Os 10 Melhores Contos de H.P Lovecraft

melhores livros hp lovecraft

Atualmente, quando pensamos em horror, terror, pensamos em Brasil 2021, ataque do Corinthians, Stephen King e H.P. Lovecraft (não necessariamente nesta ordem).

Os dois últimos são sinônimos deste gênero literário porque suas obras conquistaram enorme sucesso e prestígio. Ocorre que é muito difícil alguém não ter lido nada de Stephen King porque o cara é uma máquina que escreve um livro a cada 3 meses, e continua produzindo, porque graças a Deus continua vivo.

Já H P Lovecraft não foi tão produtivo e nem teve tanto sucesso em vida. Seus trabalhos só tiveram reconhecimento anos mais tarde e por um tempo ficaram esquecidos em prateleiras e gavetas obscuras.

Felizmente para o público leitor isso mudou nos últimos anos e hoje podemos dizer que vivemos uma explosão de H P Lovecraft. Filmes e séries baseados em suas obras, explicitamente ou não, e uma porrada de relançamentos saindo por editoras em todo o mundo.

Por isso, não é raro encontrar pessoas que de repente se viram no meio dessa onda de “horror Lovecraftiano” e ficaram se perguntando: qual é a desse cara? Por que falam tanto dele? Por onde devo começar a ler suas obras? Quem é Randolph Carter?

Bem, se você é um desses, terá todo interesse de ler este artigo no qual listamos os melhores contos de H.P. Lovecraft. Nada melhor para conhecer a literatura de um escritor se aquecendo com os seus textos curtos.

Saiba mais sobre a lista com os melhores contos de H.P Lovecraft

Abaixo, passamos mais algumas informações sobre os contos listados acima para você não cair de paraquedas nas histórias. Vamos conferir?

1. O chamado de Cthulhu

Sem dúvida, o conto mais famoso por apresentar o monstro que virou ícone, um emblema.

Você vê referência em todo canto – em filmes, séries, músicas (menção honrosa para The Call of Ktulu, faixa instrumental presente no álbum Ride the Lightning, lançado pela banda norte-americana Metallica no ano de 1984) e, certamente, se perambular por alguma loja virtual nerd, vai encontrar roupas e objetos com um monstro gigante de cabeça  cefalópode e corpo humanoide alado.

A importância desse conto na cultura pop foi justamente apresentar Cthulhu e seu conceito, a divindade alienígena que preside um panteão de outros seres tão horríveis e destrutivos quanto.

Em “O chamado de Cthulhu”, os leitores são apresentados ao horror cósmico que caracteriza a literatura de H P Lovecraft e o tornou célebre entre escritores e fãs do segmento, ainda que somente após a sua morte.

É uma leitura obrigatória se você curte o gênero e se quiser entender o básico da mitologia do escritor.

Adicione já na sua lista!

2. A cor que caiu do espaço

Um meteoro cai nas terras de um fazendeiro. Um evento nada corriqueiro, certo? Ok, talvez Martha e Jonathan Kent nem achem tanto, mas para a maioria dos mortais, sim. Agora, imagine se depois dessa queda nada habitual, toda a família do fazendeiro passasse a agir de modo estranho?

Essa é a premissa de “A cor que caiu do espaço”, um dos melhores contos do autor que consegue elevar a tensão a cada virada de página e apresentar esquisitices para ficar pensando debaixo das cobertas – e sem fazer barulho.

Sem dúvida, uma ótima leitura de entrada para a obra de Lovecraft.

3. A música de Erich Zann

Em “A música de Erich Zann”, a história, ao que tudo indica, se passa em Paris e tem como tema central o poder da música. Um poder singular: o de alterar a percepção da realidade e de promover o desejo de fuga do banal.

Este conto é uma daquelas obras que intrigam, trazendo elementos estranhos dentro de um universo fictício realista. O sobrenatural avança gradualmente conforme o surgimento desses elementos destoantes, prendendo em definitivo a atenção do leitor e o aterrorizando durante todo o processo.

Vale a pena encarar a leitura com ímpeto e sentir prazer com o seu horror.

4. O horror de Dunwich

Neste conto do pai de Cthulhu, “O horror de Dunwich”, o plot é o seguinte: uma cidadezinha repleta de moradores descendentes de Salem. Premissa curiosa, mas adicione a isso o fato de uma jovem ter engravidado e ninguém saber de quem é a paternidade.

Ficou ainda mais interessante, certo?

Mas, tem mais. Agora imagine que ela dá à luz um bebê albino.

Putz, agora está ficando mais bizarro.

Não, ainda não ficou. Vai ficar.

E se você fosse o pai ou a mãe dessa criança e percebesse que ela se interessa espontaneamente por ocultismo?

Ficou interessado em saber o que vem a seguir na cidade? Então, não pense duas vezes.

Publicado pela editora Livros da Raposa Vermelha, “O horror de Dunwich” é leitura obrigatória para os fãs do gênero.

Adicione este mistério na sua lista de leitura e se delicie com um dos maiores trabalhos de Lovecraft.

5. Um sussurro nas trevas, destaque entre os contos selecionados

Seguindo com a seleção de contos do mestre do horror, Lovecraft, sem dúvida, “Um sussurro nas trevas” não poderia ficar de fora desta lista. Nem só de Cthulhu vive Lovecraft quando falamos de monstros. Há vários na sua bibliografia, capazes de tirar o sono, e certamente os destes contos são um deles.

