Os 12 Melhores Livros de Nicholas Sparks

melhores livros nicholas sparks

O escritor Nicholas Sparks não é apenas um fenômeno de vendas, de adaptações para o cinema ou um escritor prolífico (já são mais de 20 romances e 105 milhões de cópias vendidas). É uma pessoa exemplar, uma alma inquieta, tendo procurado e topado diversas funções na vida até se estabelecer como escritor.

Foi esportista, empresário, acadêmico da Universidade de Notre Dame, até ser descoberto pela agente literária Theresa Park e emplacar um romance como best seller na lista dos mais vendidos do New York Times (jornal mais tradicional de Nova York), saindo do e-book e obtendo um dos maiores feitos que um autor novato pode conquistar para alavancar sua carreira.

E o que o autor tem de tão genial ou diferencial? Os livros de Nicholas Sparks trabalham um assunto do interesse de todos. Dinheiro? Não. Amor. O que adianta ter um monte de dinheiro sem amor, não é mesmo?

Romance de almas gêmeas, família, relacionamento inseparável, personagens apaixonantes, todos os elementos que nos fazem suspirar aparecem nas obras, de modo simples e cativante.

Trabalhando a partir de cenários de cidadezinhas pacatas dos Estados Unidos a viagens apaixonantes pelo mundo, falando de pai e filhos, fantasmas do passado, acidentes e reviravoltas, crises e curas, uniões e separações, idas, voltas e memórias, vidas vividas e sempre, claro, amor.

Esses elementos fazem tudo o que toca virar ouro. Em 2013, o autor esteve na Bienal do Rio de Janeiro e atraiu uma legião de fãs.

Os livros de Nicholas Sparks trazem os ingredientes tradicionais dos romances de sucesso, com uma visão cênica especial que parece embalar sua obra diretamente para os filmes. E, por que não, séries?

Vamos curtir o que já tem. Confira a lista!

Para dormir agarradinho: os 12 melhores livros de Nicholas Sparks

Não é à toa que 11 dos melhores livros de Nicholas Sparks já lotaram as salas de cinema.

Este artigo vai trazer os melhores livros, mas como são justamente os melhores livros que costumam ser roteirizados para o cinema, espere encontrar aqui também aquele filme que já fez o casal se emocionar no conforto do sofá.

1. Um amor para recordar

livro um amor para recordar

Landon Carter é um rapaz que se encontra na fossa por ter sido deixado pela namorada. Tendo ficado sozinho próximo à data do baile da escola, Landon precisa dar um jeito na desconfortável situação antes do baile.

Encontra uma tábua de salvação na filha do pastor, a solitária Jamie Sullivan. Jamie é tida como esquisita pelo pessoal, pelo seu modo de se vestir, hábitos e comportamento.

Quando Jamie é convidada por Landon para ser seu par, a garota aceita sob uma condição: que ele não se apaixone por ela. O pedido aparentemente estranho vai mostrando sua naturalidade quando, no desenrolar do romance, Jamie descobre o quão valorosa é aquela figura obscurecida pelas pessoas populares – no fundo, carentes.

E muitas lições Jamie vai aprendendo, enquanto o relacionamento amadurece e o amor vai florescendo com vigor e beleza.

Um dos melhores livros de Nicholas Sparks, “Um amor para recordar” também virou um filmão, tendo o par sido interpretado por Mandy Moore e Shane West.

2. Diário de uma paixão

livro diario de uma paixao

O primeiro romance de sucesso do autor, lançado pela Warner Books, foi também o segundo livro adaptado para o cinema, tendo alcançado sucesso nos dois formatos.

A versão para o cinema contou com a estrela Ryan Gosling, formando o par apaixonado com a atriz Rachel McAdams.

O título faz menção a um diário que é lido por Duke, um senhor que tem o hábito de ler para os colegas de uma clínica de repouso. Duke passa a ler o diário para uma senhora que sente ter o coração tocado pela história escrita. É neste diário que abrimos a história de Allie Hamilton e Noah Calhoun.

Allie conheceu Noah na passagem de férias de verão de sua família pela cidadezinha de New Bern, na Carolina do Norte. Uma paixão abrasadora uniu o jovem casal por um verão inesquecível e, depois que Allie foi embora, os dois ficaram marcados por aquelas férias.

Noah passou a escrever inúmeras cartas a Allie, mas todas foram sendo rejeitadas, escondidas por sua mãe, devido à proibição dos pais da moça em se encontrar ou ter relações com o rapaz de “classe inferior”. Assim, os impedimentos e o tempo foram jogando areia na fogueira da paixão.

O tempo passou e Allie noivou, enquanto Noah desapareceu de sua vida, tendo sido enviado à Segunda Guerra Mundial. Mas sua imagem permanecia acesa na memória e então, antes do casamento, ela resolve uma vez mais ver sua paixão antiga, voltando à Carolina do Norte. É aí que a escolha tem de acontecer.

“Diário de uma paixão” também consta na lista de melhores livros de romance do nosso blog, sendo uma das obras mais bonitas do autor. Vale a pena conferir!

3. Noites de tormenta

livro noites de tormenta

Mais uma obra de sucesso absoluto proveniente de um dos melhores livros de Nicholas Sparks – e mais uma obra que deu um badalado filme em Hollywood. Para este elenco, nada menos que o galã Richard Gere e a maravilhosa Diane Lane (que esteve num casamento conturbado com o ator Josh Brolin).

Neste romance, temos um casal maduro, no início da terceira idade. Adrianne, uma mulher caseira, com a vida dedicada à família e trabalho, decide dar um tempo na pousada de uma amiga, numa localidade da Carolina do Norte.

Passando problemas com a filha adolescente e o marido que está pedindo para voltar para casa, após uma traição, ela pretende tirar esse tempo para se reencontrar.

Mas, durante uma tempestade que prende outro visitante ali, Adrianne acaba encontrando mais que procurava. Paul Flanner, médico bem-sucedido, está ali para tratar de um paciente seu, mas também enfrenta problemas com o filho – eles vivem um fim de semana que pode mudar pra sempre suas vidas.

O romance de Adrianne e Paul alterna o foco nos protagonistas e entrega a beleza da história de cada um, com seus conflitos, dilemas e paixões. É aí que “Noites de tormenta” cai muito bem para o cinema também.

Vale a pena ler o livro e assistir ao filme, com belas cenas de beijos doces do par romântico, trocando olhares e caminhadas na areia da praia, molhando os pés nas ondas… Quem não cultua uma lembrança assim no coração?

 4. Um homem de sorte

livro um homem de sorte

Este romance aventuresco conta uma história de paixão e busca vivida por Logan Thibault, um ex-fuzileiro americano, que volta para casa devoto de uma imagem: uma foto que havia encontrado no Iraque durante o serviço militar.

Esta foto da mulher loira servira como seu amuleto da sorte, salvando sua vida nas batalhas. Por um misto de gratidão e atração, Logan decide largar tudo e ir ao encontro de sua “anja”.

Durante sua jornada, acompanhado de seu cão pastor alemão Zeus, Logan conhece outros  personagens que vão dando vida ao romance neste livro não tão centrado em uma história de amor que trata somente do destino do casal.

A vida dos outros tem igual importância, como a própria jornada do protagonista, nesse gesto louco de sair atrás de uma imagem anônima.

Vale a leitura! E o filme “Um homem de sorte”, estrelado por Zac Efron e Taylor Schilling, que tem cenas, claro, de tirar o fôlego, como todos os filmes vindos de livros de Nicholas Sparks, também merece ser visto.

5. Uma longa jornada

livro uma longa jornada

Este livro traz uma experimentação na voz narrativa, tratando de personagens diferentes em épocas diferentes. De início, temos a história de Ira, um senhor de 91 anos que acabara de sofrer um acidente de automóvel.

Ainda na cena do acidente ele recebe a “visita” de Ruth, esposa morta há 9 anos. Daí começa a lembrar sua história.

Em seguida, uma narração em terceira pessoa reproduz o início de uma história de amor de Sophia e Luke, uma estudante de história da arte e um cowboy.

O elo entre as duas histórias é quando Sophia socorre Ira em seu acidente e, quando vai ver o velho no hospital, carregando seus pertences, pergunta sobre umas cartas. A partir das cartas, a narrativa do velho Ira é retomada e as histórias de amor coincidem.

Misturando elementos das duas histórias – os perigos enfrentados por Ira na guerra e a vida arriscada de Luke como cowboy -, muitas cenas de emoção e algum suspense se misturam aos arrebatamentos da paixão, o que apimenta a leitura do romance.

Nada de grandes reviravoltas, o livro transcorre no caminhar tradicional do autor, com tudo bem orquestrado.

Os direitos de gravação para a Fox renderam a Nicholas Sparks a quantia de 5 milhões de dólares e, para esta história de amor, os protagonistas foram os belos Scott Eastwood e Britt Robertson.

6. Um porto seguro

livro um porto seguro

Katie, recém chegada a Southport, faz residência em uma casinha afastada do centro da cidade. Sua intenção é ganhar distância de algo que, por não fazer referência, deixa implícito estar no passado.

Mesmo sem querer estabelecer contatos, Katie inicia comunicação com a vizinha “metida”, Jo, que adora dar pitaco na vida alheia. Apesar dos intrometimentos, as duas acabam se dando bem e Katie vai amolecendo o coração. Vai encontrando na amiga um porto seguro.

A relação que abre de fato o coração de Katie é com Alex, um viúvo pai de dois filhos, que entra em sua vida e muda toda a proposta que ela tinha quando decidiu morar longe. Com o amor entrando, as janelas se abrem para a luz e então o passado traumático de Katie começa a ser revelado.

Um livro bem avaliado entre os leitores e fãs das histórias e livros de Nicholas Sparks, este é um dos romances “maduros” do autor, tratando o relacionamento como processo de cura e sintonia.

Por enxergar tantas faces desse sublime sentimento, tantas nuances, Nicholas Sparks é um dos romancistas mais cultuados nos dias de hoje.

Para o filme, a atriz foi Juliane Hough e, o bonitão da vez, que interpretou Alex, foi Josh Duhamel.

“Um porto seguro” teve bilheteria de 96 milhões de dólares, um dos recordes do autor.

7. A última música, um livro de Nicholas Sparks sobre o amor de pai

livro a ultima musica

O título, por se tratar de um dos livros de Nicholas Sparks, nos faria logo pensar numa música romântica relacionada a uma cena de casal, confere?

Mas, neste caso, o mestre dos sentimentos procurou trabalhar a obra explorando outro aspecto do amor, em sua variante familiar. O amor entre filha e pai entra nesse livro, entregando mais uma bela história para todos.

Nessa história, acompanhamos os sentimentos de Ronnie, uma adolescente inconformada com a separação dos seus pais, que acontecera 3 anos atrás e deixara marcas profundas na cabecinha dela.

A memória de estar sentada ao piano tocando na companhia do pai lhe provocava tristeza e mágoa. É então que sua mãe resolve intervir e sugere que Ronnie restabeleça a relação com o pai.

Mais uma vez o autor nos leva para um cenário na Carolina do Norte, onde a moça vai conhecer uma paixão e resolver sua crise paternal.

Detalhes psicológicos no drama da personagem nos fazem refletir o quanto damos asas a sentimentos nocivos, perdendo tempo e gerando sofrimento à toa.

A importância da conversa e afeto, o valor da memória, nuances de arrancar lágrimas. Leitura de beleza garantida neste livro de Nicholas Sparks.

Para a adaptação do cinema de “A última música”, capricharam no elenco: a cantora Miley Cyrus ficou com o papel de Ronnie, enquanto Liam Hemsworth (de “Jogos vorazes”) interpretou a “paixonite” Hill Blakelee.

8. A escolha

livro a escolha

Para “A escolha”, temos um homem de boa vida, na figura de Travis Parker. Bem-sucedido na carreira, morando numa bela casa, solteirão e rodeado de amigos e mulheres, Travis Parker parece não precisar de maiores empenhos na vida. Passa seu tempo livre praticando esportes radicais e se aventurando pelo mundo.

Quando conhece Gabby Holland, assistente médica, que tal como Travis também adora animais, no primeiro contato parece haver antipatia entre o par. E há um agravante: Gabby tem um namorado, Kevin.

Gabby tem de procurar Travis para cuidar do caso de sua cadela que, aparentemente, fora emprenhada pelo cão dele. Este relacionamento “forçado” acaba se transformando em um relacionamento frequente, com desculpas para se ver influenciadas, lógico, pela paixão que vai pipocando.

Um passeio providencial com a turma e irmã de Travis incendeia o caso dos dois, aí a brincadeira fica séria e Gabby precisa pôr na balança o que fazer com seu namorado e com o amado roubando a cena. Por seu lado, Travis, tomado de arrebatamento, perde o controle de uma vida onde parecia estar no domínio das paixões.

“Até onde ir em nome do amor?” é a sentença que permeia a leitura da obra, e a narrativa responde dando um salto de 11 anos na história dos pombinhos. Mas aí é ler para ver!

Para as telinhas, telas e telonas, o elenco contou com Benjamin Walker e a modelo Teresa Palmer interpretando o par romântico de “A escolha”.

9. Querido John

livro querido john

Mais um best-seller transformado em filme de sucesso – e um dos melhores livros de Nicholas Sparks, só para não perder o costume.

O romance trabalha novamente com um tema muito usado pelos autores americanos: os jovens que vão para a guerra.

John Tyree decide pelo serviço militar por uma certa busca por propósito na sua vida. Antes de embarcar para tão longe, conhece Savannah Lynn Curtis na praia e os dois logo se apaixonam, iniciando uma narrativa de amor cheia de fogo e confidências.

Mas John precisa ir para o outro lado do mundo, assim, os dois juram amores e Savannah promete esperá-lo.

Quando John volta para Savannah, acontece a tragédia do 11 de setembro, que abala a geopolítica no mundo todo, e envia John de volta aos combates. Por essa, o par não esperava. As chances de ficarem juntos são adiadas para não se sabe quando.

O tempo passa e Savannah se envolve profundamente com seu amigo Tim, um rapaz que sempre a cativou, mas ambos mantinham apenas uma amizade. A carência, a proximidade e a confiança acabam sendo fatores que fazem Savannah escrever mais uma carta, com aquele título: “Querido John…”

E aí tudo vem abaixo. As almas gêmeas, como as torres gêmeas, sofrem um duro atentado, mas John irá se recompor? Haverá novas chances aos dois? A história vai além, trazendo detalhes dos soldados na guerra, a relação de John Tyree com seu pai e o coração de Savannah que nunca esqueceu seu amor.

Nos cinemas, foi estrelado por Amanda Seyfried e Channing Tatum, recebendo grande aclamação.

Sobre mais um polêmico e clássico romance que aborda a liberdade feminina, leia a resenha de Madame Bovary, de Flaubert.

10. O melhor de mim

livro o melhor de mim

A trama para este título é focada em Amanda Collier e Dawson Cole, dois jovens apaixonados, moradores de uma pequena cidade, pelos idos da primavera de 1984.

Amanda e Dawson enfrentam juntos um abismo que separa seus mundos, onde Dawson pertence a uma família de criminosos e Amanda a uma família tradicional na região.

Mas uma cilada do destino os separa logo no último ano colegial, e então o livro salta 25 anos no tempo e coloca o par frente a frente novamente – na mesma pequena cidade – onde a história é retomada. Os dois se reencontram no velório de Tuck Hostetler, figura que os acobertou numa cena passada.

“O melhor de mim”, dos livros de Nicholas Sparks, é uma das obras sobre “o poder da escolha”, de lições sobre a vida, no sentido de não deixar o tempo amargar nossos sonhos.

Os personagens, já com mais de 40 anos, se amando como jovens, levam a pensar por que deixaram passar por tanto tempo a felicidade que bateu na porta deles.

As circunstâncias, obrigações e outras surpresas têm um efeito tão grande em nossas vidas? Ou a incapacidade de olhar diretamente para o que queremos? Questões que todos nos identificamos são parte das obras do autor, que o torna tão popular.

“O melhor de mim” foi roteirizado e contou com James Marsden e Liana Liberato para o par jovem, e Luke Bracey e Michelle Monaghan para o par maduro.

11. Dois a dois

livro dois a dois

Mais uma vez, o escritor queridinho de Hollywood surpreende com a capacidade de encontrar diferentes modos de tratar uma história de amor. Neste livro de quase 500 páginas, temos a ótica de um marido lutando para recuperar uma relação em declínio.

Russel Green passa pela melhor fase da sua vida, com o alto salário de uma carreira consolidada, um casamento perfeito e uma filha de 6 anos. A família vive em harmonia e o que aparece como “final feliz” é o início de um drama forte.

Uma virada de mesa liquida com a carreira de Russel, vindo tudo abaixo. Seu alto padrão de vida não pode ser mantido, o que obriga sua esposa, Vivian, a trabalhar, liquidando o plano tradicional de esposa doméstica e maridão provedor.

Esta guinada repentina põe a integridade do casal à prova, levantando tabus e questões que todos nós conhecemos bem.

A paixão fulgurante nessa história dá lugar ao amor de pai e filha, que renova as forças de Russel Green para dar conta do recado. Porém, o objetivo do livro não é vilanizar a figura da mãe, senão, dar a problemática necessária para a narrativa de superação, sem clichês, que pode ser identificada para qualquer gênero.

Vivian também tem sua luta para dar conta, sua razão, e seu espírito não perde em caráter em mais uma obra de lição de vida e relacionamento.

12. O guardião

livro o guardiao

Finalizando nossa seleção dos melhores livros de Nicholas Sparks, este belo romance é sobre superação da perda de um amor, o reencontro consigo e a renovação do ato de amar.

Julie Barenson recebe uma encomenda na sua porta quarenta dias após velar o esposo. Na caixa, uma carta e um cãozinho, que recebe o simpático nome de Singer.

O tempo passa e Julie tem como melhor companhia seu cachorrinho, até que conhece Richard Franklin, um engenheiro, que demonstra claramente querer ficar com ela.

Dessa vez ela se sente cativada, porém, na disputa entra seu amigo Mike Harris, que vinha cultivando seu amor por ela todo esse tempo.

Um conflito deve dramatizar a situação, onde Julie se vê num dilema que é o preço a ser pago para ter uma relação novamente.

Escolha o seu amor: tem para todos

Esperamos que nossa lista proporcione a você não só um grande entretenimento, mas que também ajude seu coração com o conhecimento do autor sobre nossos mistérios.

O amor é uma obra sendo escrita pelas nossas vidas, cada vida é uma história de amor, que não sabemos quando começa nem com quem termina. Sabemos que é bom demais e que às vezes também dói.

Infelizmente, é mais fácil achar um bom livro num “search”, que um amor completo, mas o processo deixa tudo mais instigante. Então, vamos acalmar o coração e tratar de se amar.

Que todos encontrem sua alma gêmea.

Enquanto isso, vai um livro aí?

Para opções mais apimentadas, confira também nossa lista com os melhores livros de romance hot. Até mais!

Outras obras famosas do autor: Um Reencontro com o Primeiro Amor, Uma Linda Relação de Amizade Entre Pai e Filha (conta a história de um pai com uma carreira bem sucedida e as reviravoltas que o mundo dá).