, faz Harry tomar decisões ousadas e colocar em risco não só a si mesmo, mas todos ao seu redor.

Este livro marca o desenvolvimento da forte relação entre Harry e vários dos alunos de Hogwarts.

Muitos, antes personagens de apoio deixados em segundo plano, recebem destaque e passam a ser percebidos como entidades independentes e fortes por si mesmos.

Além disso, mais locais fantásticos e seus habitantes nos são revelados, como tem sido feito constantemente pela autora. Hogwarts sofre mudanças ao longo da história, inclusive a escolha de uma nova diretora.

Dolores Umbridge, personagem que ficou marcada na memória dos fãs como uma das mais odiadas de sempre, é uma carrasca, muito diferente de Dumbledore. Mas ela não terá vida fácil com alunos como Harry Potter e os irmãos Weasley por perto.

“Harry Potter e a ordem da fênix” é o maior livro da série, com um total de 750 páginas! Bem diferente das 264 do primeiro.

Isso nos mostra como J K Rowling percebe a evolução de sua própria obra, que cresce em desenvolvimento e complexidade, e também de seu público que, agora leitores formados e bem educados no universo criado por ela, estão prontos para receber mais informação.

6. Harry Potter e o enigma do príncipe

livro harry potter enigma do principe2

“Harry Potter e o enigma do príncipe”, sexto na sequência dos livros de Harry Potter, possui um ar mais sério que qualquer outro até então, indicando que a épica jornada do bruxo está se encaminhando para uma conclusão.

A história já começa de forma atípica, com o professor Dumbledore indo ao encontro de Harry na casa de seus tios trouxas.

Além disso, cada vez mais o mundo bruxo e trouxa parece se entrelaçar, e a sombra de Lord Voldemort e seu grupo de bruxos das trevas conhecido como Comensais da Morte ameaçam a todos por igual.

A própria segurança da escola é desafiada em mais de uma ocasião, e revelações surpreendentes permeiam as páginas de “Harry Potter e o enigma do príncipe”.

No seu sexto ano em Hogwarts, Harry tem aulas particulares com Alvo Dumbledore.

Ser ensinado diretamente por um dos bruxos mais poderosos e importantes da história poderia ser motivo de grande alegria, mas isso apenas evidencia o tamanho dos perigos que esperam o jovem Harry Potter.

Porém, a sombra crescente no horizonte não impede que os alunos tenham uma vida adolescente normal, dentro do possível. Os dormitórios são agitados como sempre e as relações entre eles continuam a se desenvolver.

Ao final de “Harry Potter e o enigma do príncipe” estamos prontos para ver a conclusão da saga. Conhecemos bastante sobre os heróis, os vilões e suas motivações. As tragédias são muitas, e Harry Potter sabe o que tem que ser feito.

7. Harry Potter e as relíquias da morte

livro harry potter reliquias da morte2

No sétimo e último livro de Harry Potter, as coisas se complicam como jamais antes.

O mundo todo, mágico e trouxa, está sob forte ameaça do Lorde das Trevas e seus Comensais da Morte. O poder deles é imensurável e tudo o que Harry Potter conhece e ama, corre o risco de acabar.

A cena inicial já é de tirar o fôlego. A rua dos Alfeneiros, onde residem os Dursley e Harry, se vê cheia de poderosos bruxos, aliados conquistados ao longo da história, com a missão de escoltar Harry Potter e protegê-lo de ataques. Onde tudo começou também é onde se inicia o fim.

Harry, ao lado de Rony e Hermione, seus fiéis amigos desde o primeiro ano, partem numa busca arriscada pelas chamadas “relíquias da morte”. Estes artefatos precisam ser encontrados e são cruciais para que os bruxos consigam derrotar Lord Voldemort.

A jornada é dura. Ela testará os aprendizados do trio ao longo de todos estes anos e colocará em cheque o laço entre eles.

Lançado em julho de 2007, 10 anos depois de “A pedra filosofal”, “Harry Potter e as relíquias da morte” conclui a saga com muita ação, aventura e tragédia.

Batalhas mágicas incríveis são travadas e personagens queridos ganham merecido destaque, enquanto outros encontram seu fim.

Neste ponto está terminada a sequência dos livros de Harry Potter. Pelo menos, os que tratam da missão de Harry contra o Lorde das trevas.

Mais livros foram lançados, e eles ajudam a expandir o mundo mágico e contam novas e excitantes histórias. Vamos ver mais detalhes a seguir?

8. Harry Potter e a criança amaldiçoada, de J K Rowling, John Tiffany e Jack Thorne

livro harry potter crianca amaldicoada2

Originalmente apresentado como uma peça de teatro, “Harry Potter e a criança amaldiçoada” teve roteiro baseado em uma nova história da escritora J K Rowling. Chegou aos palcos em 2016 e foi publicado como livro no mesmo ano.

Podendo ser considerado o oitavo na sequência Harry Potter, acompanhamos o bruxo e seu filho, Alvo Severo Potter, em uma inédita aventura que se passa dezenove anos depois da conclusão de “Harry Potter e as relíquias da morte”.

Dessa vez, um adulto empregado no ministério da magia, Harry está cheio de responsabilidades. Por outro lado, Alvo precisa lidar com o peso do nome que carrega e as expectativas que o acompanham.

O (novo) garoto Potter faz amizade com Escorpio Malfoy, filho de Draco Malfoy, e Delfine Diggory, prima de Cedrico.

Com o novo trio de protagonistas formados, acompanhamos sua jornada de auto aceitação e as tentativas de Alvo em consertar os erros passados de seu pai, tudo com a ajuda de um poderoso item mágico.

Personagens queridos retornam em “Harry Potter e a criança amaldiçoada”, claro. Hermione Granger, nova Ministra da Magia, e Rony Weasley, dono de uma loja no Beco Diagonal, reaparecem, assim como o já citado Draco.

9. Os contos de Beedle, o bardo

livro harry potter os contos de beedle2

Contendo cinco histórias do mundo bruxo escritas por J K Rowling, este livro é perfeito para se ler ao final da saga Harry Potter.

“O conto dos três irmãos” é o único presente que aparece por inteiro durante a obra principal. Sua apresentação em “Harry Potter e as relíquias da morte” é maravilhosa e lê-lo aqui trará memórias preciosas da conclusão da saga.

Além dele, outras histórias que lembram clássicos contos de fadas estão presentes.

10. Animais fantásticos e onde habitam

livro harry potter animais fantasticos2

Apresentado como um livro didático, “Animais fantásticos e onde habitam” é um guia de magizoologia, termo cunhado pela autora para representar o estudo de criaturas e bestas mágicas.

As páginas trazem uma série de criaturas e suas descrições, algumas baseadas em seres mitológicos, já outras completamente originais.

Informações como a classificação dos animais de acordo com sua índole, indo de “tedioso” a “extremamente perigoso”, ou formas de ocultá-los dos trouxas também estão presentes.

Com prefácio do diretor Alvo Dumbledore, este livro é o mesmo usado durante as aulas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

E não só isso, mas uma réplica do usado pelo próprio Harry!

Anotações dele, assim como de Rony e Hermione, permeiam as páginas e fazem referência a eventos dos livros principais. Uma ótima forma de relembrar carinhosamente todas as emoções pelas quais você e eles passaram juntos.

Esta obra complementar não tem inserção na cronologia, porém os filmes “Animais fantásticos e onde habitam”, lançado em 2016, e “Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald”, de 2018, se inspiram no livro e se passam durante a década de 1920.

11. O quadribol através dos tempos, última obra da sequência dos livros de Harry Potter

livro harry potter quadribol2

Por fim, mais um livro réplica dos usados pelos alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Este foi todo escrito por Dumbledore e tem como foco o amado esporte quadribol.

O surgimento dos meios de transporte bruxos e sua evolução iniciam este livro, que logo desenvolve os esportes mágicos, especialmente a evolução do quadribol através dos séculos. As regras do jogo, com suas manobras, faltas e demais elementos, são analisados aqui.

Apesar de curta, esta obra ajuda a expandir o universo de Harry Potter e dar vida ao mundo além da saga principal. Com seu ar mais leve e cômico, deixará uma boa lembrança na mente e, quem sabe, despertará histórias próprias no mágico universo da saga.

Gostou dessa lista? Então, aproveite para ver também nossa seleção de melhores livros de aventura.

Milhares de Livros em Promoções Diariamente na Amazon! Se você ama ler, não pode perder.