Tudo se passa depois de uma enchente, onde flagra-se corpos boiando. Porém, corpos que podem receber qualquer tipo de classificação, menos de humanos. O que são essas criaturas? Que enchente foi essa? Qual mistério está rolando no lugar?

Para saber, não tem erro: adicione na sua lista de leitura.

6. Nas montanhas da loucura

Anteriormente, nesse artigo, citamos o conto de introdução de Cthulhu como um dos fundamentais para entender a mitologia do autor, ou seja, um dos contos obrigatórios.

“Nas montanhas da loucura” também se encaixa nesse perfil. Trata-se de uma narrativa chave para compreender os mitos de Cthulhu e é um dos preferidos dos leitores de Lovecraft. É considerado um clássico.

Neste famoso conto, a história se centra em uma expedição de pesquisa em uma montanha gigantesca, maior do que a do Himalaia. Nesta montanha, os pesquisadores se deparam com muitos achados, muitas coisas e seres desconhecidos que certamente prefeririam nunca terem encontrado.

Adicione na sua lista de compra e prepare-se para os arrepios e as surpresas a cada página virada.

7. O caso de Charles Dexter Ward

Ok, não é considerado conto, mas um romance, porém, ele é curtinho. Então, se você está disposto a ler contos ou fazer uma maratona de contos do autor, vale incluí-lo na sua lista de leitura. Será uma ótima forma de estrear uma narrativa mais densa do escritor de Cthulhu. Aliás, citaremos outras opções de livros mais adiante.

O Ward do título naturalmente é o protagonista e se trata de um jovem interessado em arqueologia, fascinado pela vida de seu tetravô, Joseph Curwen.

Curwen era uma figura bem inusitada. Ele ganhou notoriedade na cidade de Providence, por volta de 1692, por ter gostos inusitados, voltados para o oculto e para o misticismo. Era envolvido em experiências químicas e rituais cabalísticos.

Ward segue os antigos rastros de seu parente mais sinistro em suas buscas arqueológicas e tenta repetir suas façanhas ocultistas.

Uma narrativa incrível do jeito que os leitores de Lovecraft gostam: com muito mistério, suspense e terror.

Adicione na sua lista de compra. Você não vai se arrepender dessa leitura.

8. A sombra de Innsmouth

Único livro do autor lançado em vida, “A sombra de Innsmouth” é um bom caminho para os que já sentiram a pegada de Lovecraft em seus contos clássicos e desejam consumir relatos mais densos de sua autoria.

O livro narra a vida perturbadora de um jovem que, durante uma viagem a Nova Inglaterra, se vê forçado a parar em uma cidade estranha, abandonada, que não se encontra em nenhum mapa da região.

Durante sua passagem na cidade, ele constata que ela encerra mistério tão profundo quanto as águas do mar que a banha.

Os horrores de aberrações monstruosas que ameaçam o destino da humanidade estão em “A sombra de Innsmouth”. Vale a pena conferir.

9. Os gatos de Ulthar

Voltando aos contos, “Os gatos de Ulthar” é outra narrativa clássica da literatura do autor Lovecraft que já recebeu adaptações em diversos formatos, filmes e HQs. Aliás, clique aqui e confira também nossa seleção de melhores HQs.

Conto escrito e publicado em 1920, a história é contada por um narrador sem nome que explica como uma lei que proibia a matança de gatinhos surgiu em uma cidadezinha chamada Ulthar.

Aqui, nos deparamos com um casal que tem um hábito estranho para se divertir com gatos. Até que um dia…

Bem, só conferindo mesmo para descobrir e, claro, não deve esperar nada menos do que bizarrices para ferrar a sua cabeça e prejudicar sua noite de sono. É um conto bem curtinho, por isso é muito provável que você o encontre inserido em alguma coletânea do autor.

10. A sombra vinda do tempo

Livro da fase mais madura, literariamente, do autor, em que já estava bem estabelecida sua mitologia que navegava entre o horror clássico e o gênero cósmico. Nesta obra, Lovecraft dá um passo adiante na mitologia que criara e apresenta aos seus leitores a história do professor Peaslee.

Ele recobra a memória após ficar 5 anos em estado de amnésia total.

Neste estado, Peaslee lembra que recorrentemente tinha sonhos estranhos e decide investigá-los agora que voltou ao seu estado normal.

Suas investigações o levam até a Austrália Ocidental. Na região, tem acesso a um pedaço de papel que contém a verdade sobre as viagens através do tempo.

Uma leitura aos já iniciados na escrita de Lovecraft. A edição disponível na Amazon conta material extra interessante para os fãs do escritor. Um apêndice com notas de Lovecraft para a criação da história e também trechos de sua colaboração para um conto escrito com quatro outros autores.

Leituras complementares que você vai amar

Se você gostou dessa seleção do mestre Lovecraft, talvez se interesse também pelas outras seleções que já publicamos aqui no blog. Confira:

  • Os 30 Melhores Livros para Presentear Alguém Especial (veja aqui)
  • As 21 Melhores Distopias da Literatura Mundial (veja aqui)
  • Os 16 Melhores Livros de Ficção Científica com Histórias Incríveis (veja aqui)
  • Os 17 Melhores Livros de Stephen King, Mestre do Horror (veja aqui)
  • Os 25 Melhores Livros de Terror (veja aqui)
  • Os 16 Melhores Livros de Suspense (veja aqui)

Boa leitura e até a próxima